O Canadá é um país multicultural que incentiva a chegada de imigrantes para trabalhar e estudar por meio de diversos processos legais. Ele tem se destacado na preferência de imigrantes brasileiros e de todo o mundo.
Além da segurança e qualidade de vida, tem um sistema de educação referenciado no mundo todo e ofertas de emprego em áreas específicas. Ou seja, tudo que qualquer pessoa precisa para uma vida promissora.
Deseja saber mais sobre como é morar no Canadá? Continue a leitura deste post para saber todas as informações necessárias e planejar melhor sua mudança para o país!
Saiba tudo sobre morar no Canadá
O Canadá é um país que, junto de Estados Unidos, México e Groenlândia, compõe o subcontinente da América do Norte. Ele tem chamado a atenção de brasileiros por ser um país desenvolvido e com excelente infraestrutura e qualidade de vida.
Além disso, é o segundo maior do mundo em termos de área total, só ficando atrás da Rússia. O território canadense compartilha fronteiras ao sul com os Estados Unidos e a noroeste com o Alasca.
A densidade populacional do Canadá está entre as mais baixas do mundo, sendo de somente 3,8 pessoas por quilômetro quadrado. O país também passa por situação semelhante à de muitos países desenvolvidos. Por lá, ocorre a mudança demográfica para uma população com idade mais avançada e menos pessoas em idade ativa.
Outro ponto que se destaca são as belezas naturais do país. Ele possui um extenso litoral, regiões florestais distintas e uma vasta geografia e muito relevo. As temperaturas também variam conforme a região.
Entre as cidades mais procuradas, estão Toronto, Calgary, Winnipeg e a capital Ottawa. A primeira é uma das mais escolhidas por quem deseja morar no Canadá.
Principais instituições de ensino do Canadá
Como um país que se preocupa com o bem-estar da população, não é de se espantar que as universidades do Canadá estão entre as melhores. Segundo o QS World University Rankings, algumas se destacam pelo número de estudantes internacionais e pelo nível de internacionalização. Acompanhe!
University of Toronto
Atraindo milhares de alunos do mundo, a Universidade de Toronto soma mais de 160 nacionalidades diferentes dentre os seus estudantes de graduação e pós-graduação.
Apesar de todos os cursos serem bem avaliados, o de Medicina é destaque pela inovação e conquistas. A insulina, por exemplo, foi descoberta pelo renomado cientista, Frederick Banting, na University of Toronto.
Entretanto, não só a educação é destaque na IofT, como também os ex-alunos:
- 10 ganhadores do Prêmio Nobel;
- Margaret Atwood, escritora e autora de “O Conto da Aia”;
- David Cronenberg, diretor cinematográfico responsável por filmes como “Videodrome”, “Crash” e “Cosmópolis”;
- Naomi Klein, escritora, cinegrafista, jornalista e ativista social, autora de “A Doutrina de Choque”;
- cinco primeiros-ministros;
- Victor Garber, ator de filmes como “Titanic”, “Legalmente Loira” e “Argo”;
- Michael Ondaatje, poeta e autor do livro “O Paciente Inglês”.
McGill University
Sendo precursora dos cursos de Medicina no Canadá, a McGill University oferece um ensino exemplar. Ele está distribuído por mais de 300 programas de educação, separados em 22 faculdades.
Além disso, conta com docentes e discentes de todas as nacionalidades: são aproximadamente 30 mil alunos, de 150 países diferentes.
Nos principais rankings internacionais, a universidade também não deixa a desejar. Ocupa o 27º lugar no QS World University Rankings de 2022, 44º lugar no Times Higher Education World University Rankings e 67º lugar no Academic Ranking of World Universities.
Simon Fraser University
A Simon Fraser University é uma das faculdades mais fortes nos programas de Educação Cooperativa. Eles são baseados na combinação de educação em sala de aula com experiências práticas de trabalho. A instituição é conhecida por sua Escola de Negócios e Faculdade de Comunicação, Arte e Tecnologia.
Consequentemente, os alunos que se formam na Simon Fraser conseguem cargos em empresas grandes e poderosas, como a Tesla e o Facebook. Isso tanto no Canadá quanto em outros países.
Principais pontos turísticos do Canadá
Proporcional ao seu tamanho, os pontos turísticos do Canadá são diversos e dignos de cenas de filmes. Com uma natureza ímpar misturada com estilo urbano, o que não faltam são lugares para se encantar. Confira!
Capilano Suspension Bridge – Vancouver
A Capilano Suspension Bridge é uma ponte que tem 137 metros de comprimento e 70 metros de altura sobre o rio Capilano. Ela foi cenário de filmes famosos, como “Indiana Jones” e “Templo da Perdição”. Portanto, se você ama aventura e natureza na mesma intensidade, esse ponto turístico tem que estar na sua lista.
