Existem diversas plataformas para que desenvolvedores possam monetizar aplicativos e jogos inserindo publicidade em suas criações. Veja quais são as formas de monetizar aplicativos e jogos e como fazer para resgatar seus pagamentos!
Nas plataformas de monetização de aplicativos, os anúncios são criados e pagos pelos anunciantes, que compram espaços dedicados à publicidade em seu app e apresentam lá seus produtos.
Os anúncios são, geralmente, selecionados com base em critérios escolhidos por você (tipo de anúncio, nicho, segmento e etc) e podem aparecer de diversas formas.
A melhor definição para monetização é a estratégia de gerar receita com práticas de vendas ou a inserção de anúncios, imagens, links ou qualquer outro formato de conteúdo negociado em parceria.
Assim, é possível criar um app ou jogo e usar estratégias comerciais para ele como:
Além dessas estratégias, que são ações voltadas para os usuários do aplicativo ou jogo desenvolvido, também existe a possibilidade de monetizar os apps e jogos com a venda de espaços para anunciantes e suas plataformas.
Essa opção permite que o desenvolvedor possa manter seu aplicativo em jogo na versão gratuita, atraindo mais usuários, e, por consequência, maiores chances de monetização pelos anúncios das principais plataformas.
O AdMob é uma das plataformas de monetização mais conhecidas, principalmente por ser da Google. Para ele funcionar, o script do AdMob deve ser inserido em seu app para que os anúncios cadastrados na plataforma sejam assim veiculados.
Ao utilizar uma rede própria para selecionar os anúncios com melhor desempenho na plataforma, o AdMob gera receita continuamente, de acordo com a quantidade de cliques ou views nos anúncios. Os pagamentos são feitos em dólar, por meio de transferência internacional. Assim como o Google AdSense, os pagamentos do AdMob são realizados uma vez por mês após acúmulo de US$100.
Uma das grandes vantagens do AdMob é a possibilidade de personalização dos anúncios, controlando assim a aparência do que é veiculado no aplicativo e até mesmo quais empresas podem ou não aparecer em seu aplicativo.
Isso faz com que seja mais provável que anúncios mais relevantes apareçam, aumentando assim a probabilidade de clique de quem está usando seu app.
Nesta plataforma, é possível inserir anúncios do tipo Texto, Vídeo e Gráficos, que são veiculados em sistemas Android ou iOS sem problemas!
Ative a veiculação de todos os formatos para aumentar sua renda!
Banners são anúncios simples que aparecem geralmente na parte inferior da tela do seu dispositivo. O formato padrão deste tipo de anúncio é de 320×50, mas banners inteligentes que ajustam a largura para se adaptarem a qualquer tamanho de tela também estão disponíveis.
Estes anúncios são os mais populares, já que não atrapalham na experiência do usuário, o que evita penalizações do app pela Google.
Anúncios intersticiais são aqueles que ocupam toda a tela, bloqueando ações no app até que o usuário pressione o botão “x” e feche o anúncio. Como o anúncio aparece em tela cheia, é mais fácil para o usuário interagir, aumentando a taxa de conversão.
Para que você consiga monetizar seu aplicativo sem problemas, não exagere na quantidade de anúncios. Uma boa prática na utilização de anúncios intersticiais é inserir um à cada cinco ou sete sessões (níveis, telas, interações e etc).
Anúncios “premiados”, ou ainda “pay per action”, são peças em vídeo que premiam o usuário em bônus no app (moedas de ouro, uma vida extra, etc) caso este assista pelo menos cinco segundos do vídeo.
Anúncios gráficos, rich media e de texto podem veicular imagens estáticas, GIFs animados, Rich Media (anúncios interativos), criações com HTML5 ou somente texto.
Estes anúncios de vídeo suportam áudio e podem ser silenciados ao selecionar a opção “Desativar som”
Anúncios interativos são muito populares na divulgação de outros apps ou jogos. Estes anúncios suportam algumas interações e podem ser jogáveis ou mesmo uma pesquisa.
A Unity é uma engine utilizada para desenvolvimento de jogos e aplicativos com maior potencial gráfico, que já conta com diversos jogos famosos desenvolvidos através desta plataforma.
A Unity também fornece uma rede de anúncios própria. Ela oferece tanto a exibição tradicional de anúncios quanto o formato rewarded ad. Este modelo incentiva a interação dos usuários por meio de premiações no app para usuários que assistam os anúncios veiculados na plataforma ou interajam com peças estáticas, por exemplo.
Esta plataforma de desenvolvimento possui uma ferramenta chamada “leilão unificado”, que possibilita que a publicidade venha de diversas fontes, como Facebook Ads, Google Ads e outra dezena de parceiros.
É possível integrar nativamente qualquer formato de anúncio na Unity, podendo monetizar anúncios em vídeo, banners, vídeos intersticiais, rich media, jogáveis e até mesmo anúncios em Realidade Aumentada (RA).
O Facebook também possui sua própria plataforma para monetizar aplicativos. Chamada “Facebook Audience Network”, a ferramenta funciona de maneira parecida ao Google Adwords e exige que você integre seu aplicativo à Rede de Públicos via SKD para monetizar seu aplicativo.
Aqui, os formatos de anúncio são os mesmos que apresentamos no Admob: banner, intersticial e vídeo.
No quesito segurança e validação, o Facebook é mais exigente: após integrar seu app com a ferramenta de monetização, a equipe da rede social fará uma análise que pode levar até 48h para assim liberar a veiculação dos anúncios.
Os anúncios veiculados seguem critérios de relevância, assim como as campanhas da rede social: direcionados através de filtros demográficos e comportamentais para usuários que tenham maior chance de interagir com a peça apresentada.
