HMPV: o que é, sintomas e prevenção da doença que está aumentando na China

Nas últimas semanas, cenas de hospitais lotados de pessoas mascaradas na China circularam nas redes sociais, gerando preocupações sobre uma possível nova pandemia. Pequim reconheceu um aumento nos casos de metapneumovírus humano (HMPV), um vírus semelhante à gripe, especialmente entre crianças, atribuindo a situação a um pico sazonal. Embora preocupante, especialistas em saúde pública ressaltam que o HMPV não é como a Covid-19; o vírus existe há décadas e quase todas as crianças são infectadas antes do quinto aniversário.

O HMPV pode causar doenças mais sérias em algumas crianças muito pequenas e em pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos. Autoridades de saúde chinesas monitoram o aumento dos casos de HMPV, mas não há evidências de que o surto seja fora do comum ou que um novo vírus ou doença respiratória tenha surgido. Um porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que, embora os dados da China mostrem um aumento recente nas infecções respiratórias agudas, a escala e a intensidade dessas doenças no país são menores do que no ano passado.

O que é HMPV?

O HMPV é um vírus que pode causar doenças respiratórias superiores e inferiores, segundo o CDC. Descoberto em 2001, ele faz parte da família Pneumoviridae, junto com o vírus sincicial respiratório (VSR). Ao longo dos anos, a compreensão e a conscientização sobre o HMPV melhoraram, levando a testes mais amplos.

Quais são os sintomas do HMPV?

O HMPV tem um período de incubação de três a seis dias, de acordo com o CDC. Os sintomas incluem tosse, congestão nasal, febre e falta de ar. Crianças pequenas e adultos com 65 anos ou mais estão entre aqueles com maior risco de o HMPV evoluir para bronquite ou pneumonia.

Como se espalha o HMPV?

O HMPV pode se espalhar por meio de secreções de tosse e espirros, contato pessoal próximo e toque em objetos contaminados com o vírus, seguido de toque nos olhos, nariz ou boca. Nos EUA, como outros vírus respiratórios, os casos de HMPV geralmente aumentam no inverno e diminuem na primavera. Especialistas afirmam que a maioria das pessoas é exposta ao HMPV quando tem cinco anos de idade. As pessoas podem ser reinfectadas, mas os sintomas são tipicamente mais leves. Pessoas imunocomprometidas ou mais velhas podem apresentar sintomas mais graves se forem reinfectadas.

Existe tratamento para HMPV?

Não existem antivirais para tratar o HMPV, então o tratamento consiste em fornecer cuidados de suporte aos pacientes com sintomas moderados ou graves, disseram os especialistas.

Como posso prevenir o HMPV?

Não há vacina para prevenir o HMPV, então a prevenção inclui seguir hábitos básicos de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar e ficar em casa quando estiver doente.

HMPV no Brasil

O Ministério da Saúde acompanha atentamente o surto de metapneumovírus humano (HMPV) registrado nas últimas semanas na China. Segundo a pasta, o vírus responde por uma série de infecções respiratórias identificadas no país, sobretudo entre crianças. “Até o momento, não há alerta internacional emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas a vigilância epidemiológica brasileira está em constante comunicação com autoridades sanitárias da OMS e de vários países, incluindo a China, para monitorar a situação e trocar informações relevantes.”

As últimas atualizações de vigilância feitas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) da China mostram que a magnitude e a intensidade das infecções respiratórias registradas nas últimas semanas foram menores do que as registradas no mesmo período do ano anterior.

Quais são os sintomas de HMPV?

Corrimento nasal;
Febre;
Tosse;
Sibilos e.
Falta de ar.

Qual o novo vírus da China?

O metapneumovírus humano (HMPV) tem causado infecções respiratórias, especialmente entre crianças do país.

O que é o vírus HPMV?

Um vírus respiratório que causa sintomas gripais.

Related posts

Receita Federal amplia controle sobre PIX e transações com cartões de crédito

ADP deve reforçar resiliência do mercado de trabalho americano

Resultado Lotofácil 3287 de hoje, terça-feira (07): prêmio de R$ 1,7 milhões