Ter uma marca reconhecida internacionalmente é o desejo de muitos empreendedores. A boa notícia é que, com a globalização e a internet, isso se tornou mais fácil. Mas para alcançar esse objetivo, é preciso investir em uma estratégia de Global Branding eficiente.
Com um branding international forte e estruturado, sua marca aproveita uma série de vantagens competitivas como o reconhecimento em mercados estrangeiros, novos clientes, entre outros benefícios. Saiba mais sobre o que é a gestão de marca global e como colocá-la em prática.
Global Branding: o que é?
De forma simples, Global Branding é o planejamento de marcas em territórios internacionais. O objetivo desse tipo de marketing é aumentar o posicionamento e reconhecimento da empresa de forma global.
Também conhecida como Branding Global ou Branding Internacional, essa estratégia avalia a melhor maneira de a empresa entrar em novos mercados. Isso inclui apresentar propostas de valores aos consumidores e a percepção que o público terá da marca.
Para tanto, a equipe de Branding constrói ações para inserir a marca no mercado com base nas características específicas de cada país, como:
- • Idioma;
- • Cultura;
- • Costume;
- • Custo de vida;
- • Capacidade financeira dos consumidores.
Benefícios do Global Branding
O Branding Internacional oferece diversos benefícios para as empresas que desejam conquistar espaço ao nível global. Por isso, listamos abaixo os principais motivos que fazem com que as marcas adotem esse tipo de estratégia de marketing.
Aumentar o alcance da marca
O aumento do alcance da marca é um dos principais benefícios oferecidos pelo Global Branding. Isso ocorre devido às estratégias desenvolvidas pela equipe, que tem como objetivo alcançar novos mercados.
As ações do Branding Internacional contribuem para que a empresa conquiste o novo mercado de forma rápida, consolidando assim novos públicos de consumidores.
Confira também: Como fazer um registro de marca no exterior.
Melhora no valor de mercado da marca
O Branding é fundamental para lançar a empresa no mercado mundial porque a estratégia permite que a marca seja reconhecida no mercado de países diferentes daqueles que ela foi originalmente criada.
Nesse sentido, além de aumentar a visibilidade da marca, o Branding Internacional proporciona outro benefício natural: a melhora do valor de mercado da empresa.
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Explore mercados potenciais
Explorar mercados potenciais é fundamental para o crescimento e consolidação de qualquer empresa, seja em nível nacional ou internacional. Assim, o Branding Global contribui para identificar essas aberturas no mercado.
A equipe de Branding auxilia a empresa a encontrar o local ideal para que ela se desenvolva, ou seja, em que não existe concorrência suficiente. Dessa forma, as chances de sucesso da marca aumentam consideravelmente.
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Superar a concorrência local
Superar a concorrência local é outro benefício oferecido pelo Branding. As estratégias de marketing são capazes de não apenas concorrer com as empresas locais, como também superá-las.
A divulgação assertiva da marca e dos seus produtos são ações que fazem com que ela ganhe espaço no mercado. Além disso, através delas a empresa consegue entrar e ter sucesso em outros países.
Como fazer Global Branding
Após consolidar sua marca no mercado local, é comum desejar que ela cresça e conquiste outros países. Para tanto, é importante saber como fazer Global Branding para obter melhores resultados.
Veja abaixo como desenvolver esse tipo de marketing:
- • Não pegue atalhos: para construir a marca no exterior, invista na estratégia de marketing e em táticas assertivas;
- • Invista na infraestrutura do setor de marketing: a empresa pode construir uma infraestrutura de marketing ou se adaptar à existente nos outros países;
- • Utilize meios comunicações integrados: conheça e adote meios de comunicação que funcionam nos mercados internacionais;
- • Faça parcerias: as marcas globais escolhem parceiros de marketing para melhorar a distribuição e lucratividade da empresa;
- • Encontre o equilíbrio entre a padronização e adaptação: a embalagem e nome da marca podem ser padronizados, mas os canais de distribuição exigem adaptação;
- • Gerencie a tomada de decisão: por atuar em diferentes países, a empresa deve equilibrar esses controles na organização e distribuir a tomada de decisões entre os gerentes locais e globais;
- • Estabeleça as diretrizes a serem seguidas: defina regras para o posicionamento e comercialização da marca da empresa;
- • Mensure o Brand Equity Global: as informações desse sistema permite que os profissionais de marketing adotem decisões táticas de curto prazo e melhores estratégias de longo prazo;
- • Fortaleça a identidade da marca: criar um projeto de marca com identificadores relevantes é uma maneira estratégica de difundir o brand equity no país e internacionalmente.
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