Com o surgimento das novas mídias e a ascensão do marketing digital, as empresas perceberam a necessidade de fortalecer suas marcas. Por isso, profissionais aproveitam o momento para alavancar a carreira. Dessa forma, livros de design gráfico são uma excelente opção para quem trabalha nessa área.
Para esses profissionais, não só o número de vagas aumentou, mas também a demanda de conhecimentos além do básico. Nesse sentido, o aprendizado é fundamental para se destacarem em um mercado tão competitivo.
Prova de que os designers estão em alta são os dados de uma pesquisa sobre os impactos da pandemia na área criativa. Para cargos de ilustradores, em particular, houve um aumento de 67% no número de contratações entre 2019 e 2020.
Além disso, as oportunidades de atuação dessas pessoas são diversas. Elas podem trabalhar em agências de publicidade, emissoras de TV, gráficas, editoras, produtoras, departamentos de arte, estúdios de Design ou como freelancer.
Portanto, se você quer se tornar um designer gráfico ou aprimorar suas habilidades, saiba que existem diversos livros que podem ajudar.
Pensando nisso, listamos alguns dos nomes mais conhecidos e bem conceituados na área para você ler. Assim, poderá aperfeiçoar os seus trabalhos, desbloquear sua criatividade e fazer um belo portfólio. Vamos lá?
1. Princípios Universais do Design — William Lidwell
Diferente dos outros livros de design gráfico, esse vai além da explicação básica. Ele também aborda e ilustra 125 princípios, de forma interdisciplinar e não linear. Alguns deles são:
- Wabi-Sabi;
- Viés de Rosto de Bebê;
- Lei de Hick;
- Falácia da Escalabilidade.
Ou seja, se você estiver com dúvidas em um conceito específico, basta procurar pelo capítulo correspondente a ele e terá sua resposta. Essa configuração facilita e otimiza o trabalho do profissional. Além disso, torna a obra uma espécie de fonte para consulta, sem ter que ler todo o livro numa única vez.
2. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes — Ellen Lupton
Independente se a sua atuação é como freelancer, escritor, professor ou designer gráfico de uma empresa, esse livro é para você. Afinal, como a tipografia é o processo de criação e impressão de um texto, ela pode dar corpo físico à linguagem. Além disso, propiciar o fluxo social das mensagens de qualquer área.
Assim, o livro é dividido em três seções: uma sobre letra, outra de texto e, por último, diagrama. Nele, Ellen aborda as particularidades da organização das palavras em corpos de texto coerentes e sistemas flexíveis. Tudo isso com exemplos e exercícios para praticar o que foi aprendido.
3. Fundamentos Essenciais da Ilustração — Andrew Hall
O principal meio de trabalho do designer é a ilustração, certo? Então, se você precisa aprender todos os conceitos de forma autônoma, o livro certamente ajudará nessa capacitação. Isso porque ele tem uma leitura leve, fácil e descontraída.
Nele, você aprenderá todos os aspectos organizacionais, intelectuais e artísticos, fundamentais para se tornar um profissional independente qualificado. Assim, a obra dispõe de um conteúdo completo, incluindo a introdução prática à criação de imagens, em que são apresentadas técnicas básicas. Há também outros capítulos que abrangem boas práticas para lidar com diversos tipos de informações e dicas para a carreira.
4. A Psicologia das Cores — Eva Heller
Por que algumas cores causam efeitos diversos nas pessoas, afetando diretamente emoções e percepções? E qual o critério que grandes marcas utilizam na hora de escolher as cores dos seus logos (como o vermelho e amarelo no caso do McDonalds)?
Para todas essas perguntas existem respostas, e é nesse livro que você irá descobrir. Ele também traz estudos que comprovam a preferência do público por algumas cores. Isso será um diferencial no momento de escolher as cores de um logo ou site. Ou seja, toda a estratégia comunicacional da marca.
5. Manual de Identidade Visual — Daniella Munhoz
Feito por uma escritora brasileira, o livro aborda o que o seu título propõe: um manual completo sobre identidade visual. Ou seja, é possível seguir exatamente o modelo apresentado no guia ou adaptar algumas partes para se adequar especificamente ao seu projeto. Inclusive, é o que a própria autora indica.
No caso de um designer autodidata, esse livro é um pontapé inicial para a carreira, já que não requer conhecimento prévio para compreendê-lo. Desse modo, certamente, ele ficará ao seu lado da mesa para eventuais consultas.
