Anualmente, o Latin America’s 50 Best Restaurants premia os melhores restaurantes da América Latina para celebrar a culinária no continente. Elaborado após uma análise de um júri composto por especialistas de todo o mundo, o ranking destaca os restaurantes com base em inúmeros critérios como qualidade da comida, experiência geral, consistência e impacto na cena gastronômica.
Ficou curioso? Confira qual é o Top 10 de 2024 e veja como comer em cada um desses restaurantes.
Lista dos Top 10 melhores restaurantes da América Latina
1. Don Julio
O melhor restaurante da América Latina é o Parrilla Don Julio, em Buenos Aires (Argentina). É conhecido por oferecer uma carne bovina de alta qualidade, proveniente de animais criados em um modelo sustentável e alimentados com capim. Com quase 25 anos de história, a casa reflete a paixão de Pablo Rivero, proprietário e sommelier, pela gastronomia e vinhos locais. Aliás, o restaurante também tem 1 Estrela Michelin.
Endereço: Guatemala 4691 (esquina Gurruchaga), Palermo Viejo, C.A.B.A. Argentina
Instagram: @donjulioparrilla
2. Maido
O Maido, em Lima, é um dos melhores restaurantes da América Latina, além de ser referência mundial da cozinha Nikkei, combinando a tradição culinária peruana com influências japonesas. Sob o comando do chef Mitsuharu ‘Micha’ Tsumura, o restaurante possui um menu criativo e inovador, com ingredientes locais, incluindo referências à Amazônia peruana, e técnicas inspiradas na gastronomia japonesa. Aliás, ele é conhecido por pratos únicos como ceviche e costela bovina cozida por 50 horas.
Endereço: Calle San Martín 399, Miraflores – Lima
Instagram: @mitsuharu_maido
3. El Chato
O El Chato, em Bogotá, é o melhor restaurante da Colômbia e referência na gastronomia latino-americana. Liderado pelo chef Álvaro Clavijo, o bistrô combina técnicas internacionais com ingredientes locais, valorizando pequenos produtores colombianos. Com menus à la carte e degustação, tem pratos únicos como corações de frango com batata cristalizada e suero costeño.
Endereço: Calle 65 # 4-76, Chapinero Alto 110221, Bogotá, Colômbia
Instagram: @elchato_rest
4. Kjolle
O Kjolle, em Lima, é o primeiro restaurante solo da chef Pía León. Ele valoriza a culinária peruana com pratos coloridos, preparados com técnicas que maximizam sabores e minimizam desperdícios. O ambiente possui peças artesanais criadas por pequenos produtores locais.
Endereço: Av. Pedro de Osma 301, Barranco, Lima, Peru 15063
Instagram: @kjollerest
5. Boragó
O Boragó, em Santiago, é o melhor restaurante do Chile e é um verdadeiro tributo à riqueza dos ingredientes nativos do país. Fundado em 2006 pelo chef Rodolfo Guzmán, possui um menu com pratos de diferentes regiões do Chile. Também oferece pratos criativos que colabora com a comunidade de caçadores-coletores e pequenos produtores para garantir ingredientes sazonais e sustentáveis.
Endereço: Av. San José María Escrivá de Balaguer 5970, Región Metropolitana, Chile
Instagram: @rgborago
6. Celele
O Celele é um dos melhores restaurantes da América Latina. Com um cardápio inspirado na costa caribenha da Colômbia, utiliza ingredientes locais e receitas tradicionais da Cartagena. Liderado pelo chef Jaime Rodríguez, é um local criativo e oferece pratos únicos como salada de flores caribenhas e bolinhos de banana com frutos-do-mar.
Endereço: Calle del Espiritu Santo, cr 10c # 29 – 200, Getsemaní, Cartagena
Instagram: @celele_restaurante
7. Lasai
O Lasai é considerado o melhor restaurante do Brasil. Comandado pelo chef Rafael Costa e Silva e sua esposa Malena Cardiel, é um restaurante intimista no Rio de Janeiro que atende apenas 10 pessoas em um balcão em formato de L. O espaço possui um menu degustação, com produtos sazonais e sustentáveis de seus próprios jardins. Por ser muito intimista, atende apenas com reservas.
Endereço: Largo dos Leões 35, Humaitá Rio de Janeiro/RJ
Instagram: @restaurantelasai
8. Mérito
O Mérito é outro restaurante peruano entre os melhores da América Latina. Liderado pelo chef Juan Luis Martínez, combinando a riqueza gastronômica do Peru com a Venezuela, ele oferece pratos criativos como vieiras com sanky e jalapeño ou tartare de peixe com huacatay e queijo curado.
Endereço: Av. 28 de Julio 206, Barranco, Lima, 15063, Peru
Instagram: @meritorest
9. Quintonil
O Quintonil é um dos melhores restaurantes da América latina e o melhor do México. Localizado na Cidade do México, é liderado pelo chef Jorge Vallejo. O restaurante é focado em ingredientes frescos e locais, por isso, oferece uma experiência sofisticada que combina técnicas tradicionais e inovações modernas da culinária mexicana.
