Uma forma bem prática para facilitar a confecção de um briefing ou pauta é via um moodboard. Entenda como essa ferramenta pode te ajudar no seu trabalho.
Você alguma vez já ouviu ou leu a palavra moodboard na vida? Conhecido também como painel semântico e prancha de temperamento, o moodboard tem muitas funcionalidades. Essa ferramenta consiste em um fundo branco com diversos elementos, entre eles: figuras, textos, músicas e paletas de cores.
Esses componentes possuem o intuito de transmitir conceitos e as propostas iniciais de um projeto. O moodboard é uma solução em que todos os participantes de um trabalho estão aptos a colocarem suas ideias e inserirem componentes. A intenção é que todos alcancem um consenso após um período.
Profissionais de várias áreas podem adotar o moodboard, pois ele pode ser idealizado manualmente ou em aplicativos de edição gratuitos disponíveis na internet.
Ficou interessado? Acompanhe a leitura que preparamos para você e aprenda o passo a passo para fazer um painel semântico onde quiser!
Um moodboard mostra um sentimento, humor ou conceito em um painel para ilustrar um projeto, campanha, produto, etc. Ele usa referências para mostrar um “mood”, isto é, o “humor” de um produto, projeto, persona etc. “Moodboard” pode ser traduzido como “painel semântico”, “quadro de humor” ou “quadro de temperamento”.
Os moodboards podem ser físicos ou digitais, com amostras de recortes, fotos, músicas e outros elementos. Eles auxiliam no serviço de agências de marketing e publicidade e pessoas que trabalham no setor de criação e de arte. O painel semântico serve de base para direcionar colaboradores e também pode ser utilizado para analisar concorrentes.
Um moodboard bem planejado direciona o resultado para o mais próximo possível do esperado. Essa ferramenta com boas estratégias pode te colocar à frente do concorrente. Quando o público entende a ideia e compra o produto, a finalidade do moodboard é atingida.
Aprenda em 9 passos a como montar o seu primeiro moodboard:
Agora veja como trabalhar em cada etapa do seu painel semântico.
Os ambientes mais conhecidos para a montagem de moodboards são o Canva, Photoshop, Pinterest, Niice e GoMoodboard.
Entretanto, a maneira analógica, reunindo todas as referências sobre uma mesa é a forma mais recomendada.
Porém, fazer o painel semântico manualmente pode demandar muito tempo, além de depender da disponibilidade de participantes a estarem presentes.
São vários estilos disponíveis para o seu moodboard. Selecione com base a personalidade do cliente e do público-alvo. Confira algumas opções que podem ser selecionadas:
Ao escolher, é importante levar em consideração a identidade visual, no caso de campanhas publicitárias.
A paleta de cores do moodboard pode ser casada com diferentes pigmentações ou seguir variações de uma mesma tonalidade, conforme a psicologia das cores, por exemplo. No entanto, é importante ter relação com o projeto e conectar as ideias com a identidade visual.
Aqui o trabalho do moodboard pode ficar mais centralizado pela escolha de tons secundários.
Importante frisar que a cor é um dos elementos que mais fixam na mente do público, quando a questão é ser lembrado.
Essa etapa do moodboard é onde são reunidos todos os elementos a serem usados no painel, desde referências textuais, visuais, musicais, audiovisuais, fotográficas etc. Assim é possível visualizar o objetivo final e direcionar os colaboradores do projeto.
Alguns exemplos de texturas que podem compor o seu moodboard são a seda, o veludo, a renda, o grafiato e o cimento queimado. Elas vão proporcionar uma sensação palpável do resultado. A depender de cada projeto, uma textura apropriada irá combinar com o propósito do projeto final que será desenvolvido.
A tipografia é um elemento visual importante do moodboard. Ela inclui o uso de diferentes tamanhos e fontes para criar uma hierarquia da importância das informações, o alinhamento do texto, a distância entre linhas, palavras e caracteres.
Uma das ferramentas do moodboard é inserir conteúdos com movimento para gerar inspiração. A partir de meados de 2018, os vídeos ganharam relevância no âmbito digital e passaram a ser fundamentais nos moodboards virtuais.
