O indicador financeiro é uma ferramenta importante para avaliar a realidade das finanças e vendas do seu negócio. Com base nesses resultados, os gestores podem tomar decisões assertivas sobre as finanças da empresa e até mesmo elaborar planejamentos mais consistentes.
Além disso, podem ser aplicados desde pequenas até grandes empresas, incluindo startups. Acompanhe nosso artigo e conheça quais são os principais indicadores financeiros e dicas de como calculá-los.
Indicadores financeiros: quais são?
Independente do porte da sua empresa, analisar os indicadores financeiros de um negócio é essencial para antecipar possíveis problemas. Sem contar que também pode-se avaliar o melhor momento para realizar mudanças e ajustes necessários.
Confira alguns indicadores financeiros importantes para o seu negócio:
Custos fixos
Esse é um importante indicador financeiro porque os custos fixos representam todas as despesas recorrentes do seu negócio. São aqueles custos que se repetem todos os meses ou variam um pouco durante certo período.
Apesar disso, elas sempre devem ser pagas mensalmente e são despesas consideráveis para o seu negócio. Confira abaixo alguns exemplos de custos fixos:
- • Aluguel do imóvel;
- • Gastos com limpeza;
- • Gastos com segurança;
- • Impostos.
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Custos variáveis
Por outro lado, os custos variáveis são as despesas que variam mensalmente segundo as atividades produtivas do seu negócio. Alguns exemplos desse tipo de despesas que devem ser considerados são:
- • Água;
- • Energia;
- • Salários;
- • Aluguel.
Os dois tipos de custos são importantes indicadores de como estão as finanças da sua empresa. Afinal, sem esse tipo de informação, você não saberá quanto a sua empresa deve produzir para ser capaz de cobrir suas despesas e ter lucro.
Além disso, servem como base para outros indicadores tais como o fluxo de caixa, DRE e até mesmo o planejamento financeiro da empresa.
Fluxo de caixa
O fluxo de caixa consiste no valor que entra e sai da conta da empresa durante determinado período. Por isso, ele é um indicador financeiro crucial para o sucesso de qualquer negócio.
Ele também ajuda a identificar os recebimentos do seu negócio e as obrigações financeiras. Isso torna possível a análise e monitoramento das operações, assim como evita a geração de dívidas.
Afinal, se você não conhecer o fluxo de caixa, corre o risco de tomar decisões financeiras equivocadas e diminuir bastante a margem de lucros. Isso é fundamental para o sucesso do seu negócio.
Ponto de equilíbrio
O ponto de equilíbrio também deve ser considerado na hora de avaliar a situação financeira da sua empresa. Ele se refere a quantidade da receita mínima que o seu negócio precisa para cobrir todas as despesas e custos mensais.
Conhecer esse indicativo permite que você tenha maior controle sobre a sua empresa. Assim, será possível conhecer qual o montante de vendas que o negócio precisa gerar para ter lucro ou evitar o prejuízo.
Se os resultados durante um período forem superiores ao ponto de equilíbrio, a sua empresa teve lucros. Por outro lado, se os valores forem abaixo desse indicativo, você teve perdas financeiras. Portanto, esse é um indicador financeiro que precisa ser acompanhado constantemente para avaliar a situação financeira do seu negócio.
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Margem Ebitda
A margem Ebitda é o lucro antes da dedução de juros, depreciação, impostos e amortização do negócio. Esse indicador financeiro representa o lucro ou prejuízo que a empresa tem, mas sem considerar todos os descontos.
Diante disso, essa margem fornece informações relevantes sobre o valor e o impacto das vendas no caixa da sua empresa. A base de cálculo consiste na soma dos seguintes valores:
- • Lucro operacional líquido;
- • Depreciação;
- • Amortização.
Market Share
O Market Share, também conhecido como parcela de mercado, é um indicador indispensável para as empresas. Também é uma importante ferramenta para avaliação do desempenho do seu negócio.
Esse indicativo também ajuda a identificar a parcela de mercado da qual a sua empresa tem participação. Nesse sentido, o seu negócio pode ter uma porcentagem de Market Share em uma região do país e outra no território nacional.
É por meio desse indicador que você pode descobrir se a empresa é ou não líder em seu segmento. Mas, para que isso aconteça, o Market Share deve ser utilizado diariamente e melhorias estratégicas devem ser aplicadas continuamente.
Ticket médio
O ticket médio é outro indicador financeiro importante e que precisa ser acompanhado com frequência. De maneira simples, ele representa o valor médio de vendas que o seu negócio obteve durante um determinado período. Com essa informação em mãos, é possível fazer projeções financeiras e também do setor de venda da empresa.
O cálculo desse indicador é bem simples. Basta dividir o total das receitas pelo número de serviços ou produtos vendidos. Com base no resultado, é mais simples analisar o desempenho das vendas e até mesmo formular novas estratégias de marketing para aumentá-lo. Afinal, quanto maior for o ticket médio de uma empresa, melhor será o seu desempenho.
Agora que você conhece quais são os principais indicadores financeiros, utilize-os na gestão da sua empresa e garanta melhores resultados.
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