O aporte de capital é fundamental para saber como criar uma startup. Esse tipo de negócio depende de inovação, organização, esforço e ideias capazes de sanar as demandas atuais da sociedade.
Apesar de haver grandes casos de sucesso — como Nubank, Buser e Melhor Plano — uma pesquisa mostrou que aproximadamente 30% das startups encerraram suas atividades em 2017, último ano do levantamento. Desse total, os principais motivos para a falência foram:
Como fica claro, o investimento é um critério-chave para o sucesso de qualquer empreitada, especialmente das startups. Como ultrapassar esse obstáculo? É preciso entender como criar uma startup e partir daí.
Neste texto, vamos explicar como os diferentes processos funcionam para aumentar as suas chances de sucesso. Que tal saber mais?
O termo startup é utilizado para designar empresas que adotam um modelo de negócio de rápido crescimento. Normalmente, elas oferecem um produto ou serviço inovador.
Ele pode ser diferente de tudo o que existe no mercado ou uma melhoria do que está presente. O objetivo é solucionar alguma dor ou problema do público-alvo.
Geralmente, as startups usam a tecnologia para embasar suas operações. Um dos motivos para isso é a garantia da escalabilidade, isto é, a capacidade de produzir mais sem aumentar os recursos usados de forma proporcional.
Apesar desse foco ser relevante, nem toda nova empresa é uma startup. Mesmo que um negócio utilize a tecnologia, é necessário ter uma proposta ainda não testada no mercado para se enquadrar nesse conceito.
Por isso, grandes empresas que começaram como startups deixaram de ser. É o caso de Google e Facebook. Além disso, as principais características dessas empresas são:
Você pode começar a empreender sem aporte de capital. A medida é chamada de bootstrapping. No entanto, mais do que saber como criar uma empresa focada em inovação, é preciso garantir seu crescimento. Para isso, é necessário obter investimentos nos momentos adequados.
Para aplicar a sua ideia de negócio, é preciso implementar algumas etapas. Por ter características específicas, é preciso efetivá-las para aumentar a chance de sucesso da startup e facilitar a aceitação do produto ou do serviço pelo público-alvo.
Quais são esses estágios? Vamos mostrar todos eles abaixo. Confira!
É o momento em que você tem uma ideia e ela começa a ficar mais viável na sua mente. É possível pensar melhor nos problemas, nas soluções e em outras variáveis do seu projeto.
Consiste na etapa que transforma seu projeto em realidade. Você coloca à prova as hipóteses formuladas e começa a verificar se elas funcionam.
Essa é a hora de entrar no mercado. Por isso, é o momento de garantir o ajuste entre seus produtos ou serviços e seus clientes.
A empresa já funciona e tem um nicho de mercado para atuação. Nesse momento, o foco é garantir a escalabilidade para o modelo de negócio crescer de forma rápida.
Apesar do Brasil estar no ranking mundial de ecossistemas de startups, outros lugares também se destacam. Algumas das nações que aparecem na lista são:
Existem várias empresas que se destacam nesse segmento. Entre as principais estão:
Foi fundada por Elon Musk. A função da SpaceX é reabastecer as missões da International Space Station (ISS). Tem cerca de 400 milhões de dólares e mais de 9 mil colaboradores. Em dois ou três anos, quer fazer missões espaciais tripuladas.
É um serviço alternativo ao táxi, que já atende aproximadamente 10.000 cidades em mais de 70 países. Já ultrapassou o patamar de 60 bilhões de dólares. Aos poucos, novas funções são acrescentadas, como o Uber pool, que permite a divisão dos custos por várias pessoas que vão para o mesmo lugar.
Oferece um serviço de compartilhamento de arquivos em nuvem. Há opções para pessoas físicas e jurídicas. A Dropbox já tem mais de 500 milhões de usuários e teve rodadas de aporte de capital que ultrapassaram 1 bilhão de dólares.
É um site de aluguel e compartilhamento de imóveis. Há opções em mais de 191 países. Tanto é que o AirBnB conta com mais de 6 milhões de anúncios.
Contempla uma plataforma de trabalho em equipe. Nela, os colaboradores compartilham, organizam e arquivam dados e informações. Já teve mais de 180 milhões de dólares em investimentos e mais de 12 milhões de usuários todos os dias.
