O que você sabe sobre a monetização do YouTube para youtubers? A plataforma de vídeos permite ganhar dinheiro ao produzir vídeos. No entanto, para isso, é fundamental entender como é feito o pagamento e o que fazer para receber pelos conteúdos.
Ter um canal que desperta o interesse do público é um dos primeiros passos. Além disso, saber quais são as diferentes maneiras de gerar renda a partir dos vídeos vai ajudar no planejamento dos conteúdos.
Neste post, descubra tudo o que você precisa saber sobre a monetização do YouTube e saiba como promover os seus conteúdos para receber dinheiro da plataforma!
Quando o YouTube começou a monetizar?
O YouTube começou a monetizar os seus criadores de conteúdo em 2007, com base em alguns requisitos da plataforma. O YouTube foi criado em fevereiro de 2005 e, em 2006, o site já se destacou e chamou a atenção do Google, que o comprou. Em 2007, a plataforma chegou ao Brasil.
O Content ID foi o primeiro programa de parcerias da plataforma. Ele pagava pelos direitos autorais e pelos anúncios que eram veiculados no vídeo. Contudo, como o site passa por evoluções constantes, já foram desenvolvidas outras maneiras de monetizar o YouTube. Atualmente, são 7 diferentes possibilidades de obter renda a partir do canal.
Como funciona o pagamento do YouTube para youtubers?
O pagamento do YouTube para youtubers é feito principalmente pelo Google Adsense, por meio de anúncios em seus vídeos, com ganhos baseados em visualizações e cliques. Quando um canal atinge o limite mínimo de pagamento padrão de US$ 100 e alguns índices, como 500 inscritos no canal, 3 mil horas de exibição públicas em vídeos nos últimos 365 dias ou 3 milhões de visualizações públicas dos Shorts nos últimos 90 dias. O próprio criador de conteúdo faz a solicitação e o preenchimento dos dados da conta para receber. Eles podem também receber por assinaturas de canal, doações em lives e vendas de produtos. A quantia ganha varia de acordo com o número de visualizações, tipo de conteúdo, localização do público e engajamento.
Quando o YouTube faz o pagamento?
O pagamento do YouTube via AdSense é processado entre os dias 21 e 26 de cada mês. Antes disso, o YouTube envia os valores ao AdSense entre os dias 7 e 12, mas os usuários devem solicitar a transferência para suas contas bancárias. Por exemplo, criadores que atingem o limite mínimo de US$ 100 em julho terão esses valores disponíveis no Google AdSense entre 7 e 12 de agosto e receberão o pagamento em suas contas bancárias entre os dias 21 e 26 de agosto.
É preciso estar em um país que permita a monetização, como o Brasil, e ter uma conta do Google AdSense. A partir disso, o produtor de conteúdo pode se cadastrar de forma gratuita no YouTube Partner Program para buscar diferentes oportunidades de monetização.
Vale destacar que os criadores de conteúdo também recebem suporte do YouTube via e-mail e chat para auxiliar na jornada, além do acesso ao Creator Academy. Ainda, eles ganham acesso ao Copyright Match Tool, que ajuda com a proteção do conteúdo em relação aos direitos autorais.
Quanto o YouTube paga em 2024?
O YouTube paga cerca de US$ 0,25 a US$ 4,50 por mil visualizações, representando 55% da receita líquida de anúncios em vídeos. Os dados são de usuários, já que a plataforma não divulga o valor pago oficialmente. Além disso, o YouTube paga 45% do Fundo para criadores de Shorts e 70% da receita de produtos como Clubes de Canais e Super Chats.
A receita pode variar significativamente dependendo de vários fatores, como o nicho do canal, a localização do público, o tipo de anúncio exibido, entre outros. Portanto, é importante focar na criação de conteúdo de qualidade e na construção de um público engajado para maximizar as oportunidades de monetização no YouTube.
Quais as maneiras de ganhar dinheiro com um canal no YouTube?
Receita de publicidade por visualização ou clique em anúncios
A receita de publicidade no YouTube é aquela gerada com anúncios da página de exibição e do Feed dos Shorts. Você pode obter lucro exibindo anúncios antes, durante ou depois dos vídeos na página. Com o recurso de monetização dos Shorts, seu canal pode ganhar parte da receita proveniente de anúncios assistidos enquanto os espectadores navegam pelo Feed de Shorts.
Os requisitos para ativar os anúncios da página de exibição e no Feed dos Shorts são:
- ter pelo menos 18 anos ou um responsável legal acima dessa faixa etária para gerenciar seus pagamentos por meio do Google AdSense;
- criar vídeos que atendam às diretrizes de conteúdo adequado para publicidade;
- ter 1.000 inscritos no canal;
- ter 4.000 horas de exibição públicas em vídeos mais longos nos últimos 365 dias ou 10 milhões de visualizações públicas dos Shorts nos últimos 90 dias.
