O link building é uma estratégia extremamente valiosa para SEO (otimização para mecanismos de busca). Ele mostra que outras páginas confiam no seu conteúdo e que ele é de qualidade.
O link building desempenha um papel importante na condução do tráfego orgânico nos motores de busca, especialmente em indústrias competitivas. Quando combinamos com outros fundamentos técnicos de SEO, excelente conteúdo e uma boa experiência do usuário, ele pode ser muito eficaz para direcionar mais tráfego orgânico.
Indiscutivelmente, o link building é mais associado com um ótimo marketing atualmente. As organizações que entendem a importância dessa ferramenta de SEO são as que ganham a longo prazo.
Mas isso não significa que não haja um aspecto técnico na construção de links ou que todas as técnicas precisam girar em torno do seu produto. Veremos que ainda há muito mais para entender.
Este guia foi projetado para que você entenda o que é link building e a sua importância. Há muito para assimilar, mas dividimos tudo de forma didática, com muitos exemplos ao longo do artigo. Boa leitura!
O que é link building?
O link building é o trabalho de aquisição de links de outros sites para o seu. Esse apontamento é também chamado de backlink. O objetivo dessa ação é adquirir relevância e garantir boas colocações nos mecanismos de busca. Isso fará com que o tráfego orgânico do seu site aumente.
Nem todos os links são deliberadamente construídos por analistas de SEO ou profissionais de marketing. Muitos deles são feitos por uma série de razões, como em uma reportagem que linka para uma fonte. Eles também podem surgir em um blog para recomendar algo, por exemplo.
Adquirir links para o seu site é sempre algo pelo qual você deve se esforçar e construir a longo prazo. Para isso, você deve trabalhar em conteúdos de qualidade para tornar seu site referência em determinado assunto. Também é possível ganhar links por meio de um ótimo produto ou serviço.
Juntamente a essa abordagem de longo prazo, você também pode aproveitar uma variedade de técnicas de construção de links. Elas vão aumentar sua autoridade e suas chances de se classificar bem e obter tráfego da pesquisa orgânica.
O que os links significam para os mecanismos de pesquisa?
Existem duas maneiras fundamentais pelas quais os mecanismos de pesquisa usam links. A primeira, para descobrir novas páginas da web, que podem ser usadas em seus resultados de pesquisa. A segunda, para ajudar a determinar a classificação de uma página nos resultados.
Depois que os buscadores rastreiam as páginas na web, eles podem extrair o conteúdo e adicioná-lo aos seus índices. A partir disso, avaliam se a página tem qualidade suficiente para ter boa classificação para determinada palavra-chave.
Dessa forma, decidem se acham que uma página tem qualidade suficiente para ser bem classificada para palavras-chave relevantes. Os buscadores também analisam o número de links de sites externos que apontam para o conteúdo e a qualidade deles. De modo geral, quanto mais páginas de referência estiverem vinculadas, maior a probabilidade de o seu site ter uma boa classificação.
Os links como fator de classificação permitiram que o Google começasse a dominar o mercado de buscadores no final dos anos 90. Um dos fundadores do Google, Larry Page, inventou o PageRank. O Google usou esse serviço para medir a qualidade de uma página com base no número de links que apontam para ela.
Quais são os benefícios do link building para meu site?
O link building não é apenas benéfico na melhora da classificação nos resultados de pesquisa e do tráfego orgânico. Ele também oferece uma série de outras vantagens. É verdade dizer que os links surgem naturalmente como resultado de outras atividades em que o objetivo central pode não ser gerar links.
Por exemplo, se você lançar um novo produto revolucionário, você provavelmente obterá muitos links para seu site. Criar um ótimo conteúdo projetado para ser o melhor guia em seu setor, provavelmente também obterá links.
Confira, a seguir, as principais vantagens do link building.
1. Aumenta o tráfego do site
Quando se consegue o direcionamento de links qualificados para o seu site, naturalmente há um crescimento no tráfego. Em consequência disso, as chances de conquistar novos clientes aumentarão.
Vale destacar que é fundamental pensar estratégias para fazer com que esses visitantes voltem ao site de forma direta. Portanto, crie conteúdos verdadeiramente relevantes para atrair o seu público.
2. Ajuda a construir a marca
Um bom link building pode ajudar a construir sua marca e estabelecê-la como uma autoridade em seu nicho. Existem algumas técnicas de construção de links que podem mostrar às pessoas a experiência da sua empresa.
Por exemplo, se você criar um conteúdo com base em dados do setor, terá a chance de se tornar conhecido e referência na área. Assim, conseguirá que outros sites façam direcionamentos para o seu, mostrando a sua experiência.
3. Dá mais autoridade ao site
Em SEO, um site ter autoridade significa ser relevante e de confiança. Ao ter otimização e muitos direcionamentos, a reputação é positiva com os mecanismos de busca.
Entretanto, é importante se atentar a situações em que o Google pode punir. Por exemplo, a compra de links. Outro ponto fundamental é que a quantidade só vai fazer diferença para os buscadores se os direcionamentos vierem de mais de um site.
4. Proporciona bons relacionamentos
A criação de links geralmente envolve o alcance de outros sites e blogs relevantes em seu setor. Ele está geralmente relacionado à promoção de algo que você acabou de criar, como um blog post ou um infográfico.
Um objetivo comum da divulgação é obter um link, mas há muito mais do que apenas isso. A divulgação pode ajudá-lo a construir relacionamentos de longo prazo com os principais influenciadores. Além disso, esses relacionamentos podem significar que sua empresa se torna altamente considerada e confiável.
