Metodologia Ágil: descubra como e por que implementá-la

Pensando em implementar uma Metodologia Ágil em sua organização? Neste texto você descobrirá tudo que precisa saber!

O Agile foi criado por desenvolvedores de software como um processo para gerenciar melhor seu trabalho. Porém, atualmente, há vários tipos de metodologia ágil usados para garantir o sucesso do cliente.

Mas como chegamos aqui? O que a história do Agile implica? Como conhecê-la pode nos ajudar a entender a Metodologia Ágil e o impacto positivo no mundo do desenvolvimento de hoje? Confira a seguir!

O que é Agile?

Para entender melhor o conceito de Agile, primeiro precisamos passar por sua definição. A Agile Alliance define como “a capacidade de criar e responder a mudanças”. É uma maneira de lidar e, em última análise, ter sucesso em um ambiente incerto e turbulento”.

Essa ideia começou em 2001, com o Manifesto Ágil. Na época, 17 profissionais se reuniram para identificar e colocar em prática uma nova forma de desenvolver software. Ele caracteriza os valores ágeis como:

  • indivíduos e interações sobre processos e ferramentas;
  • software que trabalha sobre uma documentação completa;
  • colaboração do cliente sobre a negociação do contrato;
  • responder à mudança em vez de seguir um plano.

Você pode ser ágil (em minúsculas) sem ser Ágil, e, de forma técnica, pode praticar Agile sem experimentar a agilidade.

O dicionário define agilidade (de qualquer tipo) como “o poder de se mover com rapidez e facilidade”. Há ainda uma definição secundária: “a capacidade de pensar e tirar conclusões rapidamente; acuidade intelectual”. Enquanto isso, Agile (maiúsculas) descreve o conjunto específico de práticas, valores e crenças que visam permitir agilidade nos negócios.

Uma boa definição de agilidade de negócios foi criada pelos pesquisadores da McKinsey & Company para expandir essa ideia. Eles definem Agile como “a capacidade de reconfigurar rapidamente estratégia, estrutura, processos, pessoas e tecnologia para criar e proteger valor oportunidades”. Essas definições refletem que o próprio Agile é uma mentalidade, não uma técnica. É aí que entram as metodologias ágeis.

O que é a Metodologia Ágil?

A Metodologia Ágil é como você tenta alcançar a agilidade que determina se você está ou não praticando o Agile.

Existem muitas metodologias consideradas Ágeis, assim como muitas estruturas que podem ser utilizadas para dimensionar efetivamente o Agile nas organizações.

Vamos dar uma olhada em várias das metodologias ágeis mais populares. Essas incluem:

  • Scrum;
  • Programação Extrema (XP);
  • Desenvolvimento Lean Software;
  • Kanban;
  • Crystal;
  • Feature-Driven Development (FDD);
  • Dynamic System Development Model (DSDM).

Scrum

É uma das metodologias ágeis mais utilizadas. Podendo ser definido como estrutura prescritiva, o Scrum se destaca no gerenciamento de projetos iterativos e incrementais.

Usando a metodologia Scrum Agile, um Product Owner define uma lista de prioridades: o Product Backlog, Ele deverá ser preenchido por uma equipe multifuncional. Ela trabalha para entregar “incrementos potencialmente entregáveis” de software em sprints de 2 a 4 semanas. Ao final delas, o Product Backlog passa por reavaliação e priorização.

Equipes ágeis gostam do Scrum, pois é fácil de seguir e escalar. Assim, permite que as equipes de gerenciamento identifiquem problemas desde o início. Além disso, promove uma colaboração forte e ativa entre times e colegas.

Programação Extrema (XP)

Outra Metodologia Ágil popular, a Extreme Programming (XP) também enfatiza a velocidade e a entrega contínua.

Assim como o Scrum, a XP permite que equipes unidas forneçam incrementos de software funcionais em intervalos frequentes. Geralmente, a cada 1–3 semanas.

Ela depende dos clientes para comunicar os recursos mais úteis de um produto de software e dos desenvolvedores para trabalhar na implementação desse feedback.

A XP é frequentemente recomendada para pequenas equipes de desenvolvedores sênior que têm experiência na metodologia XP Agile. Além disso, que se sentem à vontade para colaborar com partes interessadas fora da TI.

Desenvolvimento Lean Software

O Desenvolvimento Lean Software é mais flexível que Scrum ou XP, com menos diretrizes, regras ou métodos rígidos.

Essa Metodologia Ágil é baseada em um conjunto de princípios desenvolvidos para garantir valor e eficiência na produção, em meados do século 20. Desde lá, evoluiu para o cenário de software.

O Lean se baseia em 5 pilares:

  • identificar valor;
  • mapear o fluxo de valor;
  • criar um fluxo de trabalho contínuo e um sistema puxado;
  • melhoria contínua.

