A restituição do Imposto de Renda em 2025 poderá ser realizada via Pix, assim como em anos anteriores. Mas, neste ano, houve uma mudança: os contribuintes que utilizarem simultaneamente a declaração pré-preenchida e optarem por receber a restituição via Pix terão prioridade na fila de pagamentos. Anteriormente, a prioridade era concedida a quem escolhia uma dessas opções; agora, é necessário combinar ambas para obter essa vantagem.
Com esse processo, as inconsistências nas informações bancárias são reduzidas. Continue a leitura e entenda como você pode informar sua chave e entrar na fila prioritária!
A restituição via Pix no Imposto de Renda 2025 funciona de forma que os contribuintes recebem os valores restituídos da declaração por meio do Pix. Além disso, quem optar simultaneamente pela declaração pré-preenchida, terá prioridade no pagamento da restituição do Imposto de Renda. Quem informar o Pix na declaração receberá o valor devido após os demais grupos prioritários previstos em lei.
A chave Pix que deve ser informada para restituição do Imposto de Renda 2025 é o CPF do titular da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF). Chaves Pix de e-mail, aleatórias ou número de telefone não podem ser utilizadas. Além disso, caso o CPF do titular não esteja cadastrado em nenhuma conta bancária válida, a restituição não será realizada e o contribuinte deverá reagendar o crédito da restituição via Central de Atendimento do Banco do Brasil.
Como a chave Pix deve ser o CPF do titular cadastrado em uma conta bancária válida, não será necessário informá-la neste momento, bastando apenas selecionar a opção “Pix”. Após realizar esse procedimento, é só enviar a declaração que a restituição do Imposto de Renda 2025 será realizada via Pix.
Não. Quem optou por receber a restituição do Imposto de Renda via Pix não receberá o pagamento no primeiro lote. Em 2024, a Receita Federal incluiu os contribuintes que optaram pelo Pix no 4º lote, o que pode se repetir em 2025.
Isso acontece porque todos os contribuintes de grupos prioritários devem receber a restituição antes, como idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência física ou mental e contribuintes com renda no magistério.
Além disso, a data de entrega da declaração também é considerada como critério de desempate, favorecendo aqueles que a enviam mais cedo.
Não há como saber antecipadamente em qual lote ou data os contribuintes que optaram pela restituição por Pix irão receber o valor. Isso porque existem outros grupos prioritários na frente. Mas, você pode conferir o calendário de lotes de 2025 abaixo:
1º Lote: 30 de maio
2º Lote: 30 de junho
3º Lote: 31 de julho
4º Lote: 29 de agosto
5º Lote: 30 de setembro
Quem enviar a declaração mais cedo receberá a restituição primeiro. No entanto, se houver erros ou omissões, o contribuinte será colocado no fim da fila de pagamentos.
O pagamento da restituição do Imposto de Renda é realizado via lotes bancários. O lote de pagamento dos contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber a restituição via Pix deve ser o 4º se seguir o mesmo padrão do ano anterior. Desse modo, a restituição do Imposto de Renda via Pix não deve cair antes do dia 29 de agosto.
A restituição do Imposto de Renda via Pix só funciona quando o contribuinte possui uma chave Pix cadastrada em uma conta bancária válida. Caso contrário, o titular da declaração não receberá o crédito da restituição e deverá reagendar o pagamento via Central de Atendimento do Banco do Brasil.
Quando os dados declarados pelo contribuinte no Imposto de Renda divergem dos dados fornecidos por terceiros (empresas, instituições financeiras, entre outras), a declaração cai na malha fina. Nesse caso, a restituição do Imposto de Renda não será realizada. Para apurar a situação, basta que o contribuinte entre no Portal e-CAC, selecione a opção “Meu Imposto de Renda (extrato da DIRPF)”, vá até a aba “Processamento” e clique em “Pendências de Malha”.
Informar o Pix para restituição do Imposto de Renda é uma forma de obter prioridade nos lotes de pagamento. Para isso, é importante cadastrar uma chave Pix com o CPF do contribuinte da declaração do IR e optar pela declaração pré-preenchida.
Gostou deste conteúdo? Então, acompanhe a Remessa Online no LinkedIn, Facebook, Instagram, YouTube e X para conferir muito mais.
1. Baixe e acesse o Programas Geradores de Declaração (PGD);
2. Inicie uma nova declaração e preencha todos os dados solicitados;
3. No menu lateral esquerdo, vá até a seção “Resumo da Declaração”;
4. Clique em “Cálculo do Imposto”;
5. Na janela central, vá até a seção “Imposto a Restituir”;
6. Na subseção “Informações Bancárias”, em “Tipo de conta”, selecione “Pix”.
Para entrar no grupo prioritário é preciso optar pelo Pix em conjunto com a declaração pré-preenchida. Esse grupo irá receber após os outros que têm prioridade como idosos e quem tem a maior fonte de renda do magistério.
Saiba neste post como o freelancer deve declarar Imposto de Renda. Saiba quais documentos enviar…
Saiba o que é a restituição do Imposto de Renda, como funciona, como consultar o…
Entenda todos os detalhes sobre como declarar o imposto de renda quando se está morando…
X (Twitter) enfrenta instabilidade global nesta sexta-feira (28); usuários recorrem ao Bluesky e outras alternativas.…
Um dos principais eventos de música do Brasil acontece neste fim de semana. Confira tudo…
Veja como declarar investimentos no exterior ao saber das obrigações, novas regras e como declarar…