O que mais vem influenciando a Libra Esterlina nos últimos tempos é o processo de saída do Reino Unido da união europeia. Brexit parece estar mais perto do que nunca, o que traz impacto direto à moeda britânica.
Fechando nossa análise semanal, as notícias vindas do deram conta dos próximos passos acerca do Brexit, a grande promessa de campanha do atual primeiro-ministro, Boris Johnson.
Nesta sexta-feira (20), fato relevante que veio a tona foi justamente que o Brexit deve ser votado e aprovado sem grandes dificuldades, especialmente agora com a vitória do Partido Conservador nas eleições.
De modo complementar, chama a atenção que a equipe de Johnson retirou do projeto toda e qualquer referência a direitos trabalhistas do projeto, uma vez que eles foram usados para angariar votos do Partido Trabalhista na ocasião das negociações anteriores.
Isso deve gerar ruídos, mas não nos parece um impeditivo, uma vez que, cabe ressaltar, o Partido Conservador agora possui maioria na Câmara dos Comuns.
No mais, o câmbio da abriu a semana cotada a R$ 5,4789. Nesta sexta (20), o Real seguiu trajetória de apreciação em relação à , registrando, na abertura, a cotação de R$ 5,2986, uma variação semanal de 3,3%.
Leia as análises da semana para o Dólar e o Euro.
André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor e coordenador universitário nos cursos de Ciências Econômicas. Mestre em Economia Política pela PUC-SP, possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, com passagens pelo setor público.