Qual a história da Copa do Mundo? Veja quando começou e quem são os maiores campeões

Você sabe dizer onde foi realizada a primeira Copa do Mundo? E quando surgiu o evento? Venha saber mais sobre essa grande competição!

Novembro chegou e, com ele, o Brasil já está em clima de festa e com o coração cheio de esperança de levar o hexa. Já sabe sobre o que estamos falando, não é mesmo? Do maior evento do esporte que move o país: o futebol. Mas você sabe qual é a história da Copa do Mundo?

A cada 4 anos vemos esse evento movimentar o mundo inteiro e reunir diversas nações em uma só paixão. No entanto, diferentemente das Olimpíadas, que contam com uma história sempre relembrada, pouco se fala sobre como surgiu a Copa do Mundo.

É para isso que estamos aqui! Neste post, saiba mais curiosidades sobre essa competição internacional e veja qual é a história por trás da Copa do Mundo de 2022!

Por que foi criada a Copa do Mundo?

Antes desse grande projeto sair do papel, houve diversas tentativas, por muitos anos, para que fosse criada uma competição de futebol de nível internacional. Ou seja, que reunisse o mundo inteiro para o evento, como acontece atualmente.

A partir do momento em que a FIFA foi criada, no ano de 1904, na Suíça, o futebol se tornou um esporte ainda mais popular e, foi eventualmente profissionalizado. Dessa maneira, gradualmente, a ideia de fazer uma competição mundial foi se tornando cada vez mais viável. Principalmente pela adesão de vários países europeus, como a França, Espanha, Bélgica, Dinamarca, Suécia e Suíça nessa grande ideia.

Foi aí que o evento começou a entrar nos primeiros estágios de gestação. Na verdade, tudo começou há pouco menos de 100 anos. A primeira Copa do Mundo aconteceu no ano de 1930, graças a dois grandes nomes: Carl Anton Wilhelm Hirschman e Jules Rimet.

Carl Anton Wilhelm Hirschman

Carl Anton Wilhelm Hirschman, um dos nomes que deveriam ser lembrados ao se falar de Copa do Mundo, foi um dos primeiros a lançar esforços para a organização desse grande evento.

Hirschman era um banqueiro, que teve uma grande participação na criação da FIFA. Tanto é que ocupou a posição de segundo secretário-geral da Federação por cerca de 25 anos, até 1931. O holandês também fez parte do NOC, o Comitê Olímpico Holandês, que cuidava do setor de esportes do país.

Carl, apesar de ser um grande idealizador de uma competição de caráter mundial de futebol, nunca conseguiu transformar essa proposta em realidade. No entanto, abriu portas para aqueles que o seguiram. 

Jules Rimet

Jules Rimet foi um francês, que ocupou o cargo de presidente da FIFA por mais de 30 anos. Essa posição favoreceu a possibilidade de realizar um dos maiores sonhos da área do futebol: ter um campeonato mundial dedicado apenas a esse esporte.

A partir da década de 1920, com grande sucesso da vitória do Uruguai nos Jogos Olímpicos de 1924 e 1928, as coisas começaram a melhorar. Novas negociações surgiram e o interesse em tornar a Copa do Mundo uma realidade cresceu.

Em 1928, começam diversas reuniões decisivas, principalmente em Amsterdã, na Holanda, e em Zurique, na Suécia, para a realização do primeiro encontro mundial das seleções de futebol. Nessas discussões, os organizadores entraram nos seguintes acordos:

  • promover o evento a cada 4 anos;
  • participação de todos os continentes;
  • FIFA seria a responsável por oferecer a taça.

Onde foi realizada a primeira Copa do Mundo?

Depois de muitas reuniões, a escolha da primeira sede para a realização da edição inédita desse evento que move diversas nações, não poderia ser diferente. Em um congresso em Barcelona, o Uruguai, que havia ganho as últimas edições dos Jogos Olímpicos, foi o escolhido para sediar a Copa do Mundo.

Já o bicampeão olímpico, ficou responsável pela construção de um novo estádio para a competição e por arcar com as despesas de todos os participantes. E foi assim que se deu o primeiro chute no evento que marca gerações futebolísticas até hoje.

A primeira edição da Copa do Mundo teve a participação de 13 países da Europa, da América do Sul e da América do Norte:

  • Argentina;
  • Bélgica;
  • Bolívia;
  • Brasil;
  • Chile;
  • Estados Unidos;
  • França;
  • Iugoslávia;
  • México;
  • Paraguai;
  • Peru;
  • Romênia;
  • Uruguai.

O Brasil, para a surpresa de quem vê o desempenho da seleção atualmente, não se saiu muito bem. Fomos eliminados logo na primeira fase, não tendo uma boa estreia. Já o Uruguai, que era o favorito do momento, manteve-se como potência do futebol após vencer a Argentina com o placar de 4×2. 

Quais foram as sedes da Copa do Mundo?

Ao verem o sucesso da primeira edição da Copa do Mundo, mais nações foram se juntando ao evento e o levantamento para o orçamento só cresceu. Por conta disso, a competição se popularizou cada vez mais, até se tornar o sucesso que conhecemos hoje.

Após o Uruguai sediar os primeiros jogos, a Itália ofereceu espaço nas duas próximas Copas do Mundo, realizadas em 1934 e 1938. Após esse ano, vale destacar que aconteceu um evento histórico, que abalou a relação de diversos países: a Segunda Guerra Mundial.

