Já pensou em ter ganhos extras com o anúncio de produtos de outras empresas? Conheça o Marketing de Afiliados!
Entre as diversas vantagens promovidas pelo meio digital, o Marketing de Afiliados é um exemplo de como aumentar o faturamento e conquistar um público fiel por meio da divulgação de outras empresas. Trata-se de uma estratégia de ganhos extras por meio de comissão por cada venda adquirida.
Entenda melhor como funciona o Marketing de Afiliados e saiba por que essa é uma tendência que vale a pena observar!
O que é Marketing de Afiliados?
O Marketing de Afiliados é uma relação comercial, na qual uma empresa pode divulgar o produto de outra. Com isso, um dos negócios recebe mais oportunidades de venda, enquanto o outro pode receber uma comissão por cada pedido.
Essa é uma estratégia de marketing que pode criar uma relação complementar aos planejamentos de divulgação de produtos e de marcas. Com isso, é possível ter acesso a mais oportunidades de relacionamento com o público, aumentar o reconhecimento, vincular a empresa a outros negócios confiáveis e expandir os canais de comunicação.
O Marketing de Afiliados pode ajudar tanto na atração quanto na conversão de novos clientes de ambas as empresas envolvidas. Por esse motivo, elaborar uma estratégia de marketing em conjunto pode ser a chave para o sucesso dessa relação comercial.
Como funciona o Marketing de Afiliados?
O Marketing de Afiliados funciona como um tipo de parceria comercial em que uma pessoa ou empresa promove produtos de uma marca e ganha comissões com base nas vendas que ela ajuda a realizar. Em alguns casos, os afiliados podem escolher os métodos de divulgação que considerarem mais eficazes.
De um lado, o afiliado se torna um promotor dos produtos de outra empresa. De outro, um negócio tem mais oportunidades de negócios ao contar também com o alcance ao público do parceiro. Com isso, as ações de marketing podem se tornar mais econômicas e eficientes, de modo a trazer resultados positivos para ambos empreendimentos. A ideia, no geral, é garantir que cada afiliado tenha vantagens nas ações de marketing.
Em quais canais pode ocorrer o Marketing de Afiliados?
O Marketing de Afiliados pode ocorrer por e-mail marketing, blog post, landing page, anúncios em redes sociais, entre várias outras opções. Trata-se de estratégias de marketing digital, aplicadas para outras marcas, com rastreamento para acompanhar as conversões realizadas por conta dessa parceria e comissionar o afiliado pela venda.
Quais profissionais trabalham com Marketing de Afiliados?
Qualquer pessoa pode trabalhar com Marketing de Afiliados. A ideia é divulgar o produto de outra empresa em troca de comissão por vendas ou demais vantagens com o anúncio. Desse modo, são diversos profissionais que podem atuar para criar essa relação comercial.
Exemplos de Marketing de Afiliados
O programa Parceiro Magalu é um exemplo de Marketing de Afiliados. Ele impulsiona, principalmente, pequenos e médios negócios com novas vendas e o aumento do alcance ao público. Já a Amazon promove ganhos de até 15% em comissões por vendas realizadas. A SocialSoul e a Monetizze são plataformas que oferecem serviços para promover os produtos e serviços de outras empresas.
Quais são os tipos de Marketing de Afiliados?
1. Afiliado revendedor
O afiliado revendedor é um tipo de Marketing de Afiliados com interesse direto em novas fontes de ganhos. Por esse motivo, utiliza a base de dados com estratégias específicas para entregar os anúncios a um público que está em busca dos produtos ou serviços da empresa parceira.
Nesse caso, as ações contam com pequenos investimentos do revendedor e os retornos ultrapassam os valores gastos. Consequentemente, é possível fazer uma nova fonte de renda no mercado dos afiliados.
2. Afiliado autoridade
O afiliado autoridade costuma ser uma marca já reconhecida no mercado, que atua na divulgação de serviços ou produtos, visando um melhor posicionamento no nicho. Desse modo, pode ganhar mais engajamento nas redes sociais e geração de leads.
As estratégias, nesse caso, trazem notoriedade tanto para os canais de comunicação do afiliado quanto para o serviço ou produto da marca parceira. Com essas técnicas, ambas as empresas podem conquistar o mesmo consumidor, com a mesma ação de marketing.
3. Afiliado árbitro
O afiliado árbitro é um tipo de Marketing de Afiliados que atua de modo semelhante ao que reforça a autoridade no mercado, porém, não necessariamente é um especialista no nicho. Trata-se de uma parceria com base em tráfego pago para atingir o público-alvo e ganhar reconhecimento.
