Selecionamos os principais livros do cenário empreendedor para você aprofundar seus conhecimentos e aumentar o impacto de seus objetivos profissionais e pessoais.
A literatura é uma ferramenta excelente para gerar aprendizado e estimular o conhecimento em diferentes áreas e disciplinas, inclusive, no empreendedorismo. Sem dúvidas, os livros para empreendedores são materiais fundamentais para a inteligência de um negócio. Elemento que vai além de questões administrativas e indicadores numéricos.
Para que uma ideia se transforme em um projeto ou negócio de sucesso, a inspiração é um pilar indispensável! E nada melhor do que buscar inspiração nos relatos de pessoas que passaram por situações parecidas com a sua, superaram barreiras e construíram negócios de alto impacto em nível nacional e internacional.
Se você deseja se conectar com perspectivas inovadoras e alcançar novos patamares de desenvolvimento pessoal, esta lista foi feita para você! Continue com a gente e confira as melhores indicações de livros sobre empreendedorismo que preparamos.
Mindset de empreendedor
Qual seu tipo de mindset? Você sabe o que é ter um mindset de empreendedor e por que isso vai fazer toda a diferença para você deslanchar suas iniciativas?
Mindset significa “mentalidade” ou “configuração mental”. O termo é de origem inglesa e corresponde diretamente ao comportamento humano: como as pessoas reagem, como tomam decisões e quais atitudes farão parte dos padrões de vida de cada indivíduo.
O mindset digital é um dos tipos de mentalidade que ganha cada vez mais destaque em um contexto de expansão e ampliação dos acessos tecnológicos. Cada pessoa tem uma visão de mundo que não é aleatória. Aliás, ela é determinante para indicar como cada sujeito vai encarar situações de frustração, tristeza, conquistas e realizações.
Ao entrar em contato com materiais incentivadores, como palestras motivacionais e livros para empreendedores, você pode desenvolver seu mindset, destacar pontos fortes e aprimorar pontos a melhorar.
Encontre insights preciosos para seu negócio
Já pensou que a ideia que você não teve pode estar no livro que você ainda não leu? Acredite, não se trata de plágio! Estamos falando de inspiração e criatividade — e não precisa ser um profissional artístico para reconhecer a importância desses dois elementos para o universo empreendedor.
Com criatividade, é possível encontrar soluções para situações difíceis e, para isso, você pode se inspirar nos relatos honestos de quem já superou inúmeros e diferentes obstáculos.
Aproveite para transformar cada leitura em um guia para desenhar os melhores planos de ação de sua trajetória.
Literatura para negócios: 15 livros para empreendedores
Selecionamos 15 livros que devem fazer parte da sua estante — seja ela física ou virtual — já que a literatura em dispositivos móveis é uma praticidade que chegou para ficar e deve ser aproveitada.
Nossa seleção é voltada tanto para empreendedores iniciantes quanto para profissionais mais experientes.
Não importa a etapa do caminho em que você está hoje. Cada um dos livros que escolhemos pode representar um ponto de virada para sua vida. Por isso, não deixe de dar uma atenção especial para aqueles títulos que você não leu ainda ou não conhece.
1. Startup: manual do empreendedor — Steve Blank e Bob Dorf
Como o próprio nome já deixa claro, o objetivo da dupla de empresários e autores deste livro é fornecer um manual aos empreendedores.
A ideia é ensinar como desenvolver produtos e serviços atraentes aos consumidores, que estão cada vez mais exigentes e decidem com mais cuidado onde e como vão realizar compras.
2. A Startup Enxuta — Eric Ries
Este é um dos livros para empreendedores que é ideal para quem busca explorar melhor o mundo dos negócios digitais e não deixa de acompanhar as novidades do setor.
Neste livro, Eric Ries trata do modelo de negócio “enxuto” para startups, em que o negócio passa por adaptações para ganhar escalabilidade. Ries reúne exemplos importantes de empresas que adotaram esse modelo e deram muito certo.
3. Negócios digitais – Aprenda a usar o real poder da internet nos seus negócios — Alan Pakes
Aqui, você pode encontrar um modelo de negócios para quem deseja explorar o mercado digital e de eletrônicos.
Alan Pakes destaca a importância de usar ferramentas eletrônicas de automação para criar um relacionamento duradouro e de confiança com o público, como estratégias empresariais podem ser implementadas no mercado digital e os primeiros passos para quem deseja alcançar sucesso com e-commerces.
4. Empreendedoras de Alta Performance (várias autoras)
Neste material, com prefácio escrito por Luiza Trajano (grande nome por trás de um dos maiores e-commerces brasileiros, o Magazine Luiza), podemos conhecer exemplos marcantes do empreendedorismo feminino.
O livro é referência para demonstrar o trabalho e o excelente desempenho de empresárias brasileiras nas mais diferentes áreas de atuação. Elas compartilham suas trajetórias motivadoras para espalhar autoconfiança e determinação para outras mulheres que sonham em se tornar grandes executivas.
5. De Zero a Um — Peter Thiel
A publicação do fundador de uma das maiores empresas do mundo foi pensada para os apaixonados por inovação — para quem não aceita mais do mesmo e deseja desenvolver produtos ou serviços marcantes.
Neste livro, você pode encontrar alternativas inovadoras para criação de estratégias de negócio eficientes e diferenciadas.
