A MorningStar trabalha com classificações de ações financeiras para ajudar os investidores na busca e avaliação de oportunidades. Entenda como isso funciona!
Uma das principais dificuldades dos investidores é encontrar as melhores aplicações para investir. Para ajudar nessa tarefa, o site MorningStar atua classificando as ações financeiras para apresentar as mais vantajosas.
Desse modo, é importante entender como ocorre a atuação da empresa e sua classificação para avaliar as notas da melhor forma no momento de escolher onde investir. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura!
O que é a MorningStar e como a empresa surgiu?
Essa é uma empresa que atua classificando os fundos de investimento, ajudando os investidores a escolher as melhores aplicações financeiras. Criada nos Estados Unidos em 1984, com sede em Chicago, e em 1985 começou o trabalho com a classificação MorningStar. Deste então, já ampliou as suas atividades para diversos países.
As atividades exercidas são descritas como fornecimento de pesquisas independentes, trabalhando com softwares e produtos diversos. Assim, tem o objetivo de auxiliar os assessores de investimentos e os próprios investidores a selecionar os fundos mais atrativos para aplicar o seu dinheiro.
Em quais países a empresa está presente?
Com a expansão, a MorningStar alcançou o mercado internacional atuando com investimentos de diversas localidades. A empresa conta com representação em mais de 25 países, entre eles:
- China;
- Estados Unidos;
- Brasil;
- México;
- Chile;
- Canadá;
- Austrália;
- África do Sul;
- Espanha;
- Portugal;
- França;
- Noruega;
- Suíça;
- Itália;
- Países Baixos (Holanda);
- Luxemburgo;
- Emirados Árabes Unidos.
A empresa chegou ao Brasil em 2012 e as avaliações dos fundos brasileiros são divulgadas na plataforma da XP Investimentos, sendo que a primeira divulgação foi feita apenas em 2014.
Como funciona a Classificação MorningStar?
Essa classificação avalia os fundos de investimentos internacionais com notas que variam de 1 a 5 estrelas, a fim de representar o risco e o retorno da aplicação. Essa nota se baseia em três pilares:
- taxas cobradas pelo fundo e qualquer regra que penalize os investidores;
- comparação com a taxa livre de risco (CDI), avaliando o risco X performance do fundo;
- risco pela volatilidade do investimento.
A classificação é feita comparando os fundos com as demais opções de sua categoria, fornecendo uma avaliação focada em uma classe de ativos e garantindo um resultado mais realista.
Além disso, a avaliação só pode ser feita para fundos de investimento que tenham, pelo menos, 35 meses de histórico. Assim, a classificação pode ser feita utilizando períodos de 3, 5 e 10 anos e sendo revisada mensalmente para manter os dados atualizados.
Metodologia utilizada
A metodologia utilizada é um pouco complexa, mas explicaremos os principais fatores considerados para definir a nota do fundo de investimento. Para isso, primeiro é necessário entender o que é a categoria de Pares MorningStar. Os pares são grupos formados por membros que tem semelhanças em suas características, como risco, volatilidade, região geográfica, qualidade de créditos e outros critérios.
Depois, as estrelas são concedidas ordenando os fundos de forma decrescente, ao considerar a medida de retorno ajustada ao risco MorningStar. Depois, eles são agrupados em cada categoria (classificação), divididos da seguinte forma:
- 10%: 1 estrela;
- 22,50%: 2 estrelas;
- 35%: 3 estrelas;
- 22,50%: 5 estrelas;
- 10%: 5 estrelas.
Ou seja, os 10% melhores fundos conseguirão 5 estrelas, enquanto os 10% piores terão 1 estrela. Porém, é importante lembrar que a análise é totalmente quantitativa, baseada em números que representam os resultados passados dos investimentos.
Pronto! Agora que você já sabe como funciona o site MorningStar, avalie com atenção as opções para encontrar os melhores investimentos internacionais. Para enviar e receber os valores investidos, conte com a Remessa Online — fornecemos taxas reduzidas e câmbio comercial, garantindo o melhor custo-benefício.
Gostou do conteúdo? Então aproveite para aprender como investir em ações no exterior da melhor forma!
Resumindo
O que é a MorningStar?
É uma empresa que classifica fundos de investimento, presente em mais de 25 países do mundo, sendo ótima para avaliar fundos internacionais.
Como funciona a Classificação MorningStar?
Ela avalia os fundos com notas entre 1 e 5 estrelas, considerando taxas, riscos e volatilidade.
Como é a metodologia?
Ela separa as opções em categorias, aplica os critérios de avaliação para dar uma pontuação, e depois divide os grupos de forma proporcional para determinar a nota de cada um.
Como realizar as transações referentes aos investimentos?
Para enviar e resgatar os valores investidos, conte com a Remessa Online para garantir agilidade, segurança e economia.