Muitos brasileiros saem do país em busca de mais qualidade de vida, segurança e oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Dessa forma, morar na Noruega é uma boa opção.
Ela é uma das nações mais desenvolvidas do mundo e está localizada na Europa do Norte. O país é considerado o que tem a melhor qualidade de vida do mundo. Por isso, é um dos melhores países para trabalhar e morar no exterior.
Você se interessou em conhecer esse país nórdico? Então, continue neste artigo. Aqui, vamos dar as principais informações sobre o país para quem pretende morar na Noruega. Boa leitura!
Os estudiosos acreditam que o significado da palavra “Noruega” seja caminho para o norte. Motivos para isso não faltam, afinal, o país está na península Escandinava, situada no extremo norte da Europa.
Reino da Noruega é o nome oficial do país e, já respondendo à curiosidade de algumas pessoas, a sua fundação teve muita influência dos povos vikings. Entre invasões e conflitos com a Suécia e Dinamarca, a Noruega pode ser considerada como nação desde o século IX.
Ela tornou-se independente da Suécia em 1905. A partir daí, a sua forma de governo é uma monarquia constitucional. O Rei Harald e a Rainha Sonja estão no reinado desde 1991. O Príncipe Real Haakon é o herdeiro do trono. Ele é casado com a Princesa Real Mette Marit.
Já quanto ao parlamento norueguês, ele conta com cerca de 160 representantes. As eleições são realizadas a cada quatro anos. Desde a Segunda Guerra Mundial, a média dos eleitores que votam nas eleições parlamentares têm sido cerca de 80%.
Um dado interessante referente à Constituição da Noruega é que ela foi promulgada em 1814. Isso faz com que essa seja a segunda mais antiga vigente no mundo.
O clima da Noruega, para quem vive no Brasil, pode ser resumido como muito frio durante o ano inteiro. Basicamente, funciona da seguinte maneira: quanto mais ao norte, mais gelado fica. No inverno, os termômetros podem ficar negativos.
Já entre a primavera e o verão, períodos considerados como agradáveis, as temperaturas oscilam entre 1°C a 22°C. Portanto, se você é daquelas pessoas que coloca uma blusa ao primeiro sinal de um vento mais fresco, se prepare para o clima frio da Noruega. Porém, com o passar do tempo, é possível acostumar-se com esse clima.
O custo para viver confortavelmente na Noruega é considerado alto. Os impostos, a alimentação e a moradia são elevados em comparação ao de outras nações. No entanto, os valores pagos ao governo traz benefícios, pois a educação e a saúde são as melhores do mundo.
Na Noruega, o salário mínimo não tem um valor estipulado pelo governo, como ocorre no Brasil. Nesse caso, os valores são negociados entre sindicatos e entidades de classe. Podemos considerar que a faixa salarial mínima é cerca de 32.800 coroas norueguesas, ou seja, R$ 17.400 em julho de 2022.
Embora pertença à Europa, a Noruega não faz parte da aliança da união europeia. No entanto, ela é filiada ao Acordo de Schengen. Isso faz com que os brasileiros possam permanecer no país por até 90 dias como turistas.
Para permanecer por mais tempo, como morar, estudar ou exercer outra ocupação, existem diferentes modalidades de visto. Evidentemente, cada atividade deve ser acompanhada do documento compatível com a exigência da instituição, na qual o expatriado pretende ingressar.
Confira como é a documentação para entrar legalmente na Noruega:
Os tipos de vistos para morar na Noruega são:
Os documentos básicos para morar na Noruega são:
Os vistos para os brasileiros devem ser solicitados junto ao Consulado Geral da Noruega em Nova York, por intermediação da VFS Global no Rio de Janeiro. A documentação precisa ser apresentada no idioma inglês ou norueguês.
Caso os documentos correspondam com as exigências, será marcada uma entrevista, mediante o pagamento antecipado de uma taxa de cerca de 340 euros.
Esse processo pode ser acompanhado no departamento de imigração norueguês.
