Quer entender o que é a linguagem de programação e por que ela é tão importante no mundo da computação? Então, confira nosso post!
Dentro da informática, não faltam temas que envolvem tecnologia, rede de computadores, internet, inteligência artificial etc. Muitos deles despertam curiosidade e dúvidas em quem é totalmente leigo ou tem apenas um conhecimento básico sobre essa vasta área. É o que acontece, por exemplo, com a linguagem de programação.
Se você também compartilha do interesse em saber sobre ela, acompanhe o nosso artigo até o final. Você vai se surpreender em como a linguagem de programação está presente no seu dia a dia, mesmo que não a perceba!
O que é linguagem de programação?
A linguagem de programação é um sistema formal que permite aos programadores criar programas por meio de um conjunto da mescla de palavras-chave, símbolos, termos e comandos. Isso envolve a criação de programas por meio da especificação de ações, ordens, algoritmos e manipulação de dados.
Ao longo das últimas décadas, a informática viu o surgimento de diversas linguagens de programação, visando melhor desempenho, usabilidade e solução de problemas específicos. Isso aconteceu à medida que a tecnologia avançou, os dispositivos se tornaram mais poderosos e a internet se globalizou.
Empresas como Microsoft, Oracle e Alphabet lideraram a inovação, beneficiando tanto programadores quanto usuários comuns, em áreas como memória, conectividade, segurança e operação em diversos sistemas. Isso também resultou na criação de diversos aplicativos, como redes sociais, jogos e plataformas de e-commerce.
Quais são os tipos de linguagem de programação?
Os principais tipos de linguagem de programação são:
- linguagens concorrentes, distribuídas e paralelas;
- linguagens de aplicação ou aplicativas;
- linguagens de fluxo de dados;
- linguagens de microprogramação;
- linguagens de montagem e de macro;
- linguagens de projeto;
- linguagens extensíveis;
- linguagens não determinísticas.
Os tipos de linguagem de programação também são divididos em alto e baixo nível. Confira a seguir!
Linguagem de alto nível
A linguagem de alto nível é uma linguagem de programação que melhor reproduz a estrutura de linguagem humana quanto a semântica, conteúdo e uso pragmático. Ela envolve, por exemplo, comandos para os softwares a partir de palavras, orações e frases completas. Isso a torna muito mais acessível a nós. Afinal, podem ser facilmente interpretadas e permitir a previsão de comportamento do dispositivo a partir das ordens estipuladas.
Além disso, esse tipo de linguagem traz algumas vantagens para quem programa por conta dessas características. É o caso da maior replicabilidade dos comandos em diferentes softwares, da maior agilidade para solução de problemas operacionais e execução de tarefas de forma mais intuitiva.
Em relação às desvantagens, o tamanho da linguagem de alto nível é mais extenso do que o encontrado na linguagem de baixo nível. Por essa razão, demanda mais memória do equipamento. Além disso, ela necessita do uso de processos específicos, como interpretação e compilação em códigos para poder se conectar ao sistema operacional.
Linguagem de baixo nível
A linguagem de baixo nível é uma linguagem de programação que se aproxima muito do jeito como os computadores realmente funcionam. Ela permite que os programadores controlem diretamente o hardware do computador, como o processador, a memória e a fonte de energia. É como falar a linguagem dos computadores para que eles entendam e executem tarefas específicas.
Para tanto, os comandos são compostos por símbolos, números e/ou letras, sem qualquer sintaxe na apresentação deles. Por esse motivo, a torna pouco intuitiva visualmente e, até mesmo ao nível de estudo, um ponto negativo para programadores de carreira e iniciantes.
Apesar dessa característica, a linguagem de baixo nível tem pontos positivos, como o baixo uso de memória e a total integração com o dispositivo usado. Isso porque essa linguagem é projetada justamente para executar funções e tarefas conforme as especificidades de cada máquina. Uma configuração que também permite maior otimização dos recursos dos hardwares.
Para que serve a linguagem de programação?
A linguagem de programação serve para estabelecer a comunicação entre computadores e humanos. Essa conexão é feita por meio de comandos e outros direcionamentos que o próprio sistema das máquinas conseguirá reconhecer, traduzir, interpretar e repetir. Dessa forma, esses dispositivos se tornam capazes de produzir, receber, rodar e gerir softwares para finalidades diversas na rotina dos usuários.
Quais são as 10 principais linguagens de programação?
Python, JavaScript, Java, C++, CSS, PHP, Swift, Go, SQL e Ruby são algumas das principais linguagens de programação.
Confira, a seguir, o que significa cada uma!
1. Python
Dentro da linguagem de programação de alto nível, o Python se destaca. Ele tem alto potencial de integração com outras linguagens, uso otimizado em diferentes sistemas operacionais e a possibilidade de automação de comandos. Além disso, o Python é muito utilizado por programadores ao redor do mundo para o desenvolvimento web.
2. JavaScript
O JavaScript, que integra a categoria de alto nível, é um dos modelos mais populares de linguagem de programação da atualidade. Prova disso é que ele compõe a estruturação da maioria dos navegadores que utilizamos para acessar à internet, como Mozilla, Chrome, Opera e Edge. Além disso, o JavaScript também é aproveitado para o desenvolvimento de páginas, e-commerces, streamings e muito mais.
