Você já se perguntou o que é Google Meet? Atualmente, é uma das maiores plataformas de videoconferência do mundo, permitindo reunir diversas pessoas de maneira online. Com recursos de áudio, vídeo, legenda, compartilhamento de tela e outras funcionalidades, ele traz uma solução bastante atrativa e completa.
Portanto, quem precisa realizar reuniões profissionais ou, até mesmo, ter encontros virtuais com familiares ou amigos, pode recorrer à ferramenta. Contudo, para utilizá-la de maneira mais efetiva, é interessante saber mais sobre o seu funcionamento e funcionalidades.
Para esclarecer a questão, preparamos este guia completo para mostrar o que é Google Meet e responder as principais questões sobre ele. Continue lendo e saiba mais!
O Google Meet é um aplicativo desenvolvido pelo Google com foco na realização das videoconferências. Logo, ele permite a realização de reuniões a distância, superando as barreiras geográficas e com uma série de benefícios a todos os usuários. Com o crescimento do home office, essa é uma questão importante.
Inicialmente, o Google criou o Hangouts, que era uma plataforma com mensagens instantâneas, chat de vídeo e outras funcionalidades. Entretanto, com a evolução da tecnologia e das necessidades dos usuários, o sistema passou a ficar desatualizado.
Nesse cenário, a empresa desenvolveu novas funcionalidades e ferramentas, reformulando a solução. Assim, em 2020, o Meet passou a substituir oficialmente o Hangouts. Entre os seus diferenciais, está a maior capacidade de pessoas nas reuniões e a integração com diferentes aplicativos do Google.
Não é necessário fazer o download do Google Meet para usá-lo no computador. Você pode utilizá-lo diretamente do seu navegador preferido. Portanto, a ferramenta garante bastante praticidade e flexibilidade a todos os usuários.
Ademais, o Meet pode ser utilizado em dispositivos móveis, como celulares e tablets. Para isso, basta fazer o download do app para Android ou iOS, a depender do seu dispositivo.
O Google Meet funciona via internet, conectando diferentes pessoas em um espaço integrado e online. Nele, os áudios são compartilhados, assim como os vídeos, caso os usuários tenham câmeras.
As reuniões também podem ser feitas de maneira individual, geralmente para gravação de aulas e tutoriais. Já quando há mais participantes, todos podem ser convidados via e-mail ou com o envio do link específico.
Vale destacar que os convidados não precisam assinar o serviço ou ter uma conta no Google. Ao acessar o link de uma reunião, eles poderão preencher o nome para facilitar a identificação durante a participação, sem exigências adicionais. A exceção acontece apenas quando o convite for criado em contas pessoais.
Um dos motivos que justificam o sucesso do serviço é a quantidade de recursos que ele disponibiliza aos usuários. No entanto, vale ressaltar que as ferramentas podem variar conforme o plano contratado pelo organizador da reunião.
Os principais recursos do Google Meet são:
Já nos planos pagos, é possível ter acesso a outros diferenciais, como:
Com tantas funcionalidades, o Google Meet também pode atender a diversas finalidades — pessoais, escolares e empresariais. É exatamente por isso que ele ganhou tanto destaque nos últimos anos.
Veja algumas das possibilidades de uso do Google Meet:
Sim, é preciso estar conectado a internet para utilizar o Meet. Afinal, é uma ferramenta online. Portanto, sempre que precisar participar de uma videoconferência por meio desse aplicativo, vale conferir as condições da sua conexão.
Caso tenha vídeos que foram gravados a partir de reuniões, você pode baixá-los e assistir a qualquer momento, mesmo sem precisar de uma conexão ativa.
Se você se interessou pela solução, precisa saber mais sobre os planos e preços para contratação. Antes, no entanto, lembre-se de que a ferramenta é disponibilizada gratuitamente, com algumas funcionalidades.
Porém, para quem precisa de mais diferenciais, é possível contratar planos junto a outras ferramentas do Google. Veja as principais possibilidades!
As videochamadas passam a permitir uma duração de até 24 horas, mas com o mesmo limite de 100 pessoas. Também há ferramentas de cancelamento de ruído e acesso à funcionalidade de gravação de vídeo chamada. Como benefício adicional, há o acesso a 2 TB de espaço para usar com os aplicativos:
O custo é de R$ 34,99 e você pode cancelar a qualquer momento, dando mais flexibilidade para a contratação.
A outra possibilidade de contratação de funcionalidades premium no Google Meet é por meio do Google Workspace — antes, conhecido como G Suite. Essa é uma solução que engloba diversas ferramentas de colaboração e produtividade para auxiliar as equipes de trabalho presenciais e remotas. Veja os itens inclusos:
Porém, os detalhes sobre o plano variam conforme a modalidade escolhida. Confira mais detalhes a seguir!
O primeiro plano pode ser contratado a partir de R$ 24,30 por usuário. O Business Starter permite chamadas com até 100 participantes, mas traz o diferencial de duração de até 24 horas.
Os demais aplicativos apresentam as principais funcionalidades, permitindo o uso mais básico pelos times. Aqui, a disponibilidade de espaço para armazenamento em nuvem é de 30 GB por usuário.
