IPO: o que é, como funciona, qual o objetivo e mais

O Initial Public Offering (Oferta Pública Inicial), ou IPO, marca o início de uma empresa na bolsa de valores. Isso chama atenção por parte de muitos investidores porque é a oportunidade ideal para desenvolver uma estratégia e buscar a lucratividade.

Tornar-se uma empresa de capital aberto pode ser um ótimo caminho para se destacar no cenário nacional e internacional, e uma grande possibilidade para investir e obter lucros de longo ou curto prazo.

Se você deseja ter uma carreira de sucesso no mercado financeiro e elevar o seu patrimônio, é fundamental acompanhar as ofertas públicas iniciais. Para ajudar, confira neste artigo tudo sobre o IPO, além das suas vantagens e desvantagens!

O que é e como funciona o IPO?

O IPO é a primeira vez em que uma empresa disponibiliza suas ações para venda no mercado financeiro, o que permite lucrar com o crescimento do negócio. Instituições interessadas em fazer a Oferta Pública Inicial têm maturidade avançada, e a abertura de capital indica que a organização está focada em expandir os negócios e buscar um crescimento sólido.

O processo de IPO funciona da seguinte maneira: quando uma empresa decide se tornar de capital aberto, ela deve deixar de ser uma companhia limitada e transferir para sociedade anônima. Ainda é importante seguir as diretrizes dos órgãos reguladores do mercado de capitais, como a Securities and Exchange Commission (SEC) nos Estados Unidos, ou a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) do Brasil.

A abertura pode ser lenta e levar quase um ano devido à demanda de um intenso planejamento estratégico e até a contratação de assessores e consultores financeiros. É indispensável desenvolver um plano de negócios eficiente e bem elaborado para que o IPO seja bem-sucedido. Também é preciso ter uma estrutura financeira experiente, uma boa gestão de riscos e um relacionamento próximo com grandes investidores.

Nesse contexto, as auditorias são indispensáveis e muito criteriosas, avaliando a realidade da organização. Pode-se dizer que cada IPO é um processo único, de alta complexidade e minuciosamente planejado, considerando os riscos e diferentes requisitos para cada tipo de negócio.

Qual o momento ideal para uma empresa optar pelo IPO?

O momento ideal para uma empresa optar pelo IPO é quando existe um alto nível de organização, uma estrutura financeira e corporativa sólida, além de um planejamento criterioso. Assim, o principal objetivo da abertura de capital é alcançado, isto é, há o aumento da captação de recursos para impulsionar o crescimento do negócio.

No entanto, esse processo precisa ser iniciado quando a organização tem um nível de maturidade avançado. Isso porque, de forma geral, uma empresa decide iniciar o planejamento para o IPO para ter acesso à capital e oferecer liquidez aos proprietários e sócios.

Ao mesmo tempo, é possível melhorar a imagem no mercado devido à transparência de suas operações e resultados, já que isso é uma exigência por parte dos órgãos regulamentadores do mercado.

Quais as vantagens do IPO para as organizações?

  • Os proprietários podem conseguir mais lucro;
  • fica mais fácil atrair profissionais qualificados;
  • o IPO traz a possibilidade de crescimento acelerado;
  • o IPO aumenta a visibilidade do negócio.

Os proprietários podem conseguir mais lucro

Quando a empresa se torna de capital aberto e entra nas operações da bolsa de valores, a captação de recursos aumenta consideravelmente. Com isso, é possível aumentar as possibilidades de crescimento, lucratividade e rentabilidade do negócio. Assim, o aporte de capital obtido pelo IPO pode ser usado para criar estratégias de crescimento corporativo.

Fica mais fácil atrair profissionais qualificados

Uma vantagem de fazer o IPO é a possibilidade de atrair profissionais especialistas que agregam conhecimento e inovação ao negócio. Como a empresa é de capital aberto, é possível oferecer aos profissionais a oportunidade de ter rendimentos com a compra de ações, abrindo margem para a negociação salarial.

Executivos qualificados contribuem com ideias novas, que podem ser fundamentais para o crescimento do negócio. Por isso, atrair esses profissionais é essencial para aumentar a competitividade e o valor da empresa no mercado.