O Lean enfatiza a eliminação de desperdícios. No contexto do desenvolvimento de software, isso inclui eliminar a perda de tempo e tarefas improdutivas. Também usar eficientemente os recursos da equipe, dar autoridade para tomar decisões e priorizar apenas os recursos que agregam valor de um sistema.

Kanban

Como outras metodologias ágeis, o Kanban se concentra em ajudar as equipes a trabalharem juntas e de forma mais eficaz. Assim, permite a entrega contínua de produtos de qualidade. O Kanban é único por oferecer um método altamente visual para gerenciar de maneira ativa a criação de produtos.

A metodologia se baseia em seis práticas fundamentais:

  • visualizar o fluxo de trabalho;
  • limitar o trabalho em andamento;
  • gerenciar fluxo;
  • tornar as políticas de processo explícitas;
  • implementar ciclos de feedback;
  • melhorar de forma colaborativa.

O Kanban alcança essas práticas por meio do uso de um quadro. Ele facilita a abordagem visual do Agile usando colunas para representar o trabalho, sendo:

  • To Do (a fazer);
  • Doing (fazendo);
  • Done (feito).

Essa metodologia Agile melhora a colaboração e a eficiência, além de ajudar a definir o melhor fluxo de trabalho de equipe possível.

Crystal

A metodologia Crystal Agile foca mais nas interações das pessoas envolvidas em um projeto do que nas ferramentas e técnicas de desenvolvimento. Um modelo leve, ela enfatiza interação, pessoas, comunidade, habilidades, comunicações e talentos.

A Crystal categoriza projetos com base em três critérios:

  • tamanho da equipe;
  • criticidade do sistema;
  • prioridades do projeto.

A abordagem é semelhante a outras metodologias ágeis. Afinal, o objetivo está ligado a entrega antecipada e frequente de software, alto envolvimento dos usuários e remoção da burocracia. A sua afirmação de que cada projeto é único, levou à sua reputação como uma das metodologias ágeis mais flexíveis.

Feature-Driven Development (FDD)

O Feature-Driven Development, ou FDD, fornece uma estrutura para o desenvolvimento de produtos. Ele começa com um modelo geral e se torna progressivamente mais granular.

Assim como outras metodologias ágeis, o FDD tem como objetivo entregar rapidamente um software funcional e de forma repetível. Ele usa o conceito de “just enough design initially” (JEDI), aproveitando melhorias de duas semanas para executar iterações de:

  • plano por feature;
  • projeto por feature;
  • construção por feature.

As organizações que praticam o Agile gostam do FDD por sua abordagem centrada em recursos e sua escalabilidade.

Dynamic System Development Model (DSDM)

O Método de Desenvolvimento de Sistemas Dinâmicos (DSDM) completa nossa lista de metodologias ágeis bem conhecidas.

O DSDM surgiu na década de 1990 como uma forma de fornecer uma estrutura comum do setor para entrega rápida de software. Hoje, ele amadureceu em uma metodologia Agile abrangente, que gira em torno de:

  • necessidades e valor do negócio;
  • envolvimento ativo do usuário;
  • equipes capacitadas;
  • entrega frequente;
  • teste integrado;
  • colaboração das partes interessadas.

A estrutura DSDM é bem útil para priorizar requisitos. Também exige que o retrabalho seja esperado. Portanto, quaisquer mudanças no desenvolvimento devem ser reversíveis.

O DSDM depende de sprints, semelhante a outras metodologias ágeis. Além disso, é frequentemente usado em conjunto com abordagens como Scrum e XP.

Quais são os pilares da Metodologia Ágil?

Vamos mergulhar um pouco mais fundo em como os quatro valores centrais declarados no Manifesto Ágil são aplicados nas metodologias ágeis hoje.

Indivíduos e interações sobre processos e ferramentas

Muitos não dizem que ter processos e ferramentas úteis e eficientes não é valioso para aumentar a agilidade de sua equipe. Entretanto, as metodologias ágeis enfatizam mais os indivíduos e as interações do que os processos e ferramentas.

Eis o motivo: muitos dos métodos anteriores ao Agile dependiam fortemente de processos burocráticos. Isso dentro de um workflow muito regimentado para manter o controle sobre as pessoas.

Você pode reconhecer o processo em seu próprio local de trabalho, como regras desnecessariamente rígidas sobre onde ou como as pessoas trabalham. Há também o uso de software em vez de conversas ou outras maneiras de acompanhar as pessoas que não produzem resultados positivos.

Em vez disso, as metodologias ágeis valorizam a colaboração efetiva entre as pessoas, com processos e ferramentas servindo apenas para apoiar essa colaboração. Em outras palavras, o Agile incentiva pessoas a alavancarem habilidades, como:

  • inteligência emocional;
  • resolução criativa de problemas;
  • pensamento crítico.

