O que é marketing viral? Veja o conceito, como fazer e exemplos

O marketing viral é uma boa estratégia para tornar a empresa mais conhecida com a ajuda do próprio público envolvido nas campanhas.

O marketing viral é uma estratégia interessante para empresas que desejam tornar suas marcas mais conhecidas e impulsionar o negócio. Nele, o público tem um papel fundamental de engajar com os conteúdos produzidos e ajudar na viralização.

Esse é um tipo de marketing que explora a conexão entre as pessoas e faz com que elas naturalmente promovam sua marca. Com ações tradicionais e investimento baixo, as chances de retorno são altas quando as ações são bem planejadas e executadas.

Neste post você vai entender o que é o marketing viral, como fazer e porque ele é uma importante estratégia para sua empresa. Continue lendo para conhecer as vantagens e desvantagens, além de alguns exemplos de marcas que tiveram sucesso com essa estratégia!

O que é marketing viral?

O marketing viral é uma estratégia que visa aumentar as visualizações dos conteúdos de forma exponencial a partir da capacidade de viralização das redes sociais.

Os resultados dependem da estratégia desenvolvida, mas podem causar a geração de tráfego e captação de leads, usuários ou clientes. No marketing viral a informação corre rápido, o que permite um amplo crescimento vantajoso para a marca.

Além disso, a intenção é de contar uma história e transmitir uma mensagem mais forte, intensa e confiável. Para fazer com que o público se identifique com os valores da marca e não apenas com os produtos e serviços.

Ao realizar uma ação de marketing viral, espera-se que o público reaja com identificação a marca e ao produto. A partir de ações emocionais, envolventes, engraçadas e que ajudam alguém, a viralização ocorre de forma orgânica e gratuita.

Vale salientar que o marketing viral difere do buzz marketing, muitas vezes apontados como a mesma estratégia. Os objetivos de marketing das estratégias se diferem na mensagem e no modo como ela é transmitida e direcionada ao público-alvo.

Buzz Marketing

No buzz marketing, o objetivo é deixar as pessoas empolgadas com uma ação de um produto ou serviço. Isso gera impacto e faz com que elas queiram falar sobre a campanha, afinal a tradução de buzz pode ser “burburinho”.

Enquanto o buzz pretende provocar uma espécie de caos e chamar a atenção a qualquer custo, o marketing viral prioriza a conexão emocional e interações baseadas na relevância do conteúdo.

Por que o marketing viral é importante?

Com uma estratégia de marketing viral, os custos de produção são mais baixos e podem trazer resultados significativos em menos tempo. Isso é fundamental para empresas que querem alavancar seus negócios, mas não dispõem de tantos recursos.

O marketing viral é, essencialmente, uma junção de elementos que provocam algum tipo de emoção levando o público à ação de viralização. Entre curtidas, comentários e compartilhamentos, nas redes sociais ou outros canais, a estratégia quando acertada pode ser muito bem-sucedida.

Para isso é preciso planejar conteúdo com maior possibilidade de viralização, ou seja, de identificação imediata com o público. É nesse contexto que marketing viral se torna uma importante ferramenta de atração e conversão, para o público interagir com a marca de forma ampla.

As características do público em potencial capaz de colaborar na viralização tendem a se fundir à essência da marca. Com isso, as chances de identificação e disseminação da ideia proposta pela campanha aumentam e impulsionam o desejo de proximidade.

Campanhas idealizadas para viralizar devem produzir a sensação de exclusividade, por isso, a importância de conhecer bem o público-alvo. Para estimular o compartilhamento e a propagação da mensagem, é preciso gerar conteúdos de valor e interesse dos leads e consumidores.

Como é a estrutura do marketing digital?

Para ter uma campanha de sucesso, é fundamental entender a base de como funciona uma ação de marketing digital.

Peça Viral

Define a essência da estratégia a partir do formato adequado aos propósitos da marca. Algumas opções são: blogposts, vídeos, imagens, games, aplicativos, sites.

Rede de Distribuição

É o meio escolhido para transmitir a estratégia. O canal de transmissão tem que permitir aos leads, consumidores e clientes agir com facilidade e de forma simples curtir, comentar e compartilhar o conteúdo.

Semeadura

A semeadura diz respeito aos canais que serão usados para veiculação da campanha e distribuição dos conteúdos gerados. O foco aqui é no maior alcance possível de número de pessoas.

Complemento

É importante manter a peça viral ativa e atualizada na memória do público. Isso garante continuidade ao fenômeno de compartilhamento e não deixa a viralização se perder antes do tempo.