6. O poder do hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios
A proposta do autor Charles Duhigg é apresentar de modo objetivo como os hábitos são estabelecidos, como eles funcionam e como podem ser modificados.
Duhigg analisa o impacto positivo de hábitos de produtividade e rotinas eficientes para empresas e grandes organizações.
7. Uma viagem pelo cérebro: a via rápida para entender neurociência — Carla Tieppo
Entender como nosso cérebro funciona é benéfico tanto para desenvolver autoconhecimento quanto para o desenvolvimento de relações interpessoais mais saudáveis.
No livro de Carla Tieppo, somos convidados para uma viagem pelo cérebro humano, para que possamos compreender como pensamos, sentimos e agimos. Indispensável para os empreendedores que querem acessar uma visão mais crítica de suas decisões comerciais.
8. Incansáveis — Maurício Benvenutti
Este é para bater de frente com conceitos tradicionais de empreendedorismo. Maurício Benvenutti demonstra na prática como startups se transformaram em grandes competidoras do mercado, superando corporações tradicionais que pareciam inalcançáveis.
9. Empreendedorismo para subversivos — Facundo Guerra
O livro de Facundo Guerra gera influência desde o título: o autor relaciona o comportamento subversivo e questionador de “quem pensa fora da caixa” ao de empreendedores que fazem de suas carreiras profissionais uma divertida aventura, com muitos desafios e conquistas.
10. Aventuras empresariais — John Brooks
Ainda neste caminho de construir uma carreira profissional que considere as aventuras, o livro de John Brooks trata exatamente dos desafios de grandes negócios que não deram certo.
Os relatos dessas empresas proporcionam uma visão alternativa para que os empreendedores saibam identificar erros e avaliar melhor as decisões comerciais.
11. O ponto da virada: como pequenas coisas podem fazer uma grande diferença — Malcolm Gladwell
Nesta obra, o autor e colunista da The New Yorker discute o que faz um produto ou serviço virar tendência e como os empresários devem estar sempre preparados para mudanças drásticas do mercado.
12. Marketing 5.0: tecnologia para humanidade — Philip Kotler
As obras de Philip Kotler são sempre referências e já se tornaram clássicas entre os livros para empreendedores. Kotler é considerado um dos gurus do marketing e sempre propõe análises ricas e inovadoras.
Neste título, escrito durante a pandemia, Philip Kotler abordou a integração de práticas de marketing aos valores sociais e às novas tecnologias do século XXI. Além disso, suas reflexões trataram dos principais desafios para empreendedores iniciantes.
13. O investidor inteligente — Benjamin Graham
Saber lidar com o capital do seu negócio é fundamental para o bom desenvolvimento dele. Sem educação financeira não dá para fazer muita coisa, principalmente quando o assunto é investir dinheiro.
Assim, outra ótima opção dos livros para empreendedores é o de Benjamin Graham é reconhecido por Warren Buffett, um dos maiores investidores de todos os tempos, como “o melhor livro sobre investimentos já escrito”.
14. Síndrome da impostora — Rafa Brites
Rafa Brites é cirúrgica ao tratar de um dos temas mais relevantes da atualidade: que as mulheres sofrem constantemente com as sensações de insuficiência, falta de autoconfiança e com o peso de serem taxadas como grandes farsas.
O ponto é que isso faz com que muitas mulheres deixem de concretizar sonhos e objetivos, por se considerarem incapazes ou inadequadas para o projeto.
No universo do empreendedorismo não é diferente! Rafa Brites deseja mudar essa percepção e encorajar mulheres a “fazer acontecer”.
15. O lado difícil das situações difíceis: como construir um negócio quando não existem respostas prontas — Ben Horowitz
Ben Horowitz, um dos principais empresários do Vale do Silício, é responsável por tratar das maiores dificuldades e desafios na hora de montar um negócio.
De maneira direta e sem esconder nada, o empresário trata dos assuntos mais difíceis, demonstrando como é importante saber decidir de maneira estratégica e como não existe receita pronta para o sucesso.
Gostou das nossas indicações? Que tal ficar sempre por dentro das melhores informações para empreendedores? É muito fácil. Basta assinar nossa newsletter e receber primeiro o melhor conteúdo sobre empreendedorismo, mercado internacional de investimentos, soluções para transferências internacionais e outros assuntos relevantes.
Resumindo
1. Startup: manual do empreendedor — Steve Blank e Bob Dorf
2. A Startup Enxuta — Eric Ries
3. Negócios digitais – Aprenda a usar o real poder da internet nos seus negócios — Alan Pakes
4. Empreendedoras de Alta Performance (várias autoras)
5. De Zero a Um — Peter Thiel
6. O poder do hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios
7. Uma viagem pelo cérebro: a via rápida para entender neurociência — Carla Tieppo
8. Incansáveis — Maurício Benvenutti
9. Empreendedorismo para subversivos — Facundo Guerra
10. Aventuras empresariais — John Brooks
11. O ponto da virada: como pequenas coisas podem fazer uma grande diferença — Malcolm Gladwell
12. Marketing 5.0: tecnologia para humanidade — Philip Kotler
13. O investidor inteligente — Benjamin Graham
14. Síndrome da impostora — Rafa Brites
15. O lado difícil das situações difíceis: como construir um negócio quando não existem respostas prontas — Ben Horowitz