6. O Design do Dia a Dia — Donald Norman
Aprender com um especialista da área proporciona perspectivas diferentes e dá mais credibilidade ao seu conhecimento, certo? Esse livro foi escrito pelo renomado Donald Norman, especialista em ciência cognitiva e professor de ciências da computação na Northwestern University. Ele proporciona ao leitor uma reflexão a respeito da evolução do design das coisas.
Afinal, quem nunca se perguntou por que alguns objetos têm formas específicas, como mesas, cadeiras ou até mesmo um copo? Outro ponto positivo do livro é a contribuição ao leitor para entender as tendências e se manter atualizado.
7. Padrões de Design para Aplicativos Móveis — Theresa Neil
Com os apps em alta, saber dominar essa ferramenta não é só um diferencial, como também uma necessidade. Nesse quesito, Theresa tem expertise de sobra e transmite todos os seus conhecimentos da área no livro.
Nele, ela descreve uma série de boas práticas e mais de 70 padrões de design ilustrados para os demais dispositivos e sistemas operacionais. São eles: iOS, Android, BlackBerry, WebOS, Windows Mobile e Symbian. Isso tudo em um conteúdo repleto de capturas de telas, que mostram como se faz na prática e facilitam o aprendizado.
8. Design para Quem não é Designer: noções básicas de planejamento visual — Robin Williams
Esse é mais um dos livros de design gráfico que não poderia ficar de fora da lista. Nele, Robin Williams traz orientações valiosas sobre os 4 princípios básicos do bom design. Ele traz vários exemplos para melhorar os projetos, enriquecendo ainda mais a compreensão.
A obra auxilia desde a apresentação de trabalhos universitários mais bonitos visualmente até quem deseja atuar nas redes sociais e entregar projetos mais estruturados. Além disso, o autor disponibiliza exercícios para ensinar de forma ainda mais didática.
9. Criatividade S.A — Ed Catmull
Uma das principais habilidades que um designer deve ter é a criatividade. Então, que tal desenvolvê-la com a experiência de vida do presidente da Pixar Studios? Em Criatividade S.A, Catmull descreve os desafios em criar grandes filmes, como Monstros S.A e Ratatouille.
Dessa forma, o livro é dividido em três focos. São eles: a história do fundador Edwin Catmull, o trabalho criativo na produção das animações e a cultura organizacional da Pixar. Entretanto, além da criatividade, a obra dá uma verdadeira lição de como uma boa gestão pode conduzir uma empresa a patamares antes inimagináveis.
10. Design emocional — Donald A. Norman
Uma das possibilidades do design é provocar sentimentos, e saber disso é uma arma poderosa para os profissionais que desejam trabalhar na área. É sobre esse tema que o autor aborda na obra.
No decorrer do livro, Donald esclarece a emoção com níveis aplicáveis ao design: viscerais, comportamentais e reflexivos. Assim, mostra como as pessoas são afetadas pelas emoções que os artefatos provocam.
Para mais, o autor consegue abordar diversas áreas por onde as emoções passeiam e referenciar grandes nomes da ficção científica, como:
- Arthur Clarke;
- Philip Dick;
- Isaac Asimov;
- George Lucas.
11. Design is storytelling — Ellen Lupton
Como novidades para muitos, a técnica de storytelling também se aplica ao design. No livro, Ellen instrui como aplicar técnicas narrativas focando em comunicação, produtos, experiências e serviços.
Em outras palavras, a autora faz um compilado de ferramentas, metodologias e conhecimento para qualquer UX Designer, em uma linguagem objetiva e pragmática. Ou seja, a obra é obrigatória para todo profissional que deseja ingressar no mundo do design gráfico.
Em síntese, os livros de design gráfico são alternativas acessíveis, fáceis e práticas de aprender sobre a área. São também uma opção para quem deseja aprender a título de curiosidade para aplicar em outras atividades diárias.
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Resumindo
– Os principais livros que qualquer profissional de design não pode deixar de ler são:
– Princípios Universais do Design, de William Lidwell;
– Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes — Ellen Lupton;
– Fundamentos Essenciais da Ilustração — Andrew Hall;
– A Psicologia das Cores — Eva Heller;
– Manual de Identidade Visual — Daniella Munhoz.