Vale destacar que você precisa ativar os anúncios para que eles sejam veiculados em seus vídeos. Isso pode ser feito em um conteúdo específico ou para todos os disponíveis no seu canal, desde que atendam aos requisitos.
Ademais, o YouTube faz uma verificação do vídeo com um processo automático ou humano para determinar se ele atende às diretrizes da plataforma antes de vincular anúncios. Logo, é essencial estudar as políticas específicas para aumentar as chances de ter o pedido aprovado.
Mensalidade de Clubes dos canais
Clubes dos canais é uma forma de ganhar dinheiro com o YouTube, quando os seguidores se inscrevem e pagam por uma espécie de mensalidade. Em troca, eles recebem benefícios exclusivos para membros, como emojis, selos e outros produtos.
Para solicitar a participação em Clubes dos canais do YouTube, é preciso ter:
- pelo menos 500 inscritos;
- feito 3 envios públicos válidos nos últimos 90 dias;
- 3.000 horas de exibição públicas em vídeos mais longos nos últimos 365 dias ou 3 milhões de visualizações públicas dos Shorts nos últimos 90 dias.
Você pode criar vários planos de assinaturas, considerando os diferentes níveis de benefícios que serão concedidos. No entanto, é essencial avaliar as condições ofertadas por outros produtores e as características do seu público-alvo para criar vantagens atrativas.
Além disso, se um canal não fizer mais parte dos clubes, for encerrado ou violar as políticas da plataforma — com o famoso “strike no YouTube”, os assinantes ativos são reembolsados pelo último mês pago. Desse modo, haverá o desconto dos respectivos valores da receita do canal.
Venda de produtos por meio do recurso Shopping
Por meio do recurso de Shopping, os criadores de conteúdo podem vincular suas lojas ao YouTube e exibir produtos enquanto geram receita. Além disso, se elegíveis, têm a possibilidade de promover produtos de outras marcas em seus conteúdos, ganhando uma remuneração por isso.
Para promover seus produtos pelo recurso Shopping do YouTube, você precisa ter:
- pelo menos 500 inscritos;
- feito 3 envios públicos válidos nos últimos 90 dias;
- 3.000 horas de exibição públicas em vídeos mais longos nos últimos 365 dias ou 3 milhões de visualizações públicas dos Shorts nos últimos 90 dias.
Para promover produtos de outros marcas pelo recurso Shopping do YouTube, você precisa ter:
- pelo menos 1.000 inscritos no canal;
- 4.000 horas de exibição públicas em vídeos mais longos nos últimos 365 dias ou 10 milhões de visualizações públicas dos Shorts nos últimos 90 dias.
Agradecimentos recebidos pelo recurso Valeu demais
O recurso Valeu demais do YouTube, chamado também de “Aplauso do espectador”, permite que os inscritos e espectadores façam um agradecimento aos criadores. Assim, é possível comprar produtos ou enviar mensagens personalizadas na área de comentários dos vídeos, tanto os shorts quanto os longos. Com isso, os donos do canal têm uma receita extra.
Para ter direito ao Valeu demais do YouTube, o canal precisa ter:
- pelo menos 500 inscritos;
- feito 3 envios públicos válidos nos últimos 90 dias;
- 3.000 horas de exibição públicas em vídeos mais longos nos últimos 365 dias ou 3 milhões de visualizações públicas dos Shorts nos últimos 90 dias.
Recebimento de Super Chat e Super Stickers em transmissões ao vivo
O Super Chat e os Super Stickers são formas de aproximar os fãs e os criadores durante transmissões ao vivo e Estreias no YouTube. Os fãs têm a opção de adquirir Super Chats para realçar suas mensagens no chat ao vivo ou Super Stickers para exibir imagens animadas no chat.
Para ter direito ao Super Chat e Super Stickers, o canal precisa ter:
- pelo menos 500 inscritos;
- feito 3 envios públicos válidos nos últimos 90 dias;
- 3.000 horas de exibição públicas em vídeos mais longos nos últimos 365 dias ou 3 milhões de visualizações públicas dos Shorts nos últimos 90 dias.
Parte da assinatura do YouTube Premium do usuário que assiste ao seu vídeo
A cada usuário do YouTube Premium que assistir ao seu vídeo, você receberá uma parte do valor que a pessoa paga pelo serviço. Todo conteúdo postado, que atenda às diretrizes da comunidade, se qualifica para a receita do YouTube Premium.
Para ter direito à receita do YouTube Premium, o canal deve ter:
- pelo menos 1.000 inscritos;
- 4.000 horas de exibição públicas em vídeos mais longos nos últimos 365 dias ou 10 milhões de visualizações públicas dos Shorts nos últimos 90 dias.
Como é feito o pagamento dos vídeos do YouTube?
O pagamento dos vídeos do YouTube é feito em dólar por meio do Google AdSense. Portanto, é preciso ter uma conta na plataforma e vincular à conta do YouTube, após ser aceito no programa de parceiros e ativar a monetização.
