O que é marketing 3.0: entenda como aplicar na sua empresa

As empresas estão adotando o conceito de marketing 3.0, em que o foco é o cliente e a sociedade. Como as empresas podem se adaptar a essa nova perspectiva? Saiba neste artigo!

Philip Kotler é reconhecido como um dos maiores especialistas em marketing mundiais. Um guru que não só deu ao mundo um guia valioso, mas foi capaz de ler as mudanças socioeconômicas e culturais com bastante antecedência. Além disso, propor ideias sempre inovadoras, como o marketing 3.0.

O marketing evoluiu ao longo dos anos, principalmente devido às mudanças de comportamento do consumidor. Diante disso, Kotler recentemente tentou imaginar como será essa área no futuro.

Para saber o que é marketing 3.0, criamos este guia completo para ajudar a entender esse conceito e como aplicá-lo na prática.

O que é marketing 3.0?

Segundo Philip Kotler, o marketing 3.0 é focado no cliente como ser humano em sua totalidade. Ou seja, com necessidades materiais, emocionais e espirituais. 

Portanto, é uma estratégia capaz de satisfazer as instâncias mais nobres do humanismo. As empresas que adotarem o marketing 3.0 terão vantagem, porque poderão aliar um produto ou serviço de qualidade a uma missão repleta de valores positivos.

Essencialmente, esse conceito é uma mistura de marketing cultural, espiritual e colaborativo.

Marketing 3.0 cultural

O marketing cultural está ligado ao fenômeno da globalização. As pessoas estão cada vez mais conectadas ao mundo, mas mantêm ou redescobrem fortes laços locais.

Apesar disso, os consumidores estão progressivamente divididos em grupos e nichos. A cultura local ou um grupo específico pode ditar como as empresas usam as ferramentas de marketing.

A segmentação do público e a identificação de padrões culturais específicos são os principais fatores determinantes para as organizações no novo mundo da publicidade.

Assim, podemos concluir que as empresas precisarão ter valores positivos profundamente enraizados e que não entrem em conflito com os de seus clientes. Dessa forma, combina produtos e serviços de qualidade com ética, respeito ao meio ambiente e aos direitos dos trabalhadores.

Algumas empresas têm parcerias com influenciadores digitais para divulgar seus produtos e associá-los a um determinado nicho de cultura. Eles podem posicionar a marca dentro desse grupo, porque têm certa autoridade nele.

Marketing 3.0: espiritual

O marketing espiritual pretende dar ainda mais ênfase à visão humana dentro da área corporativa. Tal estratégia precisa considerar adequadamente clientes e concorrentes, que merecem ser tratados com respeito.

As pessoas hoje buscam experiências e valores cada vez mais positivos em todos os aspectos possíveis. O estilo de vida atual faz com que as pessoas busquem significados positivos entre as empresas e os produtos que consomem. Nessa perspectiva, esse efeito é ainda mais importante que a utilidade do próprio produto.

Logo, as empresas devem olhar para si mesmas, além dos efeitos físicos normais do produto. Tem que haver um estilo de vida, uma filosofia. Assim, quando o objeto é consumido, os clientes sentem que fazem parte de algo maior.

Muitas empresas apoiam causas sociais ou fabricam produtos que não agridem o meio ambiente. Isso mostra que se preocupam com questões que não são apenas financeiras. Ou seja, têm um real interesse em construir um mundo melhor.

Conquistar a fidelidade do cliente, portanto, significa alavancar os valores mais profundos de forma clara e consistente.

Marketing 3.0: colaborativo

Com o avanço da tecnologia, surgiram as redes sociais e as plataformas de colaboração. Isso permitiu que indivíduos e grupos se conectassem e interagissem uns com os outros. Agora, os usuários de mídia social podem criar e divulgar notícias.

As mídias sociais se mostraram ainda mais significativas quando os consumidores começaram a influenciar uns aos outros com suas próprias experiências e opiniões.