Em tempos de guerra, é muito mais difícil celebrar uma paixão compartilhada por diversas nações. Por esse motivo, com conflitos ao redor de todo o mundo, foram canceladas as edições da Copa do Mundo de 1942 e 1946.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, o evento retornou, e, dessa vez, com sede no Brasil. Essa foi a primeira vez que o nosso país havia sido escolhido, o que gerou um grande ânimo entre os jogadores e os brasileiros.

Essa confiança, inclusive, levou a nossa seleção até a final no Maracanã, no Rio de Janeiro, contra o Uruguai. No entanto, não foi dessa vez que o Brasil levou o título de campeão da Copa do Mundo de 1950.

Quatro anos depois, a anfitriã da Copa do Mundo foi a Suíça. Quem levou a taça foi a Alemanha Ocidental e o Brasil, com uniforme novo, chegou apenas até às Quartas de Final, contra a Hungria.

Mas essa má sorte ficou por aí, pois em 1958, a taça foi carregada pelos nossos jogadores. Na edição sediada pela Suécia, um grande nome se destacou nos campos e fez sua história: Edson Arantes do Nascimento — para os mais íntimos, Pelé.

O Brasil, com o pé quente, não parou de roubar a cena. Em 1962, na Copa sediada pelo Chile, foi a vez da seleção brasileira pegar mais uma vez a taça do campeonato mundial. Já a Copa de 1966 aconteceu na Inglaterra, e foi a vez dos britânicos levarem o título.

Não pense que o Brasil ficou parado. Em 1970, com sede no México, a seleção brasileira chegou em peso, com Carlos Alberto Torres, Tostão, Rivelino e, é claro, Pelé, para levar a taça mais uma vez, vencendo a Itália com o placar de 4×1.

Nos anos seguintes, as sedes da Copa do Mundo foram:

  • Alemanha Ocidental (1974);
  • Argentina (1978);
  • Espanha (1982);
  • México (1986);
  • Itália (1990);
  • Estados Unidos (1994);
  • França (1998);
  • Coreia do Sul e Japão (2002);
  • Alemanha (2006);
  • África do Sul (2010);
  • Brasil (2014);
  • Rússia (2018);
  • Catar (2022).

Quais são os maiores campeões da Copa do Mundo?

Com o sucesso na Copa do Mundo a partir da chegada de Pelé, já dá para imaginar quem é o maior campeão, não é mesmo? Mas vale a pena destacar que o país nem sempre leva a melhor nas edições. A nossa estreia no evento foi um exemplo disso.

Após levar o título em 1970, demorou 24 anos para que a taça fosse novamente do Brasil. Só em 17 de julho de 1994, na Copa sediada pelos Estados Unidos, que nos tornamos tetracampeões, vencendo a Itália, com o pênalti do artilheiro Romário. Em 1998, o Brasil até chegou à final, mas a anfitriã acabou levando o título.

A boa notícia é que não demorou muito para o penta chegar. Em 2002, com Ronaldo, o Fenômeno, o Brasil venceu a partida contra a seleção da Alemanha com o placar de 2×0. Dessa maneira, acumula, até então, 5 títulos da Copa do Mundo.

Depois do Brasil, as seleções que mais colecionam títulos são a Alemanha e a Itália, ambas com 4 taças. A campeã mais recente da Copa do Mundo foi a França, que já levou o título por 2 vezes.

Para resumir todo esse cenário, que tal ver uma lista com os maiores países campeões da Copa do Mundo? Veja só:

  • Brasil — com 5 títulos (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002);
  • Alemanha — com 4 títulos (1954, 1974, 1990 e 2014);
  • Itália — com 4 títulos (1934, 1938, 1982 e 2006);
  • Argentina — com 2 títulos (1978 e 1986);
  • Uruguai — com 2 títulos (1930 e 1950);
  • França — com 2 títulos (1998 e 2018);
  • Espanha — com 1 título (2010);
  • Inglaterra — com 1 título (1966).

Depois de saber mais sobre a história da Copa do Mundo, fica claro por que esse é um dos maiores eventos esportivos entre as nações. Agora, é hora de torcer para o tão sonhado Hexa e conquistar mais uma vez os campos do mundo com a seleção brasileira de futebol.

Curtiu o post? Então, aproveite e assine a nossa newsletter para receber em primeira mão nossas novidades!

Resumindo

Qual é a história da Copa do Mundo?

Com as iniciativas do francês Jules Rimet, a Copa do Mundo surgiu no ano de 1928, mas a primeira edição só foi acontecer em 1930, sediada pelo Uruguai. O primeiro país a ser campeão e a trazer o título para a América do Sul.

Quantas Copas do Mundo de futebol já foram realizadas?

Ao todo, aconteceram 21 edições da Copa do Mundo, realizadas a cada 4 anos desde 1930. Os únicos anos em que não houve o evento foram os de 1942 e 1946, devido à Segunda Guerra Mundial.

Por que a Copa do Mundo é tão importante?

A Copa do Mundo tem um papel relevante no reconhecimento profissional do futebol e, por ter alcance mundial, traz mais visibilidade para a importância do esporte. Por esse motivo, conta também com uma grande posição comercial, devido aos investimentos da FIFA.

Related posts

Dólar hoje (09/01): veja o valor da cotação comercial e turismo

Resultado Quina 6626 de hoje, quarta-feira (08): prêmio de R$ 6,5 milhões

Resultado Lotofácil 3288 de hoje, quarta-feira (08): prêmio de R$ 1,7 milhão