Neste ponto, basta procurar vídeos já existentes na internet. Porém, caso prefira, você pode criar a sua própria produção audiovisual dentro dos programas de edição de vídeo.
A parte final do moodboard é colar todos os elementos reunidos no painel e ver como eles ficam juntos. Teste outras combinações e remova ou adicione elementos para ter versões diferentes do painel de moodboard.
Deixe o moodboard “descansando” por, no mínimo, 2 dias. Esse tempo deve ser usado para revisões das aplicações tanto de você, como da parte do cliente.
Olhe-o com frequência, já que é normal ocorrer mudanças de ideias conforme a personalidade do que se quer criar.
Veja etapas a seguir para construir o seu primeiro moodboard no Canva:
Confira agora detalhadamente cada etapa!
Para criar uma conta no Canva, basta fornecer o seu e-mail ou ID do Google, Facebook, Microsoft ou Clever.
Na barra de buscas do Canva, digite moodboard e confira todos os modelos à sua disposição. Eles são organizados por estrutura e tema, e estão prontos para serem editados.
Crie uma pasta à parte em sua área de trabalho para organizar todos os áudios, imagens e vídeos, inclusive os que representam texturas gráficas. Esses elementos podem ser usados no seu moodboard e a organização deles em um local específico evita que você perca tempo na confecção do painel semântico.
Troque imagens de posição, adapte à sua paleta de cores e inclua informações textuais em seu criativo para explicar ou destacar a natureza visual do seu moodboard.
Às vezes, as palavras curtas podem ser a única saída para preencher os espaços restantes no painel, ou para substituir outros elementos que seriam incapazes de transmitir uma mensagem adequadamente.
No editor, você pode clicar no elemento que queira editar para mover, arrastar ou deletar.
Separe um ou dois dias para revisar o seu painel semântico. Geralmente, novas ideias podem surgir de um dia para o outro. Todo dia é um novo dia para qualquer coisa.
Após concluir a edição do seu painel semântico, clique na barra “publicar” para salvar, imprimir ou compartilhar online. Na hora de baixar o arquivo há opções de diferentes qualidades dos formatos JPG, PNG e PDF.
O moodboard ficará armazenado automaticamente em sua conta, permitindo que você volte sempre que quiser para editá-lo ou mesmo para reaproveitar o modelo em outros painéis. Os designs podem ser acessados em qualquer dispositivo.
Para criar o seu moodboard no celular:
Um moodboard pode ser um quadro digital ou físico, com imagens, vídeos, textos, tipografias e texturas em uma tela em branco para facilitar o objetivo do painel de moodboard. Por isso, ao explicar um moodboard, explore os detalhes que representam a atmosfera e emoção do produto. Se preferir, crie uma apresentação de slides para facilitar o objetivo do painel de moodboard.
Pode ser confuso no início, porém, rapidamente você é capaz de entender a proposta do moodboard como embrião de qualquer projeto.
E aí, vai implementá-lo no seu dia-a-dia? Siga a Remessa Online no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube, e fique por dentro de outras dicas legais para facilitar a sua jornada de trabalho!
Um moodboard mostra um sentimento, humor ou conceito em um painel para ilustrar um projeto, campanha, produto etc. Ele usa referências para mostrar um “mood”, isto é, o “humor” de um produto, projeto, persona etc. “Moodboard” pode ser traduzido como “painel semântico”, “quadro de humor” ou “quadro de temperamento”.
1. Escolha um ambiente para a montagem do moodboard;
2. selecione o estilo do design;
3. defina a paleta de cores do moodboard;
4. reúna referências para visualizar a ideia;
5. pense em texturas relacionadas ao propósito do projeto final;
6. elabore a tipografia presente no moodboard;
7. trabalhe em recursos além da imagem;
8. faça a colagem dos segmentos do moodboard;
9. revise o painel semântico.
1. Crie o login gratuito;
2. escolha o modelo do painel semântico;
3. junte elementos imagéticos que serão utilizados no painel;
4. edite e personalize como preferir;
5. imprima ou compartilhe seu moodboard;
6. revise o seu trabalho;
7. repita quando quiser.
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