Muitas Startups em crescimento buscam por um investidor para alavancar seus negócios. Uma boa opção são as aceleradoras, empresas em busca de negócios com potencial de crescimento. Portanto, participar do processo de aceleração é uma forma de as Startups decolarem e entrarem no mercado.
Acompanhe o artigo abaixo para entender como funciona uma aceleradora de negócios. Ainda, veja algumas dicas para conseguir o investimento de uma. Confira!
O que é uma aceleradora?
Uma aceleradora é uma organização que simplifica o crescimento de Startups. Ela permite que um negócio ganhe escalabilidade ainda em seu estágio inicial.
Aceleradoras buscam Startups com potencial de crescimento rápido para que com um investimento os empreendedores consigam consolidar suas ideias e construir seu negócio. Em geral, criam programas com tempo já determinado para o crescimento das startups que assistem. Tudo isso em troca de participação acionária nas Startups aceleradas.
Como funcionam
O tempo médio de permanência de uma Startup na aceleradora é três a oito meses. Elas contam com ferramentas para fazer as Startups crescerem como:
- • Mentoria;
- • Acesso a cursos;
- • Aporte financeiro;
- • Networking com outros empresários;
- • Acesso a profissionais como designers, especialistas em marketing e empreendimento;
- • Apoio em pesquisa de mercado;
- • Aconselhamento quanto ao modelo de negócio.
E não é só isso. Os especialistas também fornecem feedbacks frequentes aos empreendedores conforme os resultados são alcançados, para garantir o crescimento do negócio.
Quais as vantagens de ser acelerado
Ao ser acelerado por um investidor, a primeira vantagem, é claro, é o apoio financeiro, mas essa não é a única. Além disso, você conta com um ambiente de conhecimento compartilhado e tem acesso a mentores com diversas especialidades em que você pode aprender sobre gestão, comunicação, negociações, relacionamento com investidor e outros benefícios interessantes para quem quer empreender com sucesso.
Em uma aceleradora, também é possível ter contato com outras Startups e construir um relacionamento e rede de contatos, que seria muito mais demorado se estivesse no mercado por conta própria. Muitas vezes, essas aceleradoras promovem eventos nacionais e internacionais que são ótimas oportunidades para construir seu networking.
Outra grande vantagem é o acesso a investidores brasileiros e estrangeiros, que podem fazer um aporte de capital e se tornar sócios de sua empresa. Ainda, você tem acesso a canais de marketing mais adequados que podem trazer clientes para sua Startup.
Dicas para ser escolhido por uma aceleradora
O processo para participar de uma aceleradora é aberto nos sites das próprias aceleradoras e é gratuito. Normalmente, qualquer Startup pode participar, o que aumenta a competitividade.
Para não perder o processo, fique de olho nos sites das aceleradoras para acompanhar a abertura dos processos de inscrições. Além disso, outra dica é participar de eventos. Geralmente, representantes das aceleradoras costumam visitar eventos justamente para trocar ideias e se encontrar com os empreendedores e conhecer seu potencial.
1. Tenha uma ideia que já saiu do papel
Como o próprio nome diz, uma “aceleradora” busca negócios que precisam ter seu crescimento acelerado, ou seja, que não são mais apenas uma ideia. O acelerador auxilia na área comercial, contata investidores e clientes, promove a participação em eventos, entre outras atividades que uma empresa já em andamento precisa.
2. Solucione um problema relevante no mercado
Aceleradoras buscam Startups com real potencial de crescimento em pouco tempo. Sendo assim, é importante que o seu negócio realmente solucione um problema de um nicho de mercado.
3. Tenha uma equipe
É muito difícil que empreendedores sozinhos consigam ser escolhidos por uma aceleradora para um investimento. Por isso, a equipe é considerada parte fundamental de uma startup. O importante é ter uma equipe com competências complementares porque o volume de trabalho é grande em um curto espaço de tempo.
4. Conheça a aceleradora que está se candidatando
Existem aceleradoras que têm o processo aberto para diversas áreas e outras que focam em nichos específicos. Antes de se candidatar, conheça a que você está entrando no processo.
É importante lembrar que, na maioria das vezes, a aceleradora se tornará um parceiro da sua empresa. Dessa forma, o processo funciona de maneira semelhante a escolher um investidor. Pesquise e entenda qual se encaixa melhor no perfil de sua Startup.
5. Faça uma boa apresentação
Ao apresentar seu negócio para uma aceleradora, tenha calma, mostre:
- • Qual sua solução para um problema de mercado;
- • Nicho de mercado:
- • Pontos fortes de sua empresa;
- • Potencial de crescimento;
- • Receitas financeiras até então;
- • Qualificações da sua equipe.
Se possível, apresente um plano de negócios claro e bem estruturado.
Gostou dessas dicas? Acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de informações para alavancar o seu negócio no Brasil e no mundo.