O interesse pelo mercado financeiro é cada vez maior entre os brasileiros. E engana-se quem acha que a curiosidade é apenas em torno de fundos, ações, renda fixa e variável etc. Muita gente também tem vontade de conhecer mais sobre os principais investidores do país e em como eles chegaram ao patamar em que estão hoje. Um bom exemplo disso é o Luiz Barsi, um dos nomes mais conhecidos na B3 por ter feito fortuna a partir de investimentos.
Neste artigo, você vai conhecer mais sobre a história de Barsi. Sobre como ele ingressou na Bolsa de Valores e como é a carteira de investimentos dele. Acompanhe!
Quem é Luiz Barsi?
Luiz Barsi é o maior investidor pessoa física do país. Com sua história de superação de vida, ele encontrou sua vocação nos investimentos. Autor do livro “Ações Garantem o Futuro“, onde já mostrava o seu conhecimento sobre o mercado financeiro, ele passou a investir de forma recorrente parte da sua renda na compra de ações. O objetivo inicial era usar os rendimentos provenientes das empresas em que investia para não precisar recorrer à previdência. Porém, o resultado foi muito melhor do que o esperado, entrando para a história no mundo dos investidores brasileiros.
Qual a origem de Luiz Barsi?
A origem de Luiz Barsi Filho iniciou-se em São Paulo, capital, cidade onde nasceu e cresceu. Ele foi fruto da união de Luiz Barsi e Maria Margarida, ambos descendentes de europeus que migraram no século XX para o Brasil em busca de melhores condições de vida. A família paterna tinha descendência italiana, enquanto a da materna era espanhola. Um ano depois do nascimento dele, em 1940, o pai faleceu, o que gerou uma crise familiar. A mãe de Barsi precisou sair de casa e recomeçar a vida em um novo lugar.
Foi a partir do falecimento do seu pai, quando tinha um ano, que ele e sua mãe se mudaram para um cortiço conhecido como Quintalão. Local onde ele permaneceu até o início da vida adulta. Ao lado de sua genitora, levou uma rotina humilde e enfrentou dificuldades financeiras, sociais e culturais.
Qual a formação acadêmica de Luiz Barsi?
Luiz Barsi tem três formações acadêmicas: em Economia, Ciências Contábeis e Direito. Todas elas foram muito decisivas para a atuação dele no mercado financeiro. As duas primeiras foram obtidas em conjunto quando ele se graduou em 1962 na Faculdade de Economia, Finanças e Administração de São Paulo. Já a segunda ocorreu alguns anos depois, no final da década de 60, na Faculdade de Direito de Varginha.
Além do ensino superior, Barsi também teve formação técnica na contabilidade, área na qual ele conseguiu diploma alguns anos depois. Todas essas informações são disponibilizadas no livro “O Rei dos Dividendos“, obra autobiográfica do investidor, publicada em 2022.
Por que Luiz Barsi começou a investir na bolsa de valores?
Luiz Barsi começou a investir na bolsa de valores devido à sua preocupação quanto à previdência. Isso porque, como ele afirma no livro autobiográfico “O Rei dos Dividendos”, ele não acreditava que teria uma aposentadoria decente. Como resultado, isso comprometeria a qualidade de vida dele na velhice. Portanto, a participação constante visando resultados de longo prazo na Bolsa de Valores foi uma estratégia. Um plano de adquirir ações de diferentes empresas e receber dividendos por elas ao longo dos anos. Conquistando, assim, uma renda mensal pelos anos que viriam.
Como o Luiz Barsi ficou rico?
Luiz Barsi ficou rico graças aos investimentos que ele fazia na Bolsa de Valores, montando uma carteira com ações de empresas diversas visando o retorno a longo prazo. Em particular, com ações de empresas de setores que ele considerava duráveis. Isto é, com demanda de mercado constante. O que garante estabilidade para o negócio e, consequentemente, rendimentos para ele a longo prazo. Essa estratégia não só o levou a ter um retorno financeiro expressivo, mas a conquistar a independência financeira. Tornando-se, assim, um dos homens com maior fortuna do país provenientes do investimento no mercado de ações.
Seu processo de investimentos iniciou em 1968. Menos de uma década depois, no final dos anos 70, ele já era milionário. Uma história de êxito de alguém que se dedicou ao ramo financeiro e encontrou nele uma paixão.
Quanto o Luiz Barsi ganha por dia?
