O que é Marketing 4.0, porque é importante e como aplicar

O Marketing 4.0 é uma abordagem de marketing que combina a interação online e offline entre empresas e clientes.

O especialista em marketing Philippe Kotler definiu o Marketing 4.0 como uma nova dimensão do marketing ligada à conectividade e à tecnologia.

No Marketing 4.0, a aquisição de dados do cliente desempenha o papel principal e transforma completamente o processo de compra, concentrando-se tanto nas necessidades quanto nas expectativas e no comportamento.

Entre evolução e revolução, o marketing 4.0 está destinado a substituir o marketing tradicional? Entenda tudo sobre esse conceito e descubra como aplicá-lo.

A evolução do mercado

Antes de entrarmos em Marketing 4.0, vamos falar e entender seus antecessores. Compreender as etapas anteriores e o desenvolvimento de marketing é a melhor maneira de introduzir o novo conceito.

Marketing 1.0

A principal característica desse tipo de marketing é a falta de um público-alvo. As empresas faziam seus produtos e os anunciavam para quem quisesse comprá-los. Não havia personalização e a concorrência entre as marcas era muito menor.

Marketing 2.0

Aqui, a competitividade entre as empresas começa a crescer, e novas opções surgem para os consumidores, dando-lhes mais poder de escolha. Por conta disso, as empresas passaram a customizar a promoção de seus produtos para um público mais específico.

Marketing 3.0

O marketing 3.0 é um dos tipos mais recentes e está mais ligado aos consumidores individuais. Aqui, as marcas entenderam que as pessoas se parecem e têm gostos parecidos, mas cada um é único.

Desde então, os anúncios têm mostrado que não querem apenas vender produtos, mas querem entender e apoiar a individualidade. As marcas passaram a se engajar em causas e movimentos sociais para mostrar que também lutavam lado a lado com seus consumidores.

O que é Marketing 4.0

Segundo Philip Kotler, um dos nomes mais importantes e respeitados do assunto, o Marketing 4.0 pode ser considerado uma revolução na área. É a integração do marketing digital com o marketing tradicional. Procura unir o melhor dos dois mundos.

Kotler diz ainda que o marketing, como as pessoas o conhecem, continuará existindo, mas o digital continuará ganhando cada vez mais força, tornando-se o principal motivo dos resultados das marcas. Isso se deve ao crescimento e poder da internet e das redes sociais. Ambos têm a capacidade de influenciar os indivíduos.

O Marketing 3.0 nasceu com blogs, redes sociais e sites, e tem como foco a experiência do consumidor e a identificação da marca. Com a chegada do Marketing 4.0, tudo o que antes era trabalhado se expandiu.

Ainda, junto com o Marketing 4.0, vem o Consumidor 4.0. É, portanto, necessário integrar o ser humano com a tecnologia para encontrar o equilíbrio perfeito entre os dois. Isso é crucial porque, embora as tendências de marketing mudem rapidamente, ainda é feito por pessoas e para pessoas. 

Os dados estão cada vez mais presentes nas estratégias criadas, e a tomada de decisões acertadas tende a aumentar. A inteligência artificial e os robôs também estão mais presentes nas ações cotidianas.

As características do Marketing 4.0

Ultra-conexão

A empresa antecipa as necessidades dos clientes, cria uma ligação permanente por meio de uma estratégia de marketing multicanal utilizando inbound marketing.

5A’s

Os tradicionais “4 P’s” do mix de marketing (Produto, Preço, Promoção e Praça) foram substituídos pelos “5 A’s”: assimilação, atração, arguição, ação e apologia

O cliente pode se interessar por várias marcas, obter informações na internet, comprar e depois dar sua opinião sobre sua compra. A jornada tradicional é assim transformada ao integrar a influência das redes sociais para alcançar consumidores ultra conectados.

Experiência do usuário

O Marketing 4.0 utiliza a coleta de dados para melhor atender às necessidades de clientes mais exigentes (por meio de serviços personalizados) e mais pressionados pelo tempo (por meio de aplicativos móveis).

