Google Data Studio: guia completo para iniciantes

O Google Data Studio, agora conhecido como Looker Studio, é uma ferramenta poderosa para visualização e análise de dados. O recurso oferecido pelo Google permite criar relatórios e dashboards, que facilitam a visualização dos dados em tempo real.

Além de compilar os dados, a ferramenta centraliza todas as informações em um só local, oferece insights e auxilia nas tomadas de decisão. Isso a torna uma forma eficiente de lidar com o grande volume de informações geradas na internet diariamente.

Continue a leitura deste post para conhecer o Looker Studio, antigo Google Data Studio!

O que é Google Data Studio?

O Google Data Studio é uma ferramenta gratuita de Business Intelligence (BI) que permite a criação de relatórios e dashboards interativos, personalizáveis e responsivos. Renomeada para Looker Studio, a plataforma transforma dados brutos, captados de outras plataformas integradas, em informações estratégicas para os clientes.

A partir das informações oferecidas pelo sistema de BI, as empresas podem tomar melhores decisões sobre o futuro do seu negócio. O resultado é o aumento da vantagem competitiva, a diminuição dos riscos para o negócio e o alcance dos objetivos organizacionais.

Isso torna o Google Data Studio uma ferramenta essencial para o growth marketing da sua empresa. Com ele, fica mais fácil atingir o prospect e o lead no momento certo do funil de vendas.

Qual a diferença do Looker Studio para o Google Data Studio?

A principal diferença entre o Looker Studio e o Google Data Studio é a mudança de nome e a integração de funcionalidades mais robustas após a aquisição da Looker pelo Google. A ferramenta continua oferecendo recursos gratuitos para os usuários, mas disponibiliza um plano pago mais completo.

Por que o Google Data Studio agora é Google Looker Studio?

A mudança de nome para Looker Studio ocorreu após a aquisição da Looker pelo Google. A ferramenta de Business Intelligence reúne ainda recursos de inteligência artificial (IA) e machine learning (ML) do Google para uma completa análise de dados.

Ao comprar a Looker em 2019, o objetivo principal do Google era usar os recursos da empresa Looker, uma especialista em Business Intelligence, para facilitar o uso e análise de dados da sua própria plataforma de BI, o Google Data Studio. A empresa do buscador foi incrementando o sistema GDS com recursos da Looker aos poucos, até finalmente renomear a plataforma como Google Looker Studio em 2022.

Como funciona o Google Data Studio?

O Looker Studio, antigo Google Data Studio, integra, transforma e visualiza dados de várias fontes integradas à plataforma. Ele ajuda a dimensionar essas informações coletadas em diferentes plataformas em relatórios e dashboards interativos. Para isso, são disponibilizados templates, gráficos, tabelas e mapas que podem ter a aplicação da identidade visual da marca.

Os dados de serviços de outras empresas também podem ser integrados ao Google Data Studio. Assim, há uma visualização ampla, garantindo uma análise mais precisa das informações. A consequência é o fortalecimento da cultura data-driven.

Integração de dados

O Google Data Studio, agora Looker Studio, pode captar dados de mais de 800 ferramentas diferentes. Os sistemas integrados podem ser do Google e de empresas terceiras.

Principais plataformas que podem ser integradas ao Looker Studio:

Transformação de dados

O Google Data Studio transforma os dados brutos coletados em informações mais completas, gerando insights. Na prática, tudo o que é captado é modificado para elementos mais básicos e fáceis de entender.

Para trabalhar com esses dados, você pode usar o Explorador do Google Data Studio. Além de visualizá-los, é possível aplicar dimensões, acrescentar funções matemáticas, colocar operadores aritméticos e adicionar fórmulas personalizadas.

Tudo isso ajudará a fazer com que esses dados sejam realmente úteis para a sua empresa. Por meio do Explorador, você também pode realizar análises mais aprofundadas, como conseguir descobrir formas de melhorar a estratégia de marketing de conteúdo.

Visualização de dados

Para a visualização de dados, o Google Data Studio, agora Looker Studio, é responsável por gerar dashboards e relatórios. Os dados transformados em informações são interpretados em gráficos, mapas, tabelas etc. 

O Google Data Studio permite que você personalize o conteúdo da forma que preferir. Por exemplo, é possível adicionar elementos da marca para fortalecer o digital branding e todo o negócio.

O Google Data Studio também permite o controle de dados para quem visualiza o relatório. Por exemplo, o cliente pode aplicar filtros de dimensão ou caixas de seleção. Assim, há uma interatividade maior para o usuário.

Compartilhamento de dados

Todos os relatórios gerados pelo Google Data Studio podem ser compartilhados com outros usuários, que podem visualizá-los ou até mesmo editá-los. O proprietário pode definir isso a partir dos diferentes níveis de acesso disponíveis.

Assim como outros serviços do Google, a ferramenta funciona no modelo do cloud computing. Portanto, é possível fazer a colaboração em tempo real, enviar relatórios a gestores e clientes e mostrar os resultados da sua estratégia.

