O grande segredo de um bom vendedor é a atualização constante dos seus conhecimentos. Uma das melhores formas para fazer isso é ler livros sobre vendas. Saiba mais!
Vender é uma arte desafiadora que nos ensina muito sobre como se relacionar com o mundo. Os livros sobre vendas são uma excelente maneira de conhecer novas práticas para alavancar o sucesso de um vendedor.
Isso porque conhecer técnicas de persuasão, produtividade e até mesmo liderança é um pré-requisito indispensável para profissionais que buscam ser altamente eficazes.
Neste artigo, você conhecerá as principais obras sobre vendas. Vamos lá? Continue a leitura!
1. Alcançando a excelência em vendas: SPIN selling — Neil Rackham
Como primeira indicação da nossa lista, temos o livro que fala sobre uma das metodologias de vendas mais importantes da atualidade: SPIN selling. Nessa obra, Rackham explica como encontrar os desafios enfrentados pelo consumidor, orientando o vendedor a fazer as perguntas corretas para fechar a venda.
2. A venda desafiadora — Matthew Dixon e Brent Adamson
Em “A venda desafiadora”, os autores Dixon e Adamson orientam os vendedores a incentivarem os clientes a saírem de suas zonas de conforto. Para isso, eles explicam sobre os papéis que esse profissional precisa ter. Esse é um livro sobre vendas que aborda também a maneira correta de se comportar durante uma venda, apontando as habilidades necessárias para isso.
3. A bíblia das vendas — Jeffrey Gitomer
É uma obra considerada por muitos como a melhor quando o assunto é vendas. “A bíblia das vendas” de Gitomer aponta um passo a passo claro e conciso para se tornar um vendedor eficiente. Para o autor, a grande verdade do sucesso nas vendas está na capacidade do vendedor de se relacionar com os clientes.
4. A máquina definitiva de vendas — Chet Holmes
Que tal trabalhar menos e ter mais resultados? É sobre isso que você aprenderá neste livro sobre vendas. Por meio de estratégias comprovadas, Holmes explica como aumentar as vendas de forma inteligente e automatizada. Assim, “A máquina definitiva de vendas” é uma obra indispensável para vendedores que almejam o sucesso.
5. Como fazer amigos e influenciar pessoas — Dale Carnegie
Esse também é um dos livros sobre vendas que aborda a essência das relações humanas. “Como fazer amigos e influenciar pessoas” é uma obra que trata da interpessoalidade entre líderes e liderados. Lançado em 1936, o livro contém princípios fundamentais para quem procura influenciar pessoas de maneira positiva.
6. Receita previsível — Aaron Ross & Marylou Tyler
“Receita previsível” é um livro indicado não apenas para vendedores, mas também para todo empresário que está em busca de construir uma empresa eficiente. Afinal, Ross e Tyler ensinam as principais maneiras de gerar receita com estratégias sustentáveis para o crescimento do negócio. Além disso, apresentam o conceito de que quanto maior a geração de leads, maior a previsibilidade.
7. Os 25 hábitos em vendas dos mais bem-sucedidos vendedores — Stephan Schiffman
Certamente, se manter motivado diante dos desafios profissionais é um dos bons hábitos que um vendedor precisa desenvolver. Em “Os 25 hábitos em vendas dos mais bem-sucedidos vendedores”, além de ensinar sobre isso, Schiffman explica como converter leads em clientes. Ele fala também sobre realizar apresentações inovadoras e muito mais!
8. Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes — Stephen Covey
“Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” é um dos best sellers favoritos dos vendedores quando o assunto é a gestão de startups inovadoras. A obra, de Covey, traz os passos necessários para que um vendedor consiga melhorar sua personalidade e alcançar o sucesso que deseja.
9. Inteligência emocional para o sucesso de vendas: conecte-se com clientes e tenha mais sucesso — Colleen Stanley
Inteligência emocional é um dos fatores mais importantes para o sucesso de um vendedor. Dessa forma, o livro sobre vendas de Stanley é uma indicação extremamente importante para todos os profissionais da área. A obra ensina técnicas para controlar impulsos, desenvolver empatia e prospectar de maneira inteligente.
