Sempre ouvimos falar sobre os maiores países do mundo, pois são grandes potências e com culturas incríveis de conhecer. Mas você sabia que o menor país do mundo também é muito conhecido? Esse e outros países têm muito para oferecer, apesar de serem tão pequenos em território.
Se você gosta desse tipo de curiosidade e tem interesse em conhecer mais sobre outros lugares turísticos do mundo, continue lendo este artigo. Nele, você vai descobrir qual é o menor país do mundo e outros que também estão na lista dos menores para conhecer. Confira!
1. Vaticano
O menor país do mundo é o Vaticano. Localizado em Roma, na Itália, o país conta com um território de apenas 0,44 km² e aproximadamente mil habitantes. O país é mundialmente conhecido, pois é sede da Igreja Católica, onde vive o Papa Francisco, seu chefe de Estado.
Por ser uma grande referência religiosa, a principal atração do menor país do mundo é a Capela Sistina, que também é mundialmente conhecida pelas pinturas de Michelangelo no teto e altar.
Nos Museus do Vaticano, alguns dos museus mais famosos do mundo, você encontra obras de arte e antiguidades romanas, gregas e egípcias reunidas pelos papas ao longo dos séculos. Além de outras igrejas, você pode visitar a Necrópole Vaticana, um conjunto de tumbas históricas subterrâneas e as grutas do Vaticano, logo acima da necrópole, onde estão enterrados o apóstolo Pedro e os papas da Igreja.
2. Mônaco
O segundo menor país do mundo é Mônaco. Localizado no sul da França, próximo da fronteira com a Itália, Mônaco tem uma área de apenas 2.02 km² e cerca de 39 mil habitantes. O país é menor do que qualquer município no Brasil e vive sob a monarquia da família Grimaldi, desde a sua fundação em 1297.
Mônaco é conhecido por ter muitos bilionários, cassinos e ser palco do Grande Prêmio da Fórmula 1. Além dessas curiosidades, quem visita o segundo menor país do mundo pode passear pelas ruas onde aconteceram diversas corridas históricas, onde pilotos famosos, como Ayrton Senna, passaram. Se você curte passeios mais culturais, a Ópera de Monte Carlo é uma boa opção.
3. Nauru
O terceiro menor país do mundo é Nauru. Do tamanho de Taboão da Serra, cidade da região metropolitana de São Paulo, com uma área equivalente a 21 km² e pouco mais de 10 mil habitantes, Nauru está localizado no Oceano Pacífico, próximo da Austrália.
Considerado um paraíso para mergulhadores, a ilha conta com um planalto de corais e recifes rasos ao seu redor, por isso, é preciso tomar cuidado para nadar. A ilha também é rodeada de palmeiras e florestas e no centro está a Laguna Buada, uma lagoa rodeada por bosques.
Nauru é uma ilha tão pequena que pode ser percorrida em meia hora de carro, em até três horas de bicicleta e em seis horas a pé. Você também vai ver diversas armas japonesas, bunkers e casamatas que sobraram da Segunda Guerra Mundial.
4. Tuvalu
O quarto menor país do mundo é Tuvalu, que também fica no Oceano Pacífico. Formado por um arquipélago com nove atóis. Com um pouco mais do que 11 mil habitantes e uma área de 30 km², o país é do tamanho da cidade de Diadema (SP). Tuvalu é comandada pela rainha Elizabeth 2ª, mesmo após ter se tornado independente do Reino Unido, em 1978.
Quem quiser visitar o conjunto de ilhas, precisa pegar um voo a partir de Fiji. Existe apenas um aeroporto na capital, o Funafuti International Airport. As ilhas são perfeitas para mergulho e snorkeling, passeios de barco e outras atrações arqueológicas. É um verdadeiro paraíso isolado.
5. San Marino
O quinto menor país do mundo é San Marino – e também um dos mais ricos do mundo. O país tem mais de 33 mil habitantes e 61 km² de território. Um pouco maior do que Águas de Lindóia, no interior do estado de São Paulo. San Marino também é o Estado mais antigo do mundo, estima-se que foi criado em 301 por Marinus de Rab.
Apenas 9 cidades formam o país, que pode ser conhecido em apenas 1 dia. Entre os principais pontos turísticos estão o monte Titano, que é o ponto mais alto da capital, onde estão as cidadelas fortificadas, e é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O local só pode ser acessado por meio de teleférico.
As Três Torres também são parada obrigatória. A primeira torre, a mais alta e mais antiga, é o Castello Della Guaita, construída no século XI para ser usada como prisão. A segunda torre é a De Lafratta, é um castelo onde está o Museu de Armas, construído em homenagem a Marinus, fundador da cidade. A última é a Torre Del Montale, que está fechada para visitação, mas pode ser vista de fora.
Aproveite também para conhecer a Basilica di San Marino, localizada na Piazzale Domus Plebis, ao lado da Igreja de São Pedro. Um templo em estilo neoclássico. Construído em 1586, em homenagem ao fundador da cidade, conta com uma estátua de São Marino di Adamo Tadolini. Além disso, conta com relíquias religiosas encontradas na região em 1586.