Caminho omnichannel

A tecnologia digital está transformando profundamente o processo de compra: os clientes agora podem descobrir um produto na web e depois comprá-lo na loja ou, inversamente, podem ir primeiro à loja e receber o produto em sua casa.

No entanto, o marketing “clássico” não está morto: ainda é essencial começar por olhar para o produto, estabelecer o seu preço e depois definir os locais onde estará disponível, antes de o promover.

O marketing 4.0 é, portanto, complementar, e também coloca novas questões éticas, nomeadamente por meio do problema da gestão de dados. O marketing está constantemente inovando e ainda está evoluindo!

O que é o Consumidor 4.0

Assim como o Marketing 4.0 se conecta diretamente à mídia digital, o Consumer 4.0 também.

Esse consumidor conhece o Marketing 1, 2, 3 e 4.0. Dessa forma, ele é o resultado desses avanços e mudanças, então sabe o que quer, o que gosta e o que não aceita.

O indivíduo quer se identificar com a marca, ver sua personalidade e as coisas que diferenciam seu produto. Acima de tudo, ele quer praticidade.

Nada afasta mais um Consumidor 4.0 do que a burocracia para conhecimento, negociação ou ser atendido por uma marca.

Características do Consumidor 4.0

Os consumidores com esse perfil são centrados na tela e multicanal; eles querem resolver seus problemas por meio das redes sociais ou da forma mais ágil possível. Tudo é instantâneo! Agora, conheça as principais características do Consumer 4.0:

  • bem informado e decisivo;
  • conectado às redes sociais e muito engajado nelas;
  • exigente e consciente de seus direitos e desejos;
  • está sempre ligado à reputação da marca e ao que outros consumidores dizem sobre ela;
  • gosta de agilidade, então os consumidores compram produtos e desistem com a mesma rapidez (pouca fidelidade);
  • atento a causas sociais, minoritárias e relevantes (causas da marca).

Vale ressaltar: o Marketing 4.0 vincula-se diretamente às tecnologias e suas vantagens, para que ninguém tenha tempo, muito menos disposição para burocracia desnecessária.

Conhecendo as características desse público, é necessário conhecer as estratégias de Marketing 4.0 para alcançá-los. É o que veremos a seguir!

Estratégias de Marketing 4.0: como atingir o novo consumidor

Como podemos ver nos tópicos anteriores, é preciso ter estratégias de Marketing 4.0 bem definidas para cativar esse público diversificado e exigente. Aqui estão alguns pontos-chave dessas estratégias.

Enfatize sua proposta de venda exclusiva (USP)

O mínimo que o Consumidor 4.0 deseja é ser bem atendido, mas só isso não é suficiente para segurá-lo. Eles buscam ter um diferencial no mercado competitivo e customizar seu atendimento, produtos e serviços.

Esse consumidor precisa se identificar com sua marca e seus produtos para consumi-la. Assim, criar boas estratégias de marketing é ainda mais vital para sua empresa. Eles querem abraçar causas relevantes para sua marca, então posicione-se nas redes com honestidade.

Tenha presença nas mídias sociais

Atualmente, esse é um dos meios que mais geram engajamento e agregam valor às marcas. O engajamento nas redes sociais precisa estar alinhado com as estratégias de Marketing 4.0.

Aproveitar a praticidade das redes sociais para resolver qualquer problema é o que os consumidores de hoje querem ver.

Cuide da imagem da empresa

Como vimos nos tópicos anteriores, o Consumer 4.0 busca identificar causas e marcas. Para que a combinação perfeita aconteça, esses clientes em potencial querem saber como está a reputação da sua empresa.

Antes de comprar um produto ou serviço de sua empresa, eles pesquisam, perguntam e encontram o que estão procurando. Então é melhor você ter a melhor opção!

Uma opinião negativa sobre seu serviço pode fazer com que você perca muitos clientes; qualidade é essencial.

