Minuto Econômico: Bancos globais desafiaram ações contra lavagem de dinheiro
NO MINUTO ECONÔMICO DE HOJE
Preocupações de um novo lockdown na Europa.
HSBC, JPMorgan Chase, Standard Chartered Bank, Deutsche Bank e Bank of New York Mellon mandaram recursos ilícitos para contas criminosas.
Eleição para o novo juiz da Suprema Corte nos EUA.
Eleições americanas: Donald Trump está perdendo para Joe Biden – 53% a 43%.
Petróleo em queda.
TRANSCRIÇÃO
Bom dia e boa semana, Brasil!
Tem notícia ruim para todo lado.
As preocupações de um novo lockdown desse coronavírus, de uma segunda onda voltar a fechar as economias da Europa, assusta os europeus e as Bolsas afundam mais de 3%.
Um consórcio internacional investigativo formado por mais de 400 jornalistas, de 88 países, 110 veículos – no Brasil, a Época, a Revista Piauí e o site 360, publicou documentos secretos americanos que revelam que grandes bancos globais desafiaram as ações contra lavagem de dinheiro. Mandaram recursos ilícitos para contas criminosas. São eles: HSBC, JPMorgan Chase, Standard Chartered Bank, Deutsche Bank e Bank of New York Mellon. No Brasil, nenhum banco foi envolvido. As ações do HSBC estão na mínima de 22 anos.
Nos EUA, tem uma briga para a eleição do novo juiz da Suprema Corte (o anterior faleceu na semana passada). Donald Trump quer botar o republicano, já Joe Biden, que está concorrendo à Casa Branca, um democrata. O cargo é vitalício. Quem colocar, fica forte.
As eleições americanas vão escalar o tom das conversas nos Estados Unidos. Saiu uma pesquisa no World Street Journal e o Donald Trump está perdendo. Está 53% a 43%, para Joe Biden. Na semana que vem acontecerá um debate. Vamos ver como será esse debate entre Donald Trump e Joe Biden.
O petróleo também cai, com medo do novo lockdown que podem vir.
Eu sou Pablo. Bons negócios.
Vai, Tourinho!
Pablo Spyer
Economista graduado pela Florida International University (FIU - Miami), pós-graduado em Mercado de Capitais pela USP-SP. Mais de 25 anos de história na indústria financeira brasileira e norte-americana. Atualmente é diretor da Mirae Asset, conselheiro da ANCORD, idealizador e mantenedor do Minuto mais relevante da economia às 7am - o Minuto Econômico.