O IPO traz a possibilidade de crescimento acelerado

Ao se tornar uma companhia de capital aberto, a empresa tem recursos suficientes para iniciar um projeto de expansão e aumentar as proporções, o market share e a atuação do negócio. Dessa forma, as possibilidades de crescimento acelerado são reais.

É uma vantagem que todo empreendedor busca para a carreira e optar pelo IPO contribui para atingir os objetivos com mais facilidade. Entretanto, é indispensável ter um planejamento eficiente.

O IPO aumenta a visibilidade do negócio

O IPO dá visibilidade para a empresa porque é preciso divulgar informações sobre suas operações, saúde financeira e planos, de forma que isso pode atrair investidores interessados em apoiar o negócio. A abertura de capital também traz credibilidade e pode melhorar a reputação da empresa.

Quais as desvantagens do IPO para as organizações?

  • A preparação do IPO é caro e burocrático;
  • você perde o controle da empresa com o IPO;
  • as negociações não são sigilosas;
  • o proprietário fica preso às ações.

A preparação do IPO é caro e burocrático

A preparação para o IPO é complexa e exige um planejamento avançado com o apoio de profissionais que conhecem bem a estrutura do mercado financeiro. Com isso, tudo pode custar caro aos cofres da empresa até que ela esteja pronta para vender ações na bolsa.

As questões financeiras sempre são motivo de atenção especial para todas as organizações. A preparação para o IPO custa caro e é repleto de burocracias, acaba se tornando uma desvantagem.

Você perde o controle da empresa com o IPO

Um dos pontos mais relevantes e considerado uma desvantagem do IPO é a perda do controle e propriedade dos negócios por parte dos proprietários. Ao se tornar uma empresa de capital aberto, os investidores também influenciam, principalmente aqueles que detêm muitas ações.

Para muitos proprietários, a perda do controle total do negócio pode ser algo bastante incômodo e dificulta a gestão da empresa. Portanto, é preciso considerar essa desvantagem ao planejar ter um negócio aberto na bolsa de valores.

As negociações não são sigilosas

Uma empresa de capital aberto está sujeita a mais apurações, auditorias e regulamentos intensos do órgão regulador do mercado de capitais. É preciso cumprir várias exigências e tudo é fiscalizado.

Além disso, os acionistas também podem interferir, o que faz com que os negócios e seus detalhes fiquem expostos e se tornem públicos. O grande problema é que essas informações valiosas e sigilosas podem ser acessadas por empresas concorrentes e comprometer os resultados.

O proprietário fica preso às ações

Uma desvantagem do IPO para as organizações é que os proprietários podem não receber o dinheiro da venda das ações. Isso acontece porque os investidores podem exigir a aplicação dos recursos diretamente no negócio, em busca de crescimento acelerado.

Mesmo que os proprietários fiquem com elas, podem ser impossibilitados ou até mesmo proibidos de vender as ações porque a venda constante ou em abundância pode prejudicar o valor dos papéis e gerar uma sensação de falta de confiança entre as partes.

Quais as etapas necessárias para realização do IPO?

O IPO começa com o planejamento e a auditoria

O processo de planejamento da empresa para a abertura de capital é considerado o mais longo, e também o que exige mais esforços da gestão. Isso acontece porque a legislação exige 3 anos de balanços auditados, então é preciso realizar auditorias financeiras. 

Elas devem ser feitas por uma empresa externa, independente e certificada. Tudo depende do nível de organização do negócio e, caso exista o hábito de auditar os resultados, todo o processo pode ficar mais fácil.

No planejamento, os gestores e assessores financeiros estabelecem as características básicas da operação. Também destacam os volumes de recursos que serão captados e a composição das ações que serão comercializadas na bolsa de valores.

A segunda etapa do IPO é o roadshow

O roadshow consiste em reuniões para apresentar a empresa e a oferta de ações ao mercado. O processo é realizado por instituições financeiras que assessoram as operações na bolsa de valores e tem o objetivo de despertar o interesse de grandes investidores.

O roadshow pode durar algumas semanas com reuniões realizadas diariamente. Participam os principais investidores, analistas financeiros e as corretoras de investimento, além dos executivos e proprietários da empresa.

