Se precisa fazer a manutenção de residentes no exterior, precisa entender como fazer a remessa de valores. Aprenda agora os passos essenciais para esse processo!
Se você precisa enviar dinheiro ao exterior com regularidade, já deve ter percebido que um dos campos essenciais que devem ser preenchidos na transação é a “natureza”. Ela é determinada pelo Banco Central, visando identificar o motivo da transação.
Nesse caso, você sabe como fazer remessa para manutenção de residentes no exterior? Seguir todos os passos corretamente é fundamental, então também é importante entender qual natureza utilizar, conforme a finalidade da transferência de dinheiro.
Para mostrar como efetuar esse processo sem erros, preparamos este conteúdo. Continue a leitura e confira como fazer remessa para manutenção de residentes no exterior!
O que é manutenção de residentes no exterior?
A transferência terá a natureza “manutenção de residentes no exterior” sempre que o valor for transferido para pessoa que depende financeiramente de um residente no Brasil. Quem recebe pode ser familiar direto, como filhos, pais ou cônjuges, ou apenas conhecidos.
Basta que exista a dependência em relação ao sustento. Nesse caso, o beneficiário deve ser sempre pessoa física. Caso contrário, você precisará escolher outra natureza para realizar a remessa.
Como fazer esse tipo de remessa para o exterior?
Para fazer essa transferência, você precisará ter conta em uma plataforma que permita realizar transferências internacionais, como a Remessa Online. Portanto, faça o seu cadastro, acesse o sistema e escolha a alternativa “enviar dinheiro”.
Depois, siga o passo a passo:
- selecione a opção “para outra pessoa ou empresa”;
- escolha “transferência para familiar ou conhecido no exterior”;
- inclua os dados do envio (país da conta destino, moeda, dados da conta etc.);
- preencha os valores e demais informações;
- transfira o montante no prazo informado para concluir a remessa.
O dinheiro é enviado após a identificação do pagamento, com prazo que varia conforme a plataforma utilizada para a transação. Então verifique todas as condições para ter maior agilidade no processo.
O que fazer quando essa natureza não se alinha ao envio?
Também é preciso ter atenção para as situações que não se encaixam à manutenção de residente no exterior. Nesse caso, vale observar as outras naturezas que podem se alinhar, por exemplo:
- disponibilidade no exterior;
- pagamento de serviços no exterior;
- manutenção de estudante no exterior;
- investimento em corretoras (fundos de investimento);
- pagamento de curso (faculdade, high school, college etc.);
- pagamento de pequenas importações (encomendas internacionais).
Quanto custa uma remessa para manutenção de residentes no exterior?
Ao fazer a remessa internacional, é comum se perguntar quais são os custos envolvidos. Afinal, isso influenciará o seu planejamento financeiro, certo?
Entenda quais são os pontos de atenção para a transação:
- câmbio: o valor precisará passar pela conversão de câmbio, cujo valor dependerá da cotação da moeda no dia;
- Imposto sobre Operações Financeiras (IOF): equivalente a 0,38% do valor em transferências para contas de outra titularidade;
- tarifa de envio (SWIFT): cobrada pelo serviço de envio, variando conforme o valor da transação.
Portanto, vale a pena fazer simulações para entender as taxas que incidem, otimizando o planejamento e ajudando a identificar a alternativa com o melhor custo benefício.
Conte com Remessa Online!
Para ter segurança e agilidade na transferência internacional, garantindo o melhor custo-benefício, conte com a Remessa Online. Somos uma fintech brasileira especializada nessas transações. Em nosso sistema, você consegue fazer simulações para planejar corretamente a operação, com toda a transferência.
Desse modo, com a Remessa Online você pode fazer a remessa para manutenção de residentes no exterior de forma simples, com preços justos, sem a burocracia e complexidade dos bancos tradicionais.
Precisa fazer transações internacionais? Acesse o site da Remessa Online e confira os nossos serviços!
Resumindo
A manutenção de residentes acontece quando a remessa internacional tem a finalidade de custear as despesas do dia a dia de outra pessoa no exterior — familiar ou não.
Basta acessar a plataforma, selecionar a opção “transferência para familiar ou conhecido no exterior” e preencher todos os dados selecionados nas telas seguintes. Por fim, transfira o valor para concluir a operação.
O envio terá custos com a conversão do câmbio, IOF e tarifa de envio (SWIFT).