Conhecer boas ferramentas de marketing e vendas pode trazer um diferencial importante para o sucesso da sua empresa. Saiba mais sobre a HubSpot!
A HubSpot é hoje uma das maiores plataformas de marketing e vendas do mundo, sendo utilizada por diversas marcas de destaque no mercado. Por esse motivo, provavelmente você já ouviu falar sobre ela. Mas você sabe quais são as soluções ofertadas e seus benefícios?
A empresa fornece grandes ferramentas que ajudam no desenvolvimento de diversos negócios. Logo, se você ainda não conhece detalhes sobre a HubSpot e as ferramentas que ela oferece ao mercado, chegou a hora de esclarecer o assunto.
Continue a leitura deste conteúdo para saber mais sobre a plataforma e os diferenciais de suas plataformas!
O que é HubSpot?
A HubSpot é uma plataforma completa de CRM que trabalha com vendas, marketing e atendimento ao cliente. Ela funciona por meio de diferentes produtos que podem ser integrados para fornecer soluções completas, conforme as necessidades das empresas.
Para tanto, a HubSpot apresenta uma solução totalmente gratuita, com funcionalidades mais básicas e algumas limitações. Ainda, há a possibilidade de contratar os recursos premium, com uma solução mais completa.
Além disso, a plataforma trabalha com a possibilidade de fazer diversas integrações com aplicativos. Inclusive, há um marketplace de Apps, que promovem ainda maior personalização e alinhamento para a ferramenta.
História da HubSpot
A HubSpot é uma empresa criada em 2004 por dois colegas que se conheceram em uma graduação na Massachusetts Institute of Technology (MIT). Eles eram Brian Halligan e Dharmesh Shah, que buscavam uma solução para se adequar à forma como as pessoas pesquisam e compram produtos ou serviços.
Todo o negócio foi desenvolvido considerando o conceito de inbound marketing. Ou seja, a ideia era trazer soluções que considerassem o fato de que as pessoas não querem ser interrompidas com propagandas ou incomodadas por vendedores.
Essa visão foi o diferencial para o sucesso da empresa. Então, o negócio passou a desenvolver soluções de mercado que ajudassem outros empreendimentos a adotar o inbound marketing e aprimorar os processos de vendas.
Como resultado, surgiu uma marca completa, que atendia as principais necessidades dos clientes por meio de suas plataformas. Ao longo dos anos, a empresa continuou desenvolvendo novas ferramentas que unem estratégia, conteúdo e tecnologia.
A HubSpot também se tornou uma importante marca quando se trata de estratégias de marketing. Inclusive, ela organiza o maior evento anual do assunto: o INBOUND. Já o sucesso da plataforma é visível pelos seus resultados: em 2021, por exemplo, a receita total foi de US$ 1,3 bilhão.
O que é automação de marketing?
A automação de marketing se refere ao uso de tecnologias para automatizar diversos processos, trazendo maior eficiência para o setor. Isso também promove maior escalabilidade, otimizando o desempenho obtido ao longo do tempo.
A automação de marketing exige o uso de ferramentas capazes de integrar informações, desenhar diferentes fluxos e estruturas e colocar as estratégias da empresa em prática. A ideia é abandonar as planilhas e o grande volume de ações manuais para ter uma ferramenta que consiga realizar determinadas ações automaticamente.
Considerando o volume de atividades presentes na rotina do time de marketing, esse é um diferencial importante para conquistar mais prospects, leads e clientes. O motivo é que o uso da tecnologia permite agilizar processos, reduzir erros, aumentar a produtividade e utilizar os recursos da melhor maneira.
Isso não significa que a equipe não será necessária. A ferramenta utilizada ainda precisará ser configurada pelas pessoas e os resultados precisam ser acompanhados constantemente. Assim, os processos podem ser aprimorados, permitindo a realização de mais ações em menos tempo, com maior efetividade.
Quais são os principais produtos e suas ferramentas?
Ao longo dos anos, a HubSpot passou por diversas mudanças e evoluções. Atualmente, ela funciona como um CRM de inbound marketing que permite realizar todas as funções necessárias, incluindo vendas e atendimento ao cliente. Em 2022, ela já conta com 5 produtos diferentes:
- Marketing Hub;
- Sales Hub;
- Service Hub;
- CMS Hub;
- Operations Hub.