O marketing colaborativo, por fim, confere aos clientes um papel de liderança. Assim, eleva-os de simples consumidores a prossumidores, ou seja, que produzem vários de seus bens de serviços. Eles são capazes de conversar diretamente com a empresa e criar conteúdo e contra-narrativas. Além disso, criticar ou elogiar uma determinada escolha (ou política) corporativa por meio de redes sociais ou outros meios de comunicação.

Além de simplesmente ouvir opiniões e tomar decisões que criem o que é certo, algumas empresas também lançaram programas de cocriação. Produtos e serviços podem ser modificados de acordo com os requisitos e necessidades dos clientes.

Em um mundo de colaboração, o segredo é entender o que o consumidor espera e quais são suas atitudes que podem fomentar a colaboração com a marca. Para isso, algumas empresas têm utilizado comunidades online. São ferramentas que permitem que consumidores e empreendimentos se conectem e cooperem entre si, além da aquisição de insights.

Uma empresa que pratica o marketing 3.0 envolve seu público na criação do produto e ouve críticas e reclamações. A partir daí, as considera para melhorar seu produto ou seu comportamento.

Como se deu a evolução do marketing?

O marketing 1.0 trouxe a produção em massa de produtos a um preço mais barato para serem comercializados.

Já no marketing 2.0, computação e internet aparecem em seus estágios iniciais. Aqui, os consumidores chegam às empresas e seu comportamento começa a mudar.

Agora, o mundo digital chegou a outro nível, fazendo com que a internet seja considerada a nova onda. Isso estimulou o nascimento do marketing 3.0.

Logo, a forma como as empresas mais antenadas se comunicam com os consumidores começou a mudar radicalmente. Por isso, é muito importante uma alteração no posicionamento e nas estratégias utilizadas pelas equipes de marketing.

Dentro dessa perspectiva, os indivíduos não estão mais satisfeitos apenas com os produtos. Eles querem ver filosofias e responsabilidades. Há uma busca por empresas que tenham uma maior identificação e preocupação com as questões pessoais do consumidor. Aquelas com a capacidade de identificar as preocupações e necessidades.

Kotler resumiu desta forma: “a diferença entre o marketing 1.0, 2.0 e 3.0 é se você está enfatizando alcançar a mente, o coração ou o espírito do cliente; se você é centrado no produto, orientado ao cliente ou orientado por valores; se você se vê apenas criando valor econômico, ou criando valor para as pessoas… ou valor ambiental; e se você só está preocupado com lucros ou progresso social e sustentabilidade”.

Quais são os 10 mandamentos do marketing 3.0?

Os 10 mandamentos do marketing 3.0 são:

  • trate seus clientes com amor e seus concorrentes com respeito;
  • esteja pronto para a transformação e a mudança;
  • deixe seus valores claros e apoie-os;
  • concentre-se no segmento que pode oferecer os maiores benefícios;
  • dê preço justo para transmitir sua qualidade;
  • ajude os clientes em potencial a se conectarem com sua empresa e seus produtos;
  • olhe para os seus clientes como se fossem para a vida;
  • visualize cada negócio como um serviço, porque cada produto está atrelado a servir o cliente;
  • melhore seu processo de negócios todos os dias;
  • considere vários aspectos e informações – não apenas relacionados a finanças – antes de tomar uma decisão.

Como o marketing 3.0 impacta o relacionamento com o novo consumidor?

Com uma estratégia de marketing 3.0 implementada, podemos afirmar que:

  • as empresas seriam 100% focadas no usuário e transparentes devido à sua estrutura descentralizada;
  • os usuários seriam capazes de assumir o controle de seus dados e privacidade;
  • as empresas terão que, cada vez mais, tratar os usuários de forma humana e personalizada, focando na experiência do cliente.

Quais são exemplos de marketing 3.0?

As empresas não podem simplesmente orientar o consumidor a comprar algo e esperar sucesso. Os clientes agora exigem comunicação bidirecional e informações sobre os produtos e serviços que consomem. É um diálogo, não um monólogo, como diz Kotler.

