O home office é uma modalidade de trabalho que ganhou força nos últimos anos, quando explodiu a pandemia de Covid-19. O modelo agradou a muitos trabalhadores pelo mundo, mas será que ele veio para ficar?
Neste guia, sugerimos dicas para quem busca trabalhar pela internet, abordando os benefícios e desafios do home office. Além disso, vamos apresentar os melhores sites para trabalhar remotamente.
Quais as vantagens do home office?
- Aumenta as oportunidades de trabalho, podendo atuar para outros municípios e estados.
- Dá mais conforto ao colaborador, proporcionando momentos de descanso com qualidade.
- Proporciona mais economia para a empresa e para o colaborador, evitando gastos com aluguel e transporte.
- Aumenta a produtividade do colaborador ao poder definir horários de trabalho mais viáveis.
- Dá mais disposição ao colaborador por evitar estresse relacionado ao trânsito.
- O colaborador tem mais privacidade para trabalhar, podendo fazer pausas quando achar necessário.
- Permite passar mais tempo com a família, mesmo estando em horário de trabalho.
Quais as desvantagens do home office?
- Aumento da chance de distração com tarefas domésticas.
- Maior possibilidade de excesso de carga de trabalho.
- Dificuldade em estabelecer horários para descanso.
- Possibilidade de sensação de isolamento social.
- Falta de infraestrutura para trabalhar com qualidade.
- Dificuldades em cumprir prazos e metas.
- Falta de garantia da segurança da informação.
- Diminuição de interação e troca de experiência com toda a equipe.
Quais as 6 profissões mais populares no trabalho remoto?
1. Desenvolvedor de software e site
Desenvolvedor de software e sites é uma das profissões mais populares do home office. Esse profissional tem um vasto conhecimento em linguagens de programação, como JavaScript ou Python.
Na maior parte do tempo, o desenvolvedor de aplicativos ou full stack atua manipulando computadores e notebooks, o que naturalmente reduz a necessidade de interações presenciais. Essa dinâmica tem facilitado a transição maciça da profissão para o trabalho remoto.
2. Designer Gráfico
O exercício do designer gráfico é criativo e particular, pautando-se no desenvolvimento de projetos de comunicação visual, diagramação, criação de embalagens e logotipos. Essas ocupações podem facilmente ser desempenhadas em home office.
3. Tradutor
O tradutor é uma das profissões mais populares no home office. Afinal, suas principais responsabilidades giram em torno da relação entre tradutor e material a ser traduzido. Além disso, a comunicação com os clientes pode ser feita via Slack, GitHub, e-mail ou em alguma plataforma para pegar trabalhos de tradução, como Lionbridge ou ProZ.
Mesmo que haja ferramentas como o Google Tradutor, o profissional da área tem suma importância, já que pode fazer serviços especializados, como tradução juramentada, médica, farmacêutica, jurídica, técnica e de marketing.
4. Redator
O redator SEO é uma das profissões em ascensão e adaptável ao home office. Em razão do crescimento na demanda por colaboradores nessa área, os redatores vislumbram mais vagas para trabalhar remotamente.
5. Revisor
Com o crescimento do marketing de conteúdo, a profissão de revisor também se popularizou no trabalho remoto. Afinal, o contato com empresas ou clientes, no caso de freelancers, pode ser feito totalmente online e a revisão não exige contato presencial.
6. Designer de Games
Trabalhar em home office como designer de games permite criar jogos eletrônicos usando apenas um computador e internet. Isso inclui desenvolver histórias, personagens e regras dos jogos.
Quais os 6 principais sites para encontrar trabalho home office?
1. Freelancer.com
A freelancer.com foi uma das plataformas pioneiras no que diz respeito ao trabalho home office. Com interface intuitiva, ela reúne empresas em busca de pessoas capacitadas e profissionais em busca de trabalho. A maioria dos projetos é nas áreas de programação e design.
