Marketing interativo é um tipo de estratégia bidirecional. Ele permite que marcas e clientes (ou potenciais) interajam com fluidez. Assim, captura a atenção do público e cria uma experiência mais envolvente para o consumidor.
O marketing interativo é uma estratégia fundamental para o desenvolvimento de uma marca atualmente. Afinal, a relação entre empresas e clientes continua a evoluir.
Muitos dos consumidores esperam que as marcas sejam acessíveis e responsivas. Além disso, geralmente preferem aquelas que os entendam e se envolvam com eles. Portanto, saber o que é marketing interativo vai ajudar a montar boas estratégias.
Neste artigo, vamos responder a essa pergunta e trazer diferentes tipos e métodos de marketing interativo, além de mostrar como implementá-lo. Então, continue a leitura!
O que é marketing interativo?
É uma abordagem de duas vias para o marketing que se concentra na interação e colaboração. Em vez de simplesmente falar com seus clientes com um fluxo de marketing unidirecional, uma abordagem interativa torna uma atividade em grupo.
Isso o faz um companheiro perfeito para o marketing conversacional. Afinal, ambos se concentram na construção de relacionamentos e em interações significativas que vão além da abordagem muitas vezes fria e impessoal do marketing tradicional.
A seguir, vamos falar sobre algumas formas comuns de marketing interativo e como elas podem ser feitas de forma conversacional.
Quais são os tipos de marketing interativo?
O marketing interativo inclui muitos tipos de iniciativas. Os profissionais da área podem interagir com os clientes por meio de conteúdo dinâmico, como narrativa visual, conteúdo personalizado, informações em camadas e interação bidirecional.
Não importa que tipo de iniciativa de marketing interativo você implemente, o objetivo é tornar o conteúdo atraente e relevante para os clientes.
1. Narrativa interativa
Os profissionais de marketing podem aproveitar as oportunidades para serem mais dinâmicos com o conteúdo. Isso pode significar adicionar uma animação ou infográfico a uma postagem de blog. É possível também criar anúncios nativos baseados em narrativas que incorporam elementos de mídia mista.
Faça postagens de formato longo e páginas de destino avançadas, aliadas com divisões de texto e clipes de vídeo e áudio. Além disso, insira componentes interativos que permitem compartilhar e descobrir outras informações.
2. Conteúdo personalizado
Use tecnologia avançada para obter insights sobre dados demográficos, geográficos e outras informações sobre os clientes para fornecer ofertas e conteúdos personalizados e relevantes.
Quando você sabe o máximo possível sobre seus clientes, pode criar experiências mais significativas para eles. Os consumidores se relacionarão com o conteúdo de forma mais completa e o compartilharão quando ele concordar com o seu perfil.
3. Informações em camadas
Educar os clientes tornou-se uma prioridade dos negócios, e o marketing interativo é uma maneira inteligente de fornecer informações aos consumidores. Isso pode ser feito por meio de um conteúdo detalhado em incrementos.
Os profissionais de marketing conseguem contar histórias de marca com trechos de informações em tomadas rápidas e fáceis de ler. Depois, fornecem conteúdo informativo mais detalhado em outras camadas para o público que deseja saber o máximo possível sobre um tema.
4. Interação de duas vias
As iniciativas de interação de duas vias estão no centro do marketing interativo, pois oferecem aos consumidores um veículo para participação ativa. Questionários, calculadoras, conteúdo ramificado, jogos e vídeos, por exemplo, fornecem uma experiência mais poderosa para o público.
Quais são os exemplos de marketing interativo?
Veja alguns tipos de táticas a serem considerados ao desenvolver uma estratégia de marketing interativa!
1. Questionários de testes
Os questionários geralmente atraem clientes com a promessa de diversão e de ensinar a eles algo novo. Muitas pessoas adoram compartilhar seus resultados, mostrando sua empresa para um novo público, sem exigir trabalho adicional de você.
2. Marketing de pesquisa e anúncios direcionados
Search Engine Marketing (SEM) é uma ferramenta poderosa no marketing interativo. As melhores práticas estão relacionadas à otimização do site para ter um melhor desempenho. Assim, ele aparecerá mais bem posicionado nos resultados de pesquisa. SEM também inclui estratégias de publicidade paga.
Os anúncios direcionados garantem que públicos específicos vejam suas publicações. Você também pode usar estratégias de anúncios gráficos para exibi-los a pessoas que visualizaram determinados produtos e incentivá-las a comprar o seu. Muitos clientes são mais propensos a adquirir mercadorias que encontram por meio de publicidade relevante para suas necessidades.
3. Enquetes de opinião
As enquetes incentivam o envolvimento do cliente e atraem usuários com a promessa de feedback instantâneo. Muitas pessoas participam para ver como outras responderam e de que forma se alinham com sua resposta ou opinião.