A moeda oficial da Noruega é a coroa norueguesa (kr), simbolizada como NOK — abreviação de norsk krone. Os noruegueses usam essa moeda desde 1875, em substituição à sua antecessora speciedaler.
Essa mudança de moeda foi em função da entrada da Noruega para a União Monetária Escandinava. O cartão de crédito internacional, o euro e o dólar americano são aceitos nos estabelecimentos com maiores movimentos.
Porém, para evitar transtornos, sempre tenha em mãos algumas moedas e notas kr. Fique sempre por dentro de quais são as melhores maneiras de receber dinheiro no exterior de uma conta do Brasil.
Por ser um país com alto grau de desenvolvimento, as melhores oportunidades de trabalho na Noruega são para profissionais altamente qualificados. Os setores que acolhem esses trabalhadores são a área de TI, enfermagem, indústria automobilística e engenharias.
Os profissionais que comprovarem capacitações acima da média nessas áreas, certamente, terão mais chances de conseguir contratos de trabalho com salário compatível com o conhecimento.
A economia da Noruega é basicamente pautada na exploração de petróleo e gás natural. Além disso, os setores de transporte e comunicação oferecem serviços de alta qualidade. Sendo assim, fique atento às oportunidades de trabalho nesses segmentos. Os principais sites de emprego para a Noruega são o Finn e o Nav.
Devemos salientar que, para morar na Noruega, a fluência em inglês é o mínimo que um brasileiro precisa ter para se comunicar. No entanto, para conseguir ser competitivo no mercado de trabalho deve saber o básico da língua norueguesa para dialogar com os nativos.
Comprar uma casa na Noruega requer os mesmos procedimentos que devem ser feitos para adquirir imóveis em outros países. No entanto, como esse país tem um custo de vida elevado, os preços das propriedades são altos.
Sendo assim, se pretende financiar, deverá comprovar renda compatível com o valor do imóvel. Os critérios para adquirir uma casa ou apartamento são basicamente os que já conhecemos, como taxa de juros, região do país, entre outros.
Os imóveis em cidades como a capital Oslo são mais caros que os das regiões mais afastadas dos centros comerciais.
A Noruega oferece maravilhosas cidades para quem pretende morar por lá. A maioria dos lugares tem de tudo um pouco, como natureza, fenômenos paradisíacos e oportunidades de trabalho.
Neste artigo, vamos listar as 5 cidades consideradas como as melhores para morar na Noruega:
Vamos iniciar por Oslo que é a capital da Noruega. Essa é a maior cidade do país. No entanto, a densidade demográfica não é muito grande: a população é de apenas 635 mil pessoas.
Lembrando que em Oslo é realizada a cerimônia do Prêmio Nobel da Paz. Por fim, a capital é um lugar rodeado de florestas, parques e lagos.
Dando sequência pela extensão territorial, Bergen é a segunda maior cidade da Noruega. Nela está construído o porto Bryggen. Essa região é considerada como Patrimônio Mundial da UNESCO.
Quem se encanta com as imagens de fiordes, há sete em Bergen para serem admirados. Porém, para quem não gosta muito de chuva, saiba que essa cidade é uma das mais chuvosas da Noruega.
Fundada em 997, Trondheim é a terceira maior cidade da Noruega e foi a primeira capital do país. No ano de 1651, ela quase foi destruída devido a um incêndio em um prédio. Como essas edificações eram de madeira e muito próximas umas das outras, afetou quase 90% da cidade. Isso levou à sua reconstrução com ruas mais largas.
Stavanger é um importante centro de negócios da Noruega, inclusive é conhecida como a “capital do petróleo“. Pode ser considerada como o centro da indústria do petróleo do país e uma das capitais da energia do continente europeu.
Essa é a oitava maior cidade do país. A qualidade da sua universidade atrai muitos estudantes. Conta também com uma famosa fábrica de cerveja. Quem pretende ter a sorte de apreciar a aurora boreal, essa região é uma das melhores para visualização desse evento da natureza.
Outros fenômenos naturais para a apreciação em Tromsø são o Sol da Meia Noite e as consideradas noites infinitas.