O roadshow é um processo cansativo e importantíssimo para o IPO, uma vez que uma proposta bem apresentada e consistente é capaz de impulsionar a compra das ações no mercado e atingir os objetivos do negócio com mais rapidez.

Fazer documento com análise de mercado e planejamento do negócio

O documento mais importante do IPO é o prospecto. Muitas vezes é grande, completo e apresenta as informações essenciais para que o investidor entenda mais sobre a companhia que está abrindo o capital.

O documento é composto por duas partes, uma sobre a empresa e a outra sobre a oferta dela no mercado. Ainda apresenta as condições de operação, os riscos relacionados ao negócio e seu quadro administrativo. Sendo assim, o prospecto relaciona informações completas, que podem compreender a situação do mercado em que a empresa atua e o planejamento e perspectiva do negócio.

Para realizar o prospecto, existe um modelo pré-estabelecido com orientações de conteúdo e apresentação. Todo o processo é acompanhado pelos investidores, especialmente em relação à oferta.

A empresa deve se registrar no órgão regulador: CVM, SEC etc

Um dos primeiros passos burocráticos para um IPO é realizar registro de companhia aberta junto ao órgão regulador de mercado de capitais, como a SEC ou a CVM. A empresa também deve solicitar à instituição a autorização para vender ações no mercado financeiro.

Nesta etapa, o órgão avalia o prospecto e demais documentos necessários para o IPO, como  balanços patrimoniais e análises financeiras auditadas. A entidade pode pedir revisões de dados, e a empresa deve ajustar o prospecto conforme o necessário.

Fazer a listagem da empresa na bolsa de valores

Para fazer a listagem da empresa e abrir seu capital, é preciso fazer uma aplicação para a bolsa de valores escolhida. O documento é revisado pela instituição para garantir que todos os critérios de listagem sejam atendidos e, uma vez aprovado, a bolsa de valores emite um código de negociação para a empresa.

O IPO inclui o bookbuilding e o período de reserva

O bookbuilding e o período de reserva no processo de IPO servem para avaliar a demanda do mercado. Durante o bookbuilding, os subscritores coletam, analisam e avaliam as ofertas de compra de investidores institucionais e de varejo. No período de reserva, investidores manifestam formalmente quantas ações planejam comprar e o preço máximo dispostos a pagar. Isso ajuda a definir a faixa de preço inicial e a determinar o preço da emissão das ações.

Chega a hora da estreia na Bolsa de Valores

Comemorado com entusiasmo pelos diretores e gestores, o dia de estreia da empresa na bolsa de valores é chamado de Dia D. O desempenho dos papéis no primeiro dia é importante para indicar como o mercado reagiu à oferta da empresa.

Quais os tipos de ofertas de um IPO?

Os tipos de ofertas de um IPO são primária e secundária. O que define a categoria é a origem dos papéis e o destino dado aos recursos levantados com a venda das ações no mercado financeiro.

O que é uma oferta de ações primária?

Uma oferta de ações primária é a emissão de novas ações no mercado. Portanto, é a primeira vez que os papéis são lançados para compra e venda dos investidores. Assim, os recursos arrecadados vão para os caixas da empresa para a expansão dos negócios, especialmente se for um IPO de startup.

O que é uma oferta de ações secundária?

A oferta de ações secundária é a venda das ações existentes. Desse modo, não há o lançamento de novos papéis, e a negociação ocorre no mercado secundário. Assim, o dinheiro vai diretamente para o sócio que está saindo ou diminuindo sua participação. Na prática, esse processo não aumenta o capital na empresa.

Quais os requisitos para fazer um IPO?

Os requisitos para fazer um IPO são emitir relatórios financeiros com auditoria externa e cumprir critérios de governança corporativa, conformidade e estrutura societária. O negócio deve ser uma sociedade anônima para que o capital seja dividido em ações, e não em cotas.

Os relatórios financeiros também devem considerar aspectos fiscais, controles internos, estrutura societária, conformidade legal e recursos humanos. Quando a empresa atende a todos os requisitos, ainda é preciso contar com profissionais qualificados para orientar as atividades no mercado financeiro e desenvolver estratégias para impulsionar os resultados.

