Morar em Coimbra vale a pena? Descubra aqui!

Saiba um pouco sobre a história, como é morar em Coimbra e outras informações da cidade portuguesa!

Portugal é um país bastante procurado por brasileiros que desejam se mudar para o exterior. Isso porque a qualidade de vida é bastante elevada. E mesmo que a língua tenha diferenças em relação ao português do Brasil, facilita a compreensão e as interações com as pessoas. Mas morar em Coimbra vale a pena?

Nesse cenário, é comum se perguntar quais são as melhores cidades para se morar em Portugal. E Coimbra faz parte da lista. Você já pensou em se mudar para a região? Se você quer saber mais sobre a localidade para tomar uma decisão, continue com a gente.

Neste post, vamos explicar como é morar em Coimbra e trazer as principais informações para você decidir se vale a pena se mudar para a cidade. Confira!

Qual a história de Coimbra?

Ao considerar morar em Coimbra, vale a pena conhecer um pouco de sua história. Ela foi a primeira grande cidade portuguesa e, até 1255, era a capital de Portugal. É nela que se localiza o primeiro Panteão Nacional — o Mosteiro de Santa Cruz.

Foi na cidade também que aconteceu a história de amor entre Inês de Castro e o, na época, futuro rei de Portugal, D. Pedro I. Ela ainda foi residência de grandes figuras históricas, como Conde D. Henrique e D. Teresa. Eles eram os pais do grande D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal.

Porém, ao longo dos anos, a cidade se desenvolveu. Embora tenha deixado de ser a capital do país, ela manteve a sua relevância histórica e cultural. Ademais, ela se destaca pela qualidade de vida e infraestrutura completa para a população.

Como é morar em Coimbra?

Coimbra é uma cidade histórica, com cerca de 140 mil habitantes, e conta com diversas atrações culturais. Ainda, ela passou por grandes evoluções, contando com shoppings centers, bares e restaurantes, além de uma série de atividades de lazer. Com isso, ela pode ser bastante atrativa para quem gosta de aproveitar momentos fora de casa.

A cidade também é conhecida por ser universitária, o que tende a atrair empresas e mão de obra. Isso a torna um destino interessante para quem busca oportunidades de estudos ou deseja fazer um intercâmbio. Ademais, a cidade fica a menos de uma hora das praias e a cerca de 200 km da capital, Lisboa.

Tudo isso faz com que morar na cidade seja bastante atrativo. Afinal, ela permite um estilo de vida versátil, com diversas oportunidades para trabalhar, estudar e aproveitar momentos de lazer. Coimbra também é conhecida pela alta qualidade de vida e segurança, que são fatores de atenção quando a ideia é morar no exterior.

Qual é o custo de vida na cidade?

Como em qualquer outra situação, o custo de vida na cidade depende do bairro específico. Além disso, do padrão de vida, do número de pessoas que residirá na casa e outros fatores. Considerando os valores referentes ao ano de 2022, cerca de mil euros seriam suficientes para um casal sem filhos.

Isso considerando aluguel, despesas de serviços (água, internet, energia etc.), alimentação, saúde e transporte público. Com essa faixa, também dá para aproveitar alguns momentos de lazer. No entanto, se o imóvel precisar ser mais amplo e bem localizado, os custos serão maiores.

O mesmo acontece em relação às demais despesas, a depender da rotina, das marcas consumidas, entre outros. No entanto, como é possível viver com valores menores, isso pode facilitar o período de adaptação. Já o salário mínimo na cidade, em 2022, é de 705 euros.

Além disso, em Portugal é comum que sejam pagos 14 salários — um a mais em julho e outro em dezembro. Logo, o ganho total anual se torna mais elevado.

Como comprar ou alugar casa em Coimbra?

Ao pensar em morar em outra cidade, é normal se perguntar como comprar ou alugar um imóvel. Em Coimbra, os procedimentos não são muito diferentes do que no Brasil. Para comprar uma casa ou apartamento, você precisará primeiro definir as suas necessidades.

Depois, é preciso fazer uma busca pelos imóveis para encontrar aquele que se adequa ao que você procura e negociar o pagamento. Caso tenha conta em bancos do país, há chance de encontrar linhas de crédito e hipotecas.

Porém, não se esqueça de considerar que o pagamento será em Euro, o que exigirá procedimentos específicos para pagamento do montante originário no Brasil. Além disso, é interessante contar com suporte profissional de imobiliárias para fazer as buscas.

Em relação aos aluguéis, as dicas são semelhantes. Contudo, nesse caso, existem diversas plataformas online que podem ajudar na busca. Quem vai morar sozinho, ou passar um período antes de decidir a moradia definitiva, também pode recorrer aos aluguéis de quartos.

Como é a educação no local?

