Empresas que buscam formas de expandir e se destacar no mercado podem considerar um processo de M&A. Descubra o que é e como ele é feito!
Em um mercado globalizado e competitivo, as empresas buscam estratégias para serem mais competitivas. Nesse cenário, o M&A, sigla para Mergers and Acquisitions, torna-se bastante relevante. Ele é bastante conhecido quando se fala em grandes empresas, mas também pode ser útil para companhias de pequeno ou médio porte.
Portanto, se você está em busca de formas de impulsionar o seu negócio, vale a pena aprender mais sobre esse processo. Com esse conhecimento, será mais fácil identificar se essa pode ser uma estratégia atrativa para a sua empresa e, em caso positivo, se preparar para implementá-la.
Então que tal aprender mais sobre o assunto? Neste conteúdo, você entenderá o que é M&A, como ela funciona, como fazê-la e outras informações relevantes. Acompanhe!
O que é M&A?
M&A são operações societárias em que há a compra de uma empresa por outra companhia ou a fusão de diferentes empreendimentos, que formam uma nova corporação. Em português, M&A significa Mergers and Acquisitions, e pode ser entendido como fusões e aquisições.
Com as fusões ou estabelecimento de sociedades, há possibilidades de ampliar as atividades, diversificar o portfólio de atuação ou melhorar a estrutura da companhia. O M&A tem um papel relevante no mundo corporativo e reflete também no mercado financeiro.
Afinal, os investidores terão diferentes percepções sobre o processo. Como resultado da fusão, a cotação das ações de uma empresa que passa pelo procedimento é afetada. Entretanto, é importante entender mais detalhadamente sobre cada conceito de M&A.
Fusão entre empresas e formação de uma nova corporação
A fusão acontece quando duas ou mais empresas se unem, formando um novo negócio. Aqui, o grande diferencial é que todas as companhias que se fundiram deixam de existir para formar uma nova empresa. Por esse motivo, esse é um processo voluntário, que costuma ser realizado para expandir e fortalecer os envolvidos.
Fusão entre empresas
1. Fusão horizontal
Envolve empresas de um mesmo segmento e com um portfólio semelhante, ampliando a participação no mercado.
2. Fusão vertical
Feita entre empresas que apresentam soluções diferentes, mas que podem se complementar — sendo ou não concorrentes.
3. Fusão de extensão de mercado
Aqui, o processo une companhias com as mesmas soluções, mas que têm atuações em mercados diferentes, ampliando a abrangência de prestação de serviços.
4. Fusão de extensão de produto
Feita entre empresas com portfólios que se relacionam, o foco nesse tipo de fusão é unir os produtos e ampliar a base de consumidores.
5. Conglomerado
Esse tipo de fusão une diferentes empresas cujas atividades não possuem uma relação. Em geral, o objetivo é a diversificação de riscos e a ampliação das oportunidades para investir.
Aquisição de uma empresa por outra companhia
A aquisição acontece quando uma companhia compra outra, fazendo com que o negócio adquirido passe a compor suas operações. Nesse caso, a compradora se mantém em funcionamento e ativa no mercado, enquanto a empresa comprada pode ou não continuar existindo.
Entretanto, o mais comum é que o processo envolva o encerramento legal da empresa adquirida, enquanto a outra absorve todos os seus processos. Como a aquisição envolve a compra, ela pode acontecer de forma voluntária (amigável) ou involuntária (hostil).
No primeiro caso, quem vende a empresa entende que existem benefícios envolvidos no processo e colaboram com todo o processo de M&A. No segundo caso, o conselho de administração da companhia adquirida não é favorável ao processo. Aqui, a compra costuma acontecer por meio da aquisição da maioria do capital.
O que faz o profissional de M&A?
O profissional de M&A é o responsável por liderar todo o processo de fusão ou aquisição. Ele garante a melhor tomada de decisão e traz mais segurança para as empresas envolvidas.
O profissional de M&A pode exercer diferentes atividades, como:
1. Identificação de oportunidades de fusão e aquisição
O profissional de M&A mapeia o mercado para identificar empresas que possam ser interessantes para a companhia interessada em fazer uma fusão ou aquisição.
2. Análises financeiras das empresas envolvidas na operação
O profissional também avaliará os registros financeiros das empresas que podem ser boas oportunidades. O objetivo do M&A é determinar se a fusão ou aquisição é viável.
