O Google for Creators é uma plataforma para criadores de conteúdo digital que oferece diversos recursos para o desenvolvimento de estratégias e conteúdo de sucesso na web.
Conheça 11 ferramentas que você encontra na plataforma que permitem monitorar diferentes aspectos do seu site.
1. Web Stories
O Web Stories é uma versão parecida com os Stories do Instagram. O criador de conteúdo pode criar e postar seu conteúdo em seu site. Com a ferramenta é possível escolher, editar e personalizar as histórias de acordo com seu perfil.
Após a criação dos stories, o site gera um link compartilhável como uma postagem de blog e você pode publicar em seu próprio site. No momento, o carrossel de histórias está disponível apenas nos EUA, Índia e Brasil.
2. Google Sites
Outra ferramenta que você encontra no Google for Creators é Google Sites, que permite a criação de um site próprio.
Para criar sites com o Google Sites não é preciso ter conhecimento em programação ou códigos. Basta encontrar um template e editar como preferir. Para isso, você só precisa adicionar texto, arrastar e soltar suas próprias fotos, vídeos e outros recursos.
Ainda, o site é responsivo, ou seja, funciona em diferentes tipos de tela. Também, você encontra o domínio e hospedagem em um único lugar.
3. Google Domains
No Google Domains você encontra mais de 300 extensões de domínios para sites a partir de R$ 35 ao ano. Mas, caso você já tenha um domínio, basta levar para a plataforma.
O site conta com velocidade e segurança usando servidores DNS executados na infraestrutura do Google. Aliás, você pode criar quantos sites você precisar com até 100 subdomínios.
O Google ainda oferece apoio técnico 24 horas por dia, 7 dias por semana, com pessoas reais e não robôs. Também é possível contratar um endereço de e-mail profissional.
O site conta com alguns recursos extras de segurança, como:
- Proteção de privacidade contra spams e roubo de identidade;
- Proteção do domínio contra possíveis ataques, como de spoofing de DNS, com DNSSEC de um clique;
- Google Cloud DNS seguro e confiável;
- Verificação em duas etapas do Google.
4. Plugin de Web Stories para WordPress
O Plugin de Web Stories para WordPress é um editor de stories que interage facilmente com o WordPress. Ele é gratuito e fácil de usar.
Além disso, conta com diversos templates prontos que basta editar e personalizar como você preferir.
5. Google Trends
Com essa ferramenta você pode monitorar as tendências de pesquisa ao longo do tempo e do espaço. Nele é possível selecionar o tipo de pesquisa realizada, ou seja, a pesquisa clássica na web, a pesquisa de imagens, notícias, vídeos ou compras.
O Google Trends é muito útil para descobrir os interesses de usuários de todo o mundo e as palavras-chave mais pesquisadas em um determinado período. Também é possível pesquisar por geolocalização para saber em qual área específica um termo é mais pesquisado do que outro. Outra opção é pesquisar por categoria e outras ferramentas do Google (Imagens, Notícias, Shopping e YouTube).
Você ainda pode pesquisar um termo específico e entender o comportamento dos usuários em diversos períodos. É possível comparar até 5 termos diferentes e, assim, ver sua popularidade.
6. Question Hub
O Question Hub é a ferramenta ideal para quem está planejando uma produção de conteúdo. Ele é uma central com as perguntas que os usuários não encontraram respostas ao fazer uma busca no Google, ou seja, falta aquele assunto na web.
Dessa forma, é possível usar esses insights para criar um conteúdo melhor para seu público, que responda às dúvidas dele.
A ferramenta ainda está em função beta, ou seja, não está disponível para o público. Mas, você pode cadastrar seu e-mail para ser notificado quando ela chegar ao Brasil.
7. Site Kit para WordPress
O Site Kit para WordPress é um plugin que facilita a configuração dos principais produtos do Google em um único painel de controle no WordPress.
Também, mostra as estatísticas sobre como as pessoas encontram e utilizam o seu site, além de como melhorar e rentabilizar o seu conteúdo.
8. Google Analytics
O Google Analytics é a ferramenta que permite fazer uma análise completa sobre o posicionamento do seu site, visitantes, como eles chegam e porque vão embora. Ele é totalmente gratuito e basta criar uma conta para começar a usar.
Com ele, é possível estudar o andamento de um site, o desempenho e o ROI das ações de web marketing realizadas. Entender quais canais de comunicação são mais eficazes para atingir seus objetivos e como esses canais interagem entre si se torna de importância estratégica.