Nesse caso, o afiliado árbitro conta com técnicas específicas de gerenciamento de campanhas digitais e ferramentas de marketing. Por esse motivo, atua com uma promoção especializada da marca, ainda que não tenha o maior reconhecimento no nicho de atuação.
Quais são os tipos de mensuração e pagamento do Marketing de Afiliados?
Os tipos de mensuração e pagamento do Marketing de Afiliados são Custo por Clique (CPC), Custo por Venda (CPV), Custo por Ação (CPA) e Custo por Mil Impressões (CPM). Cabe ao produtor definir qual se adequa ao seu produto e objetivo de negócio.
Custo por Clique (CPC)
No Custo por Clique (CPC), é possível mensurar as conversões realizadas por meio de cliques nos anúncios. Com isso, as empresas afiliadas podem estabelecer um valor por cada conversão, que se tornará o retorno financeiro do divulgador nessa relação comercial.
Custo por Venda (CPV)
No Marketing de Afiliados por Custo por Venda (CPV), o divulgador recebe por cada cliente que, de fato, fechar negócio com a empresa parceira. Geralmente, esse é um processo controlado por link ou por formulários enviados aos clientes que contam com perguntas sobre como conheceu a marca em que realizou a última compra.
Custo por Ação (CPA)
No Custo Por Ação (CPA), o anunciante vai receber por cada usuário que fizer alguma ação na página de destino da campanha publicitária da afiliada vendedora. Desde fazer um orçamento ou entrar para a lista de contratos até concluir uma compra são ações observadas nessa métrica.
Custo por Mil Impressões (CPM)
Já o Custo por Mil Impressões (CPM) é uma técnica na qual o anunciante recebe sempre que a campanha digital atinge mais mil visualizações. Desse modo, é fundamental acompanhar os relatórios de performance dos anúncios e visar um alto grau de impacto na publicidade.
Quais são os benefícios do Marketing de Afiliados?
Para as empresas, o Marketing de Afiliados é uma estratégia eficaz para aumentar a visibilidade da marca e alcançar novos públicos. Ao trabalhar com vários afiliados, elas podem atingir diferentes grupos de pessoas e entrar em mercados de nicho que podem ser difíceis de alcançar de forma independente.
Confira os principais benefícios do Marketing de Afiliados para ambos os parceiros!
1. Proporciona economia e mais leads, beneficiando empresas que buscam divulgação com menos custos
Uma parte dos resultados conquistados com estratégias de marketing é realizada por outra empresa. Esse tipo de terceirização ajuda a economizar com as práticas desse setor e, ao mesmo tempo, elevar a conversão. Desse modo, as empresas que buscam a divulgação dos produtos com outras marcas podem desfrutar de mais leads e menos custos.
2. Gera visibilidade, mais clientes e crescimento para produtos e empresas
Tanto a marca que fez a divulgação quanto a empresa que está oferecendo os serviços ou produtos ganham visibilidade entre o público. Além disso, quando as atividades desses negócios são complementares, as vantagens são ainda maiores, pois ficam reconhecidas por estabelecerem uma parceria de sucesso.
Na prática, o produto, as empresas e a filiação se tornam mais visíveis para o público. Dessa forma, com uma estratégia de marketing de valor, é possível conquistar mais clientes por meio dessa união.
3. Aumenta as vendas, impulsionando o crescimento do negócio
Com mais leads e mais divulgação, as chances de fechar mais negócios só tendem a aumentar. Consequentemente, o aumento das vendas é vantajoso para o faturamento e o desenvolvimento do negócio.
4. Poupa tempo para dedicar a outras necessidades do negócio
O Marketing de Afiliados pode funcionar como uma espécie de terceirização de serviços, pois delega algumas tarefas a outros profissionais ou empresas. Essa é uma vantagem para otimizar tempo e dedicar essa atenção a outras necessidades do negócio.
O que é preciso para trabalhar com Marketing de Afiliados?
1. Ter conhecimento das boas práticas do Marketing Digital
Conhecer boas práticas de Marketing Digital faz toda a diferença no sucesso dos anúncios. Por esse motivo, é importante saber como ter um bom posicionamento no nicho para elevar a atração de leads engajados e convertê-los para outras marcas.
2. Construir um anúncio de produto atraente
Para que mais leads se relacionem com a publicidade, é fundamental contar com práticas que deixem um anúncio mais atraente. Frases de efeito, artes digitais e técnicas de conversão, que mostram como o serviço ou produto oferece diretamente uma solução para o indivíduo, são exemplos de estratégias de atração.