3. Consultoria para companhias em processo de M&A
Um profissional de M&A pode atuar representando companhias em processo de aquisição e fusão. Para tal, ele pode trabalhar tanto como consultor para a empresa compradora (buy side) quanto para a vendedora (sell side). Ainda, o profissional de M&A pode operar como uma ponte no processo de fusão de companhias, auxiliando em todo o processo de tornar-se um novo negócio.
4. Intermediação e negociação da operação
Isso envolve estabelecer condições, apresentar propostas e contrapropostas das operações. Além disso, mediar reuniões e realizar outras ações para fechar negócio.
5. Planejamento estratégico da fusão ou aquisição
O profissional pode atuar no desenvolvimento de estratégias de integração das empresas envolvidas, considerando processos, equipes, etc.
6. Comunicação interna entre as empresas
O profissional de M&A também pode se responsabilizar pelas comunicações oficiais entre todos os stakeholders.
Embora a contratação desse profissional não seja obrigatória, contar com ele costuma ser bastante vantajoso. Isso porque os contratantes terão suporte de uma pessoa experiente e com conhecimentos aprofundados sobre os processos de M&A. Isso ajuda na redução de riscos e amplia as chances de sucesso do M&A.
Quem pode trabalhar com M&A?
É preciso ter formação em ensino superior para trabalhar com M&A em áreas como Administração, Ciências Contábeis, Economia, Direito e cursos correlatos. Como essa é uma operação complexa, ter suporte especializado é um diferencial importante para as empresas participantes desse processo.
Portanto, além de considerar a formação superior, avalie outros diferenciais do profissional. Habilidades como poder de negociação e boa comunicação são bastante relevantes. Conhecimento em finanças corporativas, investimentos e regulamentações aplicáveis aos processos de M&A também são fundamentais.
O que leva as empresas a realizarem as fusões e aquisições?
Existem diversos motivos que podem levar as companhias a realizarem o processo de M&A, desde diversificação de prestação de serviços à oportunidades de crescimento.
Benefícios do M&A:
- diversificação de atividades: a ideia é reduzir os riscos do negócio ao ampliar a presença em diferentes mercados ou setores;
- eliminação de concorrentes: ao fundir os negócios ou adquirir outra empresa, há a possibilidade de reduzir a concorrência no mercado;
- geração de sinergias: aqui, a ideia é combinar operações para ter resultados ainda melhores ao aumentar a eficiência e reduzir custos;
- aumento da capacidade financeira: a ampliação da empresa por meio de M&A aumenta a sua capacidade de endividamento, o que pode gerar melhores condições de negócio com fornecedores ou instituições financeiras;
- economias de escala: a integração das empresas pode ajudar a reduzir departamentos, integrar departamentos e outras medidas que otimizam o uso de recursos.
Ainda, podem existir outras motivações, como troca de lideranças que trazem novas ideias ou a falta de um sucessor adequado. Além disso, a necessidade de passar pelo M&A para manter a sobrevivência no mercado também é uma motivação para os procedimentos de fusão e aquisição. Assim, o contexto de cada negócio varia.
Quanto tempo demora um processo de M&A?
O M&A é um processo que pode durar meses ou anos. Isso porque vai depender de diversos fatores, como valores, tipo de operação e resultados da due diligence. Portanto, ele pode levar alguns meses, quando mais simples, mas também pode se estender por anos. Além disso, existe a possibilidade que o acordo não seja concluído devido à desistência de uma das partes.
Alguns dos motivos para o atraso na transação são os valores da operação, resultados de due diligence e o tipo de compra. Além disso, questões como complexidade dos negócios envolvidos, regulamentações relacionadas às áreas de atuação, necessidades de adequações internas e outras questões afetam o prazo.
A avaliação dos resultados das empresas para identificar a viabilidade e chances de sucesso exigem tempo. Tenha em mente que erros nesse processo podem levar a decisões equivocadas que prejudicam o negócio. Portanto, é fundamental que o processo seja feito com cuidado.
Já as negociações entre as partes para determinar as condições do M&A também podem exigir tempo. Logo, durante as tratativas podem acontecer desacordos, complicações e imprevistos. Uma mudança no cenário do mercado, por exemplo, pode afetar os planos dos envolvidos.
Como fazer M&A?
O processo de fusões e aquisições é estruturado em várias etapas que buscam trazer mais segurança para as companhias.