Ferramentas e processos são úteis para nos manter organizados e economizar tempo. Entretanto, devem servir apenas para automatizar tarefas tediosas e repetitivas ou compartilhar informações — e não substituir as interações humanas reais.

Independentemente do setor, deve-se pensar nesse valor ao enfrentar qualquer decisão que possa exigir a nuance e a intimidade de uma conversa cara a cara. Isso é algo que requer inteligência emocional, pensamento crítico ou solução criativa de problemas? Se não, automatize. Se uma interação humana face a face fornecer mais valor, abra espaço para isso.

Software em funcionamento mais que documentação abrangente

A inclusão da palavra “software” pode parecer um pilar específico para sistemas. Contudo, ela contém um conceito valioso para ser aplicado a praticamente todo tipo de trabalho. Esse valor visa aumentar o ritmo de desenvolvimento de qualquer coisa, enfatizando ter um produto que funcione como objetivo principal. Pode ser software, serviço, produto de consumo ou qualquer outra oferta.

Antes do Agile, os métodos de desenvolvimento de software exigiam que as equipes criassem uma extensa documentação para tudo o que faziam. Embora disciplinados e responsáveis, o problema com esses métodos é que são meticulosamente lentos.

As equipes, geralmente, não lançavam produtos até que estivessem todos construídos e documentados. Apenas horas após lançá-los no mercado, sabiam que havia vários problemas importantes que exigiam mais construção e documentação.

Com as metodologias ágeis, um produto funcional é mais valioso do que um plano perfeito para ele. Pode ser um aplicativo, um site ou uma campanha de marketing. Isso porque dá à equipe infinitamente mais oportunidades de coletar e incorporar o feedback do usuário.

As equipes ágeis, de forma responsável, mas ambiciosa, focam em lançar produtos assim que estiverem prontos. O objetivo é coletar as opiniões do público e continuar a melhorar o produto.

Esse valor orienta não apenas como os produtos são criados, mas também como as equipes ágeis planejam, validam ideias e delegam trabalho.

Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos

Trabalhar com o cliente durante todo o processo de desenvolvimento é um valor fundamental nas metodologias ágeis. Dessa forma, é possível planejar e produzir trabalhos em pequenos lotes e, em seguida, testá-los no mercado.

As organizações Ágeis visam ouvir o cliente para orientar a estratégia e a execução do produto ao longo do seu desenvolvimento. Isso é muito diferente da abordagem de esperar para ver, tradicionalmente usada pelas organizações.

Nesse caso, cria-se o produto primeiro, com base em suposições sobre o cliente. Em seguida, se coleta o feedback do usuário após sua construção e lançamento. Momento que já é tarde demais para incorporar.

Seja cliente externo (pagante), seja interno (o chefe da empresa), é essencial coletar e incorporar feedback ao longo do processo de desenvolvimento. Assim, fica mais fácil garantir que o que está sendo criado é o que ele espera.

Trabalhar com os clientes durante todo o processo de desenvolvimento não é apenas uma estratégia melhor para aumentar a satisfação deles. É também uma abordagem de desenvolvimento muito mais eficiente e econômica.

Responder a mudanças mais que seguir um plano

Um dos principais benefícios da prática de uma Metodologia Ágil é a capacidade de responder rapidamente às mudanças. 

Antes da criação do Agile e de seus métodos relacionados, o desenvolvimento de software era gerenciado da mesma forma que outros tipos de trabalho. Ou seja, em longos ciclos de desenvolvimento, com muito planejamento inicial, pouco espaço para mudanças e cronogramas rigidamente prescritos para cada fase do trabalho.

Você, provavelmente, pode apontar para áreas do seu negócio onde as coisas são tratadas dessa maneira. 

O problema é que, mesmo com as estimativas baseadas em dados, as equipes nem sempre conseguirão entregar o trabalho conforme um cronograma específico.

Mudanças no grupo, dados, clima, economia ou requisitos podem afetar o progresso de um trabalho. Sem mencionar a criação de planos de longo prazo e não reavaliar ao longo do tempo. Isso significa que você, talvez, não foca em ouvir o que seu mercado está lhe dizendo enquanto os desenvolve.

As equipes que aplicam metodologias ágeis percebem que seguir o plano a todo custo, geralmente, significa ignorar informações e insights valiosos do mercado.

As organizações ágeis usam práticas de planejamento e orçamento mais dinâmicas para alinhá-las com a entrega Lean e Agile.

O que é uma equipe Ágil?

É normalmente definida como um grupo multifuncional de pessoas que têm tudo o que precisam para entregar uma melhoria de produto testado e funcional.

Cross funcional

Para entregar um produto sólido, funcional e testado, é preciso múltiplas perspectivas para se unir. Ou seja, ter insights das pessoas responsáveis ​​pelo desenvolvimento do produto, das que o mantêm e das que o venderão para o mundo.