3. Apresentar dados de desempenho para fechar parcerias com empresas afiliadas
Ter dados de desempenho nas redes sociais, sites e blogs é uma boa maneira de mostrar que a sua empresa é um bom espaço para que outras marcas se afiliem. Desse modo, é possível apresentar as oportunidades de sucesso nos anúncios para os negócios parceiros.
4. Manter a comunicação em alta com a parceria
Com boa comunicação, é possível manter a parceria ou receber indicações para conquistar novos afiliados. Por conta disso, é válido acompanhar os dados, estar à disposição para esclarecer dúvidas e ter flexibilidade para adaptar os anúncios às necessidades das marcas afiliadas.
Quanto ganha um profissional de Marketing de Afiliados?
Um profissional de Marketing de Afiliados ganha, em média, R$ 10.634 por mês no Brasil. A remuneração variável de um afiliado é de R$ 8.731 mensais.
8 melhores sites para ganhar dinheiro com Marketing de Afiliados
1. Parceiro Magalu
No Parceiro Magalu, é necessário criar uma loja de parceiros na plataforma e vender os produtos da empresa, recebendo o status de “Novato”, que pode evoluir até o “Diamante”.
Ao todo, é possível ganhar até 12% de comissão sobre cada venda e os saques estão liberados a partir de R$ 50. Os pagamentos são realizados em duas datas fixas e por transferência bancária.
2. Associados Amazon
A Amazon é um grande marketplace que atua no Brasil e conta com uma das maiores redes de afiliados internacionais. Ao participar do Associados Amazon, é possível receber taxas de comissão de até 20% e por meio de transferência internacional.
3. Afiliados Hotmart
No Programa de Afiliados da Hotmart, as comissões pela promoção de produtos digitais, por meio do Marketing de Afiliados, podem chegar a 80% por venda. No geral, alguns itens contam com valores mais altos e, consequentemente, necessitam de estratégias mais específicas para elevar as vendas.
4. Afiliado Monetizze
No Afiliado Monetizze, é possível cadastrar os seus produtos e gerar links de afiliados. A plataforma brasileira trabalha com os mais diferentes nichos e taxas de comissão. Desse modo, é possível ter ganhos diferentes em cada divulgação.
5. Programa de Afiliados Eduzz
O Eduzz é um programa de Marketing de Afiliados focado em conteúdos digitais de alta demanda. Cada afiliado define a taxa de comissão por venda e a divulgação é feita por criadores especializados.
6. Programa de Afiliados da Hostinger
No Programa de Afiliados da Hostinger, é possível contar com taxa de comissão de até 60%, sem limites máximos para afiliados. O saque mínimo é em dólar, a partir de US$ 100, e os pagamentos são realizados no dia 15 de todo mês, com transferências internacionais ou PayPal.
7. Programa de Afiliados Shopee
O Programa de Afiliados Shopee permite ultrapassar a faixa de R$ 20 mil por mês com Marketing de Afiliados. O marketplace conta com divulgações de produtos nacionais e internacionais dos mais variados nichos.
8. ShareASale Affiliates
Para quem está procurando um programa de Marketing de Afiliados internacional, o ShareASale Affiliates é uma boa opção. A plataforma trabalha com pagamentos on-time, a partir de US$ 50, para receber com a divulgação de uma enorme variedade de produtos.
Quando começar a trabalhar com Marketing de Afiliados?
Você pode começar a trabalhar com Marketing de Afiliados quando quiser. Para isso, é necessário escolher um programa e se inscrever para conhecer as regras e condições. A partir desse momento, basta montar uma boa estratégia e divulgar os produtos.
O Marketing de Afiliados é uma ideia inovadora e que conta com diversas oportunidades de ganhos extras e promoção de negócios. Por essa razão, vale a pena conhecer os detalhes e se unir a esse sucesso.
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Resumindo
O Marketing de Afiliados funciona como um tipo de parceria comercial em que uma pessoa ou empresa promove produtos de uma marca e ganha comissões com base nas vendas que ela ajuda a realizar. Os afiliados têm a liberdade de escolher os métodos de divulgação que considerarem mais eficazes, desde que isso resulte em vendas para o produtor.
– Ter conhecimento das boas práticas do Marketing Digital;
– construir um anúncio de produto atraente;
– apresentar dados de desempenho para fechar parcerias com empresas afiliadas;
– manter a comunicação em alta com a parceria.
1. Parceiro Magalu;
2. Associados Amazon;
3. Afiliados Hotmart;
4. Afiliado Monetizze;
5. Programa de Afiliados Eduzz;
6. Programa de Afiliados da Hostinger;
7. Programa de Afiliados Shopee;
8. ShareASale Affiliates.