1. Estude o mercado em busca de oportunidades
O ponto de partida é estudar o mercado para mapear as oportunidades e encontrar companhias que possam ser atrativas para um M&A. Nesse ponto, é essencial ter um planejamento estratégico para saber quais são as metas que o negócio pretende atingir com o processo.
2. Monte o plano de execução do M&A
É preciso ter um bom plano de execução e considerar as empresas que estarão envolvidas no processo. Alguns pontos relevantes aqui são a definição de objetivos de cada parte, a forma de transação, as pessoas responsáveis por cada etapa e os prazos que devem ser observados.
O plano também deve envolver os pontos que devem ser trabalhados e pensar em como será colocada em prática a fusão ou a aquisição. É fundamental considerar os seus impactos no negócio. Nesse momento, documentos como a carta de intenção e o acordo de confidencialidade são elaborados.
3. Realize o Valuation para entender o valor da companhia
O Valuation é um processo que busca analisar os indicadores financeiros de uma empresa para entender o seu valor. Aqui, são avaliados ativos e passivos, histórico financeiro, projeções e perspectivas para as empresas envolvidas. O objetivo é encontrar o preço justo para a transação.
4. Negocie o M&A entre as empresas
Caso entenda que o M&A realmente pode ser vantajoso, é o momento de iniciar a negociação. É preciso entrar em um acordo sobre valor da transação, como ela será estruturada, prazos de conclusão e outras questões que possam ser relevantes para as partes.
5. Faça a due diligence da empresa-alvo
A due diligence, ou diligência prévia, é uma investigação mais aprofundada da empresa-alvo. O objetivo é confirmar o cálculo do valuation e fazer uma análise de riscos completa. Além disso, é aqui que é possível verificar se existem irregularidades e pendências que possam afetar a transação.
6. Finalize a transação entre as companhias
Com as etapas anteriores concluídas, é redigido o contrato, que será assinado pelas partes para concluir a transação. A partir disso, basta realizar os procedimentos pós-fechamento do contrato. Tais como o registro das mudanças nas sociedades, o anúncio sobre o M&A no mercado, a integração das empresas etc.
Exemplos de M&A:
- Bradesco e Nexxera em 2020: o banco adquiriu a empresa de tecnologia financeira para ampliar a sua presença no setor por meio das soluções digitais aos seus clientes;
- Itaú e Unibanco em 2008: os dois bancos se fundiram e formaram o Itaú Unibanco, com objetivo de se fortalecer no mercado, criando o Itaú Unibanco;
- Ambev e Schincariol em 2011: a Ambev adquiriu a cervejaria artesanal que era uma das principais do Brasil, ampliando o seu mercado e o portfólio de marcas;
- Itaú Unibanco e XP Investimentos em 2021: o Itaú Unibanco adquiriu a corretora de valores para ampliar a presença no mercado financeiro;
- Magazine Luiza e KaBuM: em 2021, a loja de varejo comprou a KaBum para ampliar a sua presença no mercado de tecnologia e e-commerce;
- Magazine Luiza e Netshoes em 2019: a grande varejista adquiriu a Netshoes para garantir maior presença de mercado ao atuar no setor de moda e esportes;
- Coca-Cola e AdeS em 2018: o objetivo da Coca-Cola era ampliar a sua oferta e conquistar uma fatia maior do mercado de bebidas;
- Facebook e Instagram em 2012: a operação foi realizada para garantir maior presença do Facebook no mercado de redes sociais;
- Facebook e WhatsApp em 2014: a aquisição do WhatsApp pelo Facebook ajudou a expandir a base de usuários e trazer mais soluções ao público;
- Sadia e Perdigão em 2009: as duas grandes marcas se fundiram e criaram a BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo.
Agora que você aprendeu mais sobre M&A, é fácil perceber por que esse processo tem espaço no mercado. Ele pode ser utilizado por negócios de diferentes portes e com objetivos diversos. Então vale considerar esse caminho no momento de planejar os novos rumos da sua companhia.
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Resumindo
O termo significa Mergers and Acquisitions ou fusões e aquisições. Eles se referem à união ou compra de duas ou mais empresas.
A fusão envolve a união de dois ou mais negócios, sempre de forma consensual. Na aquisição uma companhia compra outra, o que pode ser um processo amigável ou hostil.
Ele leva entre meses e anos para ser concluído, a depender da complexidade e do andamento das negociações entre as partes.
1. Estude o mercado
2. Realize o Valuation
3. Negocie o M&A
4. Faça a due diligence
5. Finalize a transação.