Você já pensou sobre os mitos e verdades em relação ao empreendedorismo? A prática de começar um negócio e inovar ainda é rodeada de dúvidas. Afinal, muitos têm sucesso, mas outros também apresentam dificuldades.
Apesar dessa realidade, boa parte dos brasileiros pretende empreender ou já está começando seu próprio negócio. Para ter uma ideia, o país deve alcançar um patamar histórico: cerca de 25% da população adulta tem uma empresa com até 3,5 anos de atividade, em 2020.
Esse é o maior número de empreendedores no Brasil. Muitos deles surgiram devido à crise financeira. Com o desemprego, a criação de um negócio parece um caminho natural.
Outros tantos, porém, optam pelo chamado empreendedorismo por oportunidade. Aqui, há o desejo de fazer algo diferente. Ainda assim, é preciso saber exatamente como uma empresa funciona para aumentar a chance de sucesso.
Em qualquer um dos casos, é preciso saber quais são os mitos e verdades do empreendedorismo. Por isso, neste texto apresentamos todos eles para você se preparar e começar sua empresa. Vamos lá?
É necessário ter muito dinheiro para investir: mito!
Quem acha que precisa ter um grande aporte de capital ou um investidor para subsidiar as operações precisa rever seu pensamento. Com a internet, ficou fácil começar uma empresa com pouco dinheiro.
É possível vender produtos, trabalhar com marketing digital, ter uma microfranquia e mais. Portanto, fica claro que o investimento inicial depende do segmento em que você atuará e do tamanho da empresa que deseja começar.
Ter essa noção é importante, porque os brasileiros investem aproximadamente o dobro do necessário no empreendedorismo. Além disso, um ranking do Fórum Econômico Mundial colocou o Brasil na 30ª colocação entre os países com disponibilidade de capital para investir em empresas.
Acredite ou não, isso significa que esse quesito está bem acima da média mundial. Apesar disso, o país está na 64ª posição do ranking internacional quando o assunto é o acesso ao capital.
Então, pode ter certeza de que é possível ter uma empresa com pouco dinheiro. Para expandir, você pode usar o bootstrapping (capital próprio) ou um investidor. No entanto, é possível ver as possibilidades com o passar do tempo.
É demorado abrir uma empresa em qualquer cidade do Brasil: mito!
A burocracia brasileira já é conhecida e pode até ser um fator de afastamento dos potenciais empreendedores. Porém, nem tudo é tão ruim quanto parece.
Existem cidades em que é possível abrir uma empresa em aproximadamente uma semana. Esse é o caso de Belo Horizonte, Brasília e São José dos Campos.
Portanto, é difícil abrir uma empresa em algumas cidades brasileiras? Sim. No entanto, isso não acontece em todas. Basta procurar aquelas que são mais indicadas.
Além disso, muitas pessoas começam pelo formato mais fácil de abrir uma empresa: o Microempreendedor Individual (MEI). Nesse caso, você abre o seu CNPJ na hora e depois apenas precisa regularizar as informações nos órgãos competentes, como a Prefeitura e a Secretaria de Estado da Fazenda.
É impossível escapar dos riscos: verdade!
Dos principais mitos e verdades sobre o empreendedorismo, essa é uma grande certeza. Como todo investimento, começar um negócio próprio implica riscos.
Porém, saiba que isso não é sinônimo de fracassar. O importante, aqui, é entender quais são os potenciais desafios a enfrentar e se preparar para eles.
Por exemplo, tem pouco conhecimento sobre gestão financeira? Estude o assunto! A ideia é correr o mínimo de riscos por meio do planejamento. Dessa forma, você deixa de lado qualquer instabilidade irreversível.
Todo empreendedor é otimista: mito!
As pessoas têm comportamentos e pensamentos diferentes. Por isso, se você é mais pé no chão, manterá essa atitude quando abrir a sua empresa. Aliás, todo empreendedor precisa ser realista. Caso contrário, poderá ter problemas.
O mais indicado é analisar os riscos e saber o que fazer para enfrentar os desafios. Assim, você ultrapassa quaisquer mitos e verdades do empreendedorismo, e foca o que é realmente importante.
Por isso, use a informação a seu favor. Busque dados relativos ao seu negócio, estude e faça diferentes análises para chegar à conclusão do melhor caminho. Assim, é possível tomar decisões acertadas.
Quem empreende fica rico: mito!
Abrir uma empresa é uma decisão pessoal e que nunca deve ser tomada de forma egoísta. Começar um negócio apenas por motivos pessoais tende a levar ao fracasso.
Isso porque existem muitos obstáculos no caminho. Portanto, é preciso resistir muito se você quiser empreender. É preciso ter persistência e dedicação, até mesmo no que se refere ao retorno sobre o investimento.