Quanto custa o Google Data Studio?

O Looker Studio, antigo Google Data Studio, é uma ferramenta gratuita de importação e exploração de dados, geração e compartilhamento de relatórios e fontes de dados. Para ter outras ferramentas, o Looker Studio tem um plano completo com valor de US$ 9 por usuário e projeto.

Por que usar o Google Data Studio?

1. Porque é uma ferramenta completa e gratuita

O Google Data Studio é uma ferramenta completa e gratuita para visualização e análise de dados. Desde a integração com diversas fontes de dados até a personalização avançada de relatórios e dashboards, a plataforma atende a todas as necessidades de análise de dados complexos.

2. Para centralizar e visualizar dados de forma clara, aumentando a precisão das suas ações e indicadores

Por reunir todos os dados em um só local, é possível visualizar as informações coletadas de forma clara no Google Data Studio, atual Looker Studio. Assim, você deixa de ver as informações em canais separados, trazendo mais precisão para as suas ações e capacidade de definir e usar indicadores relevantes.

Além disso, em vez de sua equipe se preocupar em pesquisar dados de vários lugares, todos eles ficam reunidos no Google Data Studio. Isso facilita a visualização, além de evitar retrabalho e a perda de tempo com tarefas repetitivas. Portanto, é uma maneira simples de iniciar a aplicação da automação de marketing.

3. Para visualizar dados de forma atraente e personalizada

O Looker Studio, antigo Google Data Studio, é uma ferramenta importante para quem deseja transformar dados complexos em visualizações atraentes e personalizadas. É possível criar relatórios interativos que facilitam a análise de dados, com gráficos, tabelas, mapas e outros elementos visuais que tornam os dados mais compreensíveis.

4. Para fazer análises em tempo real e promover uma cultura data-driven

O Google Data Studio, agora Looker Studio, permite realizar análises em tempo real, garantindo que as decisões sejam baseadas nos dados mais atualizados e precisos.  Além disso, o Looker Studio facilita a criação de uma cultura data-driven ao proporcionar uma plataforma intuitiva e acessível para toda a equipe. Integrando múltiplas fontes de dados em dashboards personalizados, a ferramenta torna a análise de dados mais eficiente e colaborativa.

5. Para compartilhar os dados com a equipe e demais envolvidos nos relatórios

O Looker Studio facilita o compartilhamento de dados com a equipe e outros envolvidos, garantindo que todos tenham acesso às informações mais recentes e relevantes. A plataforma permite configurar permissões de acesso e compartilhar dashboards interativos de forma segura.

Essa capacidade de compartilhamento promove a transparência e a colaboração, assegurando que todos os envolvidos estejam alinhados e possam tomar decisões baseadas nos mesmos dados.

6. Para ter mais praticidade na rotina da equipe de marketing

A rotina da equipe de marketing fica mais fácil com a praticidade do Google Data Studio, atual Looker Studio. A plataforma é intuitiva e fácil de mexer, sem precisar de muito treinamento. Isso garante que a ferramenta seja acessível tanto para equipes grandes e estruturadas quanto para as pequenas.

Quais são as principais funcionalidades do Google Data Studio?

O Looker Studio, antigo Google Data Studio, disponibiliza funcionalidades como integração de dados, personalização de relatórios, criação de dashboards, filtros dinâmicos e compartilhamento de relatórios. Além disso, permite variação de cores e formatação de textos para apresentação.

O Google Data Studio é um grande aliado do Big Data, porque permite coletar e organizar diferentes dados gerados pela empresa. Isso favorece a organização das informações e evita sua perda.

Principais funcionalidades do Google Data Studio, atual Looker Studio:

  • adição de guias de navegação;
  • aplicação de cores e temas às métricas;
  • compartilhamento de relatórios via Google Workspace.
  • criação de gráficos de barras, de linhas ou de pizza, mapas geográficos e mais;
  • criação de relatórios interativos utilizando os controles de período e os filtros disponíveis;
  • disparo de e-mails automáticos para enviar relatórios;
  • geração de fórmulas matemáticas específicas;
  • inclusão de links e imagens clicáveis;
  • montagem de tabelas dinâmicas ou de dados paginadas;
  • opção de anotações.

Quais são os passos para usar o Data Studio?

1. Crie uma conta ou faça login no Looker Studio, antigo Google Data Studio

Acesse o site do Looker Studio e faça o login na ferramenta com uma conta Google. Você pode usar uma já existente ou fazer uma nova. Nessa etapa, o usuário já pode acessar os templates dos relatórios e dashboards personalizados na aba escrito “Análise”.

No menu à esquerda, é possível ver seus relatórios e os que foram compartilhados com o seu perfil. Por sua vez, na barra superior, é possível escolher entre relatórios, origens de dados e o Explorador.

