Hubspot: tudo sobre a plataforma de vendas e Inbound Marketing

Conhecer boas ferramentas de marketing e vendas pode trazer um diferencial importante para o sucesso da sua empresa. Saiba mais sobre a HubSpot!

A HubSpot é hoje uma das maiores plataformas de marketing e vendas do mundo, sendo utilizada por diversas marcas de destaque no mercado. Por esse motivo, provavelmente você já ouviu falar sobre ela. Mas você sabe quais são as soluções ofertadas e seus benefícios?

A empresa fornece grandes ferramentas que ajudam no desenvolvimento de diversos negócios. Logo, se você ainda não conhece detalhes sobre a HubSpot e as ferramentas que ela oferece ao mercado, chegou a hora de esclarecer o assunto.

Continue a leitura deste conteúdo para saber mais sobre a plataforma e os diferenciais de suas plataformas!

O que é HubSpot?

A HubSpot é uma plataforma completa de CRM que trabalha com vendas, marketing e atendimento ao cliente. Ela funciona por meio de diferentes produtos que podem ser integrados para fornecer soluções completas, conforme as necessidades das empresas.

Para tanto, a HubSpot apresenta uma solução totalmente gratuita, com funcionalidades mais básicas e algumas limitações. Ainda, há a possibilidade de contratar os recursos premium, com uma solução mais completa.

Além disso, a plataforma trabalha com a possibilidade de fazer diversas integrações com aplicativos. Inclusive, há um marketplace de Apps, que promovem ainda maior personalização e alinhamento para a ferramenta.

História da HubSpot

A HubSpot é uma empresa criada em 2004 por dois colegas que se conheceram em uma graduação na Massachusetts Institute of Technology (MIT). Eles eram Brian Halligan e Dharmesh Shah, que buscavam uma solução para se adequar à forma como as pessoas pesquisam e compram produtos ou serviços.

Todo o negócio foi desenvolvido considerando o conceito de inbound marketing. Ou seja, a ideia era trazer soluções que considerassem o fato de que as pessoas não querem ser interrompidas com propagandas ou incomodadas por vendedores.

Essa visão foi o diferencial para o sucesso da empresa. Então, o negócio passou a desenvolver soluções de mercado que ajudassem outros empreendimentos a adotar o inbound marketing e aprimorar os processos de vendas.

Como resultado, surgiu uma marca completa, que atendia as principais necessidades dos clientes por meio de suas plataformas. Ao longo dos anos, a empresa continuou desenvolvendo novas ferramentas que unem estratégia, conteúdo e tecnologia.

A HubSpot também se tornou uma importante marca quando se trata de estratégias de marketing. Inclusive, ela organiza o maior evento anual do assunto: o INBOUND. Já o sucesso da plataforma é visível pelos seus resultados: em 2021, por exemplo, a receita total foi de US$ 1,3 bilhão.

O que é automação de marketing?

A automação de marketing se refere ao uso de tecnologias para automatizar diversos processos, trazendo maior eficiência para o setor. Isso também promove maior escalabilidade, otimizando o desempenho obtido ao longo do tempo.

A automação de marketing exige o uso de ferramentas capazes de integrar informações, desenhar diferentes fluxos e estruturas e colocar as estratégias da empresa em prática. A ideia é abandonar as planilhas e o grande volume de ações manuais para ter uma ferramenta que consiga realizar determinadas ações automaticamente.

Considerando o volume de atividades presentes na rotina do time de marketing, esse é um diferencial importante para conquistar mais prospects, leads e clientes. O motivo é que o uso da tecnologia permite agilizar processos, reduzir erros, aumentar a produtividade e utilizar os recursos da melhor maneira.

Isso não significa que a equipe não será necessária. A ferramenta utilizada ainda precisará ser configurada pelas pessoas e os resultados precisam ser acompanhados constantemente. Assim, os processos podem ser aprimorados, permitindo a realização de mais ações em menos tempo, com maior efetividade.

Quais são os principais produtos e suas ferramentas?

Ao longo dos anos, a HubSpot passou por diversas mudanças e evoluções. Atualmente, ela funciona como um CRM de inbound marketing que permite realizar todas as funções necessárias, incluindo vendas e atendimento ao cliente. Em 2022, ela já conta com 5 produtos diferentes:

  • Marketing Hub;
  • Sales Hub;
  • Service Hub;
  • CMS Hub;
  • Operations Hub.