Banff National Park – Alberta
Digno de fundo de tela para qualquer computador, o Banff National Park é patrimônio mundial da Unesco e dono de uma paisagem incrível. Com geleiras sobre as montanhas e águas cristalinas, ele tem diversas atividades ao ar livre. Algumas são praticar rafting no verão ou patinar no inverno, além de caminhadas e piqueniques.
CN Tower – Toronto
Quer sentir um frio na barriga e, de quebra, tirar uma foto belíssima de Toronto? Então, visite a CN Tower. Ela tem 553 metros de altura e é um dos pontos turísticos mais visitados do Canadá. Além de ter acesso a uma vista incrível, no topo da torre é possível comer em um restaurante giratório. Dá também para caminhar pelo lado de fora preso por cabos de segurança.
Melhores cidades do Canadá para morar
A lista de melhores cidades para morar poderia ser imensa, já que você terá boa qualidade de vida em qualquer lugar do país. Entretanto, é fato que algumas oferecem mais benefícios que outras. Então, confira a lista das 10 melhores cidades para se morar no Canadá:
- Ottawa;
- Burlington;
- Oakville;
- St. Albert;
- Boucherville;
- Blainville;
- West Vancouver;
- North Vancouver;
- Lévis;
- Waterloo.
Vale lembrar que quem deseja morar em terras canadenses deve estar disposto a enfrentar um inverno rigoroso. Já há alguns anos que o Canadá recruta brasileiros para estudar, morar ou trabalhar no país. Porém, lembre-se que morar no Canadá tem vantagens e desvantagens.
Conversamos com brasileiros que escolheram morar no Canadá e relatamos os principais tópicos. Confira a seguir!
As vantagens de morar no Canadá
Morar no Canadá certamente irá proporcionar muitos benefícios. Entretanto, é fundamental saber tudo para ter uma adaptação melhor no país. Não é à toa que as cidades canadenses estão entre as opções mais cotadas para brasileiros que desejam morar no exterior. Entre as vantagens de se morar no Canadá, estão:
Possibilidade de fluência em dois idiomas
O Canadá possui duas línguas oficiais: o Inglês e o Francês. Há partes do país que possuem preferência por um dos dois idiomas. Contudo, você pode aproveitar essa oportunidade de conseguir fluência em ambos, investindo em um curso de idiomas no país.
A província do Quebec tem a maior predominância francófona do país. Ela também conserva aquele ar bucólico da Europa devido à colonização francesa nos séculos XVII e XVIII. Além disso, é uma das províncias que mais recebe estrangeiros e imigrantes decididos a estabelecer moradia.
Morar no Canadá significa desfrutar de total segurança
Andar tranquilamente na rua e no transporte público é um cenário real do país. Um costume comum é deixar as portas das casas abertas. Algo impensável no Brasil, não é mesmo?
As leis no Canadá são rigorosas e funcionam corretamente. É possível andar nas ruas em horários noturnos, sem se preocupar com a violência. Os registros de criminalidade são mínimos e estão normalmente ligados à rivalidade entre grupos.
Herança cultural diversificada
O Canadá foi colonizado pela França e Inglaterra e só por causa disso já possui uma herança cultural diversificada. O país também possui nações indígenas e esquimós, que se dividem em dois grupos: os inuítes, ao leste e os yupiks.
O país valoriza e preserva seus costumes ancestrais, além de respeitar todas as diferenças dos povos. É uma nação aberta a receber imigrantes do mundo inteiro. Por isso, é comum andar pelas ruas das cidades e encontrar coreanos, brasileiros, portugueses e outras nacionalidades.
Como há toda essa miscigenação, é normal que se juntem em grupos específicos. Assim, formam verdadeiras comunidades para manter as tradições da terra natal, ainda que em solo estrangeiro. Da culinária aos costumes, os canadenses acolhem diversos povos dispostos a firmar novas raízes.
Senso de sociedade entre a população
Os canadenses se organizam em eventos para a limpeza de parques e praças, além de confraternizações. Eles gostam de organização e de defender a ideia de que uma cidade limpa e organizada beneficiará a todos.
A educação coletiva no Canadá é excepcional e as autoridades são muito rígidas para manter essa cultura. O respeito entre as pessoas e com o patrimônio público é muito grande.
A educação de qualidade é referência mundial
As universidades canadenses são referências mundiais de qualidade e custo-benefício. As Universidades de Toronto, Montreal e Ottawa estão entre as melhores. Afinal, oferecem programas completos que desenvolvem bem o aluno e o prepara para a vida profissional.
Da mesma forma são as escolas que ofertam cursos de idiomas — uma ótima opção para fazer intercâmbio. Embora o estudante seja optante por uma língua, o fato de ser um país bilíngue, vai facilitar o aprendizado de um idioma secundário.