Em alguns casos, você pode construir relacionamentos com escritores ou jornalistas que podem entrar em contato com você para pedir a sua ajuda, e não o contrário.
Como fazer link building?
Confira as principais técnicas para fazer link building!
1. Busque as principais fontes de referência
Você pode começar analisando as principais fontes de referência do seu site, por meio das páginas que linkam para o seu conteúdo. Ao descobrir os tipos de site direcionados para o seu e o modelo de conteúdo que eles preferem, você pode encontrar novas oportunidades. Assim, ficará mais fácil criar conteúdo semelhante para obter novos direcionamentos.
Há muitas maneiras de visualizar suas fontes de referência. No Google Analytics, vá em Aquisição > Todo o tráfego > Referências. Já no GA 4, elas ficam em Aquisição > Aquisição de usuários.
2. Forme parcerias com sites que façam sentido
Outra maneira de encontrar oportunidades de backlinks é olhando suas linkagens atuais. Se você estiver vinculado a um site de alta autoridade e enviando muito tráfego, poderá formar uma parceria.
Infelizmente, o Google Analytics não fornece um relatório de links externos pronto para uso. No entanto, você pode visualizar facilmente seus principais backlinks em ferramentas como Semrush e Ubersuggest.
3. Use os relatórios do Google Search Console
O Google Search Console também pode ajudar a encontrar oportunidades de backlinks para seu site. A ferramenta gratuita do Google fornece dados incríveis que você pode usar para aumentar seus rankings.
E entre eles está o relatório dos principais sites que foram vinculados ao seu no passado. Você pode acessar os links e ver que tipo de conteúdo eles gostaram e fizeram o direcionamento para a sua página.
Como já vincularam seu domínio anteriormente, esses sites estarão familiarizados com o seu e poderão fornecer outro backlink. Tudo o que você precisa fazer é encontrar sites e entrar em contato oferecendo conteúdo relevante.
4. Acompanhe os seus concorrentes
Você já se perguntou de onde seus concorrentes obtêm seus backlinks? Qual é a estratégia orgânica deles e que tipo de conteúdo eles publicam? Se você quiser se manter atualizado com o que está acontecendo no setor, deve saber o que os outros estão fazendo.
Você pode monitorar seus concorrentes para encontrar fontes de backlinks e analisar suas palavras-chave orgânicas. Além disso, conferir conteúdos de alto desempenho, atividades de mídia social e muito mais.
Para procurar backlinks, você pode usar ferramentas de SEO como Semrush. Ele fornece um perfil completo de qualquer site que você entrar.
Para isso, basta acessar Backlink Analytics no painel esquerdo da plataforma e inserir o domínio do seu concorrente. Depois, clicar em Verificar e, em seguida, selecionar Backlinks. Feito isso, você terá uma lista de domínios de onde seu concorrente obtém seus links.
5. Encontre links quebrados para construir backlinks
Enquanto você está olhando para seus concorrentes, você também pode olhar para links quebrados. Essa é uma estratégia rápida e fácil de link building.
Links quebrados são aqueles que não existem mais ou não funcionam em um site. Eles podem ser causados por sua remoção, ter um URL impróprio ou o site de destino pode ter fechado, ou movido para outro domínio.
Seja qual for o motivo, isso representa uma oportunidade incrível para você obter um backlink. Tudo o que você precisa fazer é encontrar links quebrados, entrar em contato com o site para substituir e apresentar o seu como um bom substituto. É simples assim!
Para isso, você pode primeiro olhar para seus concorrentes e depois procurar mais sites em seu nicho. Em seguida, use ferramentas como Semrush ou Ahrefs para descobrir links quebrados.
6. Crie conteúdos de alta qualidade que sejam dignos de linkagens
Uma das maneiras mais básicas de como obter backlinks é criando conteúdo de alto nível. Seu objetivo deve ser produzir materiais que outros blogs e especialistas do setor possam usar e vincular ao seu site.
Essa pode ser uma estratégia demorada, mas se você conseguir acertar, valerá a pena o esforço. Existem diferentes tipos de conteúdo que você pode produzir. Por exemplo, escrever artigos de instruções, criar guias, listar postagens e realizar testes.
Se você tem um blog de moda, pode criar um post de instruções sobre como administrar uma marca de moda com baixo orçamento. Também é possível construir um artigo de lista sobre 5 tendências de moda que vão remodelar a sociedade.
Agora, você conhece diferentes maneiras de fazer link building e garantir direcionamentos de alta qualidade para o seu site. Ao aumentar o número de links de entrada, você pode melhorar seus rankings nos mecanismos de pesquisa.
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Resumindo
O link building é o trabalho de aquisição de links de outros sites para o seu. Esse apontamento é também chamado de backlink. O objetivo dessa ação é adquirir relevância e garantir boas colocações nos mecanismos de busca. Isso fará com que o tráfego orgânico do seu site aumente.
Para fazer link building:
– busque as principais fontes de referência;
– forme parcerias com sites que façam sentido;
– use os relatórios do Google Search Console;
– acompanhe os seus concorrentes;
– encontre links quebrados para construir backlinks;
– crie conteúdos de alta qualidade.
O preço médio de um link building varia entre R$ 1,5 mil e R$ 5 mil. Ele tem um excelente custo-benefício, frente às publicidades. O investimento em link building é seguro e garante resultados a médio e longo prazo.