A seguir, separamos exemplos de marketing 3.0.

1. Quando a Costco retirou os produtos da Coca-Cola da prateleira

“Você não quer que os profissionais de marketing operem em uma distorção do tempo”, diz Kotler. “Seria um erro não reconhecer o crescente poder dos consumidores e dos intermediários… Os intermediários são reis agora.”

Como a ligação entre um produto e um consumidor, os intermediários/varejistas estão negociando como nunca. Afinal, esperam ter uma fatia maior do lucro e reter espaço nas prateleiras.

Um exemplo foi quando a grande cadeia Costco retirou os produtos da Coca-Cola de suas prateleiras nos Estados Unidos no final de 2009. Tudo isso porque a empresa de bebidas não baixou o preço, deixando o seguinte posicionamento:

“A Costco está comprometida em levar mercadorias de marca com os melhores preços possíveis. No momento, a Coca-Cola não forneceu à Costco preços competitivos para que possamos repassar o valor que nossos membros merecem”, disse uma mensagem no site da empresa, intitulada como “Alerta de preço!”

2. A forma como a Starbucks trata seus funcionários

Kotler citou a Starbucks como exemplo de empresa que utiliza conceitos de marketing 3.0. Isso porque ela trata bem seus funcionários, oferecendo mais treinamento do que a maioria dos estabelecimentos de alimentação. Além disso, dá opções de ações e benefícios de saúde.

A empresa ainda está envolvida nas comunidades onde está localizada, é globalmente consciente e compra produtos de comércio justo.

Outro ponto, na visão de Kotler, é que a Starbucks oferece uma experiência sensorial total. Ou seja, tem ingredientes da mais alta qualidade e que se conectam com os clientes em um nível significativo. Com esses métodos, eles podem vencer os concorrentes enquanto cobram significativamente mais.

Como aplicar o marketing 3.0 em uma empresa?

Embora as mensagens orientadas por dados possam ser poderosas e eficazes, as organizações precisam levar isso para o próximo nível.

Em vez de entregar a mensagem certa aos consumidores, as marcas precisam se perguntar: “o consumidor se envolveu com nosso conteúdo e o compartilhou?“. Essa é a verdadeira métrica de valor que os profissionais de marketing devem usar.

Os meios tradicionais de marketing, como impressão, e-mail e boletins informativos, ainda podem ser valiosos. Porém, as marcas precisam aproveitar as mídias sociais, influenciadores e marketing viral.

Os dados podem ser um ponto de partida para as marcas. Entretanto, elas devem realmente buscar entender o que impulsiona sua base de consumidores, não apenas seus padrões de compra.

Ao entender como os clientes se envolvem em um nível emocional, as marcas podem se conectar com eles por meio de vários canais, como nas redes sociais, em fóruns e e-mails.

Kotler moldou o pensamento de marketing por mais de 50 anos e ajudou a indústria a passar por mudanças de paradigma antes. Simplesmente apelar para a mente do cliente pode ter funcionado em consumidores do passado. Agora, as empresas de sucesso precisam tocar as emoções e o espírito humano de cada um deles.

No centro dos negócios está a concorrência e quem pode atender os consumidores de maneira mais eficaz, rápida, proativa e lucrativa. Portanto, se você está fazendo marketing para consumidores, é fundamental implementar o marketing 3.0 no seu negócio.

Se você já está usando os princípios dessa estratégia, reserve um tempo para solidificar sua posição e se conectar com seus consumidores de novas maneiras. Lembre-se: aqueles que têm os consumidores mais felizes, sempre vencerão.

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Resumindo

O que o marketing 3.0 prioriza?

O marketing 3.0 prioriza a interação com o cliente e o relacionamento do consumidor com a marca.

O que o marketing 3.0 trouxe para o mercado?

O marketing 3.0 apresenta ao mercado o foco no consumidor — em corpo, alma, mente e coração. As empresas que alavancam o marketing 3.0 terão uma vantagem, porque podem comercializar seu produto ou serviço como parte de uma missão maior com impacto social.

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