Eles podem ser usados separadamente. Porém, as empresas também podem unir diferentes funcionalidades, conforme as suas necessidades. Assim, há maior personalização para garantir um bom custo-benefício na contratação.
A seguir, saiba mais sobre os produtos da HubSpot e as ferramentas disponibilizadas em cada um!
1. Marketing Hub
O Marketing Hub é o software desenvolvido para que as empresas consigam aumentar e converter o tráfego do site. Assim, há chances de gerar mais leads que, no futuro, podem resultar em vendas. Para isso, ele permite executar campanhas completas em escalas, otimizando o desempenho das estratégias de marketing digital.
Para isso, a ferramenta permite a automação de marketing e traz uma série de recursos, como:
- publicação em blog;
- suporte para SEO (Search Engine Optimization);
- gerenciamento e acompanhamento de anúncios;
- gestão de redes sociais;
- chat;
- construtor da landing pages;
- criador de formulários;
- e-mail marketing;
- gestão e rastreamento de leads;
- análise de marketing;
- integração com o Salesforce;
- entre outros.
2. Sales Hub
Esse é o software de vendas desenvolvido para que as empresas consigam fechar mais negócios com rapidez. O objetivo é eliminar ruídos nos processos de vendas, organizar informações sobre os prospects e automatizar processos para acompanhar a jornada de compra do cliente. Veja as principais funcionalidades:
- acesso a modelos de e-mail;
- rastreamentos dos e-mails enviados;
- gerenciamento e rastreamentos de documentos;
- ferramentas de captura e análise das conversas com clientes.
- rastreamento e gravação de chamadas;
- automação nas vendas;
- agendador de reuniões;
- pagamentos;
- orçamentos;
- análises e relatórios de vendas;
- disponibilização de manuais de gerenciamento de vendas;
- gerenciamento de pipeline.
3. Service Hub
O Service Hub é o software de atendimento ao cliente para garantir um suporte de alta qualidade para o público. O objetivo é facilitar a conexão com os consumidores. Assim, ajuda não apenas nas vendas, mas na fidelização dos clientes para que eles se tornem promotores da sua marca. Confira as principais ferramentas disponíveis:
- portal do cliente para acompanhar tickets e outras questões;
- central de conhecimento e suporte;
- mensagens e conversas omnichannel;
- help desk e tickets;
- dados analíticos sobre os atendimentos;
- atendimento automático ao cliente;
- gerenciamento das equipes do setor;
- SLA (Service Level Agreement) ou acordo de nível de serviço;
- integração com outras ferramentas;
- pesquisas e feedbacks de clientes.
4. CMS Hub
Você também pode ter um software de gerenciamento de conteúdo para criar sites com facilidade, focados na conversão dos usuários. Isso tudo para permitir a adoção de estratégias, como o marketing de conteúdo, sem precisar de desenvolvedores específicos. Veja as facilidades do CMS Hub:
- recomendações de SEO;
- temas para sites;
- CRM integrado;
- editores simples, de arrastar e soltar;
- testes adaptativos;
- relatórios de atribuição de contatos;
- criador de relatórios personalizados;
- inclusão de links de pagamentos.
5. Operations Hub
Por fim, há o software de operações. Ele visa sincronizar e organizar dados de clientes. Além disso, a ferramenta automatiza processos de negócios para alinhar as equipes e atender as necessidades do público com maior facilidade. Veja os principais recursos:
- sincronização de dados;
- automação de qualidade de dados;
- gerenciamento de equipe e permissões;
- extensões para fluxos de trabalho, disparando ações em outros apps;
- criação de relatórios personalizados;
- organização de todos os dados.
Quais são as vantagens de usar a HubSpot?
A HubSpot consegue entregar uma série de benefícios devido às funcionalidades que fazem parte de cada hub disponível. Porém, para facilitar a sua análise, listamos as principais vantagens dessa ferramenta. Confira!
1. Maior automação nos processos
A primeira vantagem é a maior automação nos processos garantida pelo uso do CRM. Como o software centraliza informações, processos e fluxos, a equipe consegue reduzir o volume de atividades manuais. Assim, pode se dedicar a outras tarefas que são mais relevantes para o negócio.