Endereço: Newton 55, Polanco, Cidade do México
Instagram: @rest_quintonil
10. Leo
O Leo finaliza o top 10 de melhores restaurantes da América Latina. Localizado em Bogotá, é um restaurante que mantém viva as tradições gastronômicas da Colômbia. Comandado pela chef Leonor Espinosa, tem um menu de degustação inovador com ingredientes pouco conhecidos. Também há um espaço dedicado a coquetéis e vinhos de excelente qualidade.
Endereço: Calle 65bis # 4-23, Bogotá – Colombia
Instagram: @leorestaurantcol
Os 50 Melhores Restaurantes da América Latina
- Don Julio (Buenos Aires, Argentina);
- Maido (Lima, Peru);
- El Chato (Bogotá, Colômbia);
- Kjolle (Lima, Peru);
- Boragó (Santiago, Chile);
- Celele (Cartagena, Colômbia);
- Lasai (Rio de Janeiro, Brasil);
- Mérito (Lima, Peru);
- Quintonil (Cidade do México, México);
- Leo (Bogotá, Colômbia);
- Nuema (Equador);
- Alcalde (Guadalajara, México);
- Mayta (Lima, Peru);
- Maito (Panamá);
- A Casa do Porco (São Paulo, Brasil);
- Tuju (São Paulo, Brasil);
- Fauna (Valle de Guadalupe, México);
- Gran Dabbang (Buenos Aires, Argentina);
- Rafael (Lima, Peru);
- Evvai (São Paulo, Brasil);
- Oteque (Rio de Janeiro, Brasil);
- Sublime (Guatemala);
- Villa Torél (Ensenada, México);
- Pujol (Cidade do México, México);
- Sikwa (San José, Costa Rica);
- Nelita (São Paulo, Brasil);
- Metzi (São Paulo, Brasil);
- Cosme (Lima, Peru);
- Michiguene (Buenos Aires, Argentina);
- La Mar (Lima, Peru);
- El Preferido de Palermo (Cidade do Panamá, Panamá);
- Arca (Tulum, México);
- Trescha (Buenos Aires, Argentina);
- Niño Gordo (Buenos Aires, Argentina);
- Maní (São Paulo, Brasil);
- Huniik (Mérida, México);
- Julia (Buenos Aires, Argentina);
- Gustu (La Paz, Bolívia);
- Mercado 24 (Guatemala);
- Cantina del Tigre (Cidade do Panamá, Panamá);
- Lo de Tere (Punta del Este, Uruguai);
- Manuel (Barranquilla, Colômbia);
- Maximo Bistrot (Cidade do México, México);
- Cordero (Caracas, Venezuela);
- Humo Negro (Bogotá, Colômbia);
- Aramburu (Buenos Aires, Argentina);
- Sud 777 (Cidade do México, México);
- Roseta (Cidade do México, México);
- Mil (Moray, Peru);
- Kotori (São Paulo, Brasil)
Em 2024, a lista Latin America’s 50 Best Restaurants tem restaurantes de 13 países e 22 cidades, mostrando a qualidade e diversidade gastronômica da América Latina.
Como funciona a votação para o 50 Best?
A votação para os 50 Best é feita por 300 especialistas da gastronomia, como críticos, chefs, donos de restaurantes e entusiastas. Eles são divididos em cinco regiões: México, América Central, América do Sul (norte), América do Sul (sul) e Brasil.
Esses especialistas enviam suas escolhas em ordem de preferência. Não há critérios específicos para um restaurante ser elegível, basta que o especialista o coloque em sua lista, seguindo as regras. Após isso, a consultoria Deloitte audita o processo de votação e o resultado é divulgado.
Regras para a votação do 50 Best
- Cada membro pode indicar até 10 restaurantes, sendo que pelo menos 4 devem ser de fora do seu país;
- Se o votante não viajou para fora do país nos últimos 18 meses, ele pode votar apenas em 6 restaurantes locais;
- Os votos são baseados em visitas feitas nos últimos 18 meses e em experiências pessoais no local;
- Não é permitido votar em restaurantes em que o votante tenha algum interesse financeiro, que estejam fechados ou que irão fechar em breve.
Quem são os jurados do 50 Best?
Os jurados do 50 Best são críticos e escritores de gastronomia, chefs renomados, donos de restaurantes e apreciadores experientes do setor gastronômico. No entanto, a identidade deles não é revelada.
O Brasil tem 60 representantes entre os jurados, divididos igualmente entre homens e mulheres. Entre eles, 34% são chefs ou donos de restaurantes, 33% são food writers, incluindo jornalistas e blogueiros, e 33% são gourmets que realizam viagens gastronômicas frequentes. Para garantir diversidade e renovação na lista, 25% dos votantes são substituídos anualmente.
Perguntas frequentes
1. Don Julio;
2. Maido;
3. El Chato;
4. Kjolle;
5. Boragó;
6. Celele;
7. Lasai;
8. Mérito;
8. Quintonil;
10. Leo.
A votação é feita por 300 especialistas anônimos, como críticos, chefs, e donos de restaurantes. Eles escolhem seus restaurantes favoritos, seguindo regras, e o processo é auditado pela consultoria Deloitte.
O primeiro lugar é o Don Julio, em Buenos Aires, Argentina, conhecido por sua carne bovina de alta qualidade e serviço diferenciado.