Juntas, essas perspectivas únicas podem se envolver na mágica mais profunda da solução de problemas que é possível para equipes ágeis.

Independente

As equipes Ágeis são geralmente descritas como capazes de entregar, de forma independente, melhorias de trabalho do produto. No software, isso pode ser uma correção de bug, um novo recurso no aplicativo ou alguma outra atualização.

Em outras indústrias, isso pode ser desde uma campanha de promoção de eventos até um novo design de embalagem. Contanto que as equipes Ágeis tenham as habilidades necessárias para criar uma parte funcional de algo. Elas podem aproveitar os aumentos de velocidade e produtividade resultantes do trabalho dessa maneira.

Isso não quer dizer que as equipes Ágeis não se comuniquem de forma próxima com outras equipes ou ocasionalmente precisem chamar especialistas para suporte.

A comunicação intencional com outros times é fundamental para a criação de uma experiência de cliente perfeita e significativa. Trabalhar em equipes Ágeis simplesmente aumenta a intencionalidade e o propósito da comunicação.

Além disso, quando surge um problema que requer expertise fora da equipe, é criada uma oportunidade de mentoria multifuncional. Ela serve apenas para fortalecer o grupo, como explicaremos a seguir.

Como aplicar a Metodologia ágil na rotina?

Equipes ágeis de alto desempenho contam com práticas processuais bem estruturadas. Elas podem ser revisões de código, ramificação de tarefas, integração contínua e lançamentos frequentes. O propósito é manter a estabilidade em cada mudança. Esses processos são essenciais para construir equipes de alto desempenho de forma sustentável. Além disso, devem ser aplicadas e reforçadas.

Dois outros pontos importantes para o sucesso são uma mentalidade de aprendizado (empoderada por meio de orientação) e habilidades compartilhadas.

Mentoria

Um dos benefícios de trabalhar em uma equipe Ágil multifuncional é a oportunidade de aprender com as perspectivas e experiências das pessoas.

Muitas vezes, a mentoria é pensada como um membro da equipe júnior aprendendo com um sênior. Entretanto, em uma equipe Ágil, essa definição se expande. Idade e até experiência pesam muito menos do que simplesmente uma diferença de perspectiva.

Um profissional de marketing sênior, por exemplo, pode aprender muito com um designer de produto júnior e vice-versa. Um desenvolvedor pode obter informações valiosas sobre como pensar o seu próprio trabalho, por meio de conversas com um membro da equipe de suporte ao cliente.

Para funcionários de todas as idades, a orientação multifuncional também cria oportunidades de crescimento profissional que, simplesmente, não existem em outras organizações.

Habilidades compartilhadas

A orientação mais tradicional, de uma pessoa sênior para um júnior, também é importante e deve ser promovida dentro e entre as equipes Ágeis.

Quanto mais conhecimento for compartilhado entre indivíduos em uma função semelhante, mais flexível ou ágil cada equipe se tornará. Essa troca pode existir entre todos os gerentes de produto ou todos os desenvolvedores, por exemplo.

Aumentar os conjuntos de habilidades compartilhadas libera o poder de cada equipe para lidar com vários tipos de trabalho. Times Ágeis recém-formados, de forma geral, devem confiar mais na experiência de especialistas externos do que equipes estabelecidas. Isso porque à medida que os profissionais evoluem e aprendem, eles constroem as habilidades necessárias para se tornarem totalmente independentes.

Você pode ser um gerente de produto, engenheiro, profissional de marketing ou outro. Aprender novas habilidades o torna cada dia mais valioso para a organização e mais bem posicionado para crescer em sua carreira.

Como diz o ditado, o todo é maior que a soma das partes. Organizar indivíduos talentosos em equipes Ágeis multifuncionais pode ajudar uma empresa a realizar seu verdadeiro potencial com o Agile.

Seu negócio já adotou uma Metodologia Ágil, mas ainda não experimentou a velocidade, inovação e agilidade que o Agile pode oferecer? Então, comece formando equipes Agile em uma área preparada para mudanças.

O sucesso de apenas uma equipe Agile pode criar um efeito cascata em toda a organização. Com o tempo, é possível transformar sua empresa em uma potência inovadora.

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Resumindo

Quais são as Metodologias Ágeis?

Existem diversos tipos de Metodologias Ágeis, sendo as mais populares:
– Scrum;
– Programação Extrema (XP);
– Desenvolvimento Lean Software;
– Kanban;
– Crystal;
– Feature-Driven Development (FDD);
– Dynamic System Development Model (DSDM).

Quais são os cinco princípios dos Métodos Ágeis?

Os cinco princípios da Metodologia Ágil são:
– indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;
– software em funcionamento mais que documentação abrangente;
– colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
– responder a mudanças mais que seguir um plano.

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