Afinal, a maioria das companhias demora meses para ter algum rendimento. Em outros casos, você pode obter capital rapidamente, mas dificilmente ficará rico com isso.
Tenha em mente que o retorno financeiro ocorre a longo prazo. Se você pensar diferente e deixar de lado os motivos mais altruístas, tende a desistir da sua empreitada.
É preciso pagar muitos impostos para começar sua empresa: verdade!
A carga tributária brasileira é alta. Em 2019, atingiu um patamar recorde: 35,17% do Produto Interno Bruto (PIB). Desse total de crescimento, os tributos que mais contribuíram para o resultado foram:
- Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), que representou por 40% do crescimento;
- Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que chegou a quase 30%.
Além disso, a própria complexidade burocrática é um desafio aos empreendedores. Tanto é que cada empresário precisa trabalhar por 62,5 dias ou 1.501 horas somente para pagar impostos.
O que fazer? A melhor saída é ter um bom planejamento tributário. A ideia é avaliar as práticas de elisão fiscal, ou seja, como pagar o mínimo de tributos dentro daquilo que a lei permite. Para isso, conte com um bom contador.
Aqui, também entra a importância de definir o melhor regime tributário para sua empresa. Existem três principais possibilidades: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.
Cada um deles tem suas características e é mais indicado para determinadas situações. No entanto, engana-se quem pensa que o Simples Nacional sempre é a melhor alternativa.
Em muitos casos, o Lucro Real ou Presumido é mais vantajoso. Por isso, é importante contar com o contador para fazer uma análise anual, a fim de pagar o mínimo possível de impostos.
Investir em franquias é sinônimo de lucro: mito!
Os dados dizem que o franchising é um nicho mais seguro do que começar um negócio do zero. Em partes, é verdade. No entanto, nada é garantido.
Muitos empreendedores abrem uma franquia e entram em falência. Isso significa que, ainda que haja um modelo de negócio definido e produtos testados e aceitos pelo mercado, ainda é possível haver problemas.
O mais importante antes de fazer a sua escolha é selecionar o que for melhor para o seu perfil. Por exemplo, se deseja inovar, é melhor optar por começar uma empresa do zero, porque é impossível fazer isso em uma franquia.
Além disso, é importante considerar outros fatores que interferem nos resultados de um negócio. Entre eles estão:
- Economia atual;
- Procura dos clientes;
- Qualidade do atendimento;
- Localização da unidade.
É preciso ter um plano de negócios para ter sucesso: verdade!
Pode parecer desnecessário e até confuso elaborar esse documento, especialmente no começo de uma empresa. Contudo, esse é o guia que ajudará a alcançar o sucesso.
Com o plano de negócios, é possível projetar os primeiros meses da sua empresa. Mais do que isso, ele também contribui para:
- Definição das formas de investimento;
- Seleção do momento adequado para expansão das atividades;
- Tomadas de decisão diferenciadas.
Todos esses aspectos ajudarão a atingir o melhor rendimento do empreendimento.
É proibido errar ao gerenciar sua empresa: mito!
O perfeccionismo é ruim, ao contrário do que parece. Dos mitos e verdades do empreendedorismo, é preciso ficar claro que a figura do dono de negócio perfeito não existe. Além disso, ele pode se mostrar frágil.
Parece que isso vai contra tudo o que um empreendedor representa. Contudo, o que mais acontece são falhas. Os erros fazem parte da rotina e ajudam a alcançar o patamar esperado.
Com eles, é possível aprender o que é certo e tomar as melhores decisões. Inclusive, os erros permitem reconhecer qual é o melhor direcionamento a seguir. Portanto, quando você os comete, está mais próximo de acertar na situação seguinte.
Será possível trabalhar menos e ganhar mais: mito!
Muitas pessoas optam por abrir sua empresa com o intuito de fazerem o que quiserem, trabalharem nos horários que desejarem e, claro, ganharem mais. Ainda que seja possível cumprir essa ideia em alguns dias, é impossível fazer isso em todos.
O empreendedorismo é mais do que fazer o que se ama. É preciso ter disciplina e organizar seus horários. É normal ter menos espaço para sua vida pessoal, porque você terá que executar várias atividades, centralizar algumas decisões e garantir a boa execução do trabalho.
Muito dessa responsabilidade pode ser delegada. Ainda assim, é possível que você deixe de ter finais de semana, noites e até feriados. É preciso ter preparação para encarar esse desafio.
É possível ter sucesso sem ser o primeiro: verdade!
Se você acha que precisa inventar a roda para ter sucesso no empreendedorismo, pode mudar de ideia. A inovação vai muito além disso. Ela pode se refletir em uma maneira mais eficiente de executar alguma atividade.
Por isso, muitas vezes, quem faz primeiro fica para trás. É totalmente possível e recomendável encontrar os pontos negativos do seu concorrente para fazer melhor.