Como fazer marketing viral?

Existem diferentes maneiras de tornar uma ação viral e alcançar o objetivo de muitas pessoas compartilharem o conteúdo da campanha. 

Mostramos a seguir alguns passos para realizar uma estratégia de marketing viral de sucesso: 

1. Saiba quem é o público da sua marca

O primeiro passo é saber para quem a campanha e o conteúdo será destinado. Para isso, leve em consideração as características específicas desse público. A fim de impulsionar a viralização, é preciso entender o comportamento, as preferências, as dores e necessidades dos leads e consumidores.

Aprenda também sobre como eles se comunicam entre si nos mais diversos canais de comunicação para empregar uma linguagem adequada. O marketing viral tem uma proposta de representatividade e ninguém compartilha algo com o qual não se identifica.

2. Faça uma análise das mídias sociais

Depois de conhecer e entender o seu público, analise o movimento nas redes sociais e monitore o nível de engajamento. Assim você consegue entender quais são os canais mais apropriados para engatar uma campanha viral e ter a chance de compartilhamento.

Elaborar uma campanha criativa e repleta de atrativos sem usar a rede certa para publicar o conteúdo, dificilmente atrairá o público necessário. Outro ponto fundamental é avaliar quesitos importantes que podem ser mensurados no engajamento das redes sociais, como as hashtags, cliques e tráfego de palavras-chave.

3. Planeje o título, a imagem e a mensagem

Seja por e-mail marketing, rede social ou blog, o primeiro contato do público é com o título, com a imagem e em seguida com o texto. Um conteúdo viral é aquele capaz de alcançar pessoas dos mais variados perfis, conectados pelas preferências e necessidades.

Então, tão importante quanto um bom conteúdo é criar um título que seja atrativo e desperte o interesse de saber o que sua marca tem a dizer. Cuide para que a mensagem seja clara e que as imagens ou vídeos associados estejam sintonizados e com a mesma linguagem.

4. Foque nas emoções

Muitas decisões são influenciadas pelas emoções, logo, o marketing viral pode seguir esse viés de comunicação. Ao planejar as estratégias baseadas no comportamento do seu público, você pode gerar insights para conteúdos românticos, bem-humorados ou eufóricos.

Assim, mesmo que seja feito de modo inconsciente, é bem provável que ação seja favorável ao propósito de viralização. Quando as pessoas se deixam levar pelas emoções, elas querem de algum modo compartilhar esse sentimento com outros e levar identificação a eles.

5. Seja confiável

Mesmo quando envolvidas emocionalmente com a marca, as pessoas gostam de compartilhar informações verdadeiras e confiáveis. Portanto, não tente enganar o público com dados ou fatos sem embasamento, ou respaldo.

Se tiver que mencionar estatísticas, forneça a fonte de pesquisas ou dados concretos que atestem a veracidade do conteúdo. Para ganhar a confiança e fidelidade do público a ponto de viralizar as publicações da sua marca, tenha compromisso e seriedade com a produção do conteúdo.

6. Gere identificação

Quando o lead, consumidor ou cliente se identifica com a sua marca, há uma predisposição maior para compartilhar um conteúdo e contribuir na viralização.

Se a mensagem tiver humor e for engraçada, as probabilidades de viralização aumentam. Os usuários da internet adoram memes e acabam disseminando o conteúdo com aqueles mais próximos, desencadeando em uma série de compartilhamentos.

7. Planeje o lançamento da campanha

Uma campanha para viralizar precisa ser lançada no momento certo, de maneira planejada e com análise do comportamento do público-alvo na web. Para que as chances de leads e consumidores viralizarem uma campanha que sua empresa está prestes a divulgar, é necessário estabelecer uma data estratégica.

Pode ser um período sazonal ou apenas aproveitar uma oportunidade ainda não explorada, essa decisão requer observação e análise do cenário como um todo.

Algumas estratégias para estimular o compartilhamento e impulsionar o alcance do conteúdo são:

  • seja estratégico na utilização das hashtags;
  • crie um bom CTA com sugestão de compartilhamento;
  • ofereça exclusividade de conteúdo rico em troca de compartilhamento;
  • sugira marcações de amigos, parentes e pessoas próximas;
  • recorra aos guest posts para unir marcas e aumentar o poder de viralização;
  • produza posts que se comuniquem entre os perfis da marca na internet.

8. Faça uma distribuição gratuita e sem restrições de acesso

Obrigatoriamente o conteúdo viral é gratuito para o público, não importa o tamanho da empresa, estrutura da campanha ou investimento aplicado. Logo, é importante pensar em como esse conteúdo chegará às mãos das pessoas e seja de fácil compartilhamento.