Socialização do sistema de saúde
Os serviços médicos são gratuitos para todos que moram no país. O atendimento não tem a mesma eficiência de um sistema privado como nos Estados Unidos, mas funciona muito bem. Um médico da família é designado para fazer o acompanhamento de um ou mais membros. Depois, direciona o melhor tipo de tratamento, se for o caso.
Diversas oportunidades de trabalho
Com a mudança demográfica e o envelhecimento da população, o Canadá é um destino bem interessante para profissionais de algumas áreas. São elas: Tecnologia da Informação, Usinagem, Transporte, Contabilidade, Enfermagem e Engenharia.
No caso dos dois últimos, há um processo longo e oneroso de validação do diploma, antes que o profissional esteja apto ao trabalho. Entretanto, vale a pena para quem quer trabalhar em um país de primeiro mundo.
Boa recepção aos brasileiros, por ser um país multicultural
Além dos idiomas oficiais, a diversidade de culturas permite que você entre em contato com diversos idiomas. As possibilidades de aprender espanhol, italiano e até uma língua asiática são grandes. Para isso, basta criar uma rede de contatos com moradores que não sejam brasileiros.
Esportes de inverno
Graças à neve, o país proporciona estações completas de esqui e pistas de patinação em diversos locais. Assim, quem morar no Canadá vai poder praticar esportes de inverno.
A paixão nacional do país é o hóquei sobre o gelo. Certamente, você vai querer assistir uma partida do esporte ou até mesmo se preparar para jogar em alguma equipe amadora.
Leis são seguidas rigorosamente
Quando o assunto é seguir as leis, o Canadá é um país absolutamente cumpridor das normas. Não existe a menor possibilidade de tentativa do “jeitinho brasileiro”, e quem tenta burlar as leis é seriamente repreendido.
O brasileiro é um dos estrangeiros que os canadenses mais gostam de receber, sobretudo por seu perfil trabalhador, competitivo e de alta performance. Contudo, não tente burlar qualquer normatização, ou essa boa fama cairá por terra com a mesma rapidez da admiração dos canadenses.
Empregos bem remunerados
A remuneração é justa e igualitária — independentemente da função ocupada, você vai ser respeitado e bem tratado. Muitos canadenses optam por não cursar o ensino superior e ainda assim conseguem pagar as contas e manter um estilo de vida equilibrado.
Transportes eficientes
Na maioria das cidades canadenses, o transporte público é muito eficiente e você quase não vai precisar usar o carro. São extremamente pontuais, limpos e conectados a todos os lugares da cidade, seja metrô, seja ônibus.
Mesmo nas épocas de inverno, tudo continua normal e atende às necessidades das pessoas. É a melhor maneira de se deslocar dentro dos centros urbanos, deixando os carros somente para lugares mais distantes. Mesmo se preferir andar de carro, o trânsito é organizado e tem bom fluxo.
As desvantagens de morar no Canadá
Apesar de parecer o destino dos sonhos, os brasileiros que se mudaram para o país também relatam desvantagens em morar no Canadá. Confira as principais!
Alimentação é cara
Mesmo sendo um dos maiores países do mundo em território, o Canadá é quase todo coberto por gelo boa parte do ano. Isso diminui bastante a porcentagem de terra cultivável e faz com que o país precise importar parte considerável da alimentação que consome. Por isso, os itens frescos são bem mais caros do que no Brasil e não são vistos na mesma abundância.
Por causa disso, os canadenses têm costume de comer muitos produtos industrializados e fast-foods. Para brasileiros que estão acostumados com arroz, feijão e legumes todos os dias, o choque alimentar será grande.
Se você for a restaurantes, é comum gratificar os garçons com uma média de 15% sobre o valor total. É um sinal claro de satisfação com os serviços na cultura canadense.
Os canadenses também são um povo mais reservado e discreto
Essa é uma característica que faz parte da cultura deles. Isso pode dificultar na hora de fazer amizades e causar estranhamento, já que os brasileiros tendem a ser mais calorosos. Não espere que o canadense seja amoroso no primeiro contato e nem nos posteriores. A formalidade pode conflitar um pouco ou bastante com o jeito afetuoso brasileiro.
Você recomeça sua carreira em um cargo menor
Se você ocupa um cargo de destaque no Brasil, com raras exceções, vai assumir uma função inferior no Canadá. Assim, precisará estudar novamente e/ou fazer reavaliações do seu diploma se quiser tentar uma vaga melhor no mercado.
Para conseguir um lugar de destaque no Brasil, provavelmente você passou por todo um processo de trabalho e reconhecimento. No Canadá, você chegará como um desconhecido e precisará provar o seu valor. Ou seja, trabalhar duro para subir degraus.
Em muitos casos, você disputará um cargo com profissionais de outras nacionalidades ou até mesmo com um canadense.