Quem pensa em estudar onde a educação é considerada como a melhor do mundo, encontra várias oportunidades para ingressar nas instituições de ensino. Existem programas do governo, intercâmbios e bolsas de estudo.
Conheça os principais programas de estudo do Governo da Noruega:
Basicamente, as universidades da Noruega são consideradas de alto nível. Conheça as três mais procuradas por estrangeiros que pretendem se diferenciar no mercado:
O turismo da Noruega certamente proporciona momentos únicos e inesquecíveis. Sua maior atração vem das belezas naturais e dos fenômenos, como a aurora boreal.
As cidades norueguesas oferecem visitas a museus, como o dos barcos vikings, aquários, corridas de renas, passeios de barcos e esportes na neve. Para curtir momentos aconchegantes, há pubs e restaurantes que servem o verdadeiro bacalhau da Noruega.
As vantagens de morar na Noruega são várias. É um país que oferece segurança, igualdade social e de gênero e possibilidade de equilibrar a vida social com a profissional pelas boas condições de trabalho. Além disso, disponibiliza excelentes serviços de saúde e educação.
O clima é uma das principais queixas dos brasileiros que têm a experiência de morar na Noruega. O inverno extremamente frio e com noites mais longas é de fato impactante para quem está acostumado com um país tropical como o do Brasil.
Com clima gelado e a posição geográfica da Noruega, há a formação de neve e a existência de cerca de 3 a 4 meses de dias escuros.
As pessoas mais espontâneas consideram outra desvantagem o jeito mais sério e introvertido dos noruegueses. Afinal, eles não são espontâneos como os brasileiros que conversam na fila de um supermercado, por exemplo.
Para sair do Brasil e morar na Noruega, inicialmente, você precisará comprovar condições de se manter no país, sem depender do governo. Isso quer dizer que você terá que enviar um montante em remessa, conforme as regras do país, para uma instituição de lá.
Segundo a legislação brasileira, você não pode sair com mais de US$ 10 mil em espécie. Além disso, não é recomendável viajar com muito dinheiro. Então, você pode organizar toda a sua mudança e envio de dinheiro para o exterior por meio da Remessa Online.
Um planejamento financeiro adequado considera as facilidades de enviar os recursos para o país onde vai morar. As transações internacionais, realizadas em nossa plataforma, são 100% digitais e seguras, credenciadas pelo Banco Central do Brasil.
De poucas horas a 2 dias úteis, suas remessas são confirmadas e recebidas na instituição de destino. Além disso, você pode economizar até 8 vezes menos em taxas, se comparar o valor dos serviços oferecidos no mercado.
Como visto ao longo deste artigo, morar na Noruega pode se revelar um grande desafio nos quesitos de adaptação e costumes, pois são bem diferentes do Brasil. Entretanto, é um país que oferece uma qualidade de vida elevada, com mais segurança, saúde de qualidade e a melhor educação do mundo.
Gostou do artigo? Então, fique sempre por dentro dos nossos conteúdos e interaja conosco nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter, no Instagram e no YouTube.
O brasileiro pode morar na Noruega desde que se enquadre nas exigências de diferentes tipos de visto, como: familiar, Au Pair, estudante, refugiado e trabalho.
Na Noruega não existe um salário mínimo pré-determinado. Podemos considerar que a faixa salarial mínima é cerca de 32.800 coroas norueguesas, ou seja, R$ 17.400 em julho de 2022.
A Noruega é um país que oferece as melhores condições de vida para os seus moradores. No entanto, o custo de vida é um dos mais elevados do mundo.
Descubra quem tem direito à pensão por morte, como solicitar e quais as regras para…
O dólar hoje abriu esta sexta-feira (21) em R$5,7029, após ter atingido a mínima de…
Se você ama a energia dos blocos de Carnaval de São Paulo, prepare-se porque a…
Entenda o novo recurso da Uber que permite aos motoristas bloquear passageiros indesejados, lançado estrategicamente…
Descubra como identificar rapidamente os sintomas da dengue e saiba como agir para prevenir complicações…
Precisa de uma mensagem de reflexão para vida? Veja nossa lista de frases e escolha…