Jamais coloque um conteúdo viral “à venda” ou dificulte o acesso do público que você deseja atingir. Para um conteúdo consistente e relevante, a gratuidade aumenta muito a chance de ser compartilhado e viralizar rapidamente.

Quais as vantagens do marketing viral?

Com uma abordagem simples, mas eficiente, o marketing viral pode alcançar excelentes resultados e prospectar intenções reais de negócio. Fora isso, a estratégia traz benefícios expressivos para a empresa no médio a longo prazo.

1. Baixo custo de investimento

Os custos com uma estratégia de marketing viral são mais baixos, comparados a outras campanhas. Isso se deve ao fato de os meios de comunicação serem gratuitos, não exigindo investimentos estrondosos em mídias pagas.

O principal recurso de projeção são as pessoas impactadas pelas ações e conteúdos da marca, de forma que a viralização não é cobrada. A ação é instintiva, impulsionada pelo desejo de compartilhar algo que julgaram interessante e desejam que seja visto por outras pessoas.

2. Maior exposição da marca

A tendência é que a marca tenha maior exposição com o trabalho realizado na perspectiva do marketing viral. A busca constante por informações faz com que sua marca seja percebida mais rápido e diante de uma boa campanha, viralize em uma velocidade ainda maior.

É fundamental estar preparado para um boom de visualizações e compartilhamentos, bem como possíveis vendas originadas da campanha. Nesse tipo de marketing, a exposição da marca tem crescimento vertiginoso, assim como o potencial de conversão.

3. Construção sólida da reputação

A viralização de um conteúdo acontece com a identificação do público com a mensagem da marca. De forma que com a confiança estabelecida, com o tempo a reputação da sua marca seguirá sendo fortalecida.

Tenha o cuidado de construir e manter essa imagem para não perder público por falta de credibilidade. Os conteúdos virais devem manter o padrão de qualidade, para que sempre os leads, consumidores e até clientes estejam confortáveis com o compartilhamento.

4. Simplicidade na implementação

Uma das características do marketing viral é sua simplicidade de implementação. Mesmo que exija um pensamento estratégico, é preciso que seja fácil de colocar em prática. Os canais de comunicação possuem seus próprios métodos para otimização do compartilhamento de conteúdos diversos.

5. Retorno imediato

O feedback viral é outro ponto de vantagem da estratégia, já que em pouco tempo, os compartilhamentos provocam reações em massa. São várias ações simultâneas que permitem visualizar como o público reage ao conteúdo da campanha.

É possível mensurar o retorno por meio do botão de curtida, caixa de comentários, quantidade de visualizações, entre outros. O retorno mais imediato colabora para a instantaneidade da geração de leads e aumento das conversões, o que facilita as próximas ações da marca.

Quais são as desvantagens do marketing viral?

Além das vantagens, existem também algumas desvantagens, normais em uma estratégia de marketing. Conhecer os pontos positivos e negativos é crucial para entender se esse é o tipo de marketing é o ideal para sua marca.

Listamos o que pode afetar seus planos de viralização de conteúdo e interferir nos resultados dessa estratégia!

1. Falta de controle efetivo

Uma campanha de marketing viral pode ser bem planejada, com elementos interessantes e conteúdo de relevância, mas precisa das pessoas para viralizar e alcançar mais público.

Nesse contexto, é impossível de controle sobre a reação das pessoas diante da abordagem e mensagem recebida. No primeiro momento, não é possível saber se vão gostar, engajar e consequentemente compartilhar o conteúdo de forma intensa e maciça.

2. Dificuldade de mensuração dos resultados

Como as estratégias de marketing viral são mais difíceis de medir, seus resultados não podem ser considerados totalmente confiáveis

Isso porque depende do comportamento das pessoas e da visualização. O resultado é mais qualitativo do que quantitativo, e com feedbacks incontroláveis, a análise imediata será mais complexa.

5 exemplos de marketing viral

A melhor forma de visualizar o funcionamento e efetividade do marketing viral é pelos exemplos de marcas que já utilizaram suas estratégias. Trouxemos nomes de diferentes segmentos do mercado que tiveram êxito com a viralização, aumentando o engajamento e visibilidade da marca.

1. Heineken: “The Cliché”

Os comerciais de cerveja têm um forte objetivo de viralização, especialmente, entre o público masculino. O investimento é na estratégia, ainda que ultrapassada, de considerar os homens os maiores potenciais em consumir a bebida.