2. Conecte as fontes de dados que queira integrar à plataforma

Para obter resultados pelo Google Data Studio, atual Looker Studio, insira as origens de dados que você quer captar. Para fazer isso, selecione o menu à esquerda e clique em “Criar” e depois em “Fonte de dados”. Insira o país de origem e o nome da empresa, configure suas preferências de e-mail e selecione as ferramentas disponíveis. Você pode escolher conectar com o Google Analytics, Google Ads, YouTube e importar arquivos CSV.

3. Crie o seu relatório

Para gerar um relatório no Google Data Studio, clique em “Criar” e em seguida selecione “Relatório”. Escolha de qual fonte de dados você quer elaborar o relatório e personalize os templates como preferir. Na página do relatório, é possível combinar métricas, dados, editar, visualizar e compartilhar o conteúdo.

4. Personalize os dados apresentados no dashboard

No Looker Studio, você pode aplicar filtros, fórmulas e outros recursos de personalização para transformar seus dados em informações úteis para tomar decisões mais acertadas.

5. Use o Explorador para fazer análises sem alterar o dashboard

O Explorador do Google Data Studio, atual Looker Studio, possibilita a criação de gráficos e análises, sem alterar o dashboard. Com o Explorador, o usuário tem acesso a verificações mais aprofundadas, mescla de dados, estilos, dimensões etc. Caso queira aproveitar essa funcionalidade, clique em “Criar” e depois em “Explorador”.

Como aproveitar melhor os recursos do Data Studio?

1. Tenha objetivos claros das informações que precisa e meça apenas o essencial

Para aproveitar melhor os recursos do Looker Studio, antigo Google Data Studio, estabeleça seu objetivo principal e qual informação é essencial para alcançar os seus objetivos organizacionais. É necessário ter um foco bastante claro para evitar as chamadas métricas de vaidade.

A definição do que medir garante que as suas decisões sejam verdadeiramente estratégicas. Assim, você evita o excesso de dados, que acabam atrapalhando mais do que ajudando o processo da inteligência de negócios.

2. Utilize os controles do Data Studio para filtrar informações importantes e garantir a segurança dos dados

O Google Data Studio – Looker Studio – tem alguns controles que podem ser implementados para otimizar seus resultados. O usuário pode filtrar as informações mais importantes no momento e criar gráficos com essas informações.

Também é possível restringir o acesso a uma propriedade da conta pelo controle de dados. Em outras palavras, será impossível visualizar os dados de outra propriedade, mesmo que seja da mesma conta, se não tiver autorização para isso.

Essa característica garante mais segurança e permite que você foque no que é essencial. Ainda é possível definir o acesso de cada conector. Basta acessar o menu superior e clicar em “Adicionar um controle”.

3. Filtre por períodos personalizados para analisar as variações ao longo do tempo e ajustar suas estratégias

O relatório no Google Data Studio pode ter um período predefinido ou favorecer a seleção de um intervalo. É importante manter a análise ampla e verificar as variações ao longo do tempo. Afinal, o orçamento da campanha e o desempenho do tráfego orgânico, por exemplo, são impactados pela sazonalidade. É possível ver os resultados desde o início do ano, somente dos 6 meses anteriores, dos últimos 30 dias ou da semana mais recente.

O Google Data Studio é uma ferramenta além dos insights

O Google Data Studio, atual Looker Studio, é uma ferramenta completa e gratuita. Ele ajuda a trazer eficiência para as suas estratégias de marketing digital e facilita o alcance de melhores resultados. Portanto, deve ser usado por qualquer empresa que queira se destacar e conquistar vantagem competitiva.

A ferramenta ajuda a criar ações embasadas no benchmarking. Dessa forma, garante mais segurança no processo de internacionalização da sua empresa, ampliação das atividades e realização de investimentos.

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Resumindo

Como funciona o Data Studio?

O Looker Studio, antigo Google Data Studio, integra, transforma e visualiza dados de várias fontes integradas à plataforma. Ele ajuda a dimensionar essas informações coletadas em diferentes plataformas em relatórios e dashboards interativos. Para isso, são disponibilizados templates, gráficos, tabelas e mapas que podem ter a aplicação da identidade visual da marca.

Por que usar Data Studio?

O Google Data Studio, agora Looker Studio, é uma ferramenta completa e gratuita que centraliza e visualiza dados de forma clara e atraente. Ele facilita a análise em tempo real e promove uma cultura data-driven. Além disso, permite a personalização avançada de relatórios e dashboards, integra múltiplas fontes de dados e facilita o compartilhamento seguro de informações com a equipe.

Quanto custa o Google Data Studio?

O Looker Studio, antigo Google Data Studio, é uma ferramenta gratuita de importação e exploração de dados, geração e compartilhamento de relatórios e fontes de dados. O plano mais completo do Looker Studio custa US$ 9 por usuário e projeto.

Qual a diferença do Looker Studio para o Google Data Studio?

A principal diferença entre o Looker Studio e o Google Data Studio é a mudança de nome e a integração de funcionalidades mais robustas após a aquisição da Looker pelo Google. A ferramenta continua oferecendo recursos gratuitos para os usuários, mas disponibiliza um plano pago mais completo.

Crédito das imagens: Shutterstock

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