Vale lembrar que, no Brasil, só é possível receber pela transferência eletrônica internacional. Sendo assim, você pode ganhar o dinheiro diretamente em seu banco ou por plataformas como a Remessa Online.
Como mudar a forma de recebimento do YouTube?
Não é possível mudar a forma de monetização do YouTube. Atualmente, a plataforma só remunera os produtores por meio da transferência internacional no Brasil.
Quais as principais dicas de monetização do YouTube?
Se você deseja criar um canal ativo para estimular a audiência e ter direito a uma monetização do YouTube interessante, siga as nossas dicas de criação de conteúdos atrativos e relevantes!
Crie conteúdos para núcleos familiares, sobretudo crianças
Para aumentar as visualizações, considere criar conteúdo family-friendly, especialmente para crianças, já que elas formam uma grande parte do público. Verifique se a estratégia de monetização permite conteúdo infantil. Caso contrário, ajuste-o para atender às diretrizes do YouTube, mantendo vídeos adequados para famílias sem crianças.
Estabeleça uma regularidade para as publicações
O público anseia por novidades, então é necessário estabelecer uma frequência de publicação no YouTube. A ideia é garantir conteúdos relevantes com regularidade para manter o público fiel, além de permitir que eles saibam quando esperar uma nova publicação.
Use thumbnails atrativas e envolventes
As thumbnails ilustram o vídeo antes da exibição, funcionando como um cartão de visita. Então, trabalhe a imagem para demonstrar o que o usuário assistirá e chamar a atenção para despertar a curiosidade e o interesse no conteúdo.
Busque meios de fidelizar o público com conteúdos de valor
Se você pesquisar dicas de negócio, verá provavelmente a indicação para fidelizar o público. Quando o objetivo é monetização no YouTube, a dica também é válida. Pesquise formas de fidelizar os usuários para que eles se inscrevam no canal e acompanhem todas as novidades. Para atrair a atenção e prender o usuário até o final do vídeo, ele precisa ser relevante e original.
Invista em regras de SEO específicas para YouTube
As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) ajudam a fazer com que um conteúdo apareça nos primeiros resultados em páginas de pesquisa. Logo, também podem ser aplicadas nos vídeos publicados em seu canal do YouTube. Observe o uso de palavra-chave, faça indicação de tags, desenvolva uma descrição otimizada e escolha de um título envolvente.
Utilize o Google Trends para monitorar os assuntos em alta
Utilize a ferramenta Google Trends para identificar as tendências de buscas dos usuários, gerando insights sobre quais assuntos podem ser abordados em novos vídeos do seu canal no YouTube.
Qual a melhor forma para receber dinheiro do YouTube?
A melhor forma para receber dinheiro do YouTube é por meio de fintechs regulamentadas pelo Banco Central, que são mais rápidas e baratas que as opções tradicionais. Nesse caso, contar com a Remessa Online, plataforma de transferências internacionais, traz uma série de vantagens em comparação aos bancos tradicionais, como agilidade, praticidade e menores taxas de mercado.
Boas estratégias aumentam a monetização do YouTube
Com boas estratégias, é possível aproveitar a monetização do YouTube para gerar renda pelos seus conteúdos. Para isso, é interessante seguir as dicas de produção e contar com boas plataformas para receber pelo dinheiro.
Agora que você já sabe que é possível receber remessas de pagamentos efetivados em moeda estrangeira, aproveite a oportunidade e acesse o site da Remessa Online para conferir os serviços disponíveis!
Resumindo
O pagamento do YouTube para youtubers é feito principalmente pelo Google Adsense, por meio de anúncios em seus vídeos, com ganhos baseados em visualizações e cliques. Quando um canal atinge o limite mínimo de pagamento padrão de US$ 100 e alguns índices, como 500 inscritos no canal, 3 mil horas de exibição públicas em vídeos nos últimos 365 dias ou 3 milhões de visualizações públicas dos Shorts nos últimos 90 dias. O próprio criador de conteúdo faz a solicitação e o preenchimento dos dados da conta para receber. Eles podem também receber por assinaturas de canal, doações em lives e vendas de produtos. A quantia ganha varia de acordo com o número de visualizações, tipo de conteúdo, localização do público e engajamento.
O YouTube paga cerca de US$ 0,25 a US$ 4,50 por mil visualizações, representando 55% da receita líquida de anúncios em vídeos. Os dados são de usuários, já que a plataforma não divulga o valor pago oficialmente. Além disso, o YouTube paga 45% do Fundo para criadores de Shorts e 70% da receita de produtos como Clubes de Canais e Super Chats.
O pagamento do YouTube via AdSense é processado entre os dias 21 e 26 de cada mês. Antes disso, o YouTube envia os valores ao AdSense entre os dias 7 e 12, mas os usuários devem solicitar a transferência para suas contas bancárias. Por exemplo, criadores que atingem o limite mínimo de US$ 100 em julho terão esses valores disponíveis no Google AdSense entre 7 e 12 de agosto e receberão o pagamento em suas contas bancárias entre os dias 21 e 26 de agosto.