O Giro de Notícias #47 chega nesta segunda-feira, 17 de janeiro, trazendo os destaques de grande portais de informação. Hora de conferir de perto as notícias sobre o que pode impactar o mercado nos próximo dias.
Confira os destaques de hoje:
1 – PIB da China cresce 8,1% em 2021, mas desacelera no 4º trimestre
2 – Crise de energia na Europa piora com risco de guerra na Ucrânia
3 – Ato da elite do funcionalismo por reajuste de adesão da base dos servidores
4 – Governos estaduais ainda esperam aprovação de socorro fiscal
5 – Lojistas contam com vacinação para superar ômicron, mas temem escalada dos juros
1 –PIB da China cresce 8,1% em 2021, mas desacelera no 4º trimestre
A economia da China se recuperou em 2021, registrando a maior taxa de crescimento em uma década, mas o resultado do 4º trimestre do ano mostrou desaceleração frente ao 3º trimestre, de acordo com os dados da Agência Nacional de Estatísticas divulgados nesta segunda-feira (17)
O Produto Interno Bruto (PIB) da segunda maior economia do mundo cresceu 8,1% em 2021, a maior expansão desde 2011.
Os detalhes você confere no G1 Economia.
2 – Crise de energia na Europa piora com risco de guerra na Ucrânia
A crise energética da Europa se intensificou à medida que o risco de guerra elevou os preços do gás, as paradas de usinas elétricas foram estendidas e o governo francês pediu à sua maior concessionária que sofresse um impacto de US$ 8,8 bilhões para proteger os consumidores.
Os preços de energia e gás subiram na sexta-feira com a perspectiva de ação militar na Ucrânia aumentando.
Saiba tudo sobre essa situação na Europa acessando o site da Exame.
3 – Ato da elite do funcionalismo por reajuste de adesão da base dos servidores
Servidores públicos preparam uma mobilização nacional nesta terça-feira (18) para pedir reajuste geral de salários, após o governo Jair Bolsonaro (PL) ter reservado recursos para beneficiar apenas policiais, que integram a base do presidente.
Os atos foram inicialmente convocados pelo Fonacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras de Estado), que reúne grupos com forte poder de pressão, como auditores fiscais da Receita, servidores do Banco Central, diplomatas, entre outros.
Saiba tudo sobre essa mobilização na Folha de São Paulo.
4 – Governos estaduais ainda esperam aprovação de socorro fiscal
Apesar de já terem feito alguns ajustes fiscais e terem regularizado o pagamento de servidores, os governos de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro esperam ainda que seus planos de recuperação fiscal sejam aprovados pelo governo federal para conseguirem manter as contas em dia.
Saiba mais na matéria da InfoMoney.
5 – Lojistas contam com vacinação para superar ômicron, mas temem escalada dos juros
Neste início de ano, a variante ômicron provocou uma explosão de casos da covid-19 no Brasil, desafiando a atividade econômica e a tese da reabertura. Um dos primeiros setores a sentir os reflexos é a indústria de shoppings centers.
A Ablos (Associação Brasileira dos Lojistas de Satélites), que representa lojistas menores do setor, chegou a propor a redução do horário de funcionamento dos shoppings diante da alta taxa de contaminação.
Os detalhes na matéria completa da MoneyTimes.