Com o comercial “The Cliché”, a marca conseguiu um alcance estrondoso, com grande engajamento, e visava quebrar os padrões tradicionais do nicho. A campanha traz todos os elementos essenciais à viralização como emoção, identificação, ironia e storytelling

A campanha ganhou ampla repercussão por quebrar os estereótipos de um esporte que no passado era majoritariamente masculino, o futebol. Muitas mulheres, inclusive, não só viralizaram como passaram a consumir por se sentirem representadas pela marca.

2. Nissan: “Pôneis Malditos”

O comercial “Pôneis Malditos” exibido em 2011, é mais um exemplo de marketing viral que se propagou de maneira surpreendente. O recorde de vendas do modelo de veículo do vídeo ultrapassou as metas esperadas.

A ironia foi um dos elementos usados para atrair a atenção do público, salientando a potência do veículo, comparando com as outras marcas. O pônei em questão é uma alusão irônica à unidade de medida cavalo.

Canais como Twitter, YouTube e o extinto Orkut, foram os responsáveis por tornar o comercial um dos mais vistos naquele ano. Com isso, a Nissan aumentou cerca de 80% nas vendas, fechando o faturamento bem acima do planejado.

3. Dove: “Dove Real Beauty Sketches”

A Dove, conhecida pela delicadeza das suas campanhas, idealizou o curta-metragem “Dove Real Beauty Sketches”, produzido em 2013. A estratégia fez um grande sucesso. Nele, diversas mulheres foram convidadas a se descreverem às cegas para um desenhista forense.

Enquanto isso, as mesmas mulheres são descritas por estranhos que conheceram no dia anterior. Ao final, a autodescrição, comparada à forma como são vistas por desconhecidos, levam a uma reflexão sobre como são mais bonitas do que imaginam.

As diferentes percepções levam a um campo de reações instintivas, com emoções variadas que vão desde lisonja, poder, encantamento e idealização da imagem. Assim, tratando questões sociais importantes sobre a pressão de atingir padrões impostos de beleza.

4. ALS: “Desafio do Balde de Gelo”

A campanha “Ice Bucket Challenge”, traduzida para “Desafio do balde de gelo”, de 2014, foi um marco. Promovida pela ALS Association, ela tinha por objetivo conscientizar as pessoas sobre a esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa e sem cura.

O desafio consistia em receber um balde de água fria no corpo ou fazer uma doação para a ALS Association. Muitos foram os participantes, entre anônimos e famosos, como Mark Zuckerberg, Neymar e até Bill Gates.

A maioria enfrentou o desafio e doou para a instituição, sempre convidando mais três pessoas a participar e fazer o mesmo, uma regra inteligente da estratégia. O desafio se tornou viral nas redes sociais, e gerou expectativa sobre os participantes e convidados, além de quem toparia ou desistiria do desafio.

5. Dumb Ways to Die

A campanha australiana “Dumb Ways to Die” viralizou rapidamente com diversos compartilhamentos nas redes sociais. Na animação, um jingle “chiclete”, que as pessoas por muito tempo não conseguiram tirar da memória, buscava conscientizar sobre segurança nas estações de metrôs.

A campanha agradou ao público em massa e foi inovadora por usar a música e o áudio como recurso desse tipo de estratégia.

O marketing viral pode ser um grande aliado das marcas, quando usado de modo estratégico e voltado para o público adequado. É uma proposta que exige criatividade e um certo nível de intuição para o que pode viralizar. Porém, se seguir as dicas e exemplos é possível elaborar uma campanha que converta leads e aumente as vendas da empresa. 

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Resumindo

O que é marketing viral?

É uma estratégia que busca o crescimento e visibilidade da marca de forma orgânica por meio das pessoas e suas reações. O objetivo é fazer com que elas se conectem e compartilhem os conteúdos, viralizando a campanha.

Como fazer marketing viral?

1. Saiba quem é o público da sua marca.
2. Faça uma análise das mídias sociais.
3. Planeje o título, a imagem e a mensagem.
4. Foque nas emoções.
5. Seja confiável.
6. Gere identificação.
7. Planeje o lançamento da campanha.
8. Faça uma distribuição gratuita e sem restrições de acesso.

Quais são as vantagens e desvantagens desse tipo de marketing?

Vantagens
– Baixo custo de investimento.
– Maior exposição da marca.
– Construção sólida da reputação.
– Simplicidade na implementação.
– Retorno imediato.
Desvantagens
– Falta de controle efetivo.
– Dificuldade de mensuração dos resultados.

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