As chances são remotas, mas não impossíveis. Com esforço, dedicação e um bom networking talvez você iguale à posição do Brasil com o passar do tempo.
O custo de vida também não é barato
Morar no Canadá exige um investimento alto inicialmente, principalmente nas grandes cidades, como Toronto, Montreal e Vancouver. Contudo, o dólar canadense é mais barato em relação ao americano, mas ainda assim mais valorizado que o real.
É fundamental se preparar para uma mudança dessa proporção e elaborar um planejamento financeiro, mesmo que você vá a trabalho. Até se acostumar ao estilo de vida canadense, é possível que você demore a ter controle dos seus gastos.
Inverno rigoroso
Quem quiser morar no Canadá, precisa se preparar para enfrentar temperaturas baixíssimas, vento cortante e muita neve.
Nas pradarias canadenses, nas províncias de Alberta, Saskatchewan e Manitoba, a média da temperatura no inverno é de -15ºC, mas podem alcançar -40ºC. A sensação térmica também é bastante baixa. Essas temperaturas extremamente frias chegam a durar seis meses. Isso pode ser um choque para os brasileiros que estão acostumados com o clima tropical.
No Canadá, as residências, transportes públicos ou interiores de comércios oferecem sistemas de aquecimento. Porém, todo e qualquer contato com o mundo exterior durante o inverno será doloroso para quem não está acostumado com o frio.
Não há o costume de pessoas que fazem coisas para você
Serviços de manobrista, beleza, costura, obras, jardinagem e limpeza, por exemplo, são caros no Canadá. O costume do canadense é de fazer todas as coisas por si mesmo. Ao decidir contratar algum deles, saiba que deve desembolsar uma pequena fortuna, já que o próprio nativo não conserva esses hábitos.
Compras à vista
Enquanto no Brasil estamos acostumados a fazer compras parceladas no cartão de crédito, no Canadá as lojas vendem tudo à vista. Então, pode ser uma forma de você economizar e planejar seus gastos.
Mais uma vez, a reserva financeira faz todo sentido nesse caso. Como não há uma cultura no Canadá de compras parceladas, talvez você tenha problemas para comprar alguns itens de imediato.
Como qualquer país do exterior, morar no Canadá tem vantagens e desvantagens. Por isso, é muito importante ponderar todos esses pontos e avaliar antes de tomar uma decisão.
Vistos e requisitos para morar no país
O processo de visto e imigração para o Canadá é considerado caro. Por isso, reserve uma poupança para arcar com custos de documentos, taxas, exames médicos e traduções juramentadas. Você também terá que comprovar ao governo canadense que tem reserva para se manter no país por um determinado período.
É possível ir para o Canadá por diversos meios, e cada um deles tem seus requisitos mínimos estabelecidos pelo governo. Para isso, deve analisar cada uma das alternativas e escolher a que mais se encaixa na realidade pessoal. Dentre os tipos de imigração, estão:
- intercâmbio e college;
- programas de imigração como Express Entry e outros;
- investimentos.
Remessa Online: o melhor meio para transferências internacionais
A Remessa Online é uma empresa credenciada pelo Banco Central para realizar transferências internacionais. Elas são feitas por meio da plataforma digital online que oferece a melhor condição do mercado financeiro.
Além das tarifas baixas, sendo 1,3% de spread e 0,38% de IOF, proporcionamos aos clientes processos rápidos. As transferências são concluídas em até 1 dia útil e com facilidade de uma operação livre de burocracia. Além disso, você tem a comodidade de realizá-las de onde estiver.
As vantagens de fazer transações internacionais pela plataforma digital Remessa Online são muitas. Como o processo de imigração já demanda muitos custos, ela é a melhor maneira para economizar e levar dinheiro para o exterior.
Agora que está ciente de tudo sobre morar no Canadá, é essencial preparar a sua viagem com antecedência. Além disso, certificar-se sobre as questões financeiras para não passar aperto em solo estrangeiro e se adaptar melhor a uma cultura e costumes diferentes.
Curtiu o post? Conheça a Remessa Online e todas as facilidades de enviar dinheiro em caso de necessidade.
Resumindo:
A diversidade cultural e as questões de saúde, segurança e qualidade de vida são os aspectos mais fortes do Canadá que despertam a atenção e o desejo de mudança dos imigrantes. O Canadá é um país de primeiro mundo em desequilíbrio demográfico e que busca suprir as demandas do mercado estimulando a chegada dos melhores profissionais de todo o mundo.
As baixas temperaturas, a falta de afeto no comportamento dos nativos, o custo alto da comida e a regressão no posicionamento de destaque profissional são os fatores mais difíceis na adaptação do brasileiro ao morar no Canadá. É fundamental conhecer a fundo cada uma dessas dificuldades para tomar uma decisão segura.