3. Java
O Java é uma linguagem de programação de alto nível que opera em muitos aplicativos, dos mais diversos segmentos. Entre os mais comuns, podemos listar os programas da Adobe. Nesse caso, o Java integra os softwares aos hardwares dos dispositivos para otimizar o uso dos aplicativos e permitir diferentes funcionalidades de edição e armazenamento de dados.
4. C++
A linguagem de programação C++ é um exemplo da categoria de alto nível. Ela opera desde a década de 80 e sofreu atualizações robustas ao longo desse período. O C++ é voltado para o desenvolvimento de softwares, em especial os que envolvem o processamento tanto de um grande volume de dados quanto de conteúdos visuais.
5. Cascading Style Sheets (CSS)
O CSS é uma alternativa de linguagem de programação de alto nível amplamente utilizada para personalização de sites. Por meio dele, é possível formatar a apresentação de qualquer página virtual, adaptando-a, inclusive, para diferentes dispositivos. Esse processo é importante quando consideramos os acessos móveis à internet.
6. PHP
Assim como outras linguagens de programação de alto nível (Python e JavaScript), o PHP também se consolidou no segmento de elaboração, gestão e manutenção de páginas da web. Porém, um dos grandes destaques dele é a integração plena com outro recurso muito importante para os sites: o HTML. Não podemos também deixar de falar a compatibilidade com os diversos sistemas computacionais, o que amplia ainda mais a acessibilidade dele.
7. Swift
Swift é uma linguagem de programação de alto nível desenvolvida dentro da Apple. O objetivo é performance, aumento de recursos e qualidade de resposta dos programas utilizados pelos dispositivos eletrônicos da empresa.
Afinal, a marca desenvolve e lança quase que anualmente smartphones com iOS. Além dele, há o serviço de streaming e uma leva de outros aparelhos, como tablets, notebooks, smartwatchs, computadores etc.
8. Go
Go é uma linguagem de programação pertencente à categoria de alto nível. Ela foi projetada para servir às demandas do Google, sendo, posteriormente, adotada por outras empresas de informática e tecnologia.
Ela é muito indicada para a melhora do desempenho de programas. Como principal diferencial, ela traz possibilidade de edição simultânea por dois ou mais programadores. Algo muito útil para projetos grandes e com prazos de entrega enxutos.
9. Structured Query Language (SQL)
O SQL é um tipo de linguagem voltado para processamento, gerenciamento e armazenamento de informações, como administrativas e financeiras. Ele está dentro da categoria de alto nível.
Uma das principais tarefas dele é estabelecer conexões entre os conteúdos dos programas. Dessa forma, permite que você execute comandos para correlacioná-los e extrair dados e informações extras ou complementares.
10. Ruby
O Ruby é uma linguagem de programação de alto nível. Ele é voltado, em particular, para o desenvolvimento de páginas, aplicativos e plataformas online. Por esse motivo, conta com recursos diferenciados para esse fim, como a utilização de bibliotecas de extensões e layout intuitivo para identificação de alterações em comandos.
Vale mencionar que ele é umas das poucas linguagens disponibilizadas com código aberto. Assim, é útil não só para uma maior autonomia de uso, mas também para a redução de custos no trabalho de programação.
Como escolher uma linguagem de programação para aprender?
Não existe um direcionamento universal para escolher uma linguagem de programação para aprender. O ideal é avaliar as principais adotadas no mercado e no segmento em que você vai atuar. Assim, conseguirá estudar e se capacitar naquelas que vão atender aos seus clientes diretos e indiretos. Dessa forma, conquistará maior inserção na área de atuação dos programadores.
Tem faculdade para programação?
Para estudar linguagem de programação, em específico, não. Há cursos de graduação que trazem conteúdos sobre a área, como Tecnologia da Informação, Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia de Software. Os cursos de formação livre, de atualização e qualificação também trazem conteúdo programático com foco em uma ou mais linguagens. Além disso, um bom programador precisa ser autodidata.
A linguagem de programação é importante dentro da informática
A linguagem de programação é a base dos programas que utilizamos na nossa rotina, desde aquele simples aplicativo de rede social até o software robusto de edição de fotos e vídeos. Por isso, é interessante saber o que ela é e a relevância que tem, mesmo quem não lida diretamente com as diferentes linguagens existentes, mas com o resultado delas.
Acompanhe a Remessa Online no LinkedIn, YouTube, Instagram, Facebook e X (antigo Twitter). Dessa forma, você não perde nenhuma atualização do nosso blog!
Resumindo
A linguagem de programação é um sistema formal que permite aos programadores criar programas por meio de um conjunto da mescla de palavras-chave, símbolos, termos e comandos. Isso envolve a criação de programas por meio da especificação de ações, ordens, algoritmos e manipulação de dados.
Os principais tipos de linguagem de programação são:
– linguagens concorrentes, distribuídas e paralelas;
– linguagens de aplicação ou aplicativas;
– linguagens de fluxo de dados;
– linguagens de microprogramação;
– linguagens de montagem e de macro;
– linguagens de projeto;
– linguagens extensíveis;
– linguagens não determinísticas.
A linguagem de programação serve para estabelecer a comunicação entre computadores e humanos. Essa conexão é feita por meio de comandos e outros direcionamentos que o próprio sistema das máquinas conseguirá reconhecer, traduzir, interpretar e repetir. Dessa forma, esses dispositivos se tornam capazes de produzir, receber, rodar e gerir softwares para finalidades diversas na rotina dos usuários.
1. Python
2. JavaScript
3. Java
4. C#
5. CSS 7
6. PHP
7. Swift
8. Go
9. SQL
10. Ruby