O sucesso de uma empresa depende diretamente de seu desempenho. A questão é que a melhoria depende de várias atividades. Todas elas precisam ser administradas pela gestão de performance.
Basicamente, a ideia é mensurar, gerir e direcionar os resultados para atingir novos patamares. Parece complicado, mas nem sempre precisa ser. Basta ter os dados à sua disposição para fazer um diagnóstico acertado.
Para entender melhor a gestão de performance, como ela funciona e de que forma colocá-la em prática, trazemos o conceito neste artigo. Acompanhe.
A gestão de performance
A gestão de performance consiste em uma metodologia para alinhar os recursos corporativos às pessoas e a suas habilidades. O objetivo é aumentar a produtividade, atingir os objetivos esperados e implementar a melhoria contínua.
Para implementar esse método, é necessário definir metas e indicadores (KPIs) que permitam fazer uma análise precisa do negócio e verificar seu desempenho. Ao mesmo tempo, é possível verificar se eles condizem com o planejamento estratégico estabelecido.
Dentro desse contexto, os KPIs são as principais ferramentas. Por meio deles, é possível identificar erros, tomar decisões e fazer uma boa avaliação de performance. Tudo isso ajuda a fortalecer a cultura de alto desempenho e a melhorar a motivação dos colaboradores.
O objetivo da gestão de performance
O foco da estratégia é garantir o máximo de eficiência e eficácia nos processos realizados. Em outras palavras, o intuito é fazer mais com o mínimo de recursos, sem deixar de lado a qualidade.
Por isso, a gestão de performance tem como propósito garantir a melhoria constante para atingir resultados positivos. Ela é uma aliada do planejamento estratégico e do alcance de objetivos. Ao mesmo tempo, contribui para:
- Desenvolver melhorias constantes nas rotinas e nos processos executados;
- Aumentar a produtividade da equipe;
- Melhorar o faturamento;
- Favorecer o alto desempenho do negócio.
A importância da gestão de performance
O pai da gestão da qualidade, William Deming, afirmou:
Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia.
A frase demonstra a importância da gestão de performance. Quem não tem acesso a dados e indicadores tem mais chance de tomar as decisões erradas. Entre elas estão:
- Contratação de colaboradores pouco qualificados;
- Ocupação de cargos de grande responsabilidade por pessoas sem a preparação adequada;
- Rotatividade alta de colaboradores;
- Falta de motivação e produtividade.
Por que isso acontece? A resposta passa pela falta de integração entre gestor e colaboradores. Sem os números corretos, fica mais fácil pender para a subjetividade e ter uma análise errada do negócio.
Muitas vezes, isso acontece devido a uma visão fragmentada da empresa. Cada gestor tem informações apenas sobre o seu setor, sem entender como ele tem relação com as demais áreas.
Com uma gestão de performance apropriada, fica mais fácil ver a evolução dos diferentes aspectos da economia, mensurar os dados para identificar o alcance das metas e ter mais facilidade nas tomadas de decisão.
Além disso, a metodologia contribui para o alinhamento da estratégia e o acompanhamento de atividades em tempo real. Isso acontece, principalmente, devido ao auxílio da tecnologia.
Os benefícios da gestão de performance
A grande vantagem de usar essa metodologia no seu negócio é fazer uma avaliação adequada do seu negócio para tomar as melhores decisões. Ao mesmo tempo, a área de recursos humanos é capaz de elaborar estratégias motivacionais e melhorar a comunicação entre todos.
Considerando todo esse cenário, os principais benefícios da gestão de performance são:
- Valorização e motivação dos profissionais;
- Desenvolvimento de potencialidades;
- Identificação de talentos;
- Fortalecimento das equipes;
- Reafirmação dos valores organizacionais;
- Reforço da cultura de feedbacks;
- Melhoria da reputação do negócio;
- Identificação de problemas antes de gerarem performances piores;
- Acompanhamento da evolução da empresa;
- Aumento da produtividade e da lucratividade;
- Embasamento para traçar metas de desempenho;
- Tomadas de decisão baseadas em dados, em vez do “achismo”.
6 KPIs para medir a performance
Os KPIs são os indicadores-chave de desempenho. Eles são parte fundamental da gestão de performance, mas nem sempre o gestor sabe utilizá-los.
Isso acontece, porque cada contexto exige KPIs diferentes. Por exemplo, se o seu objetivo é aumentar as vendas, os indicadores devem ser diferentes daqueles usados por um negócio que quer melhorar sua reputação.
Como não existe fórmula mágica, é importante conhecer as categorias de KPIs para escolher os mais adequados para o contexto da sua empresa. Veja quais são elas.
1. Indicadores estratégicos
São aqueles relacionados a objetivos, missão e visão do negócio. Por isso, estão alinhados ao planejamento. O objetivo dos indicadores estratégicos é verificar se as operações condizem com a estratégia do negócio. Por isso, verificam:
- Aumento da participação de mercado;
- Liderança no segmento de atuação;
- Cumprimento de metas no longo prazo.