Esse tipo de pesquisa pode ajudar a fortalecer seu relacionamento com o público, permitindo que eles compartilhem sua opinião nas decisões da empresa. Vamos imaginar que você tem uma pizzaria. Então, pode usar enquetes para que os clientes votem no sabor especial da semana, ou em qual produto eles gostariam de receber desconto.
4. Calculadoras de valores
As calculadoras ajudam os clientes a saber mais sobre os benefícios potenciais que seu produto ou serviço pode oferecer a eles. Com elas, os consumidores receberão cotações sobre o custo de escolha de sua empresa e os auxiliará no processo de pesquisa.
Enquanto isso, as calculadoras beneficiam sua empresa como forma de avaliar a qualidade de seus leads. Por exemplo, um corretor de imóveis pode oferecer uma ferramenta para os clientes avaliarem a faixa de preço de uma casa. Além disso, determinar a melhor faixa de pagamento mensal da hipoteca com base em suas finanças.
5. Vídeos interativos
Os vídeos interativos permitem que os usuários escolham sua própria experiência de visualização. Essa estratégia atrai clientes e os mantêm engajados enquanto assistem, oferecendo perguntas ou avisos ocasionais durante o vídeo.
Cada usuário tem uma experiência única com base em suas escolhas, e essa ferramenta oferece uma alternativa viável aos questionários tradicionais.
6. Campanhas de e-mail
As campanhas de e-mail marketing são uma maneira eficiente, e geralmente econômica, de se envolver com seu público. Elas podem ajudá-lo a promover seu material interativo existente, como incluir links para um novo questionário ou ferramenta de calculadora em seu site.
No entanto, o conteúdo do seu próprio e-mail também pode ser interativo. Por exemplo, uma loja de brigadeiros pode enviar um e-mail promocional com um desenho clicável de uma caixa de doces. Ao clicar, revela um código de desconto para a próxima compra.
7. Hashtags nas redes sociais
As redes sociais são parte integrante do marketing interativo. O uso de uma hashtag permite que você estabeleça o objetivo da sua estratégia. Isso ajuda os usuários a entender facilmente o que você está tentando realizar, participar da conversa e aumentar a visibilidade de sua campanha. A hashtag também cria um local que centraliza todas as publicações em que foi incluída.
8. Concursos nas redes sociais
Concursos nas redes sociais são métodos eficazes de marketing interativo. Os clientes geralmente gostam devido à possibilidade de ganhar algum prêmio.
Muitos concursos se integram a outras táticas de marketing, como usar uma hashtag ou preencher um questionário para participar.
Eles, muitas vezes, também têm um elemento de viralização e os usuários podem compartilhá-los. Especialmente se houver a possibilidade de receber mais pontos por isso.
Quais são os benefícios do marketing interativo?
Alguns benefícios potenciais de buscar uma estratégia de marketing interativo são:
- aumento da satisfação do cliente;
- maior taxa de conversão;
- aumento de vendas e receita;
- redução de riscos;
- custos de marketing mais baixos;
- capacidade de automatizar estratégias.
Como aplicar o marketing interativo?
Veja como desenvolver e implementar um plano de marketing interativo!
1. Identifique os gatilhos
Determine o gatilho ou ação específica que um cliente deve executar para iniciar o processo interativo. Pesquisa de clientes, análise de dados, brainstorming interno, grupos focais e feedbacks podem ser úteis para selecionar um ou mais gatilhos para a mesma estratégia.
2. Determine a resposta
Decida como a empresa poderá incentivar o cliente a tomar a ação desejada. Isso também requer determinar o que você quer que ele faça. É importante pesquisar e entender o comportamento do cliente para desenvolver respostas que melhor se alinhem com o que ele fará.
3. Estabeleça seu sistema
Estabelecer seu sistema e implementar táticas de marketing envolve a configuração de parâmetros para ferramentas automatizadas ou online. Também abrange a implementação de novo palavreado para ações presenciais, como venda sugestiva de itens relacionados.
4. Avalie seu sucesso
Defina pontos de check-in para sua estratégia e avalie o sucesso de sua estratégia existente. Determine se os clientes estão respondendo como você esperava e qualifique se sua ação melhora as vendas e as conversões conforme desejado.
5. Ajuste e otimize sua estratégia
Faça melhorias com base nos dados coletados por meio de suas avaliações. Se possível, explore maneiras de automatizar e otimizar sua estratégia para melhorar a eficiência e a relação custo-benefício.
Embora você possa enfrentar alguns desafios com sua estratégia de marketing interativo, os benefícios superam as desvantagens. Concentre-se em superar as adversidades, fazer a abordagem e a pesquisa certas e capitalizar esse incrível estilo de marketing.
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Resumindo
O marketing interativo é capaz de gerar proximidade por meio de identificação com seus clientes. Assim, traz um lado mais humano da marca para o contato com o consumidor.