O Reino Unido foi uma das nações que mais se movimentaram em Davos. Após conclusão do Brexit, país busca costurar acordos comerciais, inclusive com o Brasil e com o Mercosul. Tal iniciativa ajudou a valorizar a libra esterlina.
A Rainha Elizabeth II promulgou o Brexit, afirmando a saída do Reino Unido oito dias antes do prazo final. Agora, a nação britânica volta suas atenções para estabelecer acordos comerciais.
E o Fórum em Davos foi palco para o Reino Unido começar suas jogadas. Os britânicos buscaram, dentre outros, acordos com o Mercosul para comprar produtos agrícolas.
A perspectiva é positiva para o Brasil e mostra o “apetite” britânico em retomar sua trajetória de crescimento.
Com isso, a libra esterlina abriu a semana cotada a R$ 5,4117. Nesta sexta (24), o real seguiu trajetória de depreciação em relação à libra, registrando, na abertura, a cotação de R$ 5,4717, uma apreciação semanal de 1,11% da libra.
Leia também as análises da semana para o desempenho do dólar e do euro.
André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor e coordenador universitário nos cursos de Ciências Econômicas. Mestre em Economia Política pela PUC-SP, possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, com passagens pelo setor público.