A receita gerada através dos anúncios da Rede de Públicos são feitos mensalmente e costumam ser realizados na terceira semana do mês seguinte. Os pagamentos são liberados após acúmulo de 100 dólares na plataforma.
O Chartboost é uma plataforma de anúncios famosa entre os desenvolvedores e anunciantes. Para o primeiro grupo, oferece uma interface simples, ou seja, um ambiente amigável para gerenciar quais anúncios serão reproduzidos, inclusive com análises de quais deles estão com maior taxa de lucratividade.
Ou seja, ele permite que o desenvolvedor gerencie os anúncios e otimize ainda mais os lucros da estratégia de monetização.
O Fyber é mais utilizado na Europa e é considerado uma das principais plataformas para monetizar aplicativos e jogos no continente europeu.
Entre seus diferenciais, a facilidade de uso, flexibilidade e a transparência nas informações para o desenvolvedor é que ganham destaque. Mas, suas características técnicas também são notáveis. Suporta os sistemas operacionais Android e iOS e possui suporte para Unity e Adobe Air.
O desenvolvedor pode configurar sua estratégia de monetização como uma cascata ou por leilão unificado, por exemplo. Também dá suporte para aumentar o engajamento com o aplicativo, trabalhar sua retenção e, por consequência, seus resultados.
Quem usa o AppLovin pode monetizar seus aplicativos e jogos e ainda ver os próprios usuários ajudando a promover suas criações. Não por acaso, é uma das plataformas para monetizar produtos digitais com maior taxa de retenção.
A plataforma oferece uma enorme variedade de anúncios, e, mesmo fazendo uma seleção segmentada, costuma demorar a carregar as opções.
Não por acaso, em sua página de suporte, é sugerido que o desenvolvedor acesse a página inicial do AppLovin o mais cedo possível e aguarde o carregamento completo para fazer a escolha dos melhores anúncios.
A plataforma StartApp intermedia os interesses dos anunciantes e desenvolvedores que querem otimizar as receitas de seus negócios.
Para isso, ela usa modelos avançados de análises de dados para identificar quais as campanhas são mais relevantes para o aplicativo ou jogo do desenvolvedor. Com o uso da inteligência artificial, portanto, consegue obter mais cliques nos anúncios, engajamento e outros indicadores que ajudar a monetizar o produto.
O Adnow tem um nicho de anúncios mais específicos, focando principalmente emagrecimento, produtos de beleza, estética e dietas. Também trabalha conteúdos de utilidades e e-commerce, mas, seu foco principal é bem determinado.
Por isso, é uma boa escolha se o jogo ou aplicativo têm esse direcionamento, favorecendo a quantidade de cliques necessária para monetizar o produto já que seu modelo de pagamento é o Custo Por Clique (CPC).
Sua utilização é simples, bastando fazer o registro, segmentar o público por localização geográfica, tipo de dispositivo, navegador e outras configurações avançadas e gerenciar os anúncios.
Também pode ser utilizado em conjunto com outras plataformas e programas de afiliados.
Assim como é possível receber seus ganhos do AdSense, na Remessa Online você consegue resgatar toda a receita gerada pela monetização de aplicativos e jogos e enviar para sua conta brasileira!
Pelo fato da grande maioria das plataformas de monetização serem estrangeiras, é comum que o pagamento da receita conquistada com os anúncios em seu app seja efetuado em moeda estrangeira, principalmente o dólar.
Resgatar esses valores aqui no Brasil em bancos convencionais acarretam em grandes taxas de operação, o que diminui muito sua receita. Para não prejudicar seus ganhos, a Remessa Online desenvolveu a ferramenta de recebimentos de pagamentos do exterior com a menor taxa do mercado.
Os passos para receber seu pagamento são similares ao passo a passo do recebimento de AdSense, que você pode conferir detalhadamente no artigo “Como receber pagamentos do Google Adsense”, em nosso blog.
Aqui vai um resumo do procedimento:
Pronto! Após cadastrar as informações de recebimento e solicitar o pagamento dos ganhos na plataforma de monetização, a Remessa Online te avisa por e-mail e em seu dashboard quando o dinheiro estiver disponível para resgate na plataforma.
A transferência de seus ganhos para sua conta nacional é realizada através de uma transferência TED com prazo de dois dias úteis para recebimento. Quando o dinheiro chega ao Brasil, a Remessa Online te notifica pelo e-mail para que você possa resgatar o valor ou deixá-lo na plataforma para resgatar num momento em que o câmbio estiver mais favorável.
Apenas 1,3%! Para receber pagamentos do exterior na Remessa Online, as únicas tarifas aplicadas são 1,3% para custos da operação e o IOF de 0,38%, que é uma exigência do Banco Central para operações internacionais.
Após acumular os USD100 exigidos pelo Facebook Audience Network ou o Admob, você pode decidir transferir este dinheiro para a Remessa Online e resgatar no momento que você achar melhor. Caso a moeda estrangeira estiver em alta, não perca tempo e resgate seu dinheiro para sua conta nacional!
Há diversas plataformas de anúncios que remuneram os desevolvedores de apps e games por meio de publicidade. As mais conhecidas são AdMob do Google, Facebook Audience Network e a Unity.
É um formato que permite ao usuário do aplicativo receber um benefício por assistir a um anúncio.
O AdMob é a plataforma de monetização de aplicativos mobile do Google, integrada ao Google Ads e ao Adsense.
O Facebook Audience Network é a plataforma do Facebook para monetização de aplicativos mobile.
A Unity conta com uma solução de monetização proprietária para aplicativos e jogos desenvolvidos na sua engine.
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