IA Generativa: o que é, origem e como funciona

A popularização do ChatGPT acelerou o lançamento de produtos de IA Generativa de outras empresas que já trabalhavam com inteligência artificial, como Google e Microsoft. Novas formas de usar a ferramenta iniciaram uma verdadeira corrida de conhecimento de quem domina melhor e reinventa a tecnologia.

Alguns chatbots já são capazes de aprender com as conversas dos próprios usuários. Textos descritivos tornam-se novas imagens de alta qualidade em segundos por meio de sistemas que treinaram com bancos de imagens imensos. 

Ficou curioso e quer saber mais sobre Inteligência Artificial Generativa? Continue lendo!

O que significa IA generativa?

A IA Generativa é uma técnica de algoritmos de aprendizado de máquinas que consegue produzir um conteúdo novo a partir de informações que já existem. A sigla significa Inteligência Artificial Generativa

As IAs são ”treinadas” com milhares de dados e assim podem criar padrões de construção de elementos, ou modelos de linguagem, e geram novas informações. Com a popularização da IA em plataformas como o Chat GPT e Dall-E, empresas como o Google e a Microsoft entraram na corrida da inteligência artificial.

A IA tinha um papel limitado e era projetada apenas para reconhecer padrões e prever os objetivos do usuário. O avanço da tecnologia inteligência artificial permite que ela produza novos conteúdos de imagens, textos, áudios, programação, análises etc.

Qual é a origem da IA Generativa?

A IA Generativa está em desenvolvimento desde a década de 1970, com o objetivo de gerar textos sozinha. Engenheiros especializados em IA eventualmente começaram a treinar as GANS, redes adversárias generativas, capazes de produzir textos baseados na fala humana. Atualmente, consegue replicar a fala humana em formato de escrita graças aos avanços tecnológicos de IA e do Processamento de Línguas Naturais.

A IA se configura como um algoritmo derivado da inteligência artificial, treinado para produzir conteúdo a partir de uma base de dados. Ela é fruto direto de décadas de pesquisa na área de redes neurais humanas.

Como a IA Generativa funciona?

A IA Generativa funciona a partir de 2 redes neurais generativas, também conhecidas como GANS: a geradora e a discriminadora. Uma rede neural cria dados, a geradora, e a outra analisa a qualidade dos dados que são gerados, a discriminadora. Assim, as redes aprendem e geram novas informações.

As redes neurais são “treinadas” com milhares de textos, artigos, livros e dados diversos para produzir conteúdo novo. Para então replicar um modelo de linguagem humana e responder a perguntas de forma independente.

Exemplos de IA Generativa

Alguns exemplos de IA Generativa são: GPT-4, Google Bard, Github Copilot, Bing Chat, DALL-E, Midjourney, Jasper etc. Para ser classificada como IA Generativa, a ferramenta precisa gerar novos dados como imagens, textos, sons etc, a partir de uma estrutura de aprendizado de máquina.

No entanto, com os avanços da tecnologia, diversos segmentos poderão ser impactados negativamente pelo uso da inteligência artificial. Áreas de design, marketing de empresas e vendas enxergam riscos na aplicação da IA Generativa. A possibilidade de corte de empregos e uso indevido da tecnologia preocupa membros do mercado.

Possibilidades de uso da IA Generativa

  • Machine learning.
  • Resumo de textos.
  • Códigos de programação, como Python, Java etc.
  • Criação de imagens e ilustrações.
  • Materiais de design.
  • Materiais de branding.
  • Mensagens outbound.
  • Criação de conteúdo personalizado de campanhas.

A IA Generativa é um avanço de uma tecnologia que é uma ferramenta importante para diversos segmentos do mercado. Seu papel é visto com ceticismo, mas ela também oferece muitos benefícios aos usuários. Seja para produzir textos, seja dirigir carros, a IA Generativa parece ter encontrado um espaço para crescer cada vez mais.

Gostou de conhecer mais sobre IA Generativa? Assine a newsletter da Remessa Online e fique por dentro de novidades do mercado financeiro e tecnológico!

Resumindo

Quais são os tipos de IA que existem?

Os 3 principais tipos de IA são: IA Fraca ou Estreita, IA Geral e IA Forte. A IA Fraca processa dados e oferece resultados, mas sem autoconsciência. A IA Geral prevê resultados e produz respostas para eles, como assistentes virtuais e mecanismos de busca. A IA Forte, ou Superinteligência, não apenas processa dados, mas também produz conteúdo, com autoconsciência. Ainda há outros 4 tipos de IA: Máquinas Reativas, Teoria da Mente, Memória Limitada e Autoconsciência.

Qual tipo de IA é o ChatGPT?

O ChatGPT funciona com a IA Generativa, inteligência artificial que produz novas informações a partir do treinamento que recebe. As IAs são ensinadas com milhares de dados e, assim, criam um padrão de construção, ou um modelo de linguagem, gerando novas informações.

Related posts

Receita Federal amplia controle sobre PIX e transações com cartões de crédito

HMPV: o que é, sintomas e prevenção da doença que está aumentando na China

ADP deve reforçar resiliência do mercado de trabalho americano