2. Indicadores de qualidade
Focam na análise do nível de satisfação do cliente quanto aos produtos e aos serviços comercializados. Um dos principais KPIs dessa categoria é o Net Promoter Score (NPS). Outros indicadores são:
- Taxa de solução de problemas;
- Percentual de avarias e defeitos nos produtos.
3. Indicadores financeiros
Verificam a saúde financeira e a lucratividade da empresa. Os principais são:
- Margem de lucro;
- Margem de contribuição;
- Liquidez corrente;
- Ponto de equilíbrio.
4. Indicadores de vendas
Analisam o desempenho da equipe comercial e se é preciso fazer melhorias na área. Entre eles estão:
- Taxa de conversão;
- Leads gerados;
- Ticket médio;
- Ciclo de venda.
5. Indicadores de RH
Foca na gestão dos recursos humanos. Alguns exemplos são:
- Qualidade das contratações;
- Custo por admissão;
- Velocidade da contratação;
- Nível de desempenho após um ano de contratação;
- Taxa de turnover;
- Receita por colaborador;
- ROI de talentos.
6. Indicadores de marketing
Analisam as estratégias de promoção e divulgação da empresa. Entre os principais estão:
- Custo de captação do lead;
- Alcance e engajamento nas mídias sociais;
- Custo de aquisição dos clientes.
O auxílio da tecnologia para fazer a gestão de performance
As soluções tecnológicas contribuem com a gestão de performance por facilitarem a implementação das diferentes ações e estratégias. Os softwares são capazes de monitorar os dados e os KPIs.
Com isso, fornecem as informações necessárias e alinham o progresso às estratégias do negócio. Ao mesmo tempo, eles reúnem todos os dados do negócio em um só lugar. Como consequência, há mais facilidade de acessá-los, interpretá-los e transformá-los em informações.
Isso gera insights relevantes, que colocam a empresa em outro patamar. Por isso, é importante utilizar a tecnologia, como os sistemas ERP, para garantir a precisão e evitar a subjetividade.
As dicas para implementar a gestão de performance
Para aplicar essa metodologia, é importante analisar as necessidades do seu negócio. Saber o que se pretende alcançar é o primeiro passo para aplicar uma boa gestão de performance.
Para isso, existem várias boas práticas. Entre elas estão:
Defina os objetivos
Toda empresa deve ter bem claro aonde deseja chegar. Por isso, é importante definir os objetivos para evitar o empenho de esforços em uma atividade que não contribua com a empresa e represente um desperdício de recursos e tempo.
Fazer essa análise é importante, porque ela ajuda no planejamento estratégico do negócio. Basta estarem alinhadas aos resultados.
Estabeleça processos que agreguem valor
A gestão de performance depende de um bom planejamento. Cada etapa deve ser feita com cuidado. Quando todos os processos são englobados de uma só vez, o risco de improdutividade é grande.
O que fazer? O ideal é selecionar os processos prioritários e começar por eles. Conforme eles trouxerem bons resultados, é possível acrescentar outros para gerenciar o desempenho. Desse modo, o valor é agregado.
Treine lideranças
A equipe precisa ser bem qualificada para alcançar bons resultados. Essa é uma das exigências da gestão de performance. Por isso, é importante investir em treinamentos e cursos para a melhoria do desempenho.
Essa também é uma forma de desenvolver competências para gerar melhores resultados e garantir o comprometimento da equipe. Com isso, o ambiente se torna mais produtivo e há mais chance de alcançar a qualidade esperada.
Estabeleça KPIs
Como ficou claro, os indicadores precisam ser claros e alinhados ao seu planejamento estratégico. De toda forma, eles são fundamentais para implementar a gestão de performance.
Lembre-se de analisar os resultados e acompanhá-los ao longo do tempo. Desse modo, é possível identificar os gargalos e possibilidades de melhorias para fazer as correções necessárias.
Automatize processos
A automação depende da tecnologia, mas é imprescindível para coletar e analisar os dados. Sem ela, a precisão passa longe e fica mais difícil tomar as decisões certas.
Além disso, a automação facilita os processos. Isso leva a menos desperdício de tempo e melhor avaliação de resultados.
De qualquer maneira, a gestão de performance é uma metodologia importante. Com ela, é possível fazer melhorias e atingir resultados mais significativos. Além disso, ela ajuda a implementar uma cultura de bom desempenho.
Então, que tal começar e surtir os resultados positivos no longo prazo? Entenda mais sobre a internacionalização de empresas e veja 5 dicas para preparar seu negócio.
Resumindo
A análise de performance faz parte da gestão e consiste em verificar se os indicadores da empresa condizem com o esperado.
É preciso contar com a tecnologia, definir objetivos, estabelecer processos que agreguem valor, treinar lideranças, definir KPIs e automatizar processos.
A gestão de performance melhora a reputação do negócio, porque aumenta a produtividade, a qualidade e a motivação dos colaboradores.