Quais são os profissionais envolvidos em um IPO?

Os profissionais envolvidos em um IPO são especialistas em investimentos, advogados, contadores e especialistas nas diretrizes do órgão regular de mercados de capitais. A equipe responsável pelo IPO deve ser expert no mercado financeiro e nos mecanismos para a abertura de capital.

O ideal é definir um profissional para ser o gerente do projeto e conduzir as decisões conforme os objetivos da empresa. Os especialistas de uma consultoria também são alternativas para orientar a equipe de trabalho interna. Eles contribuem com experiência e conhecem o melhor caminho para fazer uma empresa negociar suas ações.

Assim, a equipe responsável pelo IPO é capaz de reunir as informações financeiras e regularizar o que for necessário – além de fazer a identificação, venda ou exclusão de ativos não rentáveis e encontrar formas de aumentar o faturamento. Por isso, muitas empresas determinam uma nova equipe de administração para conduzir o trabalho na abertura de capital.

Como participar de um IPO?

  1. Abra uma conta em uma corretora de valores;
  2. analise as empresas que estão em processo de IPO;
  3. faça o seu pedido de reserva;
  4. execute o pagamento;
  5. monitore o início das negociações no pregão.

Abra uma conta em uma corretora de valores

Para participar de um IPO, o primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora de valores, a instituição financeira responsável por intermediar as negociações e distribuir os ativos.

Aqui, vale uma dica: caso queira adquirir as ações primárias de uma empresa específica, veja quais corretoras estão inseridas no processo. Assim, você atua de maneira mais direcionada.

Analise as empresas que estão em processo de IPO

Com o acesso à conta da corretora de valores, você pode analisar as empresas em processo de abertura de capital. Você também pode verificar o IPO no site da B3 e em página específica da CVM.

Ao mesmo tempo, aproveite para saber mais sobre a companhia, verificar a perspectiva para o negócio e analisar todos os detalhes. Dessa forma, você toma decisões de maneira mais acertada.

Faça o seu pedido de reserva de ações para o IPO de uma empresa

O pedido de reserva é a etapa em que os investidores pessoa física demonstram seu interesse em investir em ações no exterior ou no mercado brasileiro. Com sua conta criada na corretora, você deverá sinalizar quanto pretende aplicar e o valor desejado das ações da empresa que abrirá o seu capital.

Execute o pagamento à corretora

Com a finalização do pedido de reserva, você receberá o preço final de cada ação e a quantidade exata que você poderá comprar. Então, é preciso transferir o dinheiro para a conta da corretora de valores para participar do IPO.

Monitore o início das negociações no pregão

Monitore o início das negociações no pregão para acompanhar o desempenho da companhia e do IPO que acabou de participar.

De olho em IPOs no exterior?

Se você tem interesse em investir no exterior e está de olho no IPO de empresas internacionais, então conheça a Remessa Online. A empresa oferece as melhores condições para fazer transações internacionais, tanto para pessoa física quanto jurídica, com muita praticidade e livre de burocracias. Sendo assim, a Remessa Online é a melhor alternativa para receber recursos das ações pagando taxas baixas e evitando comprometer o valor final da sua transação.

Resumindo

Qual o significado de IPO?

IPO significa Initial Public Offering, que, em tradução direta para o português, consiste em Oferta Pública Inicial. Esse termo representa a primeira vez em que uma empresa disponibiliza suas ações para venda no mercado financeiro, ou seja, é o momento em que uma organização se torna de capital aberto com ações negociadas na bolsa de valores.

Qual o objetivo do IPO?

O objetivo do IPO é captar recursos para financiar atividades e impulsionar o crescimento do negócio. Além disso, abrir o capital é uma forma de ganhar visibilidade e reputação, já que as operações precisam ser mais transparentes.

Qual o momento ideal para uma empresa optar pelo IPO?

O momento ideal para uma empresa optar pelo IPO é aquele em que o nível de maturidade é elevado. Assim, há alto nível de organização, planejamento criterioso e estruturas financeira e corporativa sólidas. Como consequência, é possível passar por esse processo para captar recursos no mercado.

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