A pesquisa citada no início deste post mostra que a dificuldade ao aporte de capital é um dos desafios deste tipo de empresa. No entanto, existem outros obstáculos que precisam ser superados, assim como oportunidades a aproveitar. Acompanhe os principais.
O próprio modelo de negócio das startups traz algumas dificuldades. Além da falta de investimentos, os principais obstáculos são:
A principal oportunidade de uma startup é aumentar sua participação no mercado a partir de uma ideia inovadora. Os produtos e os serviços dessas empresas são capazes de mudar a sociedade e melhorar a vida de milhares de pessoas.
Com o tempo, outros benefícios são percebidos. Entre eles estão:
Na hora de saber como criar uma empresa inovadora, é preciso ir além do aporte de capital. Algumas etapas podem ser colocadas em prática para facilitar esse começo de negócio. A seguir, listamos as principais.
Liste todos os pontos positivos do que você faz e/ou gosta. Avalie quais são seus conhecimentos e habilidades passíveis de monetização. Nesse momento, é importante se perguntar:
Para saber como criar uma startup, analise o mercado. Verifique o nível de competitividade e o momento certo para lançar seu produto ou serviço. Aqui, vale a pena adotar algumas boas práticas:
A Unique Sales Proposition aumenta a eficácia das vendas, porque trabalha a exclusividade e a promoção da marca. Essa é uma maneira das pessoas saberem:
Além disso, você conhece o que os clientes querem e os problemas existentes.
O plano de negócios é um guia para saber como criar uma empresa da forma mais correta possível. Nele estão descritos vários detalhes sobre a empresa, como:
Normalmente, o plano de negócios é feito para cinco anos. No entanto, no começo, o melhor é fazer um documento apenas para as primeiras etapas. Por isso, considere:
Depois de passar alguns meses, reveja o documento. Analise o que já foi feito, o que ainda está pendente e ajuste sua estratégia.
É bem provável que você precise de outras pessoas para executar seu trabalho. Para criar uma startup, é preciso de colaboradores qualificados, capazes de realizar diferentes atividades.
Foque na criação de uma equipe de alto desempenho. No começo, você pode encontrar essas pessoas entre seus amigos e familiares. Porém, também pode divulgar uma vaga de trabalho e pesquisar entre os currículos disponíveis.
Saber como criar um negócio depende também de publicizar sua empresa. Fale sobre o negócio, explique seus produtos ou serviços e tente atrair clientes.
Ainda que seu orçamento seja limitado, use ferramentas que ajudem a ultrapassar esse obstáculo. Algumas opções eficazes e gratuitas ou de custo baixo são:
Lembre-se de trabalhar a identidade visual. Coloque sempre um slogan e um logo para fortalecer a marca perante os potenciais clientes.
Todas as ações acima devem levar à criação de uma base de clientes. Você deve nutri-la para aumentar a chance de fechar negócios. Algumas boas atitudes para isso são:
Sempre metrifique os resultados que alcançar. O ideal é definir objetivos e as métricas que ajudarão a saber se você está chegando lá. A partir dos índices que obtiver, ajuste seu plano de negócios e elimine os gargalos.
Considere os erros como oportunidades de aprendizado. Mais do que isso:
Uma rede de contatos é indispensável para quem deseja saber como criar uma startup. Com a criação do plano de negócios, você terá sua ideia apresentada e formulada para obter colaboradores e/ou sócios.
Aproveite os eventos de tecnologia ou empreendedorismo para criar pessoas que compartilham da sua visão. Espaços de coworking e incubadoras também são alternativas para conseguir aporte de capital por meio do estabelecimento de parcerias.
As startups são modelos de negócios inovadores e que estão em constante reformulação. Se você ignorar essa possibilidade, terá problemas, porque a concorrência a adotará. Por isso, direcione suas ações para aumentar a competitividade.
Tenha em mente que o modelo de negócio adotado hoje poderá ficar ultrapassado em pouco tempo. Portanto, mantenha a inovação e a ideação para fazer a empresa evoluir e aumentar sua lucratividade.
Desde o começo deste texto, ficou claro que o aporte de capital é fundamental para o sucesso da criação de uma startup. Já foi explicada a existência do bootstrapping, em que você usa seu próprio dinheiro para começar o negócio.
A verdade é que esse modelo é viável, mas mais difícil de ser aplicado, especialmente em alguns nichos que exigem mais investimentos. Aqui, entra a importância de conseguir mais pessoas para auxiliar no quesito financeiro.