O pagamento pelo serviço é garantido pela empresa, que dispõe de ferramentas como chat ao vivo e contador de tempo para controle do tempo despendido.
2. Home Agent
Home Agent é a primeira empresa brasileira de atendimento em que os funcionários operam em home office. No mercado desde 2011, ela atua na área de atendimento ao consumidor. O propósito é terceirizar as operações de atendimento das empresas, disponibilizando a mão de obra de pessoas que trabalham diretamente de suas casas.
3. uTest
uTest é uma companhia internacional destinada à realização de micro tarefas e testes de usabilidade. Para começar, o usuário se inscreve e cadastra todos os seus equipamentos, construindo um perfil com base nessas informações. A ideia é conectá-lo a empresas interessadas em realizar avaliações autônomas desses aparelhos, tudo feito em home office.
O pagamento é efetuado após a conclusão dos testes, e o valor de cada avaliação pode variar. Por ser uma tarefa simples, é possível conciliá-la com outras atividades.
4. GetNinjas
GetNinjas é uma plataforma com foco na área de prestação de serviços, de modo que os usuários estão aptos a enviar seus orçamentos para clientes em todo o país. A própria plataforma avalia todos os interessados em cada job, e envia três orçamentos mais viáveis aos envolvidos.
5. Fiverr
Fiverr é uma rede global que disponibiliza mais de três milhões de serviços, com preços variando entre US$ 5 e US$ 500. Fundado em 2009, inicialmente voltado para atividades simples, o empreendimento cresceu e hoje proporciona oportunidades no regime home office em diversas áreas, como design e produção de conteúdo.
6. Upwork
Upwork é um site internacional que viabiliza o trabalho remoto em áreas como consultoria jurídica e gestão. Diferente de outros domínios, o Upwork impõe um limite no número de propostas que podem ser enviadas em um determinado período.
Como divulgar o seu serviço em home office?
Para divulgar o seu serviço em home office, use redes sociais e plataformas destinadas a esse regime de trabalho. O LinkedIn é uma das opções mais interessantes, tanto para conseguir trabalho remoto no Brasil quanto no exterior. Além disso, crie um portfólio e amplie sua rede de networking.
Como receber por serviços prestados ao exterior?
Para receber por serviços prestados ao exterior com o home office, você pode usar a Remessa Online. Na plataforma, é possível abrir conta tanto em pessoa física quanto jurídica. Para PF, as taxas começam em 1,64% e podem chegar a 0,70%. Já para PJ, os custos variam entre 0,99% e 0,60%. Quanto maior o valor transacionado, menor a taxa pode ficar.
Gostou do conteúdo? Então, siga a Remessa Online nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e X (antigo Twitter).
Resumindo
1. Aumenta as oportunidades de trabalho, podendo atuar para outros municípios e estados.
2. Dá mais conforto ao colaborador, proporcionando momentos de descanso com qualidade.
3. Proporciona mais economia para a empresa e para o colaborador, evitando gastos com aluguel e transporte.
4. Aumenta a produtividade do colaborador ao poder definir horários de trabalho mais viáveis.
5. Dá mais disposição ao colaborador por evitar estresse relacionado ao trânsito.
6. O colaborador tem mais privacidade para trabalhar, podendo fazer pausas quando achar necessário.
7. Permite passar mais tempo com a família, mesmo estando em horário de trabalho.
1. Aumento da chance de distração com tarefas domésticas.
2. Maior possibilidade de excesso de carga de trabalho.
3. Dificuldade em estabelecer horários para descanso.
4. Possibilidade de sensação de isolamento social.
5. Falta de infraestrutura para trabalhar com qualidade.
6. Dificuldades em cumprir prazos e metas.
7. Falta de garantia da segurança da informação.
8. Diminuição de interação e troca de experiência com toda a equipe.
As funções mais populares no trabalho remoto são: desenvolvedor de software e site, designer gráfico, tradutor, redator, revisor e designer de games.
Freelancer.com, Home Agent, uTest, GetNinjas, Fiverr e UpWork.