Quais são os pontos mais quentes do seu site? Descubra isso e muito mais com o mapa de calor!
Já pensou como seria útil saber o que os usuários mais gostam no seu site? Na verdade, não é necessário ter nenhuma bola de cristal para descobrir isso. O mapa de calor entrega justamente o que você precisa para conhecer as abas e os links que os visitantes da sua página mais se interessaram.
Para quem está por trás do gerenciamento de sites e blogs, essa é uma ferramenta muito estratégica. Afinal, é possível realizar as melhorias adequadas para garantir que as pessoas permaneçam por mais tempo na sua página ou que encontrem aquilo que procuram com facilidade.
Neste artigo, vamos falar mais sobre o que é o mapa de calor e as ferramentas mais interessantes para gerar conversão no seu site. Acompanhe!
O que é um mapa de calor?
Chamado também de heatmap, o mapa de calor é um esquema que apresenta graficamente as regiões de um site que atraíram um maior volume de atividades. Em outras palavras, trata-se de um mecanismo para calcular os links que geraram mais cliques, as rolagens e as interações com o mouse em uma página.
Para a área do marketing, o mapa de calor é, na verdade, um grande indicador. Afinal, os relatórios gerados por essa ferramenta conseguem dizer muito sobre a relação dos usuários com os canais de comunicação de uma marca.
A tecnologia pode entregar também as estratégias que geram a conversão de leads. Desse modo, é possível garantir que um negócio conquiste mais clientes com os gatilhos mentais que funcionam com o público que deseja atingir.
Ao mesmo tempo, ajuda a identificar quais são as informações que não atraem tanto a atenção dos visitantes da sua página. Isso pode ser visto a partir do tempo de permanência, da taxa de abandono e da quantidade de interações com as seções do site.
Assim, é possível investigar as possíveis causas dos resultados. Por exemplo, as abas de “Perguntas Frequentes” costumam tomar menos tempo do que os segmentos da página que apresentam os produtos e serviços do negócio. Caso essa tendência não aconteça, é possível reavaliar o design, a linguagem e demais aspectos do site.
Como fazer o mapa de calor?
Uma característica muito importante para se ter em mente é que o mapa de calor é uma ferramenta totalmente automatizada. Isso significa que é importante contar com uma solução programada justamente para realizar esse tipo de atividade em um canal de comunicação.
A geração de relatórios, estatísticas e indicadores pode ser feita por meio de ferramentas tecnológicas associadas a uma página online. Por esse motivo, é importante procurar uma que apresente as funcionalidades que você deseja para o seu site.
No entanto, antes de aplicar esse tipo de mecanismo, é fundamental saber o que você deseja avaliar. Afinal, existem diferentes tipos de mapas de calor e cada um deles serve para uma finalidade. Saiba mais!
Click maps
Como o próprio nome já diz, esse é um exemplo de mapa que serve para descobrir quais são os links que os visitantes mais clicam em um site. Isso vale também para as áreas que não são clicáveis, mas que atraem esse comportamento. Outra característica interessante do click maps é a sua utilidade para acessos via dispositivo móvel, como celular ou tablet.
A partir desses resultados, é possível identificar quais são as regiões de um site mais propícias para adicionar estratégias. Por exemplo, call to action (CTA), link importante, ícone ou demais ferramentas que você deseja conquistar mais interações.
Além disso, é um tipo de mapa de calor que entrega informações relevantes sobre o design e a apresentação dos ícones da página. Dessa forma, é possível fazer um trabalho constante em busca da melhoria da experiência dos usuários.
Hover maps
O hover é um modelo de mapa de calor que recebe informações sobre o movimento do cursor em uma página. Com ele, é possível entender quais são os pontos da tela que os usuários mais direcionam o mouse.
Desse modo, é também um indicador interessante para melhorar o posicionamento dos ícones no seu site, assim como os CTAs. No entanto, nesse caso, é preciso fazer uma avaliação criteriosa. Afinal, deve-se descobrir se o movimento do cursor foi intencional ou se o usuário apenas o manteve parado durante o acesso, sem perceber.
Scroll maps
O mapa de calor de tipo scroll vai avaliar o comportamento de rolagem da página do visitante. O tempo e a velocidade entregam ótimos indicativos se houve uma leitura realmente atenta ou se o conteúdo não chamou a atenção dos usuários.
Há, ainda, outro detalhe interessante do scroll maps. Esse tipo de mapa entrega informações relevantes para descobrir em qual parte da página o usuário para de acompanhar ou abandona o site.
Dessa forma, é possível identificar com mais facilidade quais são os pontos que geram mais rejeição em sua página e quais são aqueles que mais atraem o público. A partir disso, torna-se muito mais viável trabalhar em melhorias estratégicas.
