A estratégia de Growth hacking certamente vem ganhando espaço no mercado de trabalho nacional e internacional. O método de crescimento de negócios é baseado nas melhores práticas e são estabelecidas com base em suposições e experiências.
Você conhece o Growth hacking e sabe como o método pode ajudar nos seus negócios? Acompanhe o artigo abaixo para descobrir o que é e como funciona a estratégia. Confira!
O que é Growth Hacking
Growth hacking é uma estratégia empresarial que usa criatividade, pensamento analítico e indicadores sociais para vender produtos e ganhar exposição. De forma simples, o termo foi criado para definir estratégias de gestão que se concentram no crescimento acelerado de um negócio.
A metodologia tem o objetivo de atrair um grande número de usuários e clientes com o mínimo de capital possível.
Como funciona o Growth Hacking?
O Growth Hacking se concentra em seguir três etapas:
- Conseguir tráfego;
- Converter visitantes em leads (clientes potenciais);
- Converter potenciais clientes em clientes de fato.
Como aplicar o Growth Hacking?
Para aplicar um Growth Hacking em seu negócio, siga os seguintes passos.
- Crie um produto;
- Teste sua viabilidade;
- Atualize constantemente seus serviços e produtos;
- Colete feedback do cliente;
- Otimize seus serviços para atender a novas oportunidades de mercado e necessidades do cliente;
- Conduza testes para determinar melhorias eficazes;
- Comercialize os produtos ou serviços para promover seu crescimento;
- Acompanhe o sucesso desses resultados.
Azulis: conheça a plataforma que ajuda na gestão dos negócios!
Momento para escalar
Como mencionado anteriormente, Growth hacking é uma estratégia de crescimento projetada para usar o mínimo de recursos possível. Portanto, a maneira ideal de atingir esse objetivo é fazer com que seus próprios consumidores se tornem divulgadores de produtos. Assim, os investimentos em anúncios podem ser menores já que próprios clientes fazem o trabalho de divulgação.
Mas atenção, essa é a fase em que seu negócio mostra potencial de escalabilidade e é preciso saber o momento certo para crescer. Depois de experimentar o produto ou serviço, ganhar o primeiro usuário e obter resultados, você precisa aumentar a escala.
Conforme sua base de usuários se expande, você também começa a entender melhor seu público. O processo de crescimento é feito por meio de testes e análises contínuas.
Modelos de negócios
Geralmente, a estratégia Growth hacking é usada em empresas de tecnologia e startups em todas as fases do negócio. No entanto, é preciso ter em mente que qualquer modelo de negócio pode aprender e aplicar esses conceitos porque, na prática, a estratégia visa criar estratégias com métodos rápidos, de baixo custo e fáceis de verificar. Bom para qualquer negócio, não é mesmo?
Métricas para acompanhar
Na estratégia Growth hacking, é muito importante saber quais métricas devem ser acompanhadas para entender se o experimento está ou não dando bons resultados.
Para isso, é necessário fazer testes, ouvir feedbacks e analisar dados. Assim, é possível entender como os consumidores usam seu produto, se eles irão reutilizá-lo e, se não, por que isso acontece.
Além disso, é importante ter uma métrica principal que deve definir o que significa crescimento para sua empresa ou quaisquer problemas que você venha a resolver. Focar nas ações que realmente importam será crucial.
Google AdSense: como receber pagamentos no Brasil?
Canais de distribuição e tração
Ainda, Growth hacking é um método para solucionar problemas e também identificar oportunidades de crescimento em diferentes áreas do negócio. Não existe um canal de distribuição único, o ideal é pesquisar e usar ferramentas que possam dar suporte às suas tarefas, dependendo de cada negócio.
No entanto, algumas ferramentas específicas podem ser utilizadas para determinar as melhores oportunidades. Entre elas, podem-se destacar quatro indispensáveis:
Googlead: plugins do WordPress para rentabilizar seu site
Analytics
Ferramentas de Analytics úteis para a análise de dados, incluindo número de visitas e taxa de rejeição em seu site. Ainda, ajuda a entender como o público aceita o conteúdo apresentado e se ele é eficaz.
Além disso, eles podem ser integrados a várias outras ferramentas de Growth Hacking, permitindo o cruzamento de dados para que seja possível tirar conclusões mais precisas.
Confira como ganhar dinheiro pelo YouTube.
Pop-up/coletor de emails
Os pop-ups podem ser muito úteis quando utilizados de forma correta. Contextualizados em páginas específicas e sem ser massante, eles podem gerar bons resultados.
Entender comportamento do visitante
Essas ferramentas são usadas para registrar as sessões do usuário. Dessa forma, o site possui mecanismos para registrar a atividade do visitante (preenchimento de formulários, rolagem, etc).
Teste A/B
De forma simples, um teste A/B significa divulgar duas versões de um mesmo material, com apenas uma variável entre eles e verificar qual versão produz mais resultados. Essa variável pode ser um título diferente, uma imagem, ou mesmo, o público.
Esse método pode ser muito útil porque você será capaz de analisar quais são as melhores estratégias e quais não dão certo.
Dicas finais
Toda empresa quer crescer e a estratégia Growth Hacking pode ser uma grande aliada para que esse crescimento seja feito de forma saudável e com custos menores.
Portanto, essa pode ser uma ótima opção para o seu negócio, não é mesmo? Confira o blog da Remessa Online e descubra outros métodos para alavancar o seu negócio financeiramente.