Luiz Barsi revelou que ganhou o equivalente a R$ 1,1 milhão por dia apenas com dividendos, em 2021. Entretanto, é difícil precisar quanto o investidor ganha por dia atualmente. Um levantamento de 2022 da Forbes indicou que Barsi tem cerca de R$ 4 bilhões de patrimônio. Para se ter ideia, isso o coloca na seleta lista de bilionários do país (na 90ª posição).
Como o Luiz Barsi investe?
Luiz Barsi investe em ações de ativos em que ele considera perenes, como empresas do setor de energia, saneamento, telecomunicações e bancário. O método de aquisição dele envolve pequenas aquisições, de no máximo 5% das ações de uma instituição, como explica no livro “O Rei dos Dividendos” – que escreveu sobre a própria história. Outro ponto importante no método de investimento dele é obter essas ações enquanto elas estão em baixa, nunca em alta. Assim, quando valorizassem, ele ganharia muito mais não apenas com os dividendos, mas também com a venda dessas ações.
Quantas empresas Luiz Barsi tem na carteira?
Luiz Barsi tem mais de 10 empresas na carteira, em fevereiro de 2024. Entre elas, estão: Banco do Brasil, Eletrobras, Eternit, Klabin, Unipar, AES Brasil, Cosan, Vibra, Taurus, Suzano e IRB. Ou seja, é uma carteira diversificada com marcas de setores bem distintos que atendem a públicos e demandas específicas.
Por que Luiz Barsi não investe em fundos imobiliários?
Luiz Barsi não investe em fundos imobiliários ou investimentos de renda fixa, pois considera os ganhos baixos, além das taxas de administração cobradas pelos fundos e de demandarem aportes mensais para se tornarem rentáveis. Desde o momento que entrou na Bolsa de Valores, o bilionário buscou atrelar os ganhos dele à renda variável. Em particular, adquirindo participação em diferentes instituições até montar uma carteira de ações. Algo que o permitiria ter retorno financeiro garantido por meio da quantidade de ações sob a posse dele. Independente de gastos extras ou da realização de novos investimentos.
Qual o estilo de vida de Luiz Barsi?
O estilo de vida de Luiz Barsi é discreto, modesto e com reputação ilibada em toda a trajetória dele, bastante conhecida por isso no mercado e na mídia. Além disso, as dificuldades econômicas que ele passou ao longo da infância e juventude foram cruciais para que ele adotasse uma postura responsável, consciente e de controle financeiro, principalmente após se tornar milionário. Isso foi algo que serviu para solidificar mais a frente a base da educação financeira de suas filhas, como é descrito em seu livro autobiográfico, “O Rei dos Dividendos”.
Inspirando-se na trajetória de Luiz Barsi
Como você conferiu, Luiz Barsi é um homem que fez história no mercado financeiro brasileiro. Afinal, ao utilizá-lo como estratégia para garantir uma aposentadoria com mais recursos, ele acabou se tornando bilionário. Além de ser um dos poucos investidores que atua como pessoa física no país.
Atualmente, ele é acionista em diversas organizações, algumas das quais têm forte peso no mercado nacional, como o Banco do Brasil e a Eletrobras. Portanto, se você gosta de investir e quer se aprofundar cada vez mais nesse tema, vale a pena se inspirar na sua trajetória!
Siga a Remessa Online no Facebook, X (antigo Twitter), LinkedIn, YouTube e Instagram e conheça mais sobre os nomes mais relevantes do mercado financeiro brasileiro.
Resumindo
Luiz Barsi é o maior investidor pessoa física do país e autor do livro “Ações Garantem o Futuro”, que ilustra seu conhecimento sobre o mercado financeiro. Barsi passou a investir parte da sua renda na compra de ações. O objetivo inicial era usar os rendimentos provenientes das empresas como alternativa à previdência.
Luiz Barsi ficou rico montando uma carteira com ações de empresas diversas, o que se iniciou em 1968. Principalmente aquelas de setores que ele considerava com maior estabilidade no mercado nacional. Essa estratégia o levou a se tornar milionário em menos de uma década, no final dos anos 70, e, atualmente, bilionário.
Luiz Barsi tem mais de 10 empresas na carteira. Entre elas, estão: Banco do Brasil, Eletrobras, Eternit, Klabin, Unipar, AES Brasil, Cosan, Vibra, Taurus, Suzano e IRB.