Recording maps
O recording maps é um tipo de mapa que funciona por meio da gravação da tela, a fim de identificar como foi a sua navegação. Por conta desse detalhe, nem sempre é o modelo mais adequado para se usar em um site. Isso porque ele gera dados mais pesados e requer uma autorização extra dos usuários.
Por outro lado, é uma excelente opção para testar a usabilidade de sites ou aplicativos, principalmente na área do e-commerce. Sendo assim, é mais um exemplo que vale a pena conhecer para compreender a trajetória dos visitantes em uma página e os pontos que merecem otimizações.
Quando usar o mapa de calor?
Como visto, essa é uma ferramenta relevante para obter diversos indicadores úteis para a gestão de um site ou blog. Por esse motivo, pode ser associada a diferentes estratégias, como:
- criação de novas seções no site;
- inserção de chamadas em locais estratégicos;
- planejamento de link building;
- acompanhamento da evasão do site;
- aumento da permanência na página;
- testes A/B;
- geração de conversões;
- otimização da estrutura da página.
Em outras palavras, trata-se de um recurso valioso para diversas finalidades. O mapa de calor é útil para aprimorar o planejamento e melhorar o relacionamento com o cliente. Serve também para tornar a marca mais atraente para os leads, garantir mais vendas, aplicar técnicas de neuromarketing de forma eficiente, entre outras ações inteligentes.
Quais ferramentas de mapa de calor usar?
Tendo em vista a utilidade do mapa de calor, nada melhor do que descobrir como aplicar essa solução na sua página. A boa notícia é que existem diversas ferramentas práticas e que podem ser muito bem aproveitadas pelos mais diferentes sites e blogs.
A seguir, confira algumas sugestões de ferramentas para usar e acompanhar as interações na sua página!
Hotjar
A Hotjar é uma solução que conta com uma série de funcionalidades que podem ajudar a conhecer melhor o engajamento no seu site. Para começar, é possível criar mapas de calor de tipo click, scroll e recording.
Há também a opção de gerar funil de conversão, formulários e pesquisas de satisfação com as pessoas que visitaram o seu site. Além disso, é possível segmentar os resultados por tipo de dispositivo, aumentando as suas informações.
Essa ferramenta ainda pode ser utilizada com diferentes planos. O básico é totalmente gratuito e não há limite de criação de mapas de calor. Por outro lado, contabiliza apenas 1.050 sessões por mês. Para mais funcionalidades, é possível contratar opções de até US$ 80 mensais.
Mouseflow
Outra ferramenta bastante útil para gerar mapas de calor é o Mouseflow. Suas funcionalidades são parecidas com as da Hotjar, com exceção da versão gratuita que é um pouco mais limitada, sendo apenas 500 sessões por mês.
O Mouseflow conta também com mais variedade de planos, que chegam a US$ 299, com ainda mais funções. Por isso, é uma boa opção para quem está em busca de uma solução bem mais robusta. Além disso, é possível realizar uma demonstração gratuita para conferir o potencial da solução.
Smartlook
O Smartlook é também uma ótima alternativa para quem está em busca de soluções eficientes e gratuitas. Afinal, a ferramenta também apresenta uma versão grátis, que registra 1.500 sessões mensais e com armazenamento dos dados por um mês.
Assim como outras ferramentas, o Smartlook permite gerar mapas de calor de tipo click, hover e scroll. Além disso, oferece a opção de comparar a atividade de novos usuários e de visitantes que voltam com frequência.
Para quem está começando a estudar mais sobre Marketing Digital e deseja conhecer melhor o funcionamento dos mapas de calor, essa é uma das melhores opções. Sem mencionar que é possível solicitar uma demonstração das soluções antes de finalizar a contratação.
O mapa de calor é um recurso que pode ajudar bastante na construção de páginas que geram mais conversões e resultados promissores para o negócio.
Além disso, trata-se de uma solução simples e eficiente para acompanhar as visitas em uma página. Dessa forma, vale a pena aproveitar essas funcionalidades e encontrar uma boa ferramenta para o seu site.
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Resumindo
O mapa de calor é um recurso que permite observar quais são as regiões de uma página online com maior atividade entre os visitantes. Com isso, é possível gerar otimizações e investimentos na usabilidade do site ou do blog.
O mapa de calor pode ser feito com o auxílio de uma ferramenta automatizada, incorporada à página. Cada solução apresenta um conjunto de funcionalidades, que devem ser escolhidas conforme as suas necessidades.
O mapa de calor pode ser usado quando o objetivo é obter indicadores relevantes para gerar mais conversões, reter os visitantes por mais tempo na página, planejar melhorias na estrutura da página e várias outras finalidades.