A educação em Portugal se destaca. Na cidade de Coimbra não é diferente. As creches não são obrigatórias e são apenas do sistema privado, embora existam programas para dar auxílio aos pais no pagamento da mensalidade.

Já o período pré-escolar, entre 3 e 5 anos, não é obrigatório por lei. Porém, é oferecido de maneira gratuita, além de estar disponível em instituições privadas. Após essa fase, tem início o ensino básico obrigatório. Ele é aplicado às crianças a partir de 6 anos, como se fosse o ensino fundamental brasileiro.

Já o ensino secundário é o equivalente ao nosso ensino médio, também obrigatório. Todos eles são disponibilizados na rede pública — que tem uma educação de excelência. Por isso, quem tem filhos pode ter mais tranquilidade ao se mudar para a cidade.

Por lá, também está localizada a Universidade de Coimbra, que está entre as melhores do país e atrai diversos alunos todos os anos. Ela reúne pessoas de diversos países, ampliando também a experiência cultural dos estudantes. Além disso, oferece uma infraestrutura completa, incluindo moradias universitárias.

Vale destacar que a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pode ser usada para tentar o ingresso na universidade. É possível que isso auxilie no processo de mudança para quem visa morar em Portugal para estudar.

Como é o mercado de trabalho na região?

Ao se mudar para outro país, também é comum ter dúvidas sobre o mercado de trabalho. Afinal, ele influenciará nas suas oportunidades e na renda obtida para arcar com as suas despesas mensais, certo? Nesse sentido, vale saber que a região apresenta diversas possibilidades.

A indústria, especialmente no setor de tecnologia, apresenta diversas vagas e pode contratar brasileiros. Em relação ao comércio e serviços, também existem oportunidades, especialmente relacionadas ao setor educacional e à saúde.

Você pode encontrar alternativas que exigem ensino superior ou não, com cargos e faixas de salários variados. Para ajudar na busca por uma colocação profissional, você pode recorrer a sites de emprego do país ou otimizar o seu perfil no LinkedIn. Isso ajuda a atrair recrutadores da região, facilitando a busca por um emprego.

Quais são as vantagens de morar em Coimbra?

Se você se interessou por morar na cidade, vale a pena reforçar quais são as principais vantagens. Veja só:

  • a cidade é universitária e considerada bastante jovem;
  • ela é um centro histórico, rica em alternativas culturais e opções de lazer;
  • a segurança, a saúde e a qualidade de vida se destacam;
  • o custo de vida é relativamente baixo;
  • a localização é próxima a diversos pontos de interesse em Portugal.

Entretanto, podem existir desvantagens, como uma vida mais pacata em relação a outros grandes centros europeus. Também não há um aeroporto próprio e a região pode ser um pouco mais fria que outras cidades de Portugal.

Como enviar e receber dinheiro de Coimbra?

Se você optar por morar em Coimbra, precisará enviar dinheiro para Portugal. Isso porque ele será necessário para lidar com os custos mensais e ter mais praticidade no dia a dia. Para tanto, vale a pena conhecer as soluções mais práticas.

Existem diversas opções, desde transferências bancárias tradicionais até o câmbio para levar dinheiro em espécie. Porém, quem busca segurança e praticidade pode contar com a Remessa Online. Com a nossa plataforma, você consegue fazer transferências internacionais e receber montantes do exterior com facilidade.

Todo o processo é feito online, com máxima segurança e taxas atrativas, garantindo um ótimo custo-benefício para otimizar o uso dos seus recursos. Dessa forma, você terá mais facilidade para realizar todos os trâmites necessários para a viagem e a mudança.

Pronto! Agora que você já sabe como é morar em Coimbra e as principais informações sobre a região, ficará mais fácil tomar uma decisão. Então, avalie as possibilidades com atenção para fazer a escolha mais adequada para os seus objetivos.

Quer saber mais como enviar e receber dinheiro do exterior? Aproveite para acessar nosso site e conhecer as soluções da Remessa Online!

Resumindo

Vale a pena morar em Coimbra?

A cidade é conhecida por ter uma qualidade de vida superior, boa infraestrutura e segurança. Ela também conta com universidades, diversas opções de lazer e uma localização atrativa. Logo, pode valer a pena morar lá.

Quanto custa para morar em Coimbra?

O custo de vida para um casal sem filhos, considerando despesas básicas e um padrão mais simples, é de cerca de mil euros.

Como enviar e receber dinheiro do exterior?

Você pode contar com a Remessa Online para enviar e receber os valores com rapidez, segurança e um ótimo custo-benefício.

Related posts

Qual o valor do INCC em 2024 e 2025? Confira a tabela completa

IGP-10 desacelera em janeiro

Resultado Lotofácil 3295 de hoje, quinta-feira (16): prêmio de R$ 1,7 milhão