O Google Analytics pode oferecer algumas informações como:
- O que acontece em seu site agora: quantas pessoas estão no seu site no momento da pesquisa, como elas entraram na página e em qual área geográfica estão;
- Quem é o seu público: informações sobre os visitantes de seu site como dados demográficos (idade e sexo), de que área eles vêm, quais são seus interesses e quais dispositivos eles usam;
- Origem dos visitantes: você poderá saber qual caminho os usuários fizeram para chegar às suas páginas, por exemplo, por meio de uma pesquisa, de um anúncio ou de uma rede social;
- Como os usuários se comportam: qual caminho os visitantes fazem pelo site, como qual página eles entram e em qual página eles saem do site;
- Envolvimento social: de quais canais vêm suas visitas e como elas interagem com quaisquer plugins sociais que você instalou em seu site;
- Balanço dos seus objetivos: defina metas no Google Analytics, que podem ser uma compra, uma assinatura da newsletter, entre outros;
Com essas informações você pode, por exemplo, melhorar o conteúdo do seu site. Ao descobrir de quais tópicos seu público mais gosta, por meio do tempo médio em cada página do seu site e do número de visualizações.
9. Google AdSense
O Google AdSense é a ferramenta perfeita para criadores que querem usar seu site ou canal no YouTube para ganhar dinheiro. Com ele, é possível hospedar anúncios de terceiros em seu portal, ganhando cada clique que esses anúncios recebem.
A plataforma permite que você hospede anúncios relevantes para seu público ou conteúdo, portanto, com um bom alvo e, se você não gostar deles, poderá bloquear os anúncios que não gostar.
Você pode escolher o local e o formato dos anúncios hospedados para deixar seu site ainda personalizado. Ainda, você só precisa se cadastrar gratuitamente no programa AdSense e o software selecionará os anunciantes que melhor se encaixam no contexto do seu site.
Os ganhos com o AdSense são em dólares americanos e dependem da quantidade de visitantes e do tema do seu site.
10. Search Console Insights
Outra ferramenta do Google for Creator é o Search Console Insights. Ela fornece dados significativos para criar um conteúdo ainda melhor.
Ele pode ser usado em conjunto com o Google Analytics e oferece dados como:
- Conteúdos com melhor desempenho;
- Desempenho de conteúdos novos;
- Como as pessoas encontram seu conteúdo na Web;
- O que as pessoas pesquisam no Google antes de acessar seu site;
- Que artigos encaminha os usuários ao seu site e conteúdo;
- A “saúde” do site: erros, URLs bloqueados, malware, entre outros;
- Sugestões para melhorar a otimização do site.
Portanto, o Search Console é um aliado válido para monitorar e gerenciar melhor seu site, tanto por relatar problemas técnicos de SEO, quanto por fornecer informações valiosas sobre as páginas e conteúdos mais populares.
11. AMP for WordPress
O plug-in AMP oficial para WordPress ajuda a criar sites no WordPress que priorizam o usuário, ou seja, sites rápidos, bonitos, seguros, envolventes e acessíveis.
Dessa forma, melhora o engajamento dos usuários, fazendo com que eles fiquem mais tempos em sua página consumindo seu conteúdo. Ainda, é possível reduzir custos de manutenção aplicando automaticamente otimizações e práticas recomendadas em seu site.
Outras ferramentas úteis
Além dos recursos oferecidos no Google for Creators, o Google oferece outras ferramentas que podem ser muito úteis para criadores de conteúdo.
Google Alerta
Envia notificações periódicas que o direcionarão para notícias ou artigos de seu interesse, relacionados a palavras-chave definidas anteriormente. É muito útil para acompanhar o mercado e buscar referências.
Sugestão do Google
Não exatamente uma ferramenta, mas mais uma função fornecida diretamente no mecanismo de pesquisa. Esta é a função de pesquisa totalmente automática, que fornece sugestões com base em uma determinada palavra-chave ou grupo de palavras usadas.
Quando você busca um termo no Google, o site mostra outros termos pesquisados. Você pode usar esses dados para criar conteúdos com base nas dúvidas das pessoas.
Google Docs
Uma ferramenta clássica para edição de textos online. Tem funções avançadas para editar textos e é possível compartilhar com outras pessoas da sua equipe.
Google Drive
O Google Drive serve para armazenar arquivos, imagens, fotos, documentos, gravações, vídeos, entre outros. Os arquivos podem ser acessados de qualquer lugar e a qualquer momento. Você pode visualizar, editar e compartilhar seus arquivos diretamente de smartphones e tablets. Além disso, o Google oferece até 15 GB de armazenamento gratuito.
Perguntas frequentes
O Google for Creators é uma plataforma que oferece ferramentas e recursos para criadores de conteúdo digital.
As ferramentas do Google for Creator são: Web Stories, Google Sites, Google Domains, Plugin de Web Stories para WordPress, Google Trends, Question Hub, Site Kit para WordPress, Google Analytics, Google AdSense, Search Console Insights e AMP for WordPress.