Alinhe a cultura da sua empresa com seus clientes

Um dos principais atrativos para esses novos consumidores é a identificação. Quer você se veja na propaganda do produto, ou porque acredita nos mesmos valores da empresa, esse tipo de estratégia de Marketing 4.0 conquista e retém clientes.

No entanto, esteja avisado: não minta sobre sua cultura ou valores! Mentiras são fáceis de descobrir hoje em dia, e a imagem da sua marca pode ir por água abaixo.

Como aplicar o Marketing 4.0

O marketing 4.0 deve ser elevado a um nível além do estratégico: ele deve ser uma mentalidade aplicada à sua empresa. A seguir, confira algumas dicas como começar a estruturá-lo em uma instituição.

Priorize as necessidades dos clientes

O Marketing 4.0 está intimamente ligado às necessidades dos clientes. Eles não aprendem por acaso que, estando a ponto de fazer uma compra, a empresa X tem responsabilidade social corporativa.

Esta é uma informação essencial, algo que distingue o seu negócio. Um cliente que procura um produto começa escolhendo uma empresa que compartilhe seus valores. Preste atenção em como sua empresa é percebida pelos participantes do mercado.

Foco no prosumidor, não consumidor

O prosumismo pode ser definido como um conjunto de comportamentos e atitudes que reconhecem a maximização de benefícios materiais e imateriais. Tanto do processo de produção como de consumo para indicar o valor do produto.

O elemento fundamental neste conceito é um prossumidor. Os clientes de hoje esperam cooperação com o fabricante, portanto, oferecer essa possibilidade torna-se uma das principais funções da empresa.

Os usuários são aqueles que primeiro introduzem inovações, fazem e compartilham voluntariamente comentários sobre escassez e defeitos dos produtos. Assim, de acordo com o conceito de marketing 4.0, as empresas devem sentir-se obrigadas a criar tal plataforma de cooperação. 

Esta é a única maneira de um prossumidor poder contribuir. Tal solução é benéfica para ambas as partes.

Invista no mobile

Os smartphones modernos estão constantemente conectados à Internet e usam geolocalização. Este conceito é baseado exatamente em tecnologias móveis. Sua popularidade fez o mercado prosperar com uma explosão de aplicativos. Podem contribuir para o aumento da fidelização do prossumidor, que pode participar do processo de criação de valor a qualquer hora e lugar.

Lembre-se que a opinião do cliente é ouro

Graças aos sistemas de processamento de linguagem natural de ponta, os profissionais de marketing com acesso à inteligência artificial agora têm uma ferramenta eficaz para prever o futuro. E eles o usam para responder rapidamente às mudanças nas tendências do mercado e às opiniões dos consumidores.

Existem muitos aplicativos disponíveis para analisar a fala com base em todas as palavras-chave acumuladas. Esses aplicativos são capazes de analisar o conteúdo desses textos de forma tão eficaz que podem gerar estatísticas numéricas de opiniões de consumidores compartilhadas na Internet.

De acordo com pesquisa realizada pelo Content Marketing Institute em 2016, 73% dos empreendedores B2B apontaram a criação de conteúdo engajador como o objetivo mais importante. Tenha isso em mente porque é um bom ponto de partida para implementar uma estratégia de marketing 4.0 em sua empresa.

Para implementar o marketing 4.0, crie um conjunto de cenários, dos mais pessimistas aos mais otimistas. Observe cuidadosamente as preferências de compra do consumidor e os canais que eles usam. 

Esteja atualizado com as últimas descobertas científicas e inovações tecnológicas. É tudo sobre o que as pessoas vivem que afeta sua marca e como ela é percebida.

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Resumindo

O que é Marketing 4.0

Segundo Philip Kotler, um dos nomes mais importantes e respeitados do assunto, o Marketing 4.0 pode ser considerado uma revolução na área. É a integração do marketing digital com o marketing tradicional. Procura unir o melhor dos dois mundos.

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