10. A meta: um processo de melhoria contínua — Eliyahu M. Goldratt
Esse é mais um livro indicado para quem quer aprender sobre vendas e liderança. Em “A meta: um processo de melhoria contínua”, Goldratt apresenta os processos necessários para melhorar resultados com eficácia. O autor conta a trajetória de um gerente que precisava reduzir os custos de produção de seu negócio e aumentar seu estoque.
11. Armas da Persuasão — Robert Cialdini
“Armas da persuasão” fala sobre outro tópico importantíssimo quando o assunto é vender: os gatilhos mentais. Nesse livro sobre vendas, Cialdini apresenta técnicas como reciprocidade, aprovação social, coerência, autoridade, escassez, compromisso e afeição. Além disso, o autor também desconstrói a ideia de que persuadir é sinônimo de manipular.
12. O lado difícil das situações difíceis — Ben Horowitz
O livro é escrito por um dos empresários mais respeitados no Vale do Silício. “O lado difícil das situações difíceis” conta como Horowitz construiu empresas de sucesso. A obra apresenta conselhos e dicas valiosas sobre vendas, gestão e investimentos. Além disso, traz situações reais de como o autor solucionou problemas difíceis do universo das vendas.
13. O Poder do hábito — Charles Duhigg
“O poder do hábito” entra na lista de obras essenciais para a vida. Nele, Duhigg explica sobre como os bons hábitos são construídos e quais são os segredos para abandonar práticas diárias ruins.
14. Marketing 4.0 — Philip Kotler
Com certeza, o marketing é um conceito que está extremamente presente na rotina de um vendedor. Por isso, nada melhor do que aprender sobre o assunto com o pai desse conceito na era moderna. Nessa obra, Kotler faz uma análise completa a respeito da transição do marketing tradicional para o digital.
Além disso, a obra apresenta como a transformação digital revolucionou de forma radical o modo em que vivemos. Dessa forma, traz reflexões essenciais sobre o consumidor na era da conectividade.
15. Objeções — Jeb Blount
Sendo também um dos livros sobre vendas mais indicados pelos profissionais da área, “Objeções” ensina como vencer o medo e a dor emocional causada pela rejeição. Para Blount, esse é um dos principais fatores que causam o fracasso de um vendedor. Dessa forma, a obra apresenta técnicas indispensáveis para superar respostas negativas e converter um não em um sim.
16. Como chegar ao sim: a negociação de acordos sem concessões — Roger Fischer e William L. Ury
“Como chegar ao sim: a negociação de acordos sem concessões” pode ser considerada uma obra complementar ao livro “Objeções”. Nela, Fischer e Ury apontam estratégias comprovadas para desenvolver acordos benéficos para os envolvidos nos processos comerciais.
Ainda, o livro ensina como separar o lado pessoal dos problemas e obter mais sucesso em negociações.
17. A startup enxuta — Eric Ries
A metodologia Lean Startup é um modelo de criação e gestão baseado em esforços mais direcionados, com uma aplicação mínima de recursos. Assim, essas companhias lançam produtos e serviços que validarão hipóteses. Elas fazem isso de maneira muito próxima do consumidor e buscam feedbacks dessas pessoas.
Em “A startup enxuta”, Ries explica todos os detalhes desse conceito que foi desenvolvido por ele mesmo.
18. Rápido e devagar — Daniel Kahneman
“Rápido e devagar” também entra na lista dos clássicos livros sobre produtividade e vendas. Sendo um dos grandes best sellers da temática, nessa obra Kahneman comprova que nossa tomada de decisão não é apenas racional. Ele apresenta de maneira única como a mente funciona a partir de dois pólos: o rápido e o devagar.
19. Copywriting: palavras que vendem milhões — Gustavo Ferreira
Copywriting é mais um conceito indispensável para vendedores que querem dominar a persuasão também por meio das palavras. Nessa obra, Ferreira explica tudo sobre o conceito e como aplicá-lo por meio de técnicas práticas e eficientes.
20. Inteligência emocional — Daniel Goleman
“Inteligência emocional” é um excelente livro para vendedores que buscam por lições valiosas para enfrentar as dificuldades do mundo corporativo. Nele, Goleman apresenta a importância de uma tomada de decisão equilibrada, aliada ao bom relacionamento com todos os membros de uma equipe.
