A companhia aérea Gol anunciou nesta quinta-feira, 25 de janeiro, que entrou com um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos, devido a uma dívida de cerca de R$ 20 bilhões. De acordo com a Gol, a medida é necessária para reestruturar suas obrigações financeiras de curto e longo prazo. Todos os voos estão operando normalmente, e todas as passagens aéreas e reservas continuam em vigor. O programa de fidelidade da companhia, o Smiles, também continuará em funcionamento.
O pedido de recuperação judicial feito pela Gol nos Estados Unidos garante uma proteção contra a falência e um financiamento de US$ 950 milhões (cerca de R$ 4.6 milhões, na cotação de janeiro de 2024) para a empresa, a fim de auxiliar nas dívidas e na reestruturação da companhia e seus processos financeiros.
Leia mais para entender o porquê da Gol ter entrado com um pedido de recuperação judicial!
Por que a Gol pediu recuperação judicial nos Estados Unidos?
A Gol pediu recuperação judicial nos Estados Unidos porque a empresa acumula uma dívida de quase R$ 20 bilhões, segundo o último dado divulgado pela companhia em setembro de 2023. Esse déficit é causado principalmente por altas despesas com leasing (contrato de aluguel de aeronaves) e juros. A companhia também enfrentou problemas de logística devido a atrasos na entrega de novas aeronaves compradas pela Boeing.
Porém, segundo especialistas, a Gol possui números operacionais sólidos e uma grande demanda no mercado brasileiro, sendo responsável por 33% de participação na indústria de aviação nacional, perdendo apenas para a Latam Brasil.
O que é recuperação judicial?
Recuperação judicial, como a pedida pela Gol nos Estados Unidos, é um processo judicial que congela as dívidas cobradas a uma empresa até que ela consiga se reestruturar financeiramente para pagar seus credores. Nos Estados Unidos, esse pedido é feito por meio da lei chamada “Chapter 11”, que é um processo semelhante ao do Brasil. Ele tem como objetivo permitir que as empresas com operações em múltiplas jurisdições se reestruturem enquanto operam normalmente, sendo sujeitas a supervisão judicial americana e garantindo empréstimos para que cumpram com suas obrigações financeiras.
O Chapter 11 já foi utilizado com sucesso por várias companhias aéreas internacionais, como a LATAM, United Airlines, Delta, Aeroméxico e Avianca Colômbia.
O que muda para os clientes com a Gol em recuperação judicial?
Nada mudará para os clientes após o pedido de recuperação judicial da Gol. A empresa afirmou que segue com suas operações normalmente, honrando todas as passagens aéreas presentes e reservas já firmadas, além do pleno funcionamento de seu programa de fidelidade, o Smiles.
Como ficam as ações da Gol com a recuperação judicial?
Após o anúncio de recuperação judicial da Gol nos Estados Unidos, o valor de compra de suas ações (GOLL4) terminaram em queda na quinta-feira, 25 de janeiro, com baixa de 3,16% e sendo cotadas a R$ 6,44, a mínima do dia. Após o comunicado do pedido de recuperação judicial no final da tarde de quinta, a negociação de ações foram encerradas.
A Gol vai entrar em falência?
A Gol não entrou em falência. A empresa fez um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos, por meio da lei americana “Chapter 11”, que é semelhante à recuperação judicial brasileira. Na prática, a empresa poderá operar normalmente sob vigilância judicial americana e garantirá um empréstimo se reestruturar financeiramente.
Onde fica a sede da empresa Gol?
A sede da Gol Linhas Aéreas Inteligentes fica localizada na cidade do Rio de Janeiro, e foi fundada em 2001 por Nenê Constantino.
Ficou interessado com esse tema e não quer perder mais atualizações? Siga a Remessa Online no Instagram, LinkedIn, X (antigo Twitter), Facebook e YouTube.
Resumindo
A Gol pediu recuperação judicial nos Estados Unidos porque a empresa acumula uma dívida de cerca de R$ 20 bilhões. Esse déficit é causado principalmente por altas despesas com contratos de aluguel de aeronaves e juros.
Recuperação judicial é um processo judicial que congela as dívidas de uma empresa até que ela consiga se reorganizar financeiramente para pagar seus credores. Nos Estados Unidos, esse pedido é chamado de “Chapter 11”, que é um processo semelhante ao do Brasil e tem como objetivo permitir que as empresas se reestruturem enquanto operam normalmente.