6. Liechtenstein
O sexto menor país do mundo é Liechtenstein, uma área de 160 km² nos Alpes entre a Áustria e a Suíça. Com aproximadamente 39 mil habitantes, o país é o roteiro perfeito para quem gosta de neve.
O país reúne diversos museus, mas o mais importante é o Museu do Selo, fundado em 1936. Liechtenstein foi um dos primeiros países do mundo a colar selos em envelopes de correspondência.
Outra atração que não pode ficar de fora do roteiro é o Castelo de Vaduz, que foi construído para ser uma fortaleza medieval. Não é possível acessar seus interiores, mas a sua arquitetura externa também impressiona. Na região mais alta da capital, o Castelo de Vaduz está encravado em cima de uma rocha em meio à vegetação.
O Castelo de Gutenberg pode ser visitado durante os eventos culturais e do governo, principalmente no verão. Construído no século XIII, o castelo foi propriedade particular até 1979, quando foi comprado pelo governo de Liechtenstein.
Além desses pontos turísticos, você pode conhecer vinícolas e aproveitar para passar pela Áustria, que fica bem pertinho.
7. Ilhas Marshall
O sétimo menor país do mundo é outro arquipélago: Ilhas Marshall. Formado por 29 atóis e cinco ilhas, esse país tem 181,4 km² e aproximadamente 60 mil habitantes. Os Estados Unidos são responsáveis pela segurança e pela defesa do lugar, que também tem o dólar como moeda oficial e o inglês como um dos principais idiomas, o outro é o marshalês.
Um fato histórico curioso sobre as Ilhas Marshal é que a região foi usada para testes nucleares americanos anos atrás. O Centro da cultura do país está na ilha mais populosa, Ebeye Island.
O Atol Maloelap é um distrito do país com 75 ilhas, são apenas 9,8 km² de área de terra e 900 habitantes no local. Já o Arno Atoll, conta com 5 milhas quadradas e é um atol com 133 ilhas. Esse atol conta com três lagos de tamanhos, cores e formas diferentes e praias paradisíacas. Mas se você gosta de museus, visite o Alele Museum, que mostra todas as informações e cultura do arquipélago.
8. São Cristóvão e Névis
Em oitavo lugar na lista dos menores países do mundo estão São Cristóvão e Névis. O país é o menor das Américas e está localizado no Caribe. Com pouco mais de 53 mil habitantes e 269 km² de território, o país também é comandado pela rainha Elizabeth 2ª.
Formado por duas ilhas, o país que foi descoberto pelos europeus em 1493, fica próximo de Porto Rico. O local, que era habitado pela tribo indígena caraíba, foi colonizado pelos britânicos no século XVII e apenas em 19 de setembro de 1983 conquistou sua independência.
A capital, Charlestown, é um Património Mundial da UNESCO, com edifícios coloniais, museus e galerias. A praia de Oualie é cercada por palmeiras, lugar perfeito para relaxar e curtir o sol caribenho. Na antiga plantação de açúcar de Wingfield, você encontra as ruínas do período colonial e da escravatura
No parque nacional de St. Kitts, você vai encontrar as belezas da natureza caribenha e encontrar diversas espécies de plantas e animais.
9. Ilhas Maldivas
As Ilhas Maldivas são o nono menor país do mundo. O arquipélago está localizado no Mar Índico, perto da Índia. E é um dos destinos mais desejados no mundo inteiro. Além disso, também é conhecido pelo radicalismo islâmico. Uma curiosidade é que por serem muito planas, parte das ilhas do arquipélago ficam debaixo da água quando o nível do mar sobe
O arquipélago é formado por mais de mil ilhas, em uma área de 298 km². É o menor país da Ásia e o menos populoso país muçulmano, com mais de 540 mil habitantes. O conjunto de ilhas já foi colônia portuguesa, holandesa e britânica, até se tornar independente em 1965. Com relação ao turismo, não precisamos nem falar, turistas do mundo todo sonham em conhecer esse paraíso.
10. Malta
O décimo menor país do mundo é a ilha de Malta, que fica entre a África e a Europa, a 90 km do sul da Itália e 280 km ao norte da Tunísia. Com 316 km², um pouco maior que Fortaleza (CE), a ilha tem mais de 525 mil habitantes.
O país conquistou sua independência do Reino Unido em 1964 e se tornou república em 1974. Além de ser um país muito procurado por intercambistas, pois é um dos mais econômicos para esse público, suas praias, a Ilha de Comino, a Blue Lagoon e sua capital, Valleta, estão entre os principais pontos turísticos do país.
O centro histórico da capital Valleta, as praias, Comino e a Blue Lagoon são os pontos mais procurados pelos turistas que visitam a ilha.
Gostou de conhecer essa lista? Continue acompanhando conteúdos como esse no blog da Remessa Online.
Resumindo
O Vaticano é o menor país do mundo.
Mônaco é o segundo menor país do mundo.
As Ilhas Maldivas estão entre os dez menores países do mundo, ocupando o nono lugar.