21. Geração de valor 2: plantando sonhos, colhendo conquistas — Flávio Augusto da Silva
Flávio Augusto da Silva é um dos empresários mais respeitados do mundo. Isso porque sua carreira coleciona feitos como a construção da escola de idiomas Wise Up e a direção do time Orlando City. No seu livro “Geração de valor 2”, ele mostra que qualquer pessoa pode alcançar o sucesso com determinação e aprendizados únicos.
22. O obstáculo é o caminho – Ryan Holiday
Esse é um dos livros sobre vendas fundamentais para vendedores que estão em busca de aprender a lidar com as adversidades do mundo dos negócios. Em “O obstáculo é o caminho”, Ryan Holiday ensina que as dificuldades, quando vistas da maneira certa, podem ser a mola propulsora do sucesso profissional.
23. SCRUM: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo – Jeff Sutherland
“SCRUM” é um método de processo de gestão que cresceu muito nos últimos anos. Seu sucesso se deve principalmente à simplicidade e à eficiência de sua aplicação. Desenvolvido por Jeff Sutherland, a obra que trata da metodologia se tornou um dos principais e melhores livros sobre produtividade já escritos. Dessa forma, para quem quer alcançar o inatingível, essa é uma excelente indicação.
24. Criatividade S.A: superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração — Ed Catmull e Amy Wallace
Se você está em busca de melhorar sua produtividade a partir da inovação, precisa ler “Criatividade S.A: superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração”. Nesse livro, Catmull e Wallace apresentam o caminho para que você se torne ainda mais criativo dentro de suas tarefas profissionais e pessoais.
25. O princípio do progresso: como usar pequenas vitórias para estimular satisfação, empenho e criatividade no trabalho — Teresa Amabile e Steven Kramer
Já sentiu vontade de deixar uma tarefa para depois e acabou postergando sua execução para outro dia ou horário? Então, “O princípio do progresso” é a obra perfeita para ajudar a lidar com isso. Isso porque, nela, Teresa Amabile e Steven Kramer ensinam técnicas indispensáveis para enfrentar a procrastinação e aumentar a produtividade.
26. Os desafios à força de vontade: como o autocontrole funciona, por que ele é importante e como aumentar o seu — Kelly McGonigal
“Os desafios à força de vontade” é uma obra que fala sobre como lidar com a procrastinação, sendo a motivação a principal ferramenta para isso. Nessa obra, McGonigal explica que a força de vontade não se relaciona a uma virtude. Trata-se de uma resposta da mente e do corpo, sendo algo que pode ser treinado e fortalecido com as práticas corretas.
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Resumindo
Existem vários caminhos para quem quer se tornar um bom vendedor. Em todos eles, a leitura se faz presente. Isso porque ter conhecimento das principais técnicas de vendas é um passo indispensável para os profissionais dessa área.
A literatura sobre persuasão é extensa, entre as melhores obras temos:
– Alcançando a excelência em vendas: SPIN selling Neil — Gene Hackman;
– A venda desafiadora — Matthew Dixon e Brent Adamson;
– A bíblia das vendas — Jeffrey Gitomer;
– A máquina definitiva de vendas — Chet Holmes;
– Como fazer amigos e influenciar pessoas — Dale Carnegie;
– Receita previsível — Aaron Ross & Marylou Tyler;
– Os 25 hábitos em vendas dos mais bem-sucedidos vendedores — Stephan Schiffman;
– Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes — Stephen Covey;
– Inteligência emocional para o sucesso de vendas: conecte-se com clientes e tenha mais sucesso — Colleen Stanley;
– A meta: um processo de melhoria contínua — Eliyahu M. Goldratt;
– Armas da Persuasão — Robert Cialdini;
– Como fazer amigos e influenciar pessoas — Dale Carnegie;
– O lado difícil das situações difíceis — Ben Horowitz;
– O Poder do Hábito — Charles Duhigg;
– Marketing 4.0 — Philip Kotler.
As 5 principais são:
– dominar todos os aspectos da solução vendida;
– estudar o público-alvo;
– aplicar gatilhos mentais;
– usar o método SPIN selling;
– oferecer soluções e não apenas produtos.