Eles podem ser usados separadamente. Porém, as empresas também podem unir diferentes funcionalidades, conforme as suas necessidades. Assim, há maior personalização para garantir um bom custo-benefício na contratação.

A seguir, saiba mais sobre os produtos da HubSpot e as ferramentas disponibilizadas em cada um!

1. Marketing Hub

O Marketing Hub é o software desenvolvido para que as empresas consigam aumentar e converter o tráfego do site. Assim, há chances de gerar mais leads que, no futuro, podem resultar em vendas. Para isso, ele permite executar campanhas completas em escalas, otimizando o desempenho das estratégias de marketing digital.

Para isso, a ferramenta permite a automação de marketing e traz uma série de recursos, como:

  • publicação em blog;
  • suporte para SEO (Search Engine Optimization);
  • gerenciamento e acompanhamento de anúncios;
  • gestão de redes sociais;
  • chat;
  • construtor da landing pages;
  • criador de formulários;
  • e-mail marketing;
  • gestão e rastreamento de leads;
  • análise de marketing;
  • integração com o Salesforce;
  • entre outros.

2. Sales Hub

Esse é o software de vendas desenvolvido para que as empresas consigam fechar mais negócios com rapidez. O objetivo é eliminar ruídos nos processos de vendas, organizar informações sobre os prospects e automatizar processos para acompanhar a jornada de compra do cliente. Veja as principais funcionalidades:

  • acesso a modelos de e-mail;
  • rastreamentos dos e-mails enviados;
  • gerenciamento e rastreamentos de documentos;
  • ferramentas de captura e análise das conversas com clientes.
  • rastreamento e gravação de chamadas;
  • automação nas vendas;
  • agendador de reuniões;
  • pagamentos;
  • orçamentos;
  • análises e relatórios de vendas;
  • disponibilização de manuais de gerenciamento de vendas;
  • gerenciamento de pipeline.

3. Service Hub

O Service Hub é o software de atendimento ao cliente para garantir um suporte de alta qualidade para o público. O objetivo é facilitar a conexão com os consumidores. Assim, ajuda não apenas nas vendas, mas na fidelização dos clientes para que eles se tornem promotores da sua marca. Confira as principais ferramentas disponíveis:

  • portal do cliente para acompanhar tickets e outras questões;
  • central de conhecimento e suporte;
  • mensagens e conversas omnichannel;
  • help desk e tickets;
  • dados analíticos sobre os atendimentos;
  • atendimento automático ao cliente;
  • gerenciamento das equipes do setor;
  • SLA (Service Level Agreement) ou acordo de nível de serviço;
  • integração com outras ferramentas;
  • pesquisas e feedbacks de clientes.

4. CMS Hub

Você também pode ter um software de gerenciamento de conteúdo para criar sites com facilidade, focados na conversão dos usuários. Isso tudo para permitir a adoção de estratégias, como o marketing de conteúdo, sem precisar de desenvolvedores específicos. Veja as facilidades do CMS Hub:

  • recomendações de SEO;
  • temas para sites;
  • CRM integrado;
  • editores simples, de arrastar e soltar;
  • testes adaptativos;
  • relatórios de atribuição de contatos;
  • criador de relatórios personalizados;
  • inclusão de links de pagamentos.

5. Operations Hub

Por fim, há o software de operações. Ele visa sincronizar e organizar dados de clientes. Além disso, a ferramenta automatiza processos de negócios para alinhar as equipes e atender as necessidades do público com maior facilidade. Veja os principais recursos:

  • sincronização de dados;
  • automação de qualidade de dados;
  • gerenciamento de equipe e permissões;
  • extensões para fluxos de trabalho, disparando ações em outros apps;
  • criação de relatórios personalizados;
  • organização de todos os dados.

Quais são as vantagens de usar a HubSpot?

A HubSpot consegue entregar uma série de benefícios devido às funcionalidades que fazem parte de cada hub disponível. Porém, para facilitar a sua análise, listamos as principais vantagens dessa ferramenta. Confira!

1. Maior automação nos processos

A primeira vantagem é a maior automação nos processos garantida pelo uso do CRM. Como o software centraliza informações, processos e fluxos, a equipe consegue reduzir o volume de atividades manuais. Assim, pode se dedicar a outras tarefas que são mais relevantes para o negócio.

Também não é preciso ter uma comunicação constante para repassar dados para outros setores, como no caso de troca de informações entre marketing e vendas. Afinal, os colaboradores podem acessar tudo pelo sistema. Isso otimiza o tempo de toda a equipe e beneficia o fluxo de atividades da empresa.