Dentro desse contexto, saiba que uma ideia impactante pode fazer sentido e ser a sua porta de entrada para o empreendedorismo. Por outro lado, nunca pare no tempo. Caso contrário, você pode ter problemas e perder sua vantagem competitiva.
É fundamental garantir a escalabilidade do negócio: mito!
Escalar é o mantra das startups atuais, mas nem toda empresa passa por essa etapa — e está tudo bem. Afinal, essa é apenas uma das formas de criar e manter sua empresa.
O também chamado crescimento exponencial nem sempre é adequado para todo nicho de negócio. Em alguns casos, é preciso optar pelo modelo tradicional.
Nesse processo, também é importante analisar a demanda existente. Pouco adianta expandir sem pensar. Isso pode, até mesmo, custar a saúde financeira da sua empresa. Portanto, avalie as condições para saber o que fazer.
Os especialistas sabem tudo: mito!
Sabe aqueles livros, programas e conselhos sobre empreendedorismo, que trazem ideias prontas para serem colocadas em prática? Eles podem ajudar, mas nem sempre representam a verdade.
Os executivos bem-sucedidos têm boas ideias, mas estão acostumados a gerenciar grandes corporações. Isso significa que eles sabem seguir o plano de negócios e acompanhar as métricas de controle de custos e eficiência.
Para uma empresa que ainda está no começo, isso pode não ser o suficiente. No começo, as atividades estão voltadas para a experimentação. Por isso, os riscos fazem parte e eles nem sempre são compreendidos por quem já tem um negócio bem-sucedido.
Lembre-se: o empreendedorismo não é uma conta exata e é preciso evitar a ilusão. Tenha disposição para se aprimorar e estudar. Mesmo que você converse com mentores e especialistas na área, e leia conselhos, cuide da prática. Isso é o principal.
Exemplo real de empreendedorismo
Depois de conhecer todos os mitos e verdades sobre o empreendedorismo, vale a pena conhecer um exemplo real. Uma empresa com muita história e que conseguiu chegar lá foi a Apple.
Ela reuniu todos os conceitos que vimos ao longo deste texto. Para começar, a empresa foi criada a partir de várias ideias. Até mesmo o nome teve uma inspiração: a gravadora dos Beatles.
O segredo para os bons resultados foi usar diferentes inovações para entregar o produto da melhor maneira possível. Assim, todos os ícones, a interface gráfica, o mouse etc. foram empacotados e entregues de uma só vez.
Portanto, a Apple não foi a primeira empresa a lançar determinado produto ou serviço. Ela olhou para a concorrência e fez melhor do que existia na época. Até hoje, tem esse DNA — ainda que algumas atitudes sejam questionáveis.
Em 2020, por exemplo, a inovação foi entregar o smartphone iPhone 12 sem carregador. A questão foi tão controversa que o Procon de São Paulo e de Santa Catarina entraram na justiça para obrigar a empresa a dar o acessório, sob a acusação de venda casada.
Qualquer que seja a situação, a Apple é inovadora. Depois do MP3, por exemplo, veio o iPod. A partir da atuação com o carregador, a Samsung anunciou que fará a mesma coisa com o Galaxy S21.
É fato que Steve Jobs era otimista e deixava a realidade um pouco de lado. Mas ele tinha Steve Wozniak e outros executivos ao seu lado. Além disso, os dois começaram a empresa sem dinheiro e criaram um império.
Por mais que esse não seja o caminho que você conseguirá trilhar, é possível viver bem com o empreendedorismo. A depender do nicho, pode expandir para o exterior e ganhar em dólar.
Nesse caso, você precisa de uma plataforma de transferências internacionais para fazer a transação de câmbio de valores. Seja para o envio, seja para o recebimento de dinheiro, você pode contar com a Remessa Online.
A Remessa Online permite fazer operações de câmbio no prazo de 1 dia útil e com um custo a partir de 1,3%. Algumas transações têm tarifa bancária zerada. É só fazer uma simulação e ver as condições para você.
Quer conhecer mais opções para ter sucesso? Descubra como ganhar dinheiro online com o empreendedorismo digital.
Agora você já sabe tudo o que precisa sobre os mitos e verdades sobre o empreendedorismo. Já viu que essa atividade exige atenção e disciplina. Ainda assim, os desafios podem ser ultrapassados com eficiência.
Resumindo
• É preciso ter muito dinheiro para investir;
• É muito demorado abrir uma empresa em qualquer cidade brasileira;
• Todo empreendedor é otimista, quem empreende fica rico;
• Investir em franquias é sinônimo de lucro;
• É proibido errar ao gerenciar sua empresa;
• É possível trabalhar menos e ganhar mais;
• É fundamental garantir a escalabilidade e os especialista sabem tudo.
Iludir-se e acreditar que os mitos e os erros não servem para aprender o que é certo.