Os investidores podem entrar logo no começo do projeto. No entanto, é difícil isso acontecer, porque eles apostam em dados, não em ideias. O motivo é simples: ao investir qualquer capital, o objetivo é reduzir os riscos.
Por isso, ainda que você busque algum investimento no começo, é necessário ter dados para mostrar o potencial da empreitada. Qualquer que seja a sua situação, existem três principais tipos de aporte de capital:
É uma pessoa física com alto nível de renda. O investidor-anjo aplica seus próprios recursos para desenvolver as startups. Por consequência, recebem uma participação do negócio.
Muitas vezes, o investidor anjo investe em uma empresa ainda em estágio inicial, mas com bom potencial de geração de lucros. Ele também contribui com seu networking e experiência comercial para melhorar os resultados.
São voltadas para startups em estágio inicial e que precisam desenvolver o negócio nos âmbitos financeiro e estratégico. O mais comum é que as aceleradoras tenham programas específicos e trabalhem com um cronograma predefinido.
Com isso, os membros das startups trabalham com um grupo de mentores durante dias. Cada um deles é formado por investidores externos e executivos que ajudam a construir o negócio e evitar problemas.
A grande vantagem das aceleradoras é fazer a startup crescer rápido. Em poucos meses, ela avança bastante e atinge um patamar que poderia levar alguns anos para alcançar.
É um capital de risco, ou seja, uma modalidade de investimento que contém interessados no aporte de capital e fundos de risco. Normalmente, as startups financiadas são de pequeno e médio portes que estão ainda iniciando e têm amplo potencial de lucro.
O objetivo do venture capital é obter crescimento acelerado e alto nível de rentabilidade. Sua principal diferença em relação aos investidores anjo é o fato de optar por empresas mais arriscadas, em vez das estabilizadas.
Os investidores de venture capital também oferecem expertise e conhecimentos de gestão para ajudar o crescimento da startup. Em troca, o fundo responsável pelo aporte passa a integrar o quadro societário.
O aporte de capital é um auxílio em dinheiro recebido para a empresa investir e alavancar seus resultados ou expandir alguma iniciativa específica. Por isso, ele é necessário para saber como criar uma startup.
Esse benefício financeiro pode ser feito por uma pessoa ou um conjunto de investidores. De qualquer forma, as boas práticas para conseguir esse dinheiro são:
Para conseguir aporte de capital, muitas vezes, é necessário procurar um investidor fora do Brasil. É aqui que a Remessa Online pode ajudar.
Ao ter um sócio no exterior, você tem a chance de conseguir mais dinheiro e de ampliar as operações da sua empresa. Além disso, trabalha de acordo com as melhores práticas do mercado. É o chamado compliance.
A questão é que, com um investidor de outro país, é necessário fazer operações de câmbio — e escolher uma plataforma inadequada pode fazer você pagar mais do que precisa.
Com a Remessa Online, você tem um custo a partir de 1,3%. Muitas vezes, as tarifas externas são zeradas. Você pode ver a sua situação fazendo uma simulação no site. Além disso, o dinheiro chega em apenas 1 dia útil.
Assim, você tem acesso as menores taxas do mercado e faz operações seguradas devido à tecnologia blockchain e credenciadas pelo Banco Central.
Basta fazer um cadastro rápido e colocar suas informações básicas, como nome, CPF e e-mail. Depois disso, você já pode enviar até R$ 50.000 por dia ou R$ 100.000 por ano.
Se quiser aumentar seu limite, é só enviar os documentos solicitados e fazer o cadastro completo. Assim, você pode enviar e receber aporte de capital em valores mais elevados.
Com todas essas informações, você já sabe como criar uma startup e entende por que é importante cuidar dos investimentos. Essa é uma forma de fazer sua empresa crescer de forma sustentável e ampliar sua participação de mercado, inclusive no exterior.
Então, que tal colocar em prática todas essas ideias e conseguir um investidor estrangeiro?
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É preciso ter uma ideia e garantir sua viabilização por meio de diferentes etapas apresentadas no texto.
Não existe um valor específico, porque depende do segmento de atuação e de outros fatores. De todo modo, é importante contar com um investidor.
Uma startup é um modelo de negócio embasado na inovação e na escalabilidade. Alguns exemplos são Uber, Nubank e SpaceX.
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