2. Facilidade de uso

Outro diferencial importante do CRM da HubSpot é que ele foi desenvolvido para ser de fácil implementação nas empresas. A ideia é fazer com que a equipe consiga se alinhar ao seu uso com tranquilidade. O foco é a experiência dos usuários.

Além disso, a plataforma foi desenvolvida para facilitar a adaptação para novas necessidades do negócio. Então, se a empresa passar por mudanças, o processo de atualização do sistema é simplificado e sempre focado em manter a facilidade de uso. Afinal, isso beneficia toda a equipe envolvida e, como resultado, auxilia nos processos da empresa.

3. Geração de relatórios completos para embasar decisões

Acompanhar dados é fundamental para embasar a tomada de decisão na gestão. Com a HubSpot, fica mais fácil encontrar todas as informações, com métricas e indicadores que ajudam a identificar o desempenho das diferentes estratégias utilizadas.

É possível acompanhar dados das vendas, taxas de cliques, informações sobre leads, desempenho de campanhas e outras informações relevantes. Logo, a ferramenta pode ser o diferencial para tornar a sua empresa data driven, ou seja, com uma gestão baseada em dados.

4. Integração de diferentes processos e plataformas

Como você viu, a ferramenta também permite trazer mais personalização por meio da integração de diferentes aplicativos. Para isso, basta acessar o App Marketplace. Lá, você encontra diversos apps nativos ou desenvolvidos por terceiros para trazer recursos avançados e ainda mais completos para a sua empresa.

Existem versões gratuitas e pagas, dando liberdade para compor a estratégia da maneira mais alinhada ao orçamento e às necessidades do negócio. Isso reduz as chances de precisar recorrer a soluções paralelas ao CRM, garantindo a maior integração dos processos internos.

5. Aumento da produtividade da equipe

Com os benefícios citados, a equipe pode se tornar muito mais produtiva. A comunicação é mais eficaz, os erros são reduzidos e a geração de relatórios pode ser feita de maneira praticamente instantânea, utilizando o CRM.

Como resultado, a empresa consegue buscar mais resultados, sem que isso exija a contratação de mais pessoas ou implique na redução da qualidade das entregas. Portanto, o negócio se torna muito mais eficiente.

6. Aumento das vendas

Os benefícios também promovem o aumento das vendas. Como a HubSpot permite trabalhar com marketing, vendas e atendimento ao cliente, ela aprimora os pilares necessários para ampliar o faturamento.

Afinal, ela permite adotar estratégias mais efetivas, considerando o funil de vendas e a jornada de cada cliente. Em geral, as práticas de marketing passam a ser mais alinhadas, gerando mais oportunidades de fechar negócios. O melhor atendimento também colabora com essa questão, além de promover a fidelização de clientes.

7. Melhora nos lucros

Todos os benefícios colaboram para que a empresa amplie os lucros. Isso porque a otimização de processos e aumento da produtividade faz com que os recursos sejam melhor aplicados na empresa. Em geral, é possível produzir mais, com mais qualidade e menos custos — ainda que a ferramenta exija um investimento.

Conseguiu entender mais sobre o CRM da HubSpot? Essa é uma ferramenta bastante completa para as empresas que precisam aprimorar processos de vendas, inbound marketing e atendimento ao cliente. Assim, há chances de conquistar melhores resultados para o negócio.

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Resumindo

O que é o sistema HubSpot?

A HubSpot é uma plataforma completa de CRM que trabalha com vendas, marketing e atendimento ao cliente, facilitando as práticas de inbound marketing da empresa.

O que é automação de marketing?

A automação de marketing consiste no uso de tecnologias para automatizar diversos processos, trazendo mais eficiência para o setor. Isso também promove maior escalabilidade, otimizando o desempenho obtido ao longo do tempo.

Quais são as ferramentas da HubSpot?

As ferramentas da HubSpot são:

– Marketing Hub;
– Sales Hub;
– Service Hub;
– CMS Hub;
– Operations Hub.

Quais são as principais vantagens de usar a HubSpot?

As principais vantagens de usar a HubSpot são:

– maior automação nos processos;
– facilidade de uso;
– geração de relatórios completos para embasar decisões;
– integração de diferentes processos e plataformas;
– aumento da produtividade da equipe;
– aumento das vendas;
– melhora nos lucros.

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