Também não é preciso ter uma comunicação constante para repassar dados para outros setores, como no caso de troca de informações entre marketing e vendas. Afinal, os colaboradores podem acessar tudo pelo sistema. Isso otimiza o tempo de toda a equipe e beneficia o fluxo de atividades da empresa.
2. Facilidade de uso
Outro diferencial importante do CRM da HubSpot é que ele foi desenvolvido para ser de fácil implementação nas empresas. A ideia é fazer com que a equipe consiga se alinhar ao seu uso com tranquilidade. O foco é a experiência dos usuários.
Além disso, a plataforma foi desenvolvida para facilitar a adaptação para novas necessidades do negócio. Então, se a empresa passar por mudanças, o processo de atualização do sistema é simplificado e sempre focado em manter a facilidade de uso. Afinal, isso beneficia toda a equipe envolvida e, como resultado, auxilia nos processos da empresa.
3. Geração de relatórios completos para embasar decisões
Acompanhar dados é fundamental para embasar a tomada de decisão na gestão. Com a HubSpot, fica mais fácil encontrar todas as informações, com métricas e indicadores que ajudam a identificar o desempenho das diferentes estratégias utilizadas.
É possível acompanhar dados das vendas, taxas de cliques, informações sobre leads, desempenho de campanhas e outras informações relevantes. Logo, a ferramenta pode ser o diferencial para tornar a sua empresa data driven, ou seja, com uma gestão baseada em dados.
4. Integração de diferentes processos e plataformas
Como você viu, a ferramenta também permite trazer mais personalização por meio da integração de diferentes aplicativos. Para isso, basta acessar o App Marketplace. Lá, você encontra diversos apps nativos ou desenvolvidos por terceiros para trazer recursos avançados e ainda mais completos para a sua empresa.
Existem versões gratuitas e pagas, dando liberdade para compor a estratégia da maneira mais alinhada ao orçamento e às necessidades do negócio. Isso reduz as chances de precisar recorrer a soluções paralelas ao CRM, garantindo a maior integração dos processos internos.
5. Aumento da produtividade da equipe
Com os benefícios citados, a equipe pode se tornar muito mais produtiva. A comunicação é mais eficaz, os erros são reduzidos e a geração de relatórios pode ser feita de maneira praticamente instantânea, utilizando o CRM.
Como resultado, a empresa consegue buscar mais resultados, sem que isso exija a contratação de mais pessoas ou implique na redução da qualidade das entregas. Portanto, o negócio se torna muito mais eficiente.
6. Aumento das vendas
Os benefícios também promovem o aumento das vendas. Como a HubSpot permite trabalhar com marketing, vendas e atendimento ao cliente, ela aprimora os pilares necessários para ampliar o faturamento.
Afinal, ela permite adotar estratégias mais efetivas, considerando o funil de vendas e a jornada de cada cliente. Em geral, as práticas de marketing passam a ser mais alinhadas, gerando mais oportunidades de fechar negócios. O melhor atendimento também colabora com essa questão, além de promover a fidelização de clientes.
7. Melhora nos lucros
Todos os benefícios colaboram para que a empresa amplie os lucros. Isso porque a otimização de processos e aumento da produtividade faz com que os recursos sejam melhor aplicados na empresa. Em geral, é possível produzir mais, com mais qualidade e menos custos — ainda que a ferramenta exija um investimento.
Conseguiu entender mais sobre o CRM da HubSpot? Essa é uma ferramenta bastante completa para as empresas que precisam aprimorar processos de vendas, inbound marketing e atendimento ao cliente. Assim, há chances de conquistar melhores resultados para o negócio.
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Resumindo
A HubSpot é uma plataforma completa de CRM que trabalha com vendas, marketing e atendimento ao cliente, facilitando as práticas de inbound marketing da empresa.
A automação de marketing consiste no uso de tecnologias para automatizar diversos processos, trazendo mais eficiência para o setor. Isso também promove maior escalabilidade, otimizando o desempenho obtido ao longo do tempo.
As ferramentas da HubSpot são:
– Marketing Hub;
– Sales Hub;
– Service Hub;
– CMS Hub;
– Operations Hub.
As principais vantagens de usar a HubSpot são:
– maior automação nos processos;
– facilidade de uso;
– geração de relatórios completos para embasar decisões;
– integração de diferentes processos e plataformas;
– aumento da produtividade da equipe;
– aumento das vendas;
– melhora nos lucros.