A Receita Federal divulgou as regras para quem é obrigado a fazer a declaração de Imposto de Renda em 2021, que continuam as mesmas do ano anterior. No entanto, mesmo quem não se encaixa nos critérios de obrigatoriedade, pode ter benefícios ao fazer a declaração.
Acompanhe o artigo abaixo e veja quais são as vantagens de fazer a declaração de Imposto de Renda 2021 mesmo em casos não obrigatórios.
As situações em que o brasileiro é obrigado a fazer a Declaração de IR 2021 são:
Por outro lado, as pessoas que não são obrigadas a fazer a declaração são:
Apesar de nem todos serem obrigados a fazer a declaração de Imposto de Renda, existem algumas situações no qual o contribuinte, que não tem essa obrigatoriedade, pode se beneficiar ao realizar a declaração.
Confira abaixo algumas situações vantajosas para o contribuinte:
Aqueles que não são obrigados a fazer a declaração, mas tiveram algum tipo de retenção de Imposto de Renda durante o ano, podem fazer a declaração e receber o imposto pago.
Isso acontece porque esse imposto é uma retenção antecipada dos tributos sobre rendimentos tributáveis. Nesse caso, porém, houve a retenção mas o contribuinte ficou abaixo do mínimo, ou seja, ele não precisaria ter pago esse valor. Assim, ele pode apresentar a declaração para ter a restituição.
Outra situação vantajosa é para quem deseja ter um documento que comprove seus rendimentos. Ainda que o contribuinte tenha um rendimento menor do que o obrigatório para tributar, esse documento comprova sua renda e é muito útil em diversos momentos, como na hora de dar entrada em um financiamento, por exemplo.
Para conseguir um financiamento, imobiliário ou de automóvel, muitos bancos exigem o documento dos clientes. Por isso, realizar a declaração do Imposto de Renda vale pena nesses casos.
Outra vantagem é aumentar seu limite de transferências na Remessa Online. Se você enviar a declaração de IR e fizer o cadastro completo, pode ter seu limite de transferências ampliado, que será avaliado de acordo com seus rendimentos.
Por fim, se o contribuinte pretende fazer uma viagem ao exterior, a declaração pode ser vantajosa porque ela pode ser necessária para quem quiser obter um visto em um país estrangeiro. Por exemplo, o Consulado dos Estados Unidos solicita a Declaração de Imposto de Renda para emitir o documento, uma vez que ela serve como comprovante de condições financeiras para o viajante custear os gastos no país.
O contribuinte que não é obrigado a entregar a Declaração de Imposto de Renda 2021 não precisa se preocupar em fazer o documento até 30 de abril. Isso porque, eles podem entregar o documento a qualquer momento, mesmo depois do prazo, sem pagar nenhuma multa.
Esses contribuintes podem enviar a declaração em até cinco anos após o ano referente à declaração. Ou seja, a declaração referente a 2020 pode ser entregue até 2025.
Fazer a declaração do Imposto de Renda e receber a restituição de impostos retidos na fonte é um direito do contribuinte. No entanto, a partir do momento em que ele decide fazer a declaração do IR, é preciso fornecer todas as informações corretamente para não cair na chamada malha fina.
Ainda que não seja obrigatório para todos, existem muitos casos em que fazer a declaração de Imposto de Renda gera benefícios para o contribuinte. Mas, se você decidir fazer a sua, lembre-se de separar todos os documentos com calma e fornecer todas as informações sem erros para que não tenha problemas com a Receita Federal.
Aproveite para conferir este artigo com dicas para não cair na malha fina ao declarar seu IR.
O famoso “Ela não vem mais” agora é passado! Em 2025, o Rio de Janeiro…
Acompanhe o impacto dos acontecimentos mais relevantes sobre o real x dólar, euro e libra,…
Descubra quem tem direito à pensão por morte, como solicitar e quais as regras para…
O dólar hoje abriu esta sexta-feira (21) em R$5,7029, após ter atingido a mínima de…
Se você ama a energia dos blocos de Carnaval de São Paulo, prepare-se porque a…
Entenda o novo recurso da Uber que permite aos motoristas bloquear passageiros indesejados, lançado estrategicamente…