MBA no Japão: o que você precisa saber antes de ir?

Estudar em outros países é o objetivo de muitos profissionais. Além de ter acesso a cursos diferenciados, a experiência vivenciada em outras culturas traz benefícios para a vida pessoal e para a carreira. Assim, a decisão sobre o destino também é essencial.

Aqui, uma dica interessante é fazer um MBA no Japão. Você já considerou fazer um intercâmbio no país? Neste conteúdo, vamos explicar os principais pontos sobre como estudar nas terras nipônicas e os benefícios dessa experiência. Confira!

Como é estudar no Japão?

O Japão é conhecido pela qualidade dos estudos: o país conta com 5 universidades presentes no top 100 do ranking mundial. Para isso, é preciso conseguir uma vaga em instituições de ensino, que podem oferecer bolsas. Nos demais casos, os custos variam de acordo com cada curso.

Além das mensalidades, as despesas envolvem passagens aéreas, estadia, alimentação e transporte. Portanto, é preciso fazer uma pesquisa detalhada sobre os custos na região desejada para conseguir se planejar financeiramente. No entanto, o custo de vida é relativamente barato.

O país também tem alta qualidade de vida, sendo um dos mais seguros do mundo e com normas rígidas sobre drogas, álcool e armas de fogo. Assim, o destino se torna bastante atrativo para passar uma temporada enquanto estuda.

Quais são os melhores programas de MBA no Japão?

A escolha do melhor programa varia bastante conforme os objetivos e a área de atuação, então não existe uma lista exata que deve ser observada para essa decisão. No entanto, há alguns cursos que se destacam pela qualidade, veja quais são:

  • International University of Japan (IUJ), em Nagoya: o programa de MBA é focado na carreira empresarial, com opções focadas em finanças, marketing, contabilidade, TI, RH, entre outras áreas de gerenciamento;
  • Ritsumeikan Asia Pacific University (APU), em Beppu: o MBA em Administração de Empresas permite especialização em diversas áreas, como gestão de inovação, marketing e finanças. Também tem um programa específico sobre gestão japonesa, focada nas práticas de sucesso das corporações do país;
  • Waseda Business School (WBS), em Tóquio: conduzido em inglês, o foco é a exposição internacional para a formação de líderes empresariais globais;
  • Escola de Negócios NUCB, em Nagoya: ele tem duas opções de cursos, dependendo do tempo de experiência do candidato, ensinando práticas importantes para desenvolver habilidades de liderança e mentalidade global.  

Como a experiência colabora com a vida profissional?

Além de fazer um MBA no Japão, é possível conseguir autorização para trabalhar. Nesse caso, você amplia as experiências adquiridas e pode conseguir ainda mais oportunidades de trabalho com a conclusão do curso. Inclusive, isso pode ajudar no desenvolvimento de uma carreira internacional.

Muitas pessoas têm como objetivo conseguir crescer profissionalmente e se desenvolver em outro país, então essa pode ser uma boa oportunidade. No Japão há incentivos para contratação de mão de obra qualificada, mesmo de estrangeiros. 

Isso acontece por causa do envelhecimento da população, que diminui a disponibilidade de profissionais no mercado. Além disso, com a vivência em língua inglesa, que também é comum na região, é possível buscar oportunidades em diversos países.

Além disso, a experiência pode proporcionar melhores colocações e salários no Brasil, tendo em vista que trará grandes impactos para o currículo. Sem dúvidas, toda a vivência com um MBA no Japão e o trabalho exercido terão peso na avaliação dos recrutadores. 

Como se organizar para a viagem?

Se você deseja fazer o MBA no Japão, é preciso verificar todos os trâmites burocráticos para liberar a viagem. Isso envolve etapas como:

  • Encontrar a instituição de ensino;
  • Tirar o visto específico;
  • Reservar acomodações;
  • Comprar passagens;
  • Ter a reserva financeira para custear a estadia;
  • Encontrar a melhor forma de enviar dinheiro para o Japão.

Nesse caso, a dica é contar com a Remessa Online, que permite a realização de transações internacionais com o melhor custo-benefício. Assim, você consegue economizar com as taxas referentes às transferências e facilita o planejamento financeiro.

Gostou de saber mais sobre o MBA no Japão? Agora fica mais fácil se organizar para fazer essa viagem, adquirir experiência e ter mais sucesso em sua carreira.

Se você quer mais dicas sobre o assunto, aprenda agora a lista de documentos para viajar para o Japão!

Resumindo

Como é fazer um MBA no Japão?

O país é destaque em qualidade de vida e de ensino, então traz grandes oportunidades para quem deseja desenvolver a carreira. 

Quais os benefícios profissionais?

A experiência pode trazer oportunidades em diversos países, além de melhorar o currículo para conseguir melhores cargos e salários no Brasil. 

Como se organizar?

Faça um levantamento de custos, organize toda a documentação e conte com a Remessa Online para enviar o dinheiro necessário para custear a sua estadia.

Related posts

O que levar para a Itália: 5 dicas do que não pode faltar

Como emitir nota fiscal MEI: passo a passo e mais

Novo cronograma do CNU: resultados em 11 de fevereiro