O Google Stadia é a plataforma de streaming de games do Google. Veja neste artigo como você pode se qualificar como desenvolvedor de games para o Google Stadia.
O Google Stadia é o novo serviço de streaming de jogos desenvolvido pelo Google e que promete revolucionar o mundo dos desenvolvedores. Com esse novo serviço, o profissional pode criar seu próprio game e distribuí-lo em uma plataforma global.
Descubra aqui como o serviço funciona e como você pode colocar o seu jogo no Google Stadia.
O que é o Google Stadia?
De forma simples, o Google Stadia é uma plataforma de jogos com formato streaming desenvolvida pelo Google. Através dela, é possível reproduzir games por meio de um serviço de nuvem, semelhante ao que a Netflix faz com seus filmes e séries.
Assim, não será preciso ter um console para aproveitar seus jogos, apenas uma conexão rápida com a internet. Certamente, essa é uma grande vantagem da plataforma, pois ela tem um controle próprio e pode ser acessada através de dispositivos como:
- smartphones;
- tablets;
- Tvs;
- PCs.
Para poder atrair novos jogos para a plataforma, a empresa criou o programa Google Stadia Partners. Assim, os desenvolvedores de todo o mundo poderão lançar seus próprios games e receber por eles.
Em quais países o Google Stadia está disponível?
Seu lançamento no dia 19 de novembro de 2019 contemplou 14 países inicialmente, sendo eles: EUA, Canadá, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido, Bélgica, Finlândia, Dinamarca, Holanda, Suécia, França, Irlanda e Noruega.
Embora a empresa tenha afirmado que novos países serão incluídos em 2020, ainda não existe previsão para o lançamento no Brasil.
Essa questão, no entanto, não inviabiliza que os desenvolvedores de jogos brasileiros possam usufruir da plataforma e ganhar dinheiro com seus projetos.
Como colocar meu game no Google Stadia Partners?
A inscrição para o Google Stadia Partners é simples e pode ser feita em duas etapas:
- Preencha o formulário online do Google Stadia;
- Anexe os links de vídeos demo no Youtube do game;
- Aguarde a avaliação do Google sobre o projeto.
No processo seletivo, a equipe do Google avalia o histórico profissional dos desenvolvedores. Isso inclui os games que enviaram para outros consoles e a taxa de sucesso em termos de vendas e downloads.
Caso o seu game seja aprovado, a empresa irá entrar em contato para obter mais informações sobre o projeto em desenvolvimento. Quando o jogo for concluído, ele será distribuído na plataforma do Google Stadia.
Como funciona o Stadia Partners?
O Google Stadia Partners recebe aplicações para games dos diversos gêneros e formatos. Para atender a essa demanda, a empresa disponibiliza uma plataforma gratuita de desenvolvimento de jogos para os seus novos parceiros.
Nela, as equipes de desenvolvedores podem criar seus games originais, com acesso a recursos modernos que apenas o Google é capaz de oferecer. Além disso, os desenvolvedores têm acesso ao suporte de profissionais qualificados.
Ferramentas do Stadia Partners
No Stadia Partners, os desenvolvedores têm acesso a ferramentas de última geração e softwares personalizados. Eles foram construídos com a base de código-fonte aberto mais recente do mercado.
Confira abaixo os recursos disponibilizados pela plataforma para os desenvolvedores:
- Unreal Engine: Esse é o suporte oficial da Epic Games e considerado um dos recursos de desenvolvimento de jogos mais potentes do mundo;
- Unity: Plataforma de desenvolvimento 3D em tempo real, permite que os desenvolvedores criem experiências interativas;
- Kit de ferramentas personalizadas: Um conjunto de ferramentas de depuração e ajuste, que aprimoram desde o desempenho do streaming até diagnóstico de falhas;
- Softwares: Acesso a softwares modernos como Visual Studio, LLVM, RenderDoc, IncrediBuild, entre outros.
Quanto custa o Google Stadia?
A comissão oferecida aos desenvolvedores ainda não é clara, mas até Julho de 2019 o programa recebeu 4 mil aplicações de profissionais.
No entanto, para você ter uma ideia, os valores por assinatura mensal cobrado aos gamers são de:
- Stadia Pro: US$ 9,99 inclui melhor qualidade stream, jogos gratuitos e descontos especiais;
- Stadia Founder’s Edition: US$ 129 – permite acesso antecipado à plataforma, três meses de assinatura Stadia Pro para o assinante e outra pessoa. Além de ganhar um Chromecast Ultra e uma edição de Destiny 2.