Quem busca soluções um pouco mais completas, pode se interessar pelo Business Standard. Com valores a partir de R$ 48,60 por usuário, ele traz todas as soluções da versão mais básica, com uma série de diferenciais. No Meet, por exemplo, você conta com:
Já em relação às demais ferramentas, existem outras funcionalidades adicionais garantidas nesse plano. Veja alguns exemplos:
Se o plano Standard não for suficiente, pode ser o caso de buscar o Business Plus. O custo é de R$ 81 por usuário e ele traz todas as funcionalidades já citadas, além de outros diferenciais. Confira a lista:
Nesse modelo, há maior personalização considerando as necessidades de grandes corporações. Logo, não há uma base de preços, embora existam diferenciais predeterminados. Ele conta com todas as funcionalidades do Business Plus, mas ainda pode trazer adicionais como:
Ao pensar em utilizar qualquer ferramenta em seu dia a dia, é comum se perguntar sobre as vantagens que ela oferece. A partir disso, fica mais fácil entender se vale a pena incluí-la em sua rotina ou, até mesmo, pagar para ter acesso a outras funções.
Então, agora que você sabe o que é Google Meet e como ele funciona, veja os principais benefícios de utilizá-lo!
Primeiro, é importante destacar que a ferramenta foi desenvolvida para ser fácil de usar e bastante intuitiva. Assim, todas as funcionalidades podem ser acessadas facilmente por meio dos botões disponíveis nas telas, que apresentam mais detalhes sobre cada configuração.
Além disso, é simples marcar uma reunião, iniciar uma chamada e compartilhar o link com quem você quiser. Outro benefício é que ele pode ser usado em diferentes dispositivos, com soluções para Android e iOS, além de funcionar nos diferentes navegadores.
As finanças sempre são uma preocupação na hora de pensar em novas soluções, não é mesmo? Nesse sentido, uma das grandes vantagens do Meet é o baixo custo. Inclusive, ele tem uma versão totalmente gratuita que dá acesso às funcionalidades básicas. Já os planos têm preços acessíveis e oferecem outras ferramentas relevantes ao usuário, otimizando o custo-benefício da contratação.
Outra grande vantagem é o acesso a diferentes funcionalidades que permitem realizar reuniões com diversas finalidades. É possível utilizar o chat, compartilhar telas, utilizar o quadro de ideias e outras funções para ajudar a conquistar diferentes objetivos relacionados à videoconferência. Tudo isso sem precisar adquirir aplicativos ou extensões específicas.
É comum precisar usar uma série de ferramentas no dia a dia, como e-mail, agenda etc. Nesse cenário, outra vantagem do Google Meet é a integração com diversos aplicativos. Isso facilita a comunicação, o agendamento de tarefas (inclusive no Outlook da Microsoft) e a conciliação das diferentes rotinas do seu dia a dia.
Por exemplo, ao receber um convite para reunião, é possível aceitá-la e incluí-la em sua agenda de compromissos. Os convites também podem ser disparados por e-mail a partir do próprio Meet, o que traz mais praticidade aos usuários. Ainda, há uma ferramenta de API que possibilita o uso do Meet a partir de outros softwares, ampliando as possibilidades para as empresas.
Mais um benefício é a segurança da informação garantida durante todas as chamadas e seus respectivos registros. Isso porque o Google desenvolveu recursos de proteção específicos. Eles asseguram que as informações referentes às reuniões sejam criptografadas e blindadas contra ações como vazamentos e roubo de dados.
Uma boa ferramenta precisa funcionar sem travamentos, atrasos ou erros. Caso contrário, ela pode dificultar a sua rotina e gerar gargalos na sua produtividade. Nesse contexto, o Google Meet foi desenvolvido para entregar alta performance. Ele tem capacidade de reunir um grande volume de usuários e fazer transmissões para um público elevado — que pode chegar a 100 mil pessoas.
Para acessar tudo isso, não é preciso ter uma máquina com configurações específicas e hardwares mais robustos. Mesmo um computador ou um smartphone mais básico (desde que tenha suporte ao aplicativo) permite realizar as reuniões com facilidade.
Quem precisa de ferramentas mais completas para realizar reuniões, como acontece nas empresas, pode analisar os diferentes planos disponíveis. Existem diversas alternativas que podem ser avaliadas para encontrar a que oferece as soluções necessárias para o seu negócio.
Nos planos Business, os custos variam conforme o número de usuários, garantindo maior personalização e que a empresa pagará apenas pelo que é necessário. Isso ajuda a otimizar a utilização de recursos do negócio.
Se você decidir usar a ferramenta, podem surgir dúvidas sobre como realizar cada ação. A seguir, responderemos às dúvidas mais comuns sobre o assunto. Acompanhe!
Criar uma reunião por esse serviço é bastante simples. Acesse o site ou o aplicativo, faça login em sua conta Google, clique no botão “Nova Reunião” e escolha a opção mais adequada às suas necessidades. Veja as possibilidades:
Em todos os casos, é possível copiar o link que será utilizado para compartilhar com os participantes. Também há chance de criar um evento pelo Google Agenda para iniciar a reunião, a depender do seu plano. Outra possibilidade é utilizar o gmail, na seção “Meet” com o link “Nova Reunião”.
Nesse caso, você pode enviar o convite por e-mail para comunicar todos os participantes. Para entrar na reunião, basta clicar no link, verificar as configurações e clicar em “Participar Agora”.
Ao entrar em uma sala criada de maneira instantânea, você também pode adicionar outras pessoas. Para isso, é preciso indicar o endereço de e-mail para elas receberem o link ou encaminhar manualmente por outros meios de contato.
Após acessar a sala de reunião, você pode fazer configurações adicionais, como áudio e vídeo, legendas etc. Para tanto, basta clicar nos 3 pontos verticais na barra abaixo da imagem dos participantes e escolher a engrenagem, que dá acesso às configurações.
Também é possível alterar o layout, que define como os diferentes participantes serão mostrados. Outra funcionalidade é a aplicação de efeitos visuais para a sua câmera, que podem trazer diferentes planos de fundos ou dar foco apenas ao usuário.
Caso queira fazer todos os ajustes antes mesmo da reunião, existem dois caminhos. Primeiro, se você tiver uma conta Google, pode acessar o site do Meet. Depois, fazer o login e clicar na engrenagem (configurações) no lado superior direito da tela. Ali, é possível configurar questões básicas de áudio e vídeo.
Já ao clicar no link para uma reunião, antes de escolher a opção “Participar”, você terá acesso ao vídeo para fazer o teste. Também há o menu com 3 pontos verticais que permite fazer essas configurações, além de um botão adicional de efeitos visuais no canto inferior direito.
Se não tiver uma conta no Google, você poderá fazer as configurações mais simples de áudio e vídeo, além de preencher o seu nome.
Essa é uma funcionalidade para quem tem um plano pago do Google Meet com acesso à gravação. Para usá-la, é preciso clicar no menu “atividades” (símbolo que tem um triângulo, um quadrado e um círculo) no canto inferior direito da tela da reunião. Vale destacar que a opção deve ser ativada na própria conta para liberar a função.
No entanto, somente pode realizar a gravação o organizador, um usuário promovido a coorganizador ou usuários da companhia. No último caso, isso só é possível se o gerenciamento de organizadores estiver desativado. No caso de aulas, os professores podem iniciar o registro.
Outra questão relevante é que todos os participantes recebem uma notificação sobre a gravação. Ademais, eventuais legendas não aparecem na gravação. Ela inclui apenas o áudio, o vídeo original e os chats.
Caso queira compartilhar a tela para facilitar a apresentação ou a abordagem de diferentes temas na reunião, a tarefa é bastante simples. Isso é feito pela ferramenta “Apresentar agora”. Após acessá-la, selecione o que deseja apresentar aos demais participantes: uma janela, uma guia ou a tela toda. Quando encerrar, basta clicar em “encerrar a apresentação”.
Inclusive, a possibilidade de escolher exatamente o que transmitir é bastante interessante e traz mais segurança. Isso porque ao escolher compartilhar apenas uma janela ou aba, não há riscos de exibir um item que você não deseja mostrar na reunião. Por exemplo, ao mudar de aplicativo em meio à apresentação ou uma notificação de conversa.
Já quando se define pelo compartilhamento da tela inteira, os usuários podem ver outras coisas que estão em seu dispositivo.
Se você quiser utilizar algum plano de fundo, acesse a ferramenta “Aplicar efeitos visuais”. Ela traz diversos designs predefinidos, mas permite buscar outros modelos ou fazer o upload de uma imagem específica que você deseje. Essa é uma ótima opção para ter mais praticidade e garantir um ar mais divertido ou corporativo para a reunião, a depender das necessidades.
Se o objetivo é apresentar slides durante a reunião, o procedimento é o mesmo utilizado para compartilhar tela. Aqui, a dica é escolher a opção “janela” ou “guia” para indicar apenas o local onde está o arquivo. Depois, utilize o aplicativo em que desenvolveu os slides normalmente, como em qualquer outra apresentação.
Agora você já sabe o que é Google Meet e aprendeu que ele traz diversas funcionalidades interessantes para a realização de reuniões online. Portanto, vale a pena considerar essa ferramenta e analisar os diferentes planos para escolher aquele que atende melhor às suas necessidades.
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Esse é um aplicativo do Google para conferências online. Ele permite a reunião de até 100 pessoas ou mais, a depender do plano do usuário.
Ele funciona via navegador ou aplicativo, permitindo acessar reuniões por meio de convite e criar videoconferências imediatas ou agendadas.
Os recursos permitem compartilhamento de tela, configurações diferenciadas para a câmera, controles do organizador, entre outras funções. Porém, existem variações conforme o tipo de plano contratado.
Vantagens do Google Meet:
– facilidade para realizar chamadas;
– baixo custo para o usuário;
– ferramentas completas de suporte à reunião;
– integração com diversos aplicativos;
– segurança dos dados;
– alta performance;
– diversidades de planos para contratação.
Planos do Google Meet:
– Google One Premium;
– Business Starter;
– Business Standard;
– Business Plus;
– Enterprise.
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