O interessante para o jogador é que ele baixa o aplicativo do Google Stadia em seu smartphone, e, com ele, consegue direcionar o jogo para sua televisão, e, depois, retornar para o celular.
Tudo isso, sem ocupar o espaço de armazenamento de seu aplicativo ou ter que comprar console do jogo. Ou seja, vai atrair muitos gamers, e, claro, muitas oportunidades de vendas.
Qual o valor médio dos jogos ofertados no Google Stadia?
Alguns títulos e seus respectivos valores mostram o potencial de ganho para o desenvolvedor. Veja:
- Assassin’s Creed Odyssey: US$ 59,99, ou US$ 39,99 com o desconto do Stadia Pro;
- Attack on Titan, The Final Battle 2: US$ 59,99;
- Destiny 2, The Collection: gratuito no Stadia Pro;
- Final Fantasy XV: US$ 39,99, ou, US$ 29,99 com o desconto do Stadia Pro;
- Football Manager 2020: US$ 49,99;
- Metro Exodus: US$ 39,99, ou, US$ 20,00 com o desconto Stadia Pro;
- Kine: US$ 19,99;
- Just Dance 2020: US$ 49,99;
- Grid Ultimate Edition: US$ 84,99;
- Mortal Kombat 11 Premium Edition: US$ 89,99, ou, US$ 62,99 com o desconto do Stadia Pro;
- Rage 2: US$ 59,99;
- Red Dead Redemption 2 Special Edition: US$ 79,99;
- Red Dead Redemption 2 Ultimate Edition: US$ 99,99;
- Thumper: US$ 19,99;
- Samurai Shodown: US$ 59,99, que é gratuito na versão Stadia Pro;
- Wolfenstein Youngblood: US$ 29,99.
O que se observa é que os jogos mais clássicos estão com preços menores ou até gratuitos para os jogadores Stadia Pro. A seleção de games contava, inicialmente, com 22 títulos, mas, com a chegada de novos desenvolvedores, a tendência é que sua variedade aumente cada vez mais.
Se você quer fazer parte desse crescimento e ganhar um bom dinheiro com o desenvolvimento de jogos, precisa ter um mecanismo para receber seus royalties.
Receba os royalties do seu game pela Remessa Online
Lançar um game em uma plataforma como o Google Stadia é um grande passo para a carreira de qualquer desenvolvedor. Além da visibilidade, certamente é possível ganhar uma boa renda extra do Google. E caso você queira receber seus pagamentos com praticidade e segurança, pode fazer uso dos serviços da Remessa Online.
Algumas soluções do Google, como o Adsense e o AdMob, aceitam pagamentos no Brasil apenas por transferência internacional, o que você pode fazer pela Remessa Online. No caso do Stadia, ainda não foi divulgado o canal de pagamento para desenvolvedores brasileiros, mas provavelmente seguirá o mesmo procedimento.
Saiba mais sobre o que é o Google AdSense e como funciona.
Com a Remessa Online você estará preparado para receber seus ganhos com segurança e praticidade. Entre seus benefícios, podemos listar:
- é uma plataforma brasileira, que, portanto, oferece suporte e conteúdos relevantes no seu idioma nativo;
- oferece envio para mais de cem países e recebimento em sete moeda estrangeiras – o que permite que o usuário possa ter negócios em diferentes países e receber todos, no mesmo sistema;
- todo o processo é online, desde o cadastro, sem a necessidade de comparecer em agências físicas.
Custos das transações na Remessa Online
Os custos para transações na Remessa Online, são:
- tarifas externas, que são as tarifas cobradas pelo serviço de transações internacionais. São de apenas R$ 5,90 para transações de até R$ 2.500,00;
- custo da Remessa Online (o menor do mercado);
- Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 0,38%;
- câmbio comercial do momento.
Você pode fazer uma simulação para entender mais sobre cobranças. Para se cadastrar e começar a receber seus ganhos do Google Stadia acesso o site e cadastre-se.
Resumindo
É uma plataforma que processa jogos e transmite em streaming para os gamers. Ela oferece uma área para desenvolvedores de jogos criarem seus projetos e comercializarem seus games.
Ainda não está disponível no Brasil, mas é possível participar do Google Partners em 14 países.
Usando a Remessa Online, que além de prática, têm as melhores taxas do mercado.
Por isso, o desenvolvedor interessado em aproveitar as oportunidades do Google Stadia pode já se preparar e se cadastrar na Remessa Online. Assim, quando a plataforma começar a rodar em escala comercial, o que acontece ainda este ano nos